Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 00:31

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

310 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: SAAB 9000 - Problema de roço nas Cavas (jantes maiores e rebaixamento)  (Lida 4595 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Como já leram neste tópico:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Todos os saab´s 9000 têm a suspensão traseira mais baixa do que a frente, podendo ser utilizada a solução do tópico.

Contudo, para quem usa jantes 17 / 18 polegadas ou tem simplesmente o carro rebaixado poderá acontecer ter os pneus a roçarem nas cavas das rodas.
Especialmente se levarem pessoas atrás, mala carregada ou passarem em algumas lombas.

A solução é simples.
Deixo de seguida a explicação do problema, como é montado o amortecedor e como solucionar:

Este é um amortecedor KONI traseiro de um SAAB 9000 com legendas dos seus elementos de montagem, faltando obviamente a porca no final:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

mais de perto, a zona onde fixa no chassis:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

A solução passa por colocar um espaçador entre o chassis e a borracha inferior.
Desta forma o amortecedor aumenta a distância ao chassis, evitando que o pneu toque na cava de roda. Será aconselhado um espaçador de 20mm. Desta forma o batente do amortecedor não é alterado, consequentemente não diminuindo o curso do amortecedor directamente.
Por norma a porca que fixa o amortecedor tem uma rosca de 30...35 mm. passa a ter menos 20mm.
Peça branca, espaçador:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Local onde passa o veio do amortecedor no chassis:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aspecto do sistema montado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Outra solução seria alterar o batente. Ainda procurei essa solução, mas não existem batentes à venda com mais 20mm. Teríamos que cortar de outro e adicionar. Mas o problema é que iríamos diminuir o curso do amortecedor directamente... ou seja, o batente ia-se desfazer ao fim de alguns quilómetros. Aqui como funciona o amortecedor com o batente original:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aqui a explicação da diminuição de curso se alterássemos/aumentássemos o batente:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aqui fotografia dos espaçadores que fiz para resolver o problema no meu carro, como podem ver são côncavos acompanhando a curvatura do chassis em cima e convexos em baixo para acompanhar a curvatura das borrachas, isto para menos vibrações e melhor desempenho.
Vistos de cima:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Vistos de baixo:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Qualquer dúvida/sugestão podem expôr aqui neste tópico.
espero não me ter tornado confuso querendo ser detalhado.

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 9000 - Problema de roço nas Cavas (jantes maiores e rebaixamento)
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2013, 13:45 »
Link directo para quem precisar de adoptar esta solução:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL