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SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: SMAP em 05 de Junho de 2014, 08:16

Título: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: SMAP em 05 de Junho de 2014, 08:16
E andei num SAAB 9000 de um tio meu e também me pareceu um carro robusto de estrutura, apesar de ser baseado numa plataforma fiat.


Sacrilégio, o 9000 não é baseado numa plataforma FIAT.

A plataforma que o 9000 usa foi desenvolvida em conjunto entre 4 fabricantes, não é da FIAT. Na altura que começou o desenvolvimento a Lancia ainda nem pertencia a FIAT.

http://en.wikipedia.org/wiki/Type_Four_platform (http://en.wikipedia.org/wiki/Type_Four_platform)


http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_9000 (http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_9000)

Saab designed the 9000 as part of the Type Four platform in conjunction with the Italian automaker Fiat Automobiles. Fiat retailed similar derivative versions as the more basic Fiat Croma, the luxury-themed Lancia Thema, and the sports-oriented Alfa Romeo 164.

E o 9000 em relação aos modelos italianos é superior em tudo, não usa electronica Italiana (Magneti Marelli) mas sim Alemã (Bosch). Em termos de materiais usados na carroçaria, alem de ter vários reforços estruturais, também são de qualidade superior. Os Italianos tinham problemas de corrosão muito mais facilmente que o SAAB.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: mferraz em 05 de Junho de 2014, 10:44
 :)Obrigado amigo Castelar, é uma tentação é uma tentação
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 05 de Junho de 2014, 21:49
E andei num SAAB 9000 de um tio meu e também me pareceu um carro robusto de estrutura, apesar de ser baseado numa plataforma fiat.


Sacrilégio, o 9000 não é baseado numa plataforma FIAT.

A plataforma que o 9000 usa foi desenvolvida em conjunto entre 4 fabricantes, não é da FIAT. Na altura que começou o desenvolvimento a Lancia ainda nem pertencia a FIAT.

[url]http://en.wikipedia.org/wiki/Type_Four_platform[/url] ([url]http://en.wikipedia.org/wiki/Type_Four_platform[/url])


[url]http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_9000[/url] ([url]http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_9000[/url])

SAAB designed the 9000 as part of the Type Four platform in conjunction with the Italian automaker Fiat Automobiles. Fiat retailed similar derivative versions as the more basic Fiat Croma, the luxury-themed Lancia Thema, and the sports-oriented Alfa Romeo 164.

E o 9000 em relação aos modelos italianos é superior em tudo, não usa electronica Italiana (Magneti Marelli) mas sim Alemã (Bosch). Em termos de materiais usados na carroçaria, alem de ter vários reforços estruturais, também são de qualidade superior. Os Italianos tinham problemas de corrosão muito mais facilmente que o SAAB.


Smap não leves a mal, mas quando disse que o 9000 é baseado numa plataforma fiat, o que tava a dizer é que o desenho dos elementos estruturais é igual, mas não usaram o mesmo aço, pois já tinha lido um pouco acerca do modelo 9000 antes de o comprar. Ou seja, o desenho da estrutura é igual, e até as portas do croma, lancia thema e 9000 são iguais no desenho, mas as do saab têm barras laterais. E vi alguns videos no youtube sobre o alfa romeo 164 e numa parte vê-se num ecrã de computador a estrutura representada a verde por um programa de análise de elementos finitos, e na altura só fabricantes com muito dinheiro tinham computadores suficientemente potentes para correrem esse tipo de programas.

A ideia que eu tenho é que a fiat desenvolveu em maior parte a estrutura e a saab pegou nessa estrutura e melhorou-a.

E nessa altura quem não pertencia à fiat era a alfa romeo e não a lancia. E o alfa romeo 164 demorou a ser lançado no mercado pois foi quando a fiat comprou a marca.

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/passado/paginas-historia/saab-9000-o-filho-escandinavo-de-uma-prole-italiana/ (http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/passado/paginas-historia/saab-9000-o-filho-escandinavo-de-uma-prole-italiana/)
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: SMAP em 06 de Junho de 2014, 08:20
Smap não leves a mal, mas quando disse que o 9000 é baseado numa plataforma fiat, o que tava a dizer é que o desenho dos elementos estruturais é igual, mas não usaram o mesmo aço, pois já tinha lido um pouco acerca do modelo 9000 antes de o comprar. Ou seja, o desenho da estrutura é igual, e até as portas do croma, lancia thema e 9000 são iguais no desenho, mas as do SAAB têm barras laterais. E vi alguns videos no youtube sobre o alfa romeo 164 e numa parte vê-se num ecrã de computador a estrutura representada a verde por um programa de análise de elementos finitos, e na altura só fabricantes com muito dinheiro tinham computadores suficientemente potentes para correrem esse tipo de programas.

A ideia que eu tenho é que a fiat desenvolveu em maior parte a estrutura e a SAAB pegou nessa estrutura e melhorou-a.


Eu não levo a mal, mas não deixo passar este tipo de coisas em branco (detesto que digam que o meu 9000 derivou dum FIAT quando não é verdade). O 9000 foi projectado em conjunto, não foi como os NG900/9-3 e 9-5 que a GM obrigou a SAAB a partir de um vectra.

Por exemplo o NG9-5 embora toda gente diga que deriva do insignia, não é verdade. Na realidade a GM desenhou a plataforma Epsilon II (http://en.wikipedia.org/wiki/GM_Epsilon_II_platform#Epsilon_II) e sobre essa mesma plataforma varios veiculos foram lançados. Ou seja usa uma plataforma GM, mas não é um insignia disfarçado. Os engenheiros SAAB pegaram nessa plataforma e desenvolveram para as suas necessidades.



E nessa altura quem não pertencia à fiat era a alfa romeo e não a lancia. E o alfa romeo 164 demorou a ser lançado no mercado pois foi quando a fiat comprou a marca.


Provavelmente tens razão, eu sabia que havia uma marca que não pertencia FIAT aquando do inicio do desenvolvimento.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: ssb em 06 de Junho de 2014, 20:33
Boa noite ,

Fiquei deliciado com as fotos,conforme disse ao amigo Castelar,só desejo que nao venda o Saab até ao meu regresso ,porque quero ficar com ele :D

Abraço.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 06 de Junho de 2014, 22:00
Smap se reparares as longarinas frontais, o chão e portas do saab são de desenho igual aos do croma, 164 (tirando as portas) e thema. E o saab 9000 cs tem a carroceria ainda mais reforçada em relação ao anterior hatchback.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/Cross_section_of_Saab_9000.jpg (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/Cross_section_of_Saab_9000.jpg)

e esta é a estrutura do thema:

http://bestcars.uol.com.br/carros/fiat/lancia/thema-chassi.jpg (http://bestcars.uol.com.br/carros/fiat/lancia/thema-chassi.jpg)

Mas como disse não quer dizer que o carro não preste. E quando quis dizer baseado não quiz dizer igual.

Por acaso vi um video, quando tava a pesquisar pra saber um pouco mais sobre o 9000, de um crash test frontal offset entre um 9000 e 900 (plataforma gm), e parece que a deformação foi igual para ambos.

O que eu quero dizer é que a saab teve de se esforçar para melhorar um desenho maioritariamente do grupo fiat. Há um crash test do croma no youtube e tem um desempenho mau.

