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Autor Tópico: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss  (Lida 12771 vezes)

Offline SMAP

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Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« em: 29 de Novembro de 2013, 12:41 »
Editado por TesZero:
Este tópico teve incio no tópico do   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn e foi dividido para melhor organização e localização em caso de interesse no tema.

___________________________________________________________


prepara-te para ouvires um "traaaaaaa" quando andares com alguém a trás :P
Ou simplesmente passes por uma lomba....

A SUSPENSÃO TRASEIRA DOS 9000 É UMA TRETA!!!!!

Treta são as molas que voçês la poem, posso carregar o meu a vontade e garanto-te que não bate.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 14:15 por TesZero »
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #1 em: 29 de Novembro de 2013, 12:54 »
Não é só por bater...

Até porque a maior influência que existe nesse problema é o et da jante e não as molas...

É uma treta porque mesmo de origem carregando o carro com uma ida normal ao supermercado os 9000 ficam com a traseira toda em baixo...

Motivo pelo qual inventaram a suspensão hidráulica para estes carros que... infelizmente, não vingou...

é uma treta que além de, mesmo de origem, acontecer isso com pouco peso...
ter um eixo rígido entre rodas...

De uma coisa posso te dar a certeza.....

curva melhor um 9-3ss vector (nem falo do aero) original com suspensão independente do que um 9000 com barras estabilizadoras de 25mm, amortecedores koni, molas kilen, pneus 235mm....

Até a porra do cabrio, que embora seja aero (bem mais duro e desconfortável que o vector) curva muito bem... se tiveres dentro do carro nem sabes que é um cabrio...

Se houve algo que a Opel fez bem nos 9-3ss....
Foi a suspensão traseira...

Atenção...

Estou a falar por experiência pratica...

tenho mais de:
- 70.000 kms feitos num 9000 T16 com este setup
- 15.000 kms feitos com um 9000 cs com este setup
- 10.000 kms entre vários 9-3ss´s diesel / gasolina / vector / aero

e....
Os 9000 T16´s curvam de longe bem melhor que os CS´s :P :P :P

Quem tem alguma experiência de condução nos 3 modelos vai te dizer exactamente o mesmo...

E... tal como tu... também não tenho orgulho nenhum em admitir isto...

Por mim também é e... sempre será o 9000 a ter lugar principal na garagem...
Mas cada vez mais penso mais num SS para secundário... :P

vergonha!!!!  :-[  :-[  :-[

Abraço
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #2 em: 29 de Novembro de 2013, 13:11 »
Não é só por bater...

Até porque a maior influência que existe nesse problema é o et da jante e não as molas...

É uma treta porque mesmo de origem carregando o carro com uma ida normal ao supermercado os 9000 ficam com a traseira toda em baixo...

Motivo pelo qual inventaram a suspensão hidráulica para estes carros que... infelizmente, não vingou...

é uma treta que além de, mesmo de origem, acontecer isso com pouco peso...
ter um eixo rígido entre rodas...

Concordo e discordo, suspensão independente é melhor que eixo rígido na teoria não quer dizer que o seja na pratica


De uma coisa posso te dar a certeza.....

curva melhor um 9-3ss vector (nem falo do aero) original com suspensão independente do que um 9000 com barras estabilizadoras de 25mm, amortecedores koni, molas kilen, pneus 235mm....

Até a porra do cabrio, que embora seja aero (bem mais duro e desconfortável que o vector) curva muito bem... se tiveres dentro do carro nem sabes que é um cabrio...

Tas a comparar alhos com bugalhos ... são carros de segmentos diferentes com pesos e dimensões diferentes ...

Eu nunca na vida conseguirei fazer curvas apertadas com um com carro mais pesado e mais comprido da mesma forma que faço com um carro mais leve e mais curto.

E estas a comparar uma suspensão desenvolvida na década de 80 com uma da década 00 (novo século). Mas olha que o 9-5 de suspensão independente não curva melhor que o 9000 ...

um eixo rígido:
- evita que levantes rodas como acontece no 9-5
- garante que o pneu tem sempre o mesmo ângulo em relação a estrada

Já viste algum 9-5 carregado? parece que esta completamente arreado com as rodas todas inclinadas.


