Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Abril de 2024, 09:46

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

540 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: 9-5 Aero falha ás 4500rpm  (Lida 14748 vezes)

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #15 em: 07 de Julho de 2014, 21:51 »
Muito bem. Se tiveres uma bomba de vacuo -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - exprimenta tambem a "dump valve".


Não tenho bomba de vacuo, mas consigo fazer uma com um cilindro pneumático e umas válvulas anti-retorno, vou testar a dump-valve.

Já verifiquei a comporta da wastegate e está bem, assim que possa vou publicar umas fotos que tirei.

NunoC.
« Última modificação: 07 de Julho de 2014, 21:57 por SMAP »
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #17 em: 08 de Julho de 2014, 00:14 »
As pas parecem-me bem...
Os injectores estao como deve ser?
Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

Abraco

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #18 em: 08 de Julho de 2014, 00:16 »
E a K7 DI? Ja experimentaste outra?

Abraco

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #19 em: 08 de Julho de 2014, 08:26 »
Estás a dar muitas voltas...

Troca a Cassete de Ignição, é ela o teu problema.
Seja qual for a razão da falha, se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falsa à centralina to teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor.

Contacta outro membro do forum de Leiria (pjdcardoso), marcam um café e levam uma chave torx para trocar as cassetes e tu testares... (Ele é porreiro, podes falar com ele há vontade!)
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #20 em: 08 de Julho de 2014, 09:17 »
é sempre uma boa desculpa para desmontarmos emio carro e testarmos os restantes componentes :)

:)

Testa a k7 :)

Se não arranjares aí e se vieres um dia em passeio ao porto, apita.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #21 em: 08 de Julho de 2014, 18:46 »
As pas parecem-me bem...
Os injectores estao como deve ser?
Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

Abraco
Boas
Já verifiquei todos os tubos e válvulas, e não será do sistema de injecção porque o carro está convertido para GPL e o comportamento é exactamente igual, falha da mesma forma.
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #22 em: 08 de Julho de 2014, 19:03 »
Ainda não testei a K7, mas julgo que o problema de falta de pressão será mesmo um ou os dois catalisadores entupidos ou derretidos, encontrei no fórum
UKSaabs um tópico de um problema idêntico ao meu que era o catalisador derretido, que como os gases não conseguem sair livremente a turbina não ganha velocidade suficiente para conseguir atingir a pressão normal, hoje comprei no ebay uma câmara endoscopica  para conseguir verificar os dois catalisadores pelos orifícios das sondas sem ter que cortar o tubo.
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #23 em: 09 de Julho de 2014, 07:39 »
Bem, se insistes em continuar pela via mais complicada, força nisso.
Depois vai nos actualizando sobre os componentes que vais testando...

Vou-me citar a mim próprio:
... se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falso à centralina do teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor...

Ao que posso acrescentar que é uma falha bem mais comum do que problemas com catalisadores, se tivesses os catalisadores bloqueados sentias uma falta de força generalizada, e não um problema às 4500RPM.

Bom trabalho.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #24 em: 25 de Julho de 2014, 00:07 »
Boas
Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

Um abraço NunoC.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #25 em: 25 de Julho de 2014, 00:35 »
Porreiro O0
Mas agora deve acusar gases a mais na inspecao :(

Abraco

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #26 em: 25 de Julho de 2014, 07:33 »
Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #27 em: 25 de Julho de 2014, 08:17 »
Sem duvida, às vezes os piores cenários acontecem!

Obrigado pela partilha.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #28 em: 25 de Julho de 2014, 18:17 »
So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.

Tive que tirar os dois o 1º estava partido e solto o 2º ficou tapado com a fibra que se soltou do 1º, só tem que ir a inspecção daqui a um ano, tenho tempo para decidir o que fazer, talvez compre um "Downpipe" da SAAB-TUNERS.
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #29 em: 26 de Julho de 2014, 16:51 »
Quando te acender a luz do motor, já sabes  :P

é a 2ª sonda lambda a queixar-se :)

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL