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Oficina => Performance => Tópico iniciado por: Nicodemus em 04 de Novembro de 2012, 14:35

Título: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 04 de Novembro de 2012, 14:35
Ora boas a todos!!!

Passo a explicar o que é necessário fazer no Garrett t25 para esse poder alcançar um stage 3 ou mais fiavelmente.

O t25 é uma evolução do t3, que já estava a ficar velho. O t3 é um turbo grande mas com pouco potêncial, devido a sua má aerodinamia (estamos a falar de um turbo que nasceu nos anos 70. Em medidas fiáveis, o t3 produz 280cv, enquanto que o t25 ronda os 250. A diferênça não é enorme, quando em contrapartida o pequeno t25 consegue fazer um spool mais cedo e mais rápidamente.

Para poder passar essa barreira, o t25 terá que ser hibridado, isso é, substituir parte(s) do(s) componente(s) para esse último poder bombear mais ar para o motor.
Regra geral fica-se pela copressora e ajustes na sua zona de trabalho, há quem mude tambem o caracol de escape juntamente com a turina.

Para poder por um t25 a bombear ar para mais de 300cv (que é o meu caso), irão precisar de:

-kit 360º
-kit reparação
-Compressora garrett gt28rs (tenho que pedir ao tavares o referência que tem na caixa da compressora)
-alargar caracol de admissão e encaixe onde roda a compressora no core.

O kit de reparação é necessário porque o turbo irá ser todo desmontado e refeito.
O kit 360º irá impedir que o turbo tenha folga axial devido ao maior bombeamento de ar. basicamente faz com que o turbo consiga trabalhar muito tempo a pressões que, sem o kit 360º, iria rapidamente desfazer-se. O kit 360 tem mesmo muita pouca coisa... umas anilhas e uns parafusos. lol
compressora, podem optar pela do t28, ou a do gt28rs (de 74mm se não estou em erro), quem lhe irá montar o turbo, vai dizer que não vai dar, a compressora é muito grande e não vai dar equilibrio... Mas dá. como podem ver nessa foto, foi retirado bastante peso na porca de fixação:
(http://i28.servimg.com/u/f28/11/58/70/59/05082012.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=236&u=11587059)

a compressora antiga é a de fora.

Eu ouvi falar que o kit de reparação e o 360º custam por volta de 90€, não faço ideia do preço da compressora, nem do trabalho de torneiro. mas eu estimo que por menos de 300€ irão conseguir formar esse t25 híbrido.

pros: ficam com um turbo virtualemente novo, e com mais potêncial que o TD04 (com a compressora gt28rs fica aproximadamente como o TD04 17T)
plug and play, não tem alteração de tubagens, juntas nem nada.
Faz um barulho orgásmico quando está a encher!!  :-* :-* :-*

Contra: spool ligeiramente mais lento, mas não incomoda (eu ainda acho que é mais rápido que o td04 a spoolar  :P)
de resto, nada a apontar. Aconselho mudarem a válvula de wastegate porque a original vai começar a dar raia.

(eu não sei onde meti as fotos disso...  :-\)

bem, espero que gostaram.

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Guest em 04 de Novembro de 2012, 15:07
Assim gosto mais :D :D

Bom post Don Nicodemus :D

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: castelar em 04 de Novembro de 2012, 19:13
Porreiro, para quem sabe do que está a falar :-[ :-[ Se aparecerem mais fotos os ignorantes agradecem ::) ::)
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 04 de Novembro de 2012, 20:04
ora então hibridação t25 vs tf04 era boa discussão
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Guest em 04 de Novembro de 2012, 21:20
Eu também acho que era... Ainda não percebi bem quais as diferenças  :-[ :-[ :-[

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 04 de Novembro de 2012, 23:55
O TD04 15t é maior que o t25 stock, consegue mais potência por conseguir debitar mais ar.

Quanto maior a compressora (o resto tambem tem que acompanhar) maior o débito de ar, logo, mais potêncial.

O td04 tem uma coisa de bem que não tem o t25, que é já ter de série o equivalente do kit 360º. enquanto que o 25 tem que ser posto.
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Guest em 05 de Novembro de 2012, 01:01
O TD04 15t é maior que o t25 stock, consegue mais potência por conseguir debitar mais ar.

Quanto maior a compressora (o resto tambem tem que acompanhar) maior o débito de ar, logo, mais potêncial.

O td04 tem uma coisa de bem que não tem o t25, que é já ter de série o equivalente do kit 360º. enquanto que o 25 tem que ser posto.