É este:

Audi 100 Auto Motor und Sport crash test safety comparison - 1992 (http://www.youtube.com/watch?v=QaiMUM0XVZk#)

E já vi imagens do crash test do 9000 cs e é muito melhor.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Dhc em 07 de Junho de 2014, 14:40
Castelar perdoe-me o off topic, mas estão a dar porrada nos 9000  :|| :||, bem, eu quero acrescentar para quem pouco sabe sobre os 9000, este modelo começou a ser projectado desde 1978, em 1982 começaram os primeiros esboços, e finalmente o 9000 veio para o mercado em 1985, quanto à questão dos fabricantes, trata-se de algo chamado de projecto 4, exactamente porque envolvia 4 modelos algo semelhantes apesar de só representar 3 construtores. Acrescento ainda que o Alfa Romeo apenas partilha 15% dos elementos com os outros modelos, a maior parte o chassis, sendo também desenhado por outro estilista.
Quanto à resistência dos componentes acho que é mais que óbvia, os 9000 por muito rodados que estejam, boa parte ainda circula, o mesmo não posso dizer dos outros modelos do projecto, talvez seja por exemplo, porque uma porta de um 9000 pese 37kg e a de um meio-irmão ( :))) :))) :))) ) tenha 20kg a menos...
O motor apesar de cilindradas idênticas nada mas mesmo NADA tem a haver com os meio-irmãos ( :))) :))) ), o interior idem, conforto... bem, mesmo nos dias de hoje ainda não encontrei nenhum meio de transporte de 4 rodas que se assemelhe a um 9000 (já tive alguns topos de gama que ficavam a léguas...). Infelizmente (por um lado) já tive a oportunidade de cortar 2 9000 e bem vi como eram feitos, eu tal como o Teszero já tivemos toques acima dos 200kmh e... o automóvel (a forma como diferencio um 9000 de um mero meio de transporte) continuou a circular, pelo menos até casa!! um Fiat... chega aos 200kmh? bem talvez, mas continuo a dizer que não tem mesmo NADA além do aspecto exterior que seja igual a um 9000.
Ps. Fico extremamente ofendido quando alguém chama um 9000 de Fiat, é quase o mesmo que dizer que um burro e um cavalo são iguais, não são.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 09 de Junho de 2014, 08:54
Marco, não leves a peito (ou a mal) tais comentáros :P

é a mesma coisa que dizeres a um benfiquista que o Euzebio era bom a jogar no banco :P

tenho que concordar na integra com o texto do DHC, alias, só ia mesmo comentar o facto do peso das portas :P
Sem falar da mala que pesa acima dos 50 kg... :P

Dos 4... se tiver que ter um acidente e tiver opção de escolha... SAAB sem dúvida :D :D :D

Pena somente foi a suspensão dependente, é a unica "critica" que aponto aos 9000...
Que embora SEJA MUITO BOA, deixa um pouco a desejar após alterações :)

Castelar... é melhor colocar mais fotos.... senão esse 900 ganha um "0" e vira 9000 cabrio :P :P :P

Abraço
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 09 de Junho de 2014, 09:38
O unico senao de ter um acidente num 9000 é que podes riscar a pintura :)))
 Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 09 de Junho de 2014, 21:35
Bem, o que vejo é que me compreenderam um pouco mal. Como já disse, ser baseado em algo, não é o mesmo que igual.

Mas podem abrir o capô de cada um dos carros que usa a plataforma tipo 4 e hão de verificar que as longarinas e antepara do compartimento do motor são iguais, mas não são feitas com o mesmo aço, para o caso do SAAB. E plataforma igual não implica que os motores sejam iguais. Nunca disse isso.

Plataforma refere-se à estrutura, enquanto que componentes mecânicos já se refere ao motor e relacionados.

E não tou a dar na cabeça do 9000, tou apenas a dizer o que vejo.

E comprei o meu por o curtir, mas sei que tem os seus defeitos e virtudes.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 09 de Junho de 2014, 22:03
E sobre a suspensão, o eixo rígido só se torna mais desconfortável em pisos muito irregulares.

Mas isso do eixo rígido não ter um desempenho bom, depende da concepção deste.

Noutros fórums de acesso livre já li que eixo rígido é o mesmo que arcaico e que é de fugir, e que um carro que o tenha no eixo traseiro é um carro que vai jogar de traseira, que não vai fazer curvas a velocidades relativamente altas. Também isto é um pouco distante da verdade.

Por acaso, e porque curto carros e a parte mecânica, já li um livro intitulado "How to make your car handle" e aprendi bastante.

E nesse livro livro aprendi que uma suspensão traseira independente mal desenhada ou afinada pode ser perigosa, pois pode apresentar bump steer, que ocorre quando as rodas traseiras passam ao mesmo tempo sobre uma lomba, e que devido à compressão das molas, e ao movimento dos braços da suspensão, a convergencia do eixo traseiro se altera e provoca o desvio da trajectoria desejada sem se mexer no volante, ou seja, o carro pode guinar para um lado ou para outro sem aviso.

E a grande vantagem de um eixo rígido é que as rodas estão em posição sempre igual entre si, e teoricamente, sempre perpendiculares à superfície do piso, se não me engano. E o preço de a construir é muito mais baixo em relação a uma independente, e se a tracção fôr apenas dianteira, ocupa menos volume.

E o eixo rígido do saab 9000 é dos mais evoluídos que conheço, para a época. Tem barra panhard e dois braços (longitudinais) por roda, um inferior mais longo e um superior mais curto, paralelos um ao outro, mais ou menos.

Uma foto:

http://i1035.photobucket.com/albums/a437/pevapeva/SaabRearSuspension_zpsbc0c5644.jpg (http://i1035.photobucket.com/albums/a437/pevapeva/SaabRearSuspension_zpsbc0c5644.jpg)

E outro exemplo moderno é o do mustang lançado em 2005. As versões mais musculadas não costumam ficar atrás em termos de aceleração lateral em relação a outros carros mais caros e evoluídos do mesmo segmento.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Aero74 em 10 de Junho de 2014, 10:31
E o Saab 600 é baseado em quê?  :)))
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: SMAP em 10 de Junho de 2014, 10:42
E o SAAB 600 é baseado em quê?  :)))


Não é baseado é um Lancia delta disfarçado de SAAB - http://en.wikipedia.org/wiki/Lancia_Delta#SAAB-Lancia_600 (http://en.wikipedia.org/wiki/Lancia_Delta#SAAB-Lancia_600) , tal como o SAAB 9-2X é um Subaru Impreza - http://en.wikipedia.org/wiki/Subaru_Impreza_(second_generation)#Saab_9-2X (http://en.wikipedia.org/wiki/Subaru_Impreza_(second_generation)#Saab_9-2X) - disfarçado de SAAB
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 11 de Junho de 2014, 11:07
Continuo a preferir a suspensão independente. :)

O exemplo do mustang, um carro "muscle car" americano, da-me a ideia sempre de ser um carro, como todos os "muscle cars", desenvolvido somente para andar em frente :) :)

Logo, ha ha ha, nem precisava de suspensão :)

:P

Abraço
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 11 de Junho de 2014, 21:02
Continuo a preferir a suspensão independente. :)

O exemplo do mustang, um carro "muscle car" americano, da-me a ideia sempre de ser um carro, como todos os "muscle cars", desenvolvido somente para andar em frente :) :)

Logo, ha ha ha, nem precisava de suspensão :)

:P

Abraço


Isso é uma ideia pré-concebida e baseada no diz que disse, não leves a mal. Vou procurar uns vídeos antigos de road test's a vários carros americanos, que tenho algures no disco externo, e vais ver que isso não é bem verdade.

O jeremy clarkson diz o mesmo mas não põe os referidos carros num teste de slalom....

E para não falar de alguma aberrações feitas na europa em termos de suspensões, tais como os mercedes gullwing da primeira geração e o mercedes 200 d dos anos 60. Vi um (200 d) na madeira a dar uma curva inclinada muito devagar, ao pé de onde moro e o carro fugiu ligeiramente, o que nunca tinha visto acontecer ali com piso seco e dia de verão.

