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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: Cobalto em 27 de Abril de 2013, 13:02

Título: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 27 de Abril de 2013, 13:02
Olá a todos
A luz do motor CHECK ENGINE acendeu.
Consultei o manual diz que "a luz acende quando surge uma falha no sistema de alimentação ou ignição. O automóvel deve ser conduzido com cuidado e com potência limitada".

A nível de potência não sinto perda.  :)))

"LIMP-HOME - O módulo de comando do motor tem uma função de auto-diagnóstico que, depois de desligar o motor verifica uma série de funções internas. Se diagnosticar no sensor da borboleta do acelerador, o módulo de comando fica no estado e limp home. Isso implica entre outras coisas que o motor funciona mal ao relenti, o Cruise Control não funciona, o compressor de A/C tem menor rendimento."

Estes sintomas tb não os sinto. Relenti parece um relógio, Cruise Control a funcionar perfeitamente e A/C a funcionar correctamente.

Decidi fazer um diagnóstico electrónico que inicialmente deram os seguintes erros:
P1312 - Sinal de ionização errado - velas sujas. - Já substitui velas - Resolvido até ver.
P1334 - Bobine de ignição - detecção grila. Este erro permanece.
P0340 - Circuito A sensor posição eixo excêntricos (Banco ou sensor único) - foi apagado até ver.
P1110 - Actuador de borboleta espiral / válvula solenoide do colector. Este erro permanece.

 :-[ O que poderá estar na origem da luz acesa e deste erros poderá ser:
1 - cassete DI a precisar de ser substituída?
2 - Trocar corpo da borboleta? Esta já a tenho é só preciso trocar.

Preciso da vossa ajuda para o correcto diagnóstico e a substituição da(s) peça(s) certas. :'(
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 27 de Abril de 2013, 16:31
não sei a que válvula se refere este erro: "Actuador de borboleta espiral / válvula solenoide do colector"

mas pode ser algo só sujo ou de fácil troca..

A cassete Di era trocares com alguém perto de ti para saberes se realmente é daí o problema...
Mas cassetes pretas raramente dão problemas...

Quais são as velas que tinhas instaladas / instalaste?

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 27 de Abril de 2013, 23:32
Os erros que coloquei são o que aparece na máquina.
As velas que troquei são NGK Platinium. As velas que tinha não sei quais eram pq não fui eu que troquei.
Com respeito aos erros será que posso andar à vontade com o carro? Este tipo de luz acesa dá-me arrepios ++P
A substituição da cassete DI será que eliminaria o erro da bobine de ignição?
Ab
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 28 de Abril de 2013, 10:24
Por norma o erro associado à bobine é referente à cassete Di...
mas por norma... quando a cassete DI estraga... cheira a queimado e o carro deixa de funcionar..

Qual a referência das velas que colocaste?
se colocaste umas velas sem resistência, a cassete DI não detecta o knock do motor.
O sensor knock funciona na cassete DI.

As velas que colocaste devem de ser umas Ngk PFR6H-10.
Se foram outras... troca-as....

No teu perfil coloca o modelo, versão e ano do teu carro.
Agora para saber quais as velas indicadas tive que andar à procura da tua apresentação para saber que carro tinhas...
Não conseguimos decorar os carros de toda a gente :P

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 28 de Abril de 2013, 10:26
outra coisa que podes fazer é chegar às fichas onde acusa o erro e limpar com spray de contactos..
atendendo ao ano do teu carro podes muito bem ter uma ficha isolada e causar esses erros.

Aproveita e coloca um pouco de WD40 dentro das bobines da DI.
A DI trabalha com massa dieléctrica, sendo uma das propriedades do wd40 para isolar da humidade.

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 28 de Abril de 2013, 12:48
outra coisa que podes fazer é chegar às fichas onde acusa o erro e limpar com spray de contactos..
A pergunta que faço é onde fica a ficha do sensor da borboleta para a limpar?

