SAABsPORTUGAL
Geral => Geral => Tópico iniciado por: Ramess em 28 de Fevereiro de 2016, 22:27
-
Tenho reparado em algo que nao tinha visto anteriormente . Ou melhor ja tinha visto mas nao pensei muito nisso.
Apos 2002 aparecerem no 9-3 duas motorizacoes a gasolina. A 2.0T e a 1.8T
A pergunta que fica é :
Sendo ambos GM qual o mais fiavel ?
Com repro qual a que permite colocar mais potencia e quanto cada um deles ?
Falando nisto apenas com reprogramacoes.
Falo nas versoes sem ser Aero. Ou seja o normal 1.8T e o 2.0T
Abraço
-
São ambos 2000cc. Muda a potência.
Abraço
-
Tanto quanto sei o 1.8t é uma versão "detunada" do motor normal.... Ou seja:
O Bloco usado no Saab é o B207 em ambos os modelos fizeram apenas uma versão mais "suave" para um publico alvo mais baixo... se fores verificar, o motor Ecotec LK9 foi desenhado pela GM para contemplar cilindradas desde 1.8 até 2.4 cc e no caso da Saab o bloco é o mesmo para o B207E ( 1.8t ) B207L ( 2.0t ) e B207R ( 2.0T )
Para mim faz o mm do motor do 9000 ou 9-5 que tens a mm coisa: 150cv, 200cv e 220/230/250 ... tendo basicamente o mesmo bloco.
Respondendo à tua pergunta específicamente, se partires do 1.8t, tens mais ganhos.... mas acredito que versões superiores estejam mais preparadas ( quer de hardware como software ) para aguentar com o "extra" que lhe colocares.
São os meus 2 cts
-
Aguardo a malta das repros para saber a resposta...
Mas o 1.8 e 2.0 sao entao mesmo bloco mas com tamanhos de cilindros diferentes certo ?
Tenho curiosidade em saber repros base usadas em ambos. Pq para quando for comprar um com esse motor fazer logo a troca para a potencia desejada. ;D ;D ;D
Mas gostava de saber qual o normal de cada um deles
poderia contar com 210 cavalinhos ou nem por isso ?
O turbo que vem de origem em cada um deles é o mesmo ?
-
São 2000cc ambos. Deverá mudar o turbo em relação aos 210cv.
Abraço
-
acho q a repro de um leva na stage 1 ate 190 e o outro 230...
Ainda uma diferença significativa
Pelo q li diferente turbo...
-
e depois tambem há a questão dos pistons também.
Serão os mesmos ou nem por isso?
Por exemplo nos 2.3 , existem diferença entre os pistons , por exemplo o meu e os do Aero , sendo que nos 2.3t os pistons são mais resistentes que os do Aero , têm mais material , os do Aero são mais leves e com menos material (mais finos)
-
e depois tambem há a questão dos pistons também.
Serão os mesmos ou nem por isso?
Por exemplo nos 2.3 , existem diferença entre os pistons , por exemplo o meu e os do Aero , sendo que nos 2.3t os pistons são mais resistentes que os do Aero , têm mais material , os do Aero são mais leves e com menos material (mais finos)
Estranho
Por essa mesma analogia podemos dizer q o Aero para mesma potencia polui menos e gasta menos (e se mesmo turbo e mesma pressao exigida tambem menos potencia) ...Foram os motivos para a SAAB ter retirado resistencia aos pistons (aconteceu com todas as marcas)
-
e depois tambem há a questão dos pistons também.
Serão os mesmos ou nem por isso?
Por exemplo nos 2.3 , existem diferença entre os pistons , por exemplo o meu e os do Aero , sendo que nos 2.3t os pistons são mais resistentes que os do Aero , têm mais material , os do Aero são mais leves e com menos material (mais finos)
O teu exemplo não conta mano.... o teu carro sendo uma primeira edição tem coisas que mais tarde foram corrigidas ou feitas de maneira diferente... Acontece com todos os modelos.
Há diferenças... SIM
Mas não podes dar o teu carro como exemplo para todos.... O TEU carro é diferente, mas mais á frente não sabes ( até desmontar ) se os pistons não passaram a ser iguais.
Ou então de fábrica não eram iguais e depois nas peças passaram a ser devido a NLS ( No Longer Serviced )
Ok?? ;)
-
e depois tambem há a questão dos pistons também.
Serão os mesmos ou nem por isso?