A culpa é do swing axle...

Mas como é montado num mercedes, deixa de ter desvantagens e passa a ter só vantagens e a valer ouro...

Foi um carro destes: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.mercedesheritage.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F05%2F229-white.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.mercedesheritage.com%2F2009%2F1003%2F&h=255&w=550&tbnid=6Dg7Ukf4w41WHM%3A&zoom=1&docid=ueSP_aidpG476M&ei=BbWYU5j5C-Kb0wXxvYHICg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CFQQMygxMDE&iact=rc&uact=3&dur=529&page=3&start=32&ndsp=18 (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.mercedesheritage.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F05%2F229-white.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.mercedesheritage.com%2F2009%2F1003%2F&h=255&w=550&tbnid=6Dg7Ukf4w41WHM%3A&zoom=1&docid=ueSP_aidpG476M&ei=BbWYU5j5C-Kb0wXxvYHICg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CFQQMygxMDE&iact=rc&uact=3&dur=529&page=3&start=32&ndsp=18)

E a "evoluída" suspensão do mesmo carro: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-n2zDoy62WAQ%2FUUi9ZZ7hIwI%2FAAAAAAAAUQ4%2FwfRlYqNhLbw%2Fs1600%2F791464_1451302_800_530_eingelenk_pendelachse.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fclassic-benz.blogspot.com%2F2013%2F03%2Fmercedes-benz-w115.html&h=530&w=800&tbnid=MN8nsSAk5fbTvM%3A&zoom=1&docid=aBnOd7HUfjFoiM&ei=BbWYU5j5C-Kb0wXxvYHICg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CFIQMygvMC8&iact=rc&uact=3&dur=1003&page=3&start=32&ndsp=18 (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-n2zDoy62WAQ%2FUUi9ZZ7hIwI%2FAAAAAAAAUQ4%2FwfRlYqNhLbw%2Fs1600%2F791464_1451302_800_530_eingelenk_pendelachse.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fclassic-benz.blogspot.com%2F2013%2F03%2Fmercedes-benz-w115.html&h=530&w=800&tbnid=MN8nsSAk5fbTvM%3A&zoom=1&docid=aBnOd7HUfjFoiM&ei=BbWYU5j5C-Kb0wXxvYHICg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CFIQMygvMC8&iact=rc&uact=3&dur=1003&page=3&start=32&ndsp=18)
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 12 de Junho de 2014, 19:42
Deixo aqui alguns crash tests com o saab 9000:

um feito em 1992 pelo NHTSA, entre um saab 9000 hatch e um honda accord, crash frontal desfasado e a 57km/h:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

e um crash test frontal feito pela auto motor und sport, a um 9000 cs, a 50km/h desfasado contra uma barreira indeformável:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

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Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 12 de Junho de 2014, 19:47
Mais um excelente post :)

Obrigado pela partilha :)

Abraço
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 12 de Junho de 2014, 21:31
As fotos tirei do tópico dos crash tests do fórum autohoje, que não frequento, mas o crash test da nhtsa tirei da base de dados deles, que é de aceso público.

É que nos tempos livres costumo ler um pouco sobre crash tests, e no site da nhtsa tem informação muito detalhada sobre todos os crash tests que eles fazem desde o fim dos anos 60. Agora cá na europa o euro-ncap não tem informação detalhada e imagens de grandes dimensões e pdf's nem vê-los.

Aqui a base de dados. É só escolher a marca e o modelo correcto dessa marca:

http://www-nrd.nhtsa.dot.gov/database/VSR/veh/QueryVehicle.aspx (http://www-nrd.nhtsa.dot.gov/database/VSR/veh/QueryVehicle.aspx)

E o .dot. que aparece no link significa D.O.T., (united states) Department Of Transportation, por isso quando comprarem óleo de travão, ser dot qualquer coisa significa que cumpre os requisitos exigidos por este departamento de estado americano.
E os crash tests e muita da investigação que este departamento efectua são financiados com dinheiro público.

Se ao menos o governo português dedicasse algum do dinheiro arrecadado com o IA e IUC na segurança automóvel, acho que era dinheiro bem gasto pois penso que ia diminuir as mortes nas estradas e diminuir os gastos em saúde dos feridos graves, e o país poderia poupar alguns milhões, mas como o estado só curte receber.... e os políticos curtem andar de mercedes classe S.... e ainda se queixam da reforma.....
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: joseglv em 13 de Junho de 2014, 12:48
Muito interessante!!
Obrigado pela partilha!!
 O0
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 22:33
Alguns vídeos acerca do modelo 9000 e do seu desnvolvimento:

Saab 9000 Promotional Film (http://www.youtube.com/watch?v=2WwtmtQQktY#)

New SAAB 9000 (http://www.youtube.com/watch?v=w4XV_K1pGjE#)

1993 saab 9000 CS Promo (http://www.youtube.com/watch?v=j4LXNx4oUxo#)

Saab 9000 Turbo (http://www.youtube.com/watch?v=dflT69oQ9l0#)


Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 22:43
continuação:

SAAB 900 / 9000 real life safety_1995.avi (http://www.youtube.com/watch?v=LtJpU4tZorg#)

SAAB 9000 Trionic (http://www.youtube.com/watch?v=j_orlG_W3Us#)

Saab 9000 | 1986 | Frontal Crash Test | NHTSA | CrashNet1 (http://www.youtube.com/watch?v=4UP7j5TVuPc#ws) (crash test frontal pelo nhtsa não desfasado contra barreira rígida)

Saab product information 1987 (http://www.youtube.com/watch?v=Q_q2ckZmvww#)

Used Car Heaven 10/04/01 (http://www.youtube.com/watch?v=737LW0EkG6k#) (avaliação do saab 900 e 9000 usados)
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: SMAP em 13 de Junho de 2014, 23:20
Obrigado pelos videos, mas no que fazem avaliação do 900 e do 9000 como usados o apresentador não percebia nada de  9000. Disse imensos disparates em meu entender sobre o 9000, mas nada que já não esteja habituado a ouvir da boca de imensas pessoas que não conheçem SAABs ...

Como é que ele me fala de versão exclusiva Carlson e não me fala do 9000 Aero?
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 23:35
É como um tópico num certo fórum, que andei a ver novamente, em que dizem que o 9000 é menos fiável e confortável que um nissan primera da primeira geração. E que vai gastar muito mais e tem peças mais caras.

http://forum.autohoje.com/forum-geral/30291-troco-ou-nao-troco-primera-ou-escort-saab-9000-a.html (http://forum.autohoje.com/forum-geral/30291-troco-ou-nao-troco-primera-ou-escort-saab-9000-a.html)

Eu se calhar nem devia ter posto esse vídeo, pois foi o único que não vi, mas pensei que ia ser honestos, mas geralmente nos jornalistas europeus do mundo automóvel não se pode confiar minimamente nas opiniões destes.

Se não é feito na alemanha por uma marca do mesmo país então tem de ser obrigatoriamente inferior.

Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 23:44
Carroceria do lancia thema:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

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Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Junho de 2014, 08:55
Esse tópico do AutoHoje deu frutos, o lionbest comprou um 9000 cs que depois vendeu ao chicsaab, depois foi vendido ao jmcatroia e agora foi vendido novamente.
Entretanto ele emigrou para a Suiça, comprou lá outro 9000, desta vez aero.

e... isto não se devia de dizer... uma carrinha bmw serie 3 :P
lol

Abraço
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: ciber007 em 16 de Junho de 2014, 10:42
A plataforma não foi desenvolvida pela Fiat, foi desenvolvida por todos os que faziam parte do acordo.

No entanto, no fim de a desenvolverem, para grupo Fiat e para a Alfa Romeo era muito boa e os níveis de segurança excelentes para a altura.

Sabem o que fez a SAAB? Meteu SÓ mais 400Kg em reforços estruturais em vários pontos da carroçaria, tais como barras longitudinais ao longo do chão, pilares A,B e C reforçados e com aço de qualidade exemplar para o caso de capotamento, etc. Tem uma barra que não sei se já não será em magnésio para evitar a intrusão do habitáculo e um cabo de aço a unir os 2 pilares A. Não foram só barras nas portas!  ;D A própria mala do 9000 não é retirada sem pelo menos 3 pessoas, 1 para desapertar os parafusos e os outros 2 para segurarem.

Haverá muito mais a falar mas ficam aqui alguns exemplos. Se a segurança era excelente antes disso...então o que dizer do 9000?

Derivado de um Fiat? Plataformas iguais? É isso!  8))
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Dhc em 16 de Junho de 2014, 13:38
Pessoalmente o que incomoda bastante é o desconhecimento de quem quer fazer perguntas com afirmações... só mesmo quando se desmonta/desmantela um SAAB é que se tem a real percepção de toda a engenharia envolvida na criação de cada automóvel SAAB, os vídeos para mim e para qualquer possuidor de SAAB's, acabam por já não ter qualquer interesse (acho que parte da minha careca foi conseguida a vê-los à muitos anos atrás... enfim!), melhor seria para quem NADA percebe de SAAB's fazer perguntas em lugar de afirmações/sugestões completamente descabidas.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Junho de 2014, 20:50
SIm... mas isso é a opinião comum à qual estamos habituados...
muitos programas de televisão e esse mesmo tópico postado pelo Marco são exemplos disso mesmo...

"Não conheço... é uma porcaria"

:D

Ainda bem para nós, que sabemos o que temos :D

Abraço
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Aero74 em 17 de Junho de 2014, 00:14
Pois bem, se me permitirem e uma vez que eu gosto de SAAB´s  mas acima de tudo gosto de automóveis, permitam-me que revele a minha opinião:

Dos 4 automóveis derivados da plataforma, reforçada ou não, com aço de boa ou má qualidade e mais sei lá o quê, o mais belo automóvel era o Alfa 164 (Pininfarina).
Os restantes eram feios e por mim estão quase empates no que se refere à estética.  V:
Pós restyling, o SAAB ficou com umas linhas fantásticas aliadas a motores igualmente fantásticos.

Tanto o Alfa, como o Lancia e até o Fiat tiveram motorizações brutais com especial destaque, a meu ver, para o Thema 8.32.

Abraço.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 17 de Junho de 2014, 08:10
Sim, na primeira versão do 9000, embora atual para a epoca, o que safa aos holhos de hoje será o kit airflow.
Já o alfa tinha um desenho da grelha mais inovador.

Contudo é dessa epoca que gosto e custou-me muito começar a olhar para o restyling do 9000... tanto que quando adquiri este meu LPT o objectivo era retirar o motor para o fosco e vender-lo...
Hoje já não consigo pensar da mesma forma... começei a gostar mais das linhas.

O motor ferrari vejo como um simbolo e não uma utilidade... é grande... é "rápido" mas... tal como o motor v6 da SAAB... são muitos cm3 mal aproveitados... Considero de longe mais eficientes os motores 2.0 / 2.3 face à relação cv/nm/cm3.

Abraço :)
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: darioglv em 17 de Junho de 2014, 08:25
mas esta situacao nao e nova na saab , segundo o que sei os primeiros 95/96 vinham com motores ford que depois eram desenvolvidos pela saab sendo muito mais rapidos.
Tendo uma plataforma base e depois cada marca evoluir dai , creio que seja a melhor opcao o que tambem leva a uma reducao de custos!
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Dhc em 17 de Junho de 2014, 12:35
Continuo a dizer: até estou em parte de acordo com o que afirmam, o Alfa até pode ter mais qualquer coisa de diferente, o Lancia para mim é um dos mais bonitos, o Fiat... horrível em tudo, mesmo de interiores, agora, se desde os 5/6 anos de vida estivessem habituados a rolar em SAAB, acham que na idade adulta seria diferente? é que eu já conto 40, e comecei ainda nos 99...
Eu elegi o 9000 para viatura do dia a dia por uma série de razões, sendo as principais o conforto e a segurança, os consumos não são nada daquilo que dizem, ainda este fim de semana que estou cá em PT ando com o da minha mulher (9000 também!!) e verifico que facilmente circulo com medias inferiores aos 7 litros, que mais se pode pedir a um automóvel deste peso e dimensão? agora pergunto: será que algum dos outros do mesmo projecto tem assim tanta semelhança em tudo? consumos idem?
Já rolei em V6 (inglês e bebia que dava medo) V12 italiano (bem, não tinha carteira para o sustentar... em parâmetro nenhum!!), alemão mas infelizmente de motor à frente (normalmente são Boxer e atrás...), enfim, nada me deu mais pelo mesmo preço de um simples confundido e mal amado SAAB 9000, por alguma razão o sétimo vem a caminho!  :) :)
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: darioglv em 17 de Junho de 2014, 14:28
la convenceste a mulher ta visto!  ;)
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Aero74 em 17 de Junho de 2014, 18:44
Sim, na primeira versão do 9000, embora atual para a epoca, o que safa aos holhos de hoje será o kit airflow.
Já o alfa tinha um desenho da grelha mais inovador.

Contudo é dessa epoca que gosto e custou-me muito começar a olhar para o restyling do 9000... tanto que quando adquiri este meu LPT o objectivo era retirar o motor para o fosco e vender-lo...
Hoje já não consigo pensar da mesma forma... começei a gostar mais das linhas.

O motor ferrari vejo como um simbolo e não uma utilidade... é grande... é "rápido" mas... tal como o motor v6 da SAAB... são muitos cm3 mal aproveitados... Considero de longe mais eficientes os motores 2.0 / 2.3 face à relação cv/nm/cm3.

Abraço :)

Concordo plenamente. Trata-se mais da nobreza da mecânica.

Abraço.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 17 de Junho de 2014, 21:43
É pá, o que quis dizer é que a saab teve de se esforçar para tornar a plataforma de onde partiu o 9000 mais segura.

Os carros italianos com plataforma tipo 4, tinham um mau desempenho em crash test. O único a ser testado foi o fiat croma, e a sua segurança era muito inferior à dos carros alemães.

O problema é das longarinas da frente, que depois do suporte superior da mola/amortecedor, se inclinam para baixo, tal como podem ver nas fotos anteriores do lancia thema.

Não conheço mais nenhum carro do segmento em questão com desenho das longarinas frontais igual, tirando os 4 carros com a plataforma tipo 4.

Infelizmente nunca desarmei nenhum saab 9000, mas sei o que é uma longarina e para que serve, e como deve ser desenhada. Deve ser sempre horizontal e ter secção rectangular ou octogonal, para absorver o máximo de energia possível para um mesmo comprimento. E no seu comprimento deve ser o mais direita possível.

E podem dizer que eu não percebo nada de saab's directamente. Não são precisas indirectas.

