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Oficina => Embraiagem / Transmissão => Tópico iniciado por: SantosSaab em 16 de Outubro de 2013, 10:39

Título: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SantosSaab em 16 de Outubro de 2013, 10:39
Pessoal

Desde que comprei a minha 9-3 à cerca de meio ano, que a caixa de velocidades sempre foi de passagem dura, na altura associei, não será defeito mas sim feitio , porque apesar de dura é precisa na entrada das mudanças, associado ao facto da caixa do meu irmão na sua 159 ser exactamente igual

À cerca de 1 ano o meu irmão queixou-se igualmente deste problema na Alfa Romeo, ao que lhe disseram trata-se dos cabos da caixa, que deram um jeito mas a verdade é que nunca ficou nada de espectacular, ele vinha de um Leon 1.9 TDi de 2002 e a caixa com mais de 200 mil entrava até bastando empurrar com 1 dedo

No Fiat Punto 1.3 Mject de 2004 que tenho as mudanças entram sem dificuldade, ou seja no SAAB se quiser fazer uma condução mais desportiva com rapidas passagens de caixa não consigo, sob risco de ficar com alguma passagem mal engrenada.

Será também cablagem? Será que trocar a valvulina ajuda?
O meu tem 125mil para ajudar na eventual análise

Um abraço a todos e quem tem 9-3 que diga algo , a minha SW é de 2007 1.9 TID

Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 16 de Outubro de 2013, 21:14
Ser dos cabos tem alguma lógica...

é como os pedais de acelerador por cabo... por vezes ficam perros e aumentam o esforço...

Mas isso seria ao embraiares, pois a caixa é comandada por cabos para embraiar.

Depois é um veio que vai directo da manete para a caixa...

Presumo eu que assim seja, de igual forma aos outros carros...

Não conheço muito bem o teu modelo.

No encontro do aniversário podes comparar com os outros 9-3ss com a mesma caixa para saberes se realmente é igual em todos.

Vou tentar pesquisar sobre o assunto também.

Não estou muito à vontade com os 9-3ss

 ???  ???  ???

Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SMAP em 17 de Outubro de 2013, 14:33
Ser dos cabos tem alguma lógica...

é como os pedais de acelerador por cabo... por vezes ficam perros e aumentam o esforço...

Mas isso seria ao embraiares, pois a caixa é comandada por cabos para embraiar.

Depois é um veio que vai directo da manete para a caixa...

Presumo eu que assim seja, de igual forma aos outros carros...

Não, a manete esta mesmo ligada a cabos que depois ligam a caixa. quando tiver tempo ja publico aqui um PDF com isso
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: Kriticross em 17 de Outubro de 2013, 20:21
É tid? Porque a minha Astra cdti tb tem uma caixa extremamente dura, deve ser problema GM  :)| sempre pensei que fosse feito, mas já agora vou aguardar novidades!
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SMAP em 18 de Outubro de 2013, 19:54
Da alavanca das mudanças ate ao motor são cabos, como se pode ver neste PDF

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SantosSaab em 18 de Outubro de 2013, 22:38
Boas SMAP

Obg pela ajuda

Parece que a "**Asneira** fria" é mesmo a mão de obra

Já tive orçamento dos cabos 98eur + iva , mao de obra a rondar os 80euros para a troca

Brincadeira para 200euros  >:(

Certo é que não me agrada nada a dureza da caixa e vou ter que acabar por resolver isto

Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 18 de Outubro de 2013, 23:55
hummm...

Não conhecia este sistema...

2 cabos, será um para o movimento longitudinal e outro para o movimento lateral...

O veio daria menos trabalho e problemas...

Quase que compensava colocar electrónico...

Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: 26fatboy em 28 de Novembro de 2013, 22:21
Não me posso queixar da cx ser dura!! serão mesmo os cabos!
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 29 de Novembro de 2013, 12:36
depois de ter visto este tópico fiquei com receio quanto ao 9-3 que compramos...

mas... tem uma caixa 5 estrelas... :D
melhor... 6... 1 estrela por cada mudança :P

Não sei se serão lubrificados ou se têm de ser trocados...

Mais uma coisa para perguntar no sábado ao veloso...

Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: 26fatboy em 29 de Novembro de 2013, 22:52
O óleo da cx nos 93ss é trocado...se não me falha a memoria de 120k em 120k...isto nos diesel.
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SantosSaab em 05 de Dezembro de 2013, 18:11
Boas

Tenho de trocar o oleo e logo se vê se melhora

Tem 127 mil, como diz o 26fatboy, se troca de 120 em 120, mal não vai fazer :)

TesZero, Chegaste a perguntar ao Veloso?

Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 05 de Dezembro de 2013, 22:54
andava à procura deste tópico e não o encontrava...

A caixa não vai melhorar com a troca de óleo.

Como te disse que ia perguntar ao veloso, fiz mesmo, não me esqueci (coloquei nota no tlm a despertar, lol)

As caixas do 9-3, na alavanca tem uma rotula, é essa rotula que faz de ponto central para a mesma rodar.

Diz o veloso que essa rotula costuma ganhar sujidade ou ficar mal lubrificada e causa esse problema.

Caso não seja esse problema tem que se lubrificar os cabos, em ultimo caso trocar-los.

Começa por desmontar a protecção da alavanca e limpar e lubrificar a rotula a ver se melhora.

Aguardamos feedback

Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: guedesrj em 16 de Março de 2014, 00:28
Boas pessoal. Eu tb tenho um problema na caixa,  >:( o meu 9-3 (1998) tem dado problemas, com o pedal a ficar preso no fundo sempre que passa as 2500 rotações. Alterei a bomba do pedal, e agora depois disso estão-me a indicar que e provavel que seja a bomba da embraiagem interna. Alguém me pode dar uma ajuda?
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SMAP em 16 de Março de 2014, 11:03
Boas pessoal. Eu tb tenho um problema na caixa,  >:( o meu 9-3 (1998) tem dado problemas, com o pedal a ficar preso no fundo sempre que passa as 2500 rotações. Alterei a bomba do pedal, e agora depois disso estão-me a indicar que e provavel que seja a bomba da embraiagem interna. Alguém me pode dar uma ajuda?


Sim, por norma quando o pedal não sobe bem é o circuito hidraulico do sistema de pedal de embraigem. Este sistema é constituido por 3 partes:

- Bomba de embraigem principal (que esta agregada ao pedal) - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_88&products_id=533 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_88&products_id=533)
- tubagens (verifica se não tens fuga)
- Bomba de embraigem auxiliar (que esta "dentro" da caixa de velocidade junta a embraiagem) - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=2620 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=2620) - ou - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=2122 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=2122)


Mas o que tu disseste foi que te custavam a entrar as mudanças, não foste mais especifico. Se tivesses logo dito que o problema era o pedal ficar preso tinha-te dito logo que o problema seria o circuito hidraulico do pedal de embraigem

Boas Caros, sou novo no fórum tenho um 2.2 TiD (1998) e o mesmo veio com um problema, as mudanças têm-me custado a entrar, desconfia-se que seja a bomba de embraiagem, irá hoje ao médico para o diagnóstico. Caso me possam ajudar se é um problema conhecido, ou me indicarem onde se compram peças do tipo com alguma facilidade para este modelo agradeço.
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 17 de Março de 2014, 08:21
Sim, será o bombite da embraiagem...

Com quantos quilómetros conta o carro?

Para trocares o bombito precisas de tirar a caixa fora... por isso vê se não estará na altura de trocares a embraiagem, isto visto que o custo e o trabalho são os mesmos....

Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: guedesrj em 18 de Março de 2014, 04:02
Boas,

Levei uma grande banhada não há dúvidas, :-[ mas adoro o carro, como tal já me decidi....vou ser um SAAB fã por muitos e bons anos, agora vou ficar com o carro vou arranjá-lo aos poucos, fazendo-lhe uma boa manutenção e vamos lá a ver se ele me faz feliz.
Em relação a este assunto, o meu fiel mecânico, deu-me essa indicação, e já tenho uma bomba auxiliar  e o fole de transmissões encomendadas, espero que me chegue amanhã.
O meu carro tem 197.000 km´s, eu gostaria de trocar o kit de embraiagem, mas neste momento o meu saldo para o carro está curto. Ficará para o mês do subsídio  >:D

Abraço.
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 18 de Março de 2014, 20:37
Bem... se o teu carro tem 197.000 kms... se fosse eu a ti... pensava seriamente no assunto...