Aproveita e coloca um pouco de WD40 dentro das bobines da DI.
A DI trabalha com massa dieléctrica, sendo uma das propriedades do wd40 para isolar da humidade.
Isso é fácil fazer para alguém que não percebe de mecânica? :-[

As velas que colocaste devem de ser umas Ngk PFR6H-10.
Se foram outras... troca-as....
Vou verificar, mas desconfio que foram estas. Tenho que confirmar a referencia.

Por norma o erro associado à bobine é referente à cassete Di...
mas por norma... quando a cassete DI estraga... cheira a queimado e o carro deixa de funcionar..

Se o erro é associado à bobine, se não for "humidade ou sujidade" não quer dizer que poderá a estar a dar sinal de estoiro? :-X
Por fim e para não maçar com tantas perguntas, a minha pergunta mais importante - posso andar com o carro assim sem ter problemas de maior? É que o manual assusta qq um quando aparece esta luz. Parece que o carro está prestes a explodir!!! :>S

Ab
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 28 de Abril de 2013, 14:59
Boas.

Passei a manhã à procura de informação para ti...

Como podes comprovar na net os erros P1312 e P1334 são normalmente resolvidos pela troca da cassete di / velas.

já trocaste as velas pela referência certa, penso que tenhas confirmado a folga da vela. ( 1 mm )
Deves agora de testar se tiveres hipotese com uma DI de outro carro para não gastares 200€ à toa...
É um aviso de cassete danificada... o mais chato que te pode acontecer é andares com o carro e ele parar-te na rua devido à cassete dar as ultimas.

Se fosse a ti fazia o seguinte antes de comprar uma nova, mesmo que apague os erros com teste de uma funcional:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Desapertas os parafusos nas setas azuis da imagem
Desligas a ficha na seta vermelha da imagem e puchas a cassete para fora.
Limpas bem a ficha com wd40 da seta vermelha da imagem
Colocas um pouco de wd40 em cada bobine da cassete nas setas verdes da imagem.

Os saabs de cassete DI não têm uma bobine, mas sim 4, uma para cada vela.

o erro P1312 refere-se a anomalia de combustão no cilindro 1 e 2
o erro P1334 refere-se a anomalia de combustão no cilindro 3 e 4

Portanto... penso que tudo aponte para o que te falei em cima.

___________________________________________

Erro P0340 - sensor de posição das árvores de cams.

O teu motor não tem um sensor próprio para isso, a posição é detectada pela cassete DI.

As velas correctas são, como mencionei as PFR6H, que são a versão de platina das normais BCPR7ES-11 e usam folga de 1 mm.

tendo tu este erro associado aos de cima... deves mesmo ter a DI nas ultimas e... pode-te facilmente deixar com o carro parado no meio da estrada...
______________________________________________________

Erro P1110 - troca da válvula de bypass.

podes começar por ver como tens os tubos de vácuo... é comum teres algum roto/desgastado/ressequido e nem dares fé disso pois por vezes só com pressão/vácuo abrem.
Como escrevi no O que fazer após compra de um SAAB usado (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=562.0)
Tubos de vácuo ressequidos são causadores da maior parte das anomalias, visto que a gestão electrónica comunica com vários elementos mecânicos por vácuo e pressão.

Podes também tirar fora a dump valve e testar a estanquecidade da mesma.
é comum a membrana interna da mesma romper e termos que trocar por outra...

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

ou seja... para apagar este erro... deves trocar os tubos de vácuo e, se necessário, trocar dump valve.

Aguardo feedback para melhor te ajudar :)

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 28 de Abril de 2013, 19:07


As velas correctas são, como mencionei as PFR6H, que são a versão de platina das normais BCPR7ES-11 e usam folga de 1 mm.

Está confirmado as velas são a referencia PFR6H-10.


Deves agora de testar se tiveres hipotese com uma DI de outro carro para não gastares 200€ à toa...