 8) 8) 8) Esclarecidíssimo  8) 8) 8) 8) Obrigado

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 05 de Novembro de 2012, 11:10
Sempre consegui mais algumas fotos:

(http://i48.servimg.com/u/f48/11/58/70/59/05082010.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=506&u=11587059)
A turbina do t25 original já vem com um ligiero ângulo para evitar o turbo-surge.

(http://i48.servimg.com/u/f48/11/58/70/59/05082011.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=507&u=11587059)

Quem quiser a referência da compressora usada, aqui têm.

(http://i48.servimg.com/u/f48/11/58/70/59/05082012.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=508&u=11587059)

Nessa foto, podem ver o que foi retirado ao caracol de admissão para poder caber a compressora (apenas se vê o inducer), da parte interna (exducer) não tenho fotos porque não presenciei a montagem.

Tadaaa!!!  ;D
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 06 de Novembro de 2012, 13:24
vou fazer a pergunta que mata....


e colocar directo uma coisa destas?


http://www.ebay.com/itm/HONDA-ACURA-GT30-GT3076R-TURBOCHARGER-TURBO-T25-FLANGE-INTERNAL-WASTEGATE-600-/221033013957 (http://www.ebay.com/itm/HONDA-ACURA-GT30-GT3076R-TURBOCHARGER-TURBO-T25-FLANGE-INTERNAL-WASTEGATE-600-/221033013957)
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 06 de Novembro de 2012, 17:25
O problema é de ser marca branca. Pode ser o equivalente ao gt3071, mas a qualidade dos materias deve ser bastante inferior, e sobretudo não é de rolamentos. até falta saber se é de anilha 360º...

por isso, dizer que aguenta bem 25 psi e 500 cv parece-me barrete. porque para 25 psi é preciso um core reforçado.

"-Inducer: 54mm
-Major: 70mm"

a compressora do td04 19t não é bem maior que isso? é que parece-me que a minha é maior, e no entanto não devo conseguir 500 cv  ;D
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 06 de Novembro de 2012, 18:47
desconsidera o ser marca branca, considera so a questão de um gt3071 com falange de t25
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 06 de Novembro de 2012, 19:24
A falange t25 é pequena  :-\  Funciona, sem dúvida, e até por ser uma falange pequena faz com que os gases passem mais de pressa, mas ofrece mais resistência, o que cria demasiada pressão sobre os colectores... num trubo destes, eu optaria pela falange t3.

Mas isso no caso de querer rondar a 400cv ou mais. Se a tua ideia é de 300~350 cv, dá bem, mas a partir daí... era um com falange t3 e com uns colectores individuais, até porque é estimado que os nossos colectores suportem 420cv, a partir do qual a frequência de escape torna-se muito forte e o "pulse bang" do cilindro 1 e 4 vão começar a criar confusão.

Isso é apenas a minha opinião! não sou mecânico nem nada parecido! apenas investigo muito naquilo que me dá interesse!  ;D

Abraços

Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 06 de Novembro de 2012, 19:26
Já agora, falange t25 e t3 (ambas Saab)

(http://i28.servimg.com/u/f28/11/58/70/59/05082016.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=240&u=11587059)
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 06 de Novembro de 2012, 19:54
acho que pelo menos numa primeira fase ele fica bem com o t25 de origem.

Os injectores de gpl parece que são de 280cvs, os de gasolina tb (+ coisa menos coisa), o proprio escape tem essa limitação. No fundo se ficar com 270-280 dá 250 mesmo a subir e pode em plano fazer 270-280 km/h (mas ai meu deus que bebe como uma besta)

eu sei, eu sei, ter um supercarro é outra coisa, mas aí se calhar, e era isso que eu discutia, é questão de mexer tudo.
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: TesZero em 07 de Novembro de 2012, 09:48
bebe que nem uma besta... depende do que acelerares...

dá-me um exemplo de um carro com 300cv que beba menos...

queres falar de motores atmosféricos da bmw por exemplo? :D :D :D

se fizeres viagens a 120 km/h com a tua caixa e com essa personalização, nõ vejo porquê do carro ir a gastar mais que 6.5...7...
é muito?

E sempre a fundo... mais de 12 começo a achar pouco provável mesmo... a menos que andes sempre em primeira e segunda...

Abraço

Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 11 de Novembro de 2012, 23:22
evidente que referia relativamente...
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 16 de Novembro de 2012, 19:37
Ora boas a todos!!!


Faz um barulho orgásmico quando está a encher!!  :-* :-* :-*

Contra: spool ligeiramente mais lento, mas não incomoda (eu ainda acho que é mais rápido que o td04 a spoolar  :P)


pensei no teu animal (e no t19 do smap) quando vi esta frase

Turbo lag is like foreplay, you know its coming and its going to be good
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 17 de Novembro de 2012, 11:24
Yeeeeeeah!!  :D lool

"wake me up when the vtec kicks in"... é um pouco pior, não? lol
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: contribuinte em 15 de Março de 2013, 14:48
Boas pessoal,

Eu no meu B202L, tenho um mitsubichi TE 05, se eu o trocar por um T25, quais são as vantagens mais significativas, e que peças é que preciso alem do turbo, e já agora quais as outras coisas que tenho de alterar?
O carro é jetronic 2.4....