E perceberam-me mal, quando digo baseado não significa igual. Mas as fotos do thema que pus acho que falam por si. O compartimento do motor não lembra o do saab 9000?
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: darioglv em 18 de Junho de 2014, 08:28
por acaso ate tem muitas parecencas!
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: joseglv em 18 de Junho de 2014, 13:53
É pá, o que quis dizer é que a SAAB teve de se esforçar para tornar a plataforma de onde partiu o 9000 mais segura.
Nada mais verdadeiro. Foi a melhor frase até agora e a absoluta verdade
Citar
... O problema é das longarinas da frente, que depois do suporte superior da mola/amortecedor, se inclinam para baixo, tal como podem ver nas fotos anteriores do lancia thema.
Não conheço mais nenhum carro do segmento em questão com desenho das longarinas frontais igual, tirando os 4 carros com a plataforma tipo 4.
Infelizmente nunca desarmei nenhum SAAB 9000, mas sei o que é uma longarina e para que serve, e como deve ser desenhada. Deve ser sempre horizontal e ter secção rectangular ou octogonal, para absorver o máximo de energia possível para um mesmo comprimento. E no seu comprimento deve ser o mais direita possível.
Não leves a mal a minha observação....
Mas revelas alguma falta de conhecimento e contradição no que dizes. Repito: não leves a mal o comentário! Não quero chatear ninguém.
Ainda acima disseste que a SAAB se esforçou e fez um carro mais seguro que os outros...
E depois dizes que as longarinas da frente estão mal desenhadas? Porque inclinam para baixo?
Amigo, é assim de propósito!
Se visses algumas centenas de 9000 batidos como eu vi e todos a deformar da mesma maneira, entendias o porquê do desenho das longarinas "a apontar para baixo"... aliás, digitalizaste o crash test do 9000 ( a apologia da segurança ) e está lá imagens parecidas daquilo que vi muitas vezes. O resultado é esse de propósito! Não te esqueças que o conceito de dissipação de energia actuais são muito diferentes de 1985... e os eng. da Saab preferiram redirecionar essa energia -porque estavam a trabalhar com uma plataforma que não foi desenvolvida pela Saab- resultando num carro bem mais seguro que os demais apesar dos resultados do crash test não espelharem isso!
Digo-te mais....
Olha bem para esta foto...

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Ou para esta...

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( já agora, corri as actuais 452 páginas da galeria de imagens e não estava lá esta foto!!! Como é que é possível!!!  :o  )

O que tu vês como "defeito" , eu já vi a salvar inúmeras vidas... carros a ir para a sucata, mas donos a saírem ilesos de dentro do carro e chegarem à Saab e dizer: "... não morri neste carro... quero outro! " ou ainda num acidente frontal entre dois camiões tir, estava um Saab 9000 lá no meio e o dono só partiu a clavícula pq ia com a janela aberta e o braço de fora...
Como é que podes dizer que é defeito ou problema quando salva vidas?? Só porque dizes que nunca vi mais nenhum carro com isso?? E mesmo assim os Saab´s são dos carros mais seguros a par da Volvo?

É feito assim de propósito... dobra a frente para dissipar energia... assim como a traseira que também dobra para baixo protegendo "a célula" ... O saber não ocupa lugar... e lá por ser diferente dos outros não quer dizer que seja mau.
Só o simples facto de ser diferente e produzir bons resultados deveria dar origem a uma investigação... certo? 8))
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: SMAP em 18 de Junho de 2014, 14:06
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( já agora, corri as actuais 452 páginas da galeria de imagens e não estava lá esta foto!!! Como é que é possível!!!  :o  )

Porque antes do Marco ninguém tinha dito neste forum que o SAAB 9000 deriva de uma plataforma FIAT que originou este topico :D

Fizeste bem em por essa foto, embora tivesse a ideia que o Marco já a tivesse publicado, provavelmente pôs um link para um foto externa.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 18 de Junho de 2014, 19:29
Eu não levei nada a mal, nem tenho que levar, são as vossas opiniões.

Essa foto do carro apenas com os elementos estruturais já a conhecia muito antes de ter tido um saab, já cá tinha deixado um link.

Acerca do longarina, há uns anos vi um 164 batido de frento no lado do condutor, numa sucata, e esta tinha dobrado para baixo, e pelo que parecia é que tinha sido a baixa velocidade, pois o pilar A estava direito e o pára-brisas estava inteiro, sem rachas. E já me tinham dito que aqueles carros em termos de chapa eram fracos.
A diferença da longarina do saab, é além dos reforços internos e do aço mais resistente, é num reforço pelo lado de fora que vai do pilar A até quase ao fim da longarina. Depois ponho uma imagem, que já tá para pôr a algum tempo, mas tenho que pôr lá uma seta...

Eu deixei um pdf com um crash-test ainda mais exigente do o que deixei em imagens.

Os riscos de ferimentos no saab são baixos, mas o pilar A e embaladeira perto dessa zona deformam-se bastante. Se o carro fosse um do irmãos do grupo fiat, quase de certeza que tinha ficado ainda pior. Mas como a saab reforçou todos os pilares e a capota, estes elementos compensam o facto de a longarina absorver menos energia.
mas se o embate do saab fosse contra um carro americano do mesmo tamanho, já não sei como seria o desfecho e no site não encontrei mais crash-tests do mesmo tipo com o saab.

Este desenho da longarina é típico das optimizações que alguns fabricantes fizeram para obter uma boa rigidez aliada a um baixo peso e custo. Naquela altura poucos eram os fabricantes que podiam simular um embate por análise de elementos finitos (ou seja por computador). Só dava para calcular os esforços que a carroceria estaria submetida durante a condução.

Por acaso andava a ler um livro inglês que ensina técnicas para reparar chapa, e logo no início o autor dá o exemplo das longarinas frontais do rover metro, que são inclinadas para baixo também, e dizia que este desenho tinha sido obtido por computador e que seria o futuro. Ele não podia estar mais errado, pois este dessnho tem inerentemente o defeito de se portar mal em caso de embate mas o livro é antigo e acho que é do início dos anos 90.

Eu tenho uma revista de 88 mundo motorizado, lá na madeira, em que lá tem um ensaio do saab 9000, e acho que foi nesse artigo que dizem que o desenho é do grupo fiat mas que a carroceria do saab foi melhorada com reforços estruturais.

O que parece que não deu para perceber, foi que apesar de o tipo 4 ser um projecto entre 4 marcas, grande parte do input foi do grupo fiat, e este grupo deu à saab um desenho e a saab trabalhou a partir daí, em parte porque tinha pouco dinheiro. Eu já li isto não sei onde. E basta ver que faz sentido, se a fiat tinha dimensionado o chassis usando o aço escolhido por eles, para aumentar a resistência da carroceria basta apenas aumentar a espessura e/ou resistência do aço que não vão ser precisos mais cálculos demorados ou voltar à estaca zero em termos de análise da resistência da carroceria.

E já em 1989 a gm tinha uma pequena percentagem da saab, e depois comprou  saab passados uns anos pois estava outra vez em dificuldades.

Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 18 de Junho de 2014, 20:47
Breve história do 9000:

http://www.thesaabsite.com/9000/FAQ--about-saabs--about-the-saab-9000.html (http://www.thesaabsite.com/9000/FAQ--about-saabs--about-the-saab-9000.html)

" The 9000 was based upon & was shared with the Fiat Croma, Lancia Thema and the Alfa Romeo 164"


Sobre o nº total de saabs 9000 produzidos, que foi perto de 500 000:

http://www.trollhattansaab.net/archives/2007/04/saab_9000_produ.html (http://www.trollhattansaab.net/archives/2007/04/saab_9000_produ.html)
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 19 de Junho de 2014, 02:55
La esta... Opinioes é o que deduzimos do que tu escreves tambem e claro que nao levamos a mal... Apenas nao gostamos das comparacoes que fazes. Como tu dizes, nao tens carta e nunca conduziste o 9000, logo, apesar de seres quase engenheiro, de saberes quase tudo, e de seres quase o supra sumo de toda a tecnologia automovel, nao sabes do que falas >:D >:D :P
Vou ver a novela... ;)

Abraco pah... E nao levea a mal, mas estas um bocado de paraquedas por aqui ::P

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 19 de Junho de 2014, 08:59
ele de paraquedas... e tu a acordares virado para o lado errado...

quanto às longarinas, podem ter todos os defeitos... mas mesmo assim é preciso salientar que o chassis é de 1985, desenhado muito antes...

ou seja... se mesmo aos dias de hoje o carro ainda consegue ser melhor a nível de avaliação em crash test do que muitos que circulam novos na rua.... Não me importo minimamente com os defeitos :P

Já disse isto e volto a dizer...

se tivesse oportonidade de escolha de carro para que avariasse na faicha do meio de uma autoestrada, que originasse um acidente em que levasse com varios carros a alta velocidade contra mim... se podesse escolher... seria um SAAB...