Pareces bruxo: acabei de pedir a cotação de uma DI usada no OLX e pediram-me exactamente 200€. :)))

Não conheço ninguém perto de mim com um SAAB que me possa "emprestar" uma DI para testar.
Na próxima 4ª Feira vou tira-la, limpar os contactos com spray de limpeza de contactos e colocar wd40 nas bobines.

Se resultar é possível a luz apagar por ela ou tenho que ira à máquina apaga-la?

Ab
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: teco em 28 de Abril de 2013, 20:46
ia juntar uma coisa...

as velas de platina são apresentadas como mais duráveis... mas as de cobre faiscam melhor (cobre é melhor condutor).... nunca aconselharia platina em relação às normais de cobre

o único upgrade que aconselho em termos de velas seria iridium...mas os B2*4 não gostam e não acredito que os B2*5 gostem...

ultima coisa, smap corrige-me se neste caso não se aplicar, há sprays melhores que wd40 para limpar contactos (eu já duas vezes comprei, um deixei no tes e entretanto comprei outro), só custam meia duzia de euros e eu sugeria 1 passagem com esse e só DEPOIS aplicar wd40, mais pelo efeito de repelir àgua.

de resto ele agora que fui rever o cobalto já disse "Na próxima 4ª Feira vou tira-la, limpar os contactos com spray de limpeza de contactos e colocar wd40 nas bobines."

Portanto diz se nas bobinas tb deve passar os dois ou só wd40  ;)

Normalmente um CEL que fixa pode ou não apagar (nos 9000 não apaga, mas nos 93 e 95 depende)

De qualquer maneira convém apagar para veres se aparece de novo

Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Reaper em 28 de Abril de 2013, 21:45
vendi uma K7 DI preta na 5f....por €100 :(
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 29 de Abril de 2013, 08:58
Normalmente um CEL que fixa pode ou não apagar (nos 9000 não apaga, mas nos 93 e 95 depende)

Tudo se apaga bastando para tal desligar a bateria por um periodo superior a 10 minutos, mas se o problema ainda la estiver a luz volta a acender passado algum tempo.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 29 de Abril de 2013, 09:07
Teco, quanto as velas, ninguém propôs alteração.
Simplesmente indiquei o que a marca recomenda. E é o que ele tem., caso use a folga correcta. (confirma Cobalto).

Quanto ao WD40... já vi resultar muito melhor do que muitos sprays de contactos.. Mas podes usar o que quiseres desde que fiquem limpos.

Quanto às bobines da DI, o objectivo não é limpar...
A Di funciona com massa dieléctrica Carrega aqui para leres sobre massa dielétrica (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=613.msg8109#msg8109).
logo o objectivo não é limpar...
é mesmo lubrificar, visto que uma das vantagens do WD40 é ser dieléctrico.

Ia mencionar que tinhas aqui 2 cassetes pretas à venda por 100€ no fórum...
Mas já foram ambas vendidas :(

tens aqui uma no olx: Cassete DI Braga (http://bragacity.olx.pt/saab-cassete-de-ignicao-di-iid-433653382) - Mas quase que aposto que era a do lfteixeira que já foi vendida.

Tens como opção comprar uma usada no ebay por menos de 100€: Cassetes DI Ebay (http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313.TR8.TRC0&_nkw=saab+di&_sacat=0&_from=R40#)

Ou como te disse gastar aproximadamente 200€ numa NOVA, na NeoBrother por exemplo: Cassete nova NeoBrothers (http://www.neobrothers.co.uk/black-direct-ignition-cartridge-genuine-saab-b205b235-p-1596.html?osCsid=bkbmkbhb9hcjm28rvbmdo859p6)

Ou então tens as cassetes da ProParts, que até agora me tem surpreendido muito pela positiva, pena é que só conheço um comerciante nos EUA, embora a empresa seja sueca... talvez a partsforsaabs te forneça se pedires: Cassete nova ProParts - EUA (http://www.eeuroparts.com/Parts/42475/Direct-Ignition-Cassette-Black-Tune-up-Kit-28349955KIT/)

Esta é a tal cassete que vem com a massa dieléctrica à parte e tens que ser tu a adicionar.
Já li várias páginas comparativas e dizem ser melhor mesmo que as originais saab.