Obrigado.
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: Nicodemus em 15 de Março de 2013, 15:17
Ola contribuinte!

Não sei se a ecu vai conseguir gerir bem o t25, é completamente diferente do TE05 que é quase igual a um t3.

O t25 é um turbo muito rápido, em baixas e em recuperação não é tão lento como o TE05 (muito menos lento) mas não fornece tanto ar em altas.

Para pores o t25 é preciso alterar toda a tubagem de óleos e águas. e um colector com falange t35. acho que é só.

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: TesZero em 15 de Março de 2013, 16:52
Precisas de colector de escape, tubagens de óleo, tubagens de água, junta de escape, junta de turbo, tubo de esgoto para cárter e... paciência para andares a resolver problemas por causa do mapa do turbo e de ignição que nuca irá funcionar correctamente...

Porque vais alterar? :|

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: contribuinte em 15 de Março de 2013, 17:14
A questão de alterar, é porque eu acho que já devem existir turbos mais adequados para aquele motor, e queria colocar o que fosse melhor, antes de fazer um downpipe
 O0
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: fp9000 em 07 de Setembro de 2013, 07:36
Só dá "connoisseurs" aqui!
Agora vem o leigo e pergunta:

Se eu tenho um T25 e um TD04 ambos a fazer p.ex 1.1 bar, a ideia que eu tenho é que consigo os mesmos níveis de binário, mas acima das 4000rpm o T25 já está a ir de férias enquanto o TD04 está cheio de vida ainda.
Isto é verdade?

(se calhar há um topico mais adequado a esta pergunta...)
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: TesZero em 07 de Setembro de 2013, 10:53
o td04 tem uma compressora maior, logo tens um volume de ar maior à mesma pressão.
logo o binário não é igual.

Mas sim, tens turbo durante mais rotação.

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: SMAP em 07 de Setembro de 2013, 18:01
o td04 tem uma compressora maior, logo tens um volume de ar maior à mesma pressão.
logo o binário não é igual.

Mas sim, tens turbo durante mais rotação.

Juro que não entendo o que tu bebes para dizer coisas destas :P

1,0 bar de pressão de um T25 = 1,0 bar de pressão de um TD04

Ou achas que os medidores de pressão são diferentes conforme o turbo que o veiculo viesse equipado?

Esta é a afirmação correcta

O TD04 tem uma compressora maior, logo a mesma rotação de motor produz mais pressão que um T25. Ou seja por exemplo as 3000 rpm com um TD04 já teras mais pressão que com um T25 e claro o TD04 continuara a puxar acima das 4500 rpm.
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: TesZero em 07 de Setembro de 2013, 22:17
o que quis dizer é que o binário não será igual de um turbo para o outro.
A compressora é maior, o volume de ar comprimido por cada rotação é superior.

Não tinha visto que ele tinha falado em pressões...
:P
my bad :P

Abraço
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 09 de Setembro de 2013, 03:47
o que quis dizer é que o binário não será igual de um turbo para o outro.
A compressora é maior, o volume de ar comprimido por cada rotação é superior.

Não tinha visto que ele tinha falado em pressões...
:P
my bad :P

Abraço
Tu e as pressas...

Evidente qeue MESMA pressão turbo maioridade mais binário e consequente potencia (o td04 + 20% que o t25?) e acima de tudo mais longe na curva ainda enche
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: fp9000 em 12 de Setembro de 2013, 05:07
Ou seja, para sacar de um 2.3 lpt a performance de um 2.3 Aero (1.05), fazer um stage 1 por assim dizer, será necessário pôr o t25 a fazer 1.2 ou 1.3 bar, right?
Título: Re: Garrett t25 híbrido
Enviado por: teco em 17 de Setembro de 2013, 16:08
Ou seja, para sacar de um 2.3 lpt a performance de um 2.3 Aero (1.05), fazer um stage 1 por assim dizer, será necessário pôr o t25 a fazer 1.2 ou 1.3 bar, right?

Nem precisas de tanto para potência equivalente, o aero não mantém mais de um bar até ao fim...

Para não abusar da caixa o meu só coloquei até 1.12 bar (e evidente a reduzir para não sair do mapa do turbo) mesmo assim diria 230 cvs

Colocando um td04 a mesma centralina daria 270 cvs