:P

Se podia ser melhor?
possivelmente :)
Mas já vi mais vidas serem salvas nestes carros do que perdidas :)

Já bati de frente 3 vezes... as minhas longarinas mecheram apenas no ultimo acidente 3mm (lado direito...)

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Do primeiro, não tenho fotos, foi na A1, saida torres novas em 2005

Tudo reparado em casa.

Se quiseres ver mais promenores, lê o meu tópico :P

Abraço
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: svidinha em 19 de Junho de 2014, 14:29
mas se o embate do SAAB fosse contra um carro americano do mesmo tamanho, já não sei como seria o desfecho e no site não encontrei mais crash-tests do mesmo tipo com o SAAB.

Boas,

Ora aqui vai uma pergunta de quem nada percebe disto, estamos aqui a falar de deformações, etc, etc.
Então pegando aqui na tua afirmação, e só para ter a certeza de que estamos a falar da mesma coisa, questionas tu se o embate fosse contra uma carro americano, depreendo eu que para sermos correctos estamos a falar de carros da mesma época de construção, correcto? Convêm para sermos minimamente justos.

Assim sendo responde-me lá então, qual era o carro que ficava mais deformado?

Parto eu do princípio pelo que li até agora do que fostes escrevendo que será o Saab, ou enganei-me?

Ainda nessa linha de raciocínio e sendo um pouco batoteiro porque entretanto até temos quase 30 anos de evoluções e conhecimentos que na altura não existiam, não será muito dificil de prevermos onde existem mais probabilidades de os passageiros terem lesões, pois não?

Eu explico-me:
 - primeiro, partimos da premissa que ambas as viaturas em questão são da mesma época
 - segundo, os americanos ainda hoje são resistentes à mudança, e na altura em questão era ainda forte e bruto é que era bom
 - terceiro, partimos de segmentos iguais e consideramos que ambos mais ou menos protegeram o habitáculo

Assim sendo pergunto, e recorro-me ao que escreveste, e ao que sabes sobre absorção de energia e estruturas deformáveis, sim, convêm não esquecer esta última, estruturas deformáveis, em qual dos dois o impacto negativo sobre os ocupantes seria maior, o Saab ou o americano da mesma época? Eu respondo no americano.

Não tenho dúvida que hoje as abordagens são diferentes no que concerne à segurança dos passageiros, mas isso em nada minora o esforço anteriormente desenvolvido, e as grandes diferenças pela positiva que os Saabs já nessa altura apresentavam.

Só para finalizar, uma longarina de nada serve por muito boa que seja se não estiver bem acompanhada por todos os outros orgãos que estão no carro. E isto dou-te como exemplo, já que falamos de americanos, temos a fórmula Indy e a resistência que esses carros têm num embate. Apenas conseguimos valores de segurança medidos em G's para o piloto depois de adicionarmos todas aquelas estruturas deformáveis à volta da célula de segurança. Sim, aquelas coisas todas que vemos a desfazerem-se por completo estão lá para poderem absorver o máximo de energia possível do impacto, mais uma vez estamos a falar de estruturas que são de propósito deformáveis, e não esquecendo que estamos em 2014.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Aero74 em 19 de Junho de 2014, 14:37
La esta... Opinioes é o que deduzimos do que tu escreves tambem e claro que nao levamos a mal... Apenas nao gostamos das comparacoes que fazes. Como tu dizes, nao tens carta e nunca conduziste o 9000, logo, apesar de seres quase engenheiro, de saberes quase tudo, e de seres quase o supra sumo de toda a tecnologia automovel, nao sabes do que falas >:D >:D :P
Vou ver a novela... ;)

Abraco pah... E nao levea a mal, mas estas um bocado de paraquedas por aqui ::P


EU gosto da forma como o Marco aborda a questão, de modo desprendido.
Gosto igualmente da abordagem em termos técnicos.
Tal como as pessoas não podem negar o que são ou o seu percurso de vida, as empresas também não.
Houve aliança com outros construtors? Sim.
Com marcas que gozam de má fama em determinados parâmetros? Sim.
Isso não faz com que o produto em si seja mau, bem pelo contrario, até ajuda a entender o que distingue a SAAB de outros constutores, mesmo quando constrangida pelos cadernos de encargos ou pelas condições financeiras.

Um abraço

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Aero74 em 19 de Junho de 2014, 14:54
mas se o embate do SAAB fosse contra um carro americano do mesmo tamanho, já não sei como seria o desfecho e no site não encontrei mais crash-tests do mesmo tipo com o SAAB.

 - segundo, os americanos ainda hoje são resistentes à mudança, e na altura em questão era ainda forte e bruto é que era bom

À época os Estados Unidos eram provávelmente o país mais exigente do mundo no que se refere a essa matéria.

Não é por acaso que vimos os veículos de marcas europeias com aqules para-choques monstruosos nas versões comercializadas nos States.

Abraço.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: svidinha em 19 de Junho de 2014, 15:44

À época os Estados Unidos eram provávelmente o país mais exigente do mundo no que se refere a essa matéria.


Concordo contigo nesta informação, mas e apenas se estivermos a falar da discussão sobre a matéria e legislação que surgiu depois.

Infelizmente dados comparativos sobre Saabs e carros americanos se existem não estão logo disponíveis numa breve procura, mas por exemplo num estudo elaborado lá com carros de 95 a 98 aparece o Volvo bem melhor colocado que outros americanos.

http://www.monash.edu.au/miri/research/reports/muarc191.pdf (http://www.monash.edu.au/miri/research/reports/muarc191.pdf)

Consulta lá na página 32.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 20 de Junho de 2014, 23:21
mas se o embate do SAAB fosse contra um carro americano do mesmo tamanho, já não sei como seria o desfecho e no site não encontrei mais crash-tests do mesmo tipo com o SAAB.


Boas,

Ora aqui vai uma pergunta de quem nada percebe disto, estamos aqui a falar de deformações, etc, etc.
Então pegando aqui na tua afirmação, e só para ter a certeza de que estamos a falar da mesma coisa, questionas tu se o embate fosse contra uma carro americano, depreendo eu que para sermos correctos estamos a falar de carros da mesma época de construção, correcto? Convêm para sermos minimamente justos.

Assim sendo responde-me lá então, qual era o carro que ficava mais deformado?

Parto eu do princípio pelo que li até agora do que fostes escrevendo que será o SAAB, ou enganei-me?

Ainda nessa linha de raciocínio e sendo um pouco batoteiro porque entretanto até temos quase 30 anos de evoluções e conhecimentos que na altura não existiam, não será muito dificil de prevermos onde existem mais probabilidades de os passageiros terem lesões, pois não?