Porque a tua embraiagem muito certamente está gasta... ronda essa quilometragem dependendo obviamente de quem o conduziu... mas muito dificilmente passsa dos 220.000...

Agora, não trocares vai ser uma grande asneiras... a menos que não pagues mão de obra... porque um mecânico experiente troca-te isso em 5 horas... outro é capaz de te cobrar 7 ou mais...

Quanto ao bombite... qual compraste?

Espero que não tenhas comprado um universal da ScanTech... se o compras-te... nem te des ao trabalho de o montar... menos de 1000 kms e vai verter novamente... tens vários casos sobre esse assunto...

O kit de reparação ORIGINAL não passa dos 30€ e se o teu cilindro do bombite não estiver riscado (dificilmente estará), será a melhor opção...

Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 18 de Março de 2014, 21:23
Esquece o que escrevi sobre a troca dos vedantes....

O catroia tem razão... só vejo 9000´s à frente trionics e tu tens um 9-3... :P
pelo que não é aplicável trocares só o kit de reparação...

Contudo ao trocares evita os da ScanTech.

Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: guedesrj em 19 de Março de 2014, 01:26
Amigo Tes...quando falas em bombite estás a falar de que elemento?
Eu comprei esta bomba da Valeo, http://www.mister-auto.pt/pt/dispositivo-de-desembraiagem-central-embraiagem/valeo-804534_g47_a021804534.html (http://www.mister-auto.pt/pt/dispositivo-de-desembraiagem-central-embraiagem/valeo-804534_g47_a021804534.html)
Já agora será que me podem dar o ok ou não da mesma?
Em relação ao kit de embraiagem não percebi bem o que me aconselhas, estou virado para não a substituir já, visto que tenho o tal mecânico (que é bom, só não trabalha é muito com SAAB´s, mas que é bom, é!) que é capaz de me fazer o trabalho, por um preço mixuruca, as embraiagens destes 9-3 têm quantos km´s de vida?
Abraço
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SMAP em 19 de Março de 2014, 08:06
Amigo Tes...quando falas em bombite estás a falar de que elemento?
Eu comprei esta bomba da Valeo, [url]http://www.mister-auto.pt/pt/dispositivo-de-desembraiagem-central-embraiagem/valeo-804534_g47_a021804534.html[/url] ([url]http://www.mister-auto.pt/pt/dispositivo-de-desembraiagem-central-embraiagem/valeo-804534_g47_a021804534.html[/url])


Podias ter comprado original por 10€ a menos - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=2620 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_89&products_id=2620) - não sabemos a qualidade da valeo para SAABs pois normalmente ninguem usa esse material em SAAB
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: SMAP em 19 de Março de 2014, 08:12
Em relação ao kit de embraiagem não percebi bem o que me aconselhas, estou virado para não a substituir já, visto que tenho o tal mecânico (que é bom, só não trabalha é muito com SAAB´s, mas que é bom, é!) que é capaz de me fazer o trabalho, por um preço mixuruca, as embraiagens destes 9-3 têm quantos km´s de vida?


Kit Original 253€ (ao cambio actual) - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_92&products_id=543 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_92&products_id=543)
Kit da Sachs 135€ (ao cambio actual) - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_92&products_id=3341 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=86_87_92&products_id=3341)

A SACHS é a empresa que produz os kits originais, a caixa diz SACH em vez de dizer SAAB
Título: Re: Passagem de Caixa dura no 93
Enviado por: TesZero em 19 de Março de 2014, 08:53
Sim, é essa a bomba secundária da embraiagem, ou bombite... é a mesma coisa :)

os kits de reparação existem para os 9000, não para os 9-3´s, daí te ter pedido desculpa por te induzir em erro :P

Não conheço ninguém que tenha colocado da Valeo, mas também nunca ouvi falar mal da marca.

Por 135€ eu não arriscava e colocava a embraiagem...

Por norma, como escrevi em cima, a vida util de uma embraiagem é de 200.000 kms, dependendo obviamente de quem a conduz, pode durar menos ou mais... mas a média ronda isso...
Quando a tirares fora ela estará praticamente desgastada...

Se não mudares agora terás que fazer o fazer muito brevemente... como a operação é a mesma (tirar a caixa fora) tens dois problemas:
- ficas sem o carro entre 5 a 7 horas
- tens que pagar duas vezes a mesma mão de obra

Abraço