Por exemplo nos 2.3 , existem diferença entre os pistons , por exemplo o meu e os do Aero , sendo que nos 2.3t os pistons são mais resistentes que os do Aero , têm mais material , os do Aero são mais leves e com menos material (mais finos)
O teu exemplo não conta mano.... o teu carro sendo uma primeira edição tem coisas que mais tarde foram corrigidas ou feitas de maneira diferente... Acontece com todos os modelos.
Há diferenças... SIM
Mas não podes dar o teu carro como exemplo para todos.... O TEU carro é diferente, mas mais á frente não sabes ( até desmontar ) se os pistons não passaram a ser iguais.
Ou então de fábrica não eram iguais e depois nas peças passaram a ser devido a NLS ( No Longer Serviced )
Ok?? ;)
Se isso na SAAB era assim pode-se considerar um pormenor de tudo menos uma marca de luxo. Um bloco com referencia A deveria ter os componentes de A
Uma coisa que por exemplo faz-me pensar nisso é por exemplo o meu carro. SAiu em final de 2001 e por isso foi dos primeiros do novo restyling. Interior e chassis ligeiramente diferentes (micro pormenores) , opticas novas mas com um MAS....
O MAS é que os espelhos sao da primeira versao. E duvido q anteriora dona tenha trocado. Ou seja na fabrica estiveram a despachar material do primeiro modelo nos apos restyling. A diferença nos espelhos é pequena mas a verdade é q a pequena diferença faz os apos restyling parecerem mais desportivos...
Sinceramente sao pequenos pormenores que fazem demonstrar pequenos maus sinais sobre alguns padroes menores criados na marca. Reparem que a mentalidade foi " mete os antigos espelhos que os clientes PATOs nao vao notar a diferença". Para ser sincero fui pato e apenas reparei apos uma outra pessoa do clube chamar-me a atencao. Ja reparei que outros SAAB pos restyling de 2001 sofrem de mesmo mal... Fomos PATOS pq nao tivemos o restyling como foi pre defenido e quem comprou novo pagou mais de 50 mil euros... Eu nao me queixo, pq comprei usado...
-
Isso aconteceu também com os 9000. Os aniversário levaram com "as sobras", mas aí até que saíram beneficiados. Mas nos 9-5 já não. Até o botao de regular os espelhos do 9-5 é o mesmo que um corsa de 1993 tem, por exemplo.
Abraço
-
Eu estando um pouco mais por dentro sei de inúmeras situações dessas...
Mas no caso que o Ramess descreve acredito mais facilmente que um dia na vida do carro os espelhos tenham partido e uma oficina qq tenha metido uns do modelo anterior ( já que era igual dos dois lados, pouca gente notará a diferença ) do que meter "sobras" da produção anterior.
"Sapateiros" e "Chicos-Espertos" há imensos... e quando os dois se juntam para ganhar dinheiro.... :o
Se tens essa impressão, dá-me o VIN e as ref. dos espelhos que tens... eu vejo o correcto part number dos teus espelhos... e depois é só ver se bate certo
;)
Quanto ao que o kamuma disse, isso já são opções de gestão...
E essas até têm algum senido que sejam tomadas... senão observa:
Para o botão do espelho que disseste, se já tens um botão que faz essa função nos carros do grupo que representas, porque raio é que vais:
- inventar um botão
- desenvolver a ideia
- testar
- refazer os passos até ser aprovado
- fazer protótipos de produção
- testar novamente
- aprovar
- procurar parceiros/fornecedores
- criar moldes
- criar máquinas
- produzir em massa
???
E de certeza que saltei etapas.....
Isso tudo é dinheiro gasto.... Até já tens o botão feito, produzido, testado, etc etc ...
Só não entende quem não quer...
É assim que um grupo sobrevive...
E para não esquecer que a Saab já estava "mal vista" por sobre-re-inventar situações "à sueco"
A GM queria meter um Vectra com símbolos Saab.... vejam a diferença entre isso e o que temos!
-
No caso dos espelhos tenho serias duvidas q anterior dono tenha q ter trocado os 2 (apesar de poder acontecer, bastaria ter partido 1 para trocar os 2)...
E tambem ja vi alguns assim em pesquisa. Tem é de ser de 2001 ja com o restyling ate pq segundo a marca o restyling saio em 2002 apesar de em 2001 ja existir alguns com o novo restyling
-
É possível... mas pouco provável...
:)
Concordamos em desacordar na totalidade...
:D