Eu explico-me:
 - primeiro, partimos da premissa que ambas as viaturas em questão são da mesma época
 - segundo, os americanos ainda hoje são resistentes à mudança, e na altura em questão era ainda forte e bruto é que era bom
 - terceiro, partimos de segmentos iguais e consideramos que ambos mais ou menos protegeram o habitáculo

Assim sendo pergunto, e recorro-me ao que escreveste, e ao que sabes sobre absorção de energia e estruturas deformáveis, sim, convêm não esquecer esta última, estruturas deformáveis, em qual dos dois o impacto negativo sobre os ocupantes seria maior, o SAAB ou o americano da mesma época? Eu respondo no americano.

Não tenho dúvida que hoje as abordagens são diferentes no que concerne à segurança dos passageiros, mas isso em nada minora o esforço anteriormente desenvolvido, e as grandes diferenças pela positiva que os Saabs já nessa altura apresentavam.

Só para finalizar, uma longarina de nada serve por muito boa que seja se não estiver bem acompanhada por todos os outros orgãos que estão no carro. E isto dou-te como exemplo, já que falamos de americanos, temos a fórmula Indy e a resistência que esses carros têm num embate. Apenas conseguimos valores de segurança medidos em G's para o piloto depois de adicionarmos todas aquelas estruturas deformáveis à volta da célula de segurança. Sim, aquelas coisas todas que vemos a desfazerem-se por completo estão lá para poderem absorver o máximo de energia possível do impacto, mais uma vez estamos a falar de estruturas que são de propósito deformáveis, e não esquecendo que estamos em 2014.


Sim claro que tinha que ser um carro americano da mesma altura e tamanho, não ia ser logicamente comparar com um carro moderno. Não ia fazer muito sentido.


O carro que me lembrei foi do ford taurus de 1985, e tive que ver na net mais outros modelos, como pontiac 6000 de 1982, chevrolet impala de 1977-1985(mas este não deve tar incluido pois é considerado full-size), Chevrolet Monte Carlo de 1982-1988, e chrysler new yorker de 1983-1988.

Não acho que um carro deva ser um tanque. O habitáculo deve ser o mais rígido possível e as estruturas de absorção de energia devem ser o mais eficientes possível. Eu por acaso nos tempos livres leio sobre crash-tests, e se os carros europeus tivessem inovações que os carros americanos dos anos 80 já traziam, as mortes nas estradas da europa tinham sido menos, quase de certeza. Já vi alguns pdf's do nhtsa de carros americanos do anos 80 e 90, e mesmo nos modelos com airbag o volante costuma colapsar em direção ao painel de instrumentos. Todos os carros pequenos na europa deviam ter o mesmo sistema. Mas como não há muitas fotos pormenorizadas dos crash tests feitos pelo euro-ncap, não posso saber com certeza se nos anos 90 carros pequenos e médios já tinham um sistema parecido. Há uns que dizem que têm, mas as fotos dos testes é que mostram o real desempenho.

Aqui um crash test frontal não desfasado do pontiac 6000 de 1982:

1982 Chevrolet Celebrity/Pontiac 6000/Buick Century/Oldsmobile Cutlass Ciera NHTSA Frontal Impact (http://www.youtube.com/watch?v=ViWogPW4ctM#ws)

E aqui um acidente entre um pontiac 6000 e uma mini-van:

http://www.thegilbertlawgroup.com/practice-areas/automotive-product-liability/conversion-vans/ (http://www.thegilbertlawgroup.com/practice-areas/automotive-product-liability/conversion-vans/)

Se tivessem lido o crash test feito pela auto motor und sport deviam ter lido que a carroceria apresenta deformações elevadas e que o risco de ferimentos é elevado. A apologia da segurança tá no título, mas o título não é tudo. Mas como disse, a saab esforçou-se bastante para melhorar uma plataforma concebida na sua maioria pelo grupo fiat.

O mesmo grupo que se lembrou de criar o alfa romeo 156 na base (plataforma) do fiat tipo/bravo/brava, para competir com o bmw e-46 e audi a-4, e os restantes do segmento. E nunca houve um crash test oficial deste carro. Foi só criar um carro bonito mas cortando talvez, ao máximo, no mais importante para mim, a estrutura.


E isso de eu ser quase engenheiro não conta, pois licenciado não é ter o mestrado feito, é só os primeiros 3 anos. Conta apenas o que eu fui lendo sobre carros ao longo dos anos, para formar opinião, mas mais que isso, foi para aprender.

Não esperava era que levassem isto tão a peito. Mas deve ser de serem de outras gerações.

Também quando digo ao meu pai que ele devia trocar o golf por outro carro ele fica meio lixado, e então quando começo a falar que se sente um pouco a estrada e que a carroceria podia ser um pouco mais rígida....




Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 20 de Junho de 2014, 23:46
Aqui deixo a carroceria do austin metro, e um pormenor da estrutura frontal do mesmo carro:

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Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 21 de Junho de 2014, 00:29


E isso de eu ser quase engenheiro não conta, pois licenciado não é ter o mestrado feito, é só os primeiros 3 anos. Conta apenas o que eu fui lendo sobre carros ao longo dos anos, para formar opinião, mas mais que isso, foi para aprender.

Não esperava era que levassem isto tão a peito. Mas deve ser de serem de outras gerações.

Também quando digo ao meu pai que ele devia trocar o golf por outro carro ele fica meio lixado, e então quando começo a falar que se sente um pouco a estrada e que a carroceria podia ser um pouco mais rígida....

Tenho 30 anos. Somos de geraçoes diferentes?
A minha Licenciatura foi de 5. O mesmo curso agora tem 3anos de licenciatura mais 2 para o mestrado.
Queres falar sobre formaçao? Esquece, nao estou para aí virado.

Se calhar entendeste mal. O que te disse é que em Saabs, tens bastante que aprender e que nao sao carros iguais aos outros. Nós lidamos com eles á mais tempo, e nao falo de mim pois ando nesta vida á tres anos apenas. Eu tambem andei com teorias no inicio, mas nao podes descobrir a polvora, se esta ja tiver sido descoberta... Entendes? E nao leves a mal a minha "agessividade" pois as vezes o que se escreve, soa de outra maneira se for dito e eu tenho a mania de ser direto demais...

Mas olha, um Abraco e continua que vais bem ;)

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: SMAP em 22 de Junho de 2014, 00:41
E nao leves a mal a minha "agessividade" pois as vezes o que se escreve, soa de outra maneira se for dito e eu tenho a mania de ser direto demais...

"agessividade" - acto de encher os outros de gesso por meio de porrada que lhes parte os ossos  :)))
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 22 de Junho de 2014, 00:44
Lololl... Agressividade...

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Aero74 em 22 de Junho de 2014, 01:23
"Agessividade" ???
Jé estás a pensar em gesso??  :)))

Agora a sério: todos têm a ganhar com todos, este é um espaço de partilha onde se podem trocar impressões...

Quem se lembra há 3 anos quando o Kamuma apareceu por cá com as suas "ideias inovadoras" como aquela famosa (quase milagrosa!!!) torneirinha!!  :>S

Ia-nos deixando doidos  :))) :)))

Um grande abraço!
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 22 de Junho de 2014, 01:31
Pois foi... É disso que falo, sem problemas... E das velas! Ainda hoje falei nisso no Encontro ;)
Por isso digo, os Saabs nao sao como os outros, sao diferentes... Para melhor :)

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: svidinha em 22 de Junho de 2014, 20:11
Todos os carros pequenos na europa deviam ter o mesmo sistema. Mas como não há muitas fotos pormenorizadas dos crash tests feitos pelo euro-ncap, não posso saber com certeza se nos anos 90 carros pequenos e médios já tinham um sistema parecido. Há uns que dizem que têm, mas as fotos dos testes é que mostram o real desempenho.