"his kit includes 4 OEM spark plugs for your vehicle by NGK and a tube of high quality Dielectric Grease from Henkel-Loctite."

Decide-te pelo melhor :)

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 29 de Abril de 2013, 21:16
Teco, quanto as velas, ninguém propôs alteração.
Simplesmente indiquei o que a marca recomenda. E é o que ele tem., caso use a folga correcta. (confirma Cobalto).


Está confirmado e certinho.


Tens como opção comprar uma usada no ebay por menos de 100€: Cassetes DI Ebay ([url]http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313.TR8.TRC0&_nkw=SAAB+di&_sacat=0&_from=R40#[/url])



O problema é que ninguém envia para fora do UK. Já mandei uns mails e estou à espera.

Ou então tens as cassetes da ProParts, que até agora me tem surpreendido muito pela positiva, pena é que só conheço um comerciante nos EUA, embora a empresa seja sueca... talvez a partsforsaabs te forneça se pedires: Cassete nova ProParts - EUA ([url]http://www.eeuroparts.com/Parts/42475/Direct-Ignition-Cassette-Black-Tune-up-Kit-28349955KIT/[/url])


Comprar coisas fora da Europa nem pensar por causa da alfandega - é cá uma ripada :D
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Reaper em 29 de Abril de 2013, 22:00
 os comerciantes de peças enviam para fora do uk, experimenta o m5_saabcentre, mando vir mta coisa de lá sem problemas. A que vendi na 5f tinha mandado vir do UK para o anterior carro que tinha mas nunca cheguei a precisar por isso vendi-a.

a opção dos USA é viável DESDE que enviem com valor de factura baixo. Pede para meterem, tipo 10USD na factura e não deve haver problema.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 01 de Maio de 2013, 17:27
Olá a todos.
Hoje foi o dia de me armar em "Engenheiro mecânico" :)
Com as dicas do TES, desmontei a cassete.
Limpei os contactos com spray de contactos e coloquei WD40 dentro das bobines. 8)
Desliguei a bateria para limpar os erros, durante o período que estive a limpar os contactos.
Observando melhor a cassete reparai que ela apresenta rachadelas conforme fotos.
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"besuntei" a cassete com spray e re-apertei os parafuso de dentro.
Recoloquei tudo, liguei a bateria e fui experimentar o carro na IC19.
Fiz cerca de 10Km em que cheguei a ir aos 180 km/h, e a luz ainda não apareceu.
Quem desapareceram foram os carros da minha frente - deixem passar o acelera  :D

Até agora não apareceu a luz, mas se calhar deveria comprar uma cassete nova. O que acham?
Ab
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 01 de Maio de 2013, 17:34
Até agora não apareceu a luz, mas se calhar deveria comprar uma cassete nova. O que acham?

Acho que deves começar a procurar uma, quando vires um bom negocio compra
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 01 de Maio de 2013, 20:15
Nova atualização.
Não andei com o carro 20 km é tenho novamente a luz do motor acesa >:(
Lá terei que comprar uma DI nova. :'(
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 01 de Maio de 2013, 20:34
______________________________________________________

Erro P1110 - troca da válvula de bypass.

podes começar por ver como tens os tubos de vácuo... é comum teres algum roto/desgastado/ressequido e nem dares fé disso pois por vezes só com pressão/vácuo abrem.
Como escrevi no O que fazer após compra de um SAAB usado (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=562.0)
Tubos de vácuo ressequidos são causadores da maior parte das anomalias, visto que a gestão electrónica comunica com vários elementos mecânicos por vácuo e pressão.