Se apontas a conversa para os carros pequenos da época de 90 na Europa, então esqueçe, nem percas tempo, digo-te já, não tinham nada.
Era uma filosofia completamente diferente e em nada relacionada com orgãos de segurança ou a vida dos ocupantes. Aqui sim, era leve e rápido, seguro era uma expressão que não existia. Basta recordar o antigo grupo B de rally e já diz tudo.

Não estamos a falar de coisas diferentes, mas esta preocupação com a segurança que tu falas irás descobrir que já existia na Suécia a par dos americanos, e à semelhança deles com toda a certeza nem todos os caminhos percorridos tiveram sucesso.

Tenho eu a certeza que os caminhos percorridos pela Saab na época em questão foram bons, claro que hoje já fazemos algumas coisas de forma diferente, teoricamente mais eficientes mas a isso chamamos de aprendizagem e experiência acumulada. Tinha também a impressão que depois confirmei que os Suecos não estavam de forma alguma desfazados com os americanos, no entanto não confundas nunca Suecos e o resto da Europa, acredita que não é bem a mesma coisa e não estamos apenas a falar de carros.

O facto de levarmos isto tão a sério é próprio de quem gosta do que fala, e isso não é de forma alguma impeditiva de que outras opiniões existam, claro que as discutimos também, mas não penses que existem verdades absolutas. Por exemplo, eu gosto do azul, tenho como uma verdade absoluta (para mim claro, tenha essa conciência) que de todas é a melhor cor, e se quiser começar agora aqui uma discussão para provar aquilo que eu digo basta-me dizer que é usada mundialmente nas suas variações possíveis como fundo de menus em softwares criados e isto não acontece de forma ingénua. Mas isto apesar de ser verdade, porque até existem estudos que levaram a que isto acontecesse, faz com que a pessoa ao meu lado deva ter exactamente a minha opinião?

Claro que não, nem tudo é simplificado a um valor mensurável e indiscutível, caso contrário todos seriamos rôbos e gostariamos do azul  ::P
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 22 de Junho de 2014, 22:06
é sempre bom ouvir / ler a opinião de quem gosta de carros em geral e não "perde tempo" somente com saabs. :D

Eu também já fui assim :P

Depois experimentei um saab e esqueci tudo o resto...

gosto de os ver passar, gosto de ler algo sobre eles... mas o meu tempo livre é sobre saabs que leio :P
e... 90% dos membros ativos daqui  fazem o mesmo :P

E voltando ao assunto da segurança :P
Os saabs podem ter alguns defeitos, claro, todos os carros têm :)
Mas MUITO dificilmente conseguiremos comprar um outro carro com a mesma relação de qualidade (segurança tb) / preço... especialmente se estivermos a falar dos 9000... só se compararmos a volvos mesmo...

engraçado falares do azul...
Vidinha, sabes que a cor do fórum também foi escolhida conciência? :P muitas e muitas horas de estudos científicos :P
ou só disseste isso para o kamuma não ser agessivo contigo?

:D :D :D
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: svidinha em 22 de Junho de 2014, 22:14
Vidinha, sabes que a cor do fórum também foi escolhida conciência? :P muitas e muitas horas de estudos científicos :P
ou só disseste isso para o kamuma não ser agessivo contigo?

Não disse à sorte, existem mesmo estudos que associam cores a emoções.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: darioglv em 23 de Junho de 2014, 13:49
dai o carro vermelho do kamuma.....o "tipo" ta sempre mal disposto......e quando nao esta , esta enjoado....dai o punto amarelo!!!!!  :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: svidinha em 23 de Junho de 2014, 14:05
dai o carro vermelho do kamuma.....o "tipo" ta sempre mal disposto......e quando nao esta , esta enjoado....dai o punto amarelo!!!!!  :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))

Não o diria melhor  ::P
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 23 de Junho de 2014, 15:52
Olha que estou prestes a  :)| :)| :)| em alguem...

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: SMAP em 23 de Junho de 2014, 16:21
Olha que estou prestes a  :)| :)| :)| em alguem...

Se não encontrares ninguém para :)| podes sempre :)| em ti :)))
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 23 de Junho de 2014, 18:10
Tambem tu?  :||

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 23 de Junho de 2014, 18:49
Olha que estou prestes a  :)| :)| :)| em alguem...

Abraco

Olha esse rolo da massa que gamaste ( :)|) não é a ferramenta favorita e exclusiva das "marias"?

Se tiveres uma "maria" em casa e se lhe partires o rolo da massa não achas que ela vai ficar fula?

Olha que depois quem leva és tu...

Se fosse tu ia devolver o rolo da massa discretamente...

PS: Tou a brincar.
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 23 de Junho de 2014, 18:50
Olha que estou prestes a  :)| :)| :)| em alguem...

Abraco


Olha esse rolo da massa que gamaste ( :)|) não é a ferramenta favorita e exclusiva das "marias"?

Se tiveres uma "maria" em casa e se lhe partires o rolo da massa não achas que ela vai ficar fula?

Olha que depois quem leva és tu...

Se fosse tu ia devolver o rolo da massa discretamente...

PS: Tou a brincar.

Nao era pra ti, é para uns gajos qie aí andam a esconder blocos de motor :)

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 23 de Junho de 2014, 18:55
Ok e mesmo que fosse não levo a mal, é na boa.

Mas devias seguir o meu conselho....
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 23 de Junho de 2014, 18:59
Em casa quem cozinha sou eu  :P

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 23 de Junho de 2014, 19:10
é sempre bom ouvir / ler a opinião de quem gosta de carros em geral e não "perde tempo" somente com saabs. :D

Eu também já fui assim :P

Depois experimentei um SAAB e esqueci tudo o resto...

gosto de os ver passar, gosto de ler algo sobre eles... mas o meu tempo livre é sobre saabs que leio :P
e... 90% dos membros ativos daqui  fazem o mesmo :P

E voltando ao assunto da segurança :P
Os saabs podem ter alguns defeitos, claro, todos os carros têm :)
Mas MUITO dificilmente conseguiremos comprar um outro carro com a mesma relação de qualidade (segurança tb) / preço... especialmente se estivermos a falar dos 9000... só se compararmos a volvos mesmo...

engraçado falares do azul...
Vidinha, sabes que a cor do fórum também foi escolhida conciência? :P muitas e muitas horas de estudos científicos :P
ou só disseste isso para o kamuma não ser agessivo contigo?

:D :D :D

Isso de ler só sobre saabs é mau. Têm que também ler sobre os outros fabricantes para poderem ter mais conhecimento.

Ao fazerem isso de ler só sobre saabs correm o risco de acabar como aquele pessoal que só vê seats, volkswagens e audis à frente, e que do resto conhecem pouco. Mas o produto deles é o melhor, mas pior que isso é um produto perfeito.

Perfeitos só os gases...
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Marco Gonçalves em 23 de Junho de 2014, 19:13
Em casa quem cozinha sou eu  :P

Abraco

Cá em coimbra também sou eu que faço o meu comer, mas não tenho rolo da massa. Assim quando arranjar uma maria pra cenas mais a sério, o rolo da massa é menos uma preocupação....
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Dhc em 23 de Junho de 2014, 19:37
Para o Kamuma: nhanhanhanha eu sei o que tu não sabes lol  :D :D :D
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: Guest em 23 de Junho de 2014, 19:42
O que?? De que falas?

Abraco
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: darioglv em 24 de Junho de 2014, 13:47
 O0
Título: Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
Enviado por: TesZero em 25 de Junho de 2014, 09:19
Onde isto já vai....
rolos da massa e... "lá em casa quem veste as saias sou eu" e coisas do género...
bolas...
arranjem um quarto...

:P

dhc, não é para contar... tá no ferro velho... tá no ferro velho... em frente é o caminho :)

Abraço