Podes também tirar fora a dump valve e testar a estanquecidade da mesma.
é comum a membrana interna da mesma romper e termos que trocar por outra...

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

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ou seja... para apagar este erro... deves trocar os tubos de vácuo e, se necessário, trocar dump valve.

Chgaste a trocar os tubos de vacuo? ou mesmo a ver o estado deles?
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 01 de Maio de 2013, 20:54
Fiz uma inspecção visual, a todas as tubagens e pareceram-me todas OK.
A válvula de Bypass não consegui identificar na meu.
Aselhice minha. :-[
Mas achas que devo levar a alguém para ver isto antes de trocar a DI. É que me parece que a maior parte dos erros estão associados à DI.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 01 de Maio de 2013, 21:23
Fiz uma inspecção visual, a todas as tubagens e pareceram-me todas OK.
A válvula de Bypass não consegui identificar na meu.
Aselhice minha. :-[

Tens a certeza que verificaste os tubos correctos? é que um dos tubos de vacuo liga a valvula de bypass (dump valve). Na imagem em baixo podes ver a valvula identificada pelo quadrado a verde

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

E nao conheço um unico SAAB onde estas tubagens nao tenham tido que ser substituidas, no 9-3 da minha mulher de 2002 que comprei no ano passado tive que troca-las todas
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 03 de Maio de 2013, 17:59
Cassete DI

Como vês... o problema é mesmo da cassete, se a limpaste e melhorou...

Se está rachada, ou caiu ou sobreaqueceu... troca-a...
não deve de ter óleo nas bobines já...

Quanto aos tubos de vacuo...
não inspeciones...

TROCA-OS...

não era manutenção usual da SAAB, por isso nunca ninguém os trocou...

Experimenta agarrar em um, apertar-lo com dois dedos e esfregar o mesmo...
vais ver que se vai começar a esfarelar nos teus dedos.

Inspecção visual de nada vale, se eles estiverem furados não vais detectar, só mesmo se estiverem rachados / rotos.

Com o tempo, o calor do cofre do motor faz com que os tubos normais de borracha fiquem ressequidos furando sobre pressão / vácuo.

Aconselho a que troque os tubos de vácuo por tubos em silicone.
São muito mais resistentes ao calor do que os de borracha cumprindo melhor a sua função.

e.. como a dump valve trabalha por vácuo...
tanto pode ser um tubo roto como a dump valve com a membrana estragada.

Não tens que levar o carro a lado nenhum...
São coisas simples que tu mesmo podes facilmente despistar.
Guardas esse dinheiro e pagas-me o café quando for a Lisboa... :P

Mal possa faço-te um tópico sobre esses 2 assuntos (tubos de vácuo e dump valve) com fotos para leres.
Tenho um saab em casa que penso ter tubos de vácuo ressequidos, vou te tirar fotos e explicar como fazes para os avaliar e trocar.

Quanto à DI...
Sim... compra uma... e guardas essa para ficar como suplente...

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 03 de Maio de 2013, 18:33
Mais uma vez obrigado Tes.
Fico então à espera das fotos para que eu possa entrar no "faça você mesmo". ;)
PS: Não abusando, gostaria que me desses a indicação de quais o tubos e onde comprar. O:-)
Ab
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 03 de Maio de 2013, 19:10
Os tubos de vácuo são de 3.8mm, mas deves de conseguir arranjar só de 4mm, podes usar sem problema.

Compras em qualquer casa que venda borrachas.

Caso não encontres, eu consigo-te arranjar em Alfena mais baratos, são é em branco...

todos ficam por 5 ou 10 euros...  talvez menos... já não me recordo...
Mas são em branco.

Kamuma, recordas-te quantos metros compramos para o 9-5 do Tuek? quanto pagamos e se sobrou alguma coisa?

Podes, se quiseres, mandar vir de fora...
Mas pagas bastante de portes por causa do volume: Tubos de vácuo partsforsaabs pretos (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=28_472&products_id=3270)

Abraço


Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Guest em 03 de Maio de 2013, 19:12
Foram 2 metros... Sobraram cerca de 10cm... Sim, rondou os 5/10eur.

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: castelar em 03 de Maio de 2013, 23:32
Bem uma cassete estalada vai acabar por dar problemas, acho que devia andar com uma usada como suplente pois essa vai acabar por falhar.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 04 de Maio de 2013, 12:16
Ela já está a dar problemas...

ele tem é que comprar uma nova ou usada e ficar com essa para suplente...
porque com ela o carro anda... não se sabe é quanto tempo...
por isso fica com ela na mala para dessenrrascar caso a principal falhe...

Hoje de tarde ja tiro fotos e amanha de manha já tas mando.

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: TesZero em 05 de Maio de 2013, 14:34
Descobri agora que foi aqui que te falei da dump valve e dos tubos de vácuo.

Como podes ver coloquei os links directos na tua apresentação.

Podes encontrar os tópicos nesta mesma secção, Motor/Escape/Admissão

Espero que consigas resolver facilmente o problema.

Abraço
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 03 de Junho de 2013, 22:40
Boas a todos
Já não dava sinais de vida a algum tempo.
No FDS semana passado substitui a cassete por uma nova vinda da Alemanha. Trazia um pequeno saco com massa dieléctrica que coloquei.
Substitui tubos que ligava a Dump Valve pelos de silicone.
Aproveitei para substituir outros tubos que apresentavam o mesmo diâmetrio. Num desses tubos, parti o que penso que seja um pequeno filtro e que está assinalado na imagem abaixo
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Tive que arranjar uma marosca com cola tudo e parece que resultou pois este não saiu do lugar nem se desconectou.

Par minha infelicidade a luz ficou sem acender certa de 60 Km. No Domingo passado e numa subida tentei esticar o carro. Não senti perda de potência e pensava que estava tudo OK. Passado meia dúzia de metros a luz lá acendeu. :||
Tou completamente à nora.
Vou levar o carro ao Serra e logo vejo o que ele diz.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 04 de Junho de 2013, 08:15
Boas a todos
Já não dava sinais de vida a algum tempo.
No FDS semana passado substitui a cassete por uma nova vinda da Alemanha. Trazia um pequeno saco com massa dieléctrica que coloquei.
Substitui tubos que ligava a Dump Valve pelos de silicone.
Aproveitei para substituir outros tubos que apresentavam o mesmo diâmetrio. Num desses tubos, parti o que penso que seja um pequeno filtro e que está assinalado na imagem abaixo
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Tive que arranjar uma marosca com cola tudo e parece que resultou pois este não saiu do lugar nem se desconectou.


Isso é uma valvula de nao retorno e o fluxo da mesma so deve passar num sentido. É comum essa valvulas começarem a dar passagem nos 2 sentidos o que não é nada bom.

Essa valvula faz parte do sistema PCV que pelo que percebo ainda não trocaste, como te recomendamos.

podes comprar só a valvula

http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=2765 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=2765)

podes comprar a valvula com o tubo

http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=2497 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=2497)

podes compra o kit auxiliar de PCV

http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3167 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3167)

E devias comprar o KIT PCV e trocar para não teres surpresas desagradaveis

http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3135 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3135)


Par minha infelicidade a luz ficou sem acender certa de 60 Km. No Domingo passado e numa subida tentei esticar o carro. Não senti perda de potência e pensava que estava tudo OK. Passado meia dúzia de metros a luz lá acendeu. :||
Tou completamente à nora.
Vou levar o carro ao Serra e logo vejo o que ele diz.


Se vais ao Serra fala primeiro com ele, vais ver que ele te recomenda mudar o kit PCV tambem e assim fazes tudo de uma vez.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 10 de Junho de 2013, 12:35
Ja falaste com o Serra? ja compraste o KIT PCV? o carro ainda continua com a luz acessa?
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 10 de Junho de 2013, 12:43
Boas
Já comprei o KIT PCV e espero que chegue durante esta semana, bem como a bomba de ole, filtro de ara, combustível e habitáculo.
Estou a combinar com o Serra deixar-lhe o carro e o material na próxima 6ª Feira.
Estou só à espera de confirmação.
Quanto à luz ela continua acesa. Mas desde que ela acendeu só andei cerca de 40 km. Estou a evitar a todo o custo andar com o carro. :'(
Depois digo mais qq coisa quando o Serra diagnosticar o problema.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 10 de Junho de 2013, 13:01
Boas
Já comprei o KIT PCV e espero que chegue durante esta semana, bem como a bomba de ole, filtro de ara, combustível e habitáculo.
Estou a combinar com o Serra deixar-lhe o carro e o material na próxima 6ª Feira.
Estou só à espera de confirmação.
Quanto à luz ela continua acesa. Mas desde que ela acendeu só andei cerca de 40 km. Estou a evitar a todo o custo andar com o carro. :'(
Depois digo mais qq coisa quando o Serra diagnosticar o problema.


Fazes bem em trocar a bomba de Oleo, os filtros faz parte da manutenção normal tambem os troquei no 9-3 da minha mulher assim que o comprei.

Em relação a luz acessa, não sei se o lfteixeira ainda faz o serviço de "Open SID" em que basicamente ficas com varias informações disponiveis no teu SID, entre as quais os codigos de erro.

SAAB 9-5 Open SID (http://www.youtube.com/watch?v=lyr7ezhzPc4#ws)

Nas reprogramações eu sei que ele inclui isso.

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=231.msg2288#msg2288 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=231.msg2288#msg2288)

Eu tambem incluia, mas neste momento já não faço reprogramações de Trionic7, nem Trionic5, nem o serviço de activação de "Open SID"

Os codigos de erro podes consulta-los aqui - https://www.saabsportugal.com/checkengine/checkengine_ptg.html (https://www.saabsportugal.com/checkengine/checkengine_ptg.html)
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 10 de Junho de 2013, 13:54


O problema é que tenho os pixeis sumidos. Este seria o próximo passo a dar na reparação do meu carro.
Posso agora confirmar que na próxima 6ª feira deixo o carro com o Serra. Logo vejo o que ele diz.
Obrigado pela dica O0
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: SMAP em 20 de Junho de 2013, 08:09
Ja tens o problema diagnosticado? O Serra ja te fez a revisão ao 9-5? melhorou depois da revisão?
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Reaper em 20 de Junho de 2013, 11:17
estive a ver a tua carrinha cobalto, fui lá ao serra deixar o material para reparar a minha anteontem, o teu motor parece novo :)

já tinhas o carter bem sujinho e mais umas coisas que não estavam bem mas acho que ficou tudo impec pelo que o serra me disse. Depois conta aí os detalhes e  como achas o carro agora.

Não sei se vais pintar a carrinha já mas se quiseres retocar aquele azul mais claro que tens e os riscos, na norauto há umas latas de tinta "midnight blue" que ficam quase iguais à cor original, custam 13€ +/- e disfarça muito bem até pintares tudo mesmo.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 21 de Junho de 2013, 21:31
Obrigado Reaper pelos teus conselhos.
Amanhã vou buscar a carrinha e espero que esteja tudo bem. O Serra mandou-me umas fotos do arranjo e nas fotos notam-se a limpeza.
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Guest em 22 de Junho de 2013, 00:37
 Cobalto... posta ai umas fotos entao no teu topico O0

Abraco
Título: Re: Luz do Motor
Enviado por: Cobalto em 23 de Junho de 2013, 16:15
Cobalto... posta ai umas fotos entao no teu topico O0

Abraco

Kamuna postei as fotos na minha apresentação.