Se houve algo que a Opel fez bem nos 9-3ss....
Foi a suspensão traseira...

A Opel não fez nada bem, pois a SAAB alterou a suspensão toda do 9-3 ou achas que podes usar la componentes da suspensão de um astra/vectra no 9-3SS

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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #3 em: 29 de Novembro de 2013, 13:31 »
Antes de mais....

por muito enervado que estejas... não precisamos de discutir isto por telefone... (antes que te lembres :P )
se bem que o lfteixeira possa estar interessado... :P :P :P
Eu cá prefiro continuar o off-topic no tópico do kamuma... :P :P :P

Quanto à teoria vs prática...

Sou da opinião... e parece que não sou o único pelo que leio... que na pratica ainda é pior que na teoria usar um eixo rígido...

os pesos em curva no chassis são diferentes, assim como a própria estrada...
e o eixo faz com que ambas as rodas tenham exactamente o mesmo comportamento... o que vem a ser prejudicial em condições diferente... diria até opostas...

Quanto à opel...

tinha ideia que a suspensão foi aproveitada do vectra...
nada como me lembrar de "olhar por baixo das saias do vidinha" :P :P :P :P

Quanto ás comparações entre anos não é justo fazermos-las somente para o que nos interessa...
Aiii... o meu carro é de 88 e já tem:
- cruise control
- barras estabilizadores frente e trás
- abs nas 4 rodas
- injecção electrónica
- estofos aquecidos
- computador de bordo
- e... melhor que tudo... estava tão à frente no seu tempo a nível de equipamento e disign que manteve o mesmo chassis durante 14 anos ( 85 - 98)

Continuo a achar que a suspensão do 9000...
para o carro que é... e para o avanço que teve no seu tempo... podia ter sido melhor desenvolvida...

Contudo... não existem carros perfeitos e... o 9000 está bem lá perto...

Se continuarmos com isto criamos um tópico na secção de suspensão e mudamos para lá os posts :P

Abraço
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #4 em: 29 de Novembro de 2013, 14:05 »
Quanto à opel...

tinha ideia que a suspensão foi aproveitada do vectra...
nada como me lembrar de "olhar por baixo das saias do vidinha" :P :P :P :P


Se queres andar a por a tua "careca" debaixo "das saias do vidinha" tas a vontade. Mas eu sei a resposta :D

O 9-3 teve uma inovação (em veículos SAAB) no eixo traseiro

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2002: ReAxs System - SAAB 9-3 Sport Sedan was introduced with a chassis geometry system that ensures smooth interaction of the steering, front suspension and multi-link rear axle.  ReAxs enables the rear wheels to steer slightly when turning, helping the car move in the intended direction.  It provides crisp steering feedback and contributes to enhanced driving stability in curves.

Que para todos os efeitos não é do que "passive rear wheel steering design"

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Que só foi introduzido em mais 3 veículos de produção.

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Ou seja o 9-3 curva bem, mas a verdadeira razão é porque tem um eixo traseiro direccional e não porque tem suspensão independente.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 14:16 por SMAP »
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #5 em: 29 de Novembro de 2013, 14:16 »
Alterei o tópico e movi para a secção da suspensão devido a toda a informação partilhada.
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #6 em: 29 de Novembro de 2013, 14:21 »
Não sabia sequer que as rodas traseiras do 9-3ss viravam :| :| :| :|

já me passou pela cabeça transplantar a suspensão traseira do 9-3ss para o 9000...
obviamente pensei só... pela complexidade da tarefa e pela gravidade de eventos se algo correr mal :P

mas... realmente aquilo tem alguns sensores que descobri há dias e não faço ideia para o que servem...
pensei que fossem sensores de inclinação por causa de ser cabrio para disparo das barras de protecção em caso de capotar...

Caraças... afinal o Opel ainda é melhor do que pensava....
Ups... SAAB... queria dizer saab :P

Abraço
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #7 em: 29 de Novembro de 2013, 23:23 »
Disse te a ti mais do que uma vez... o chassis do 93ss relativamente á suspensão traseira foi todo redesenhado pelos eng da saab e as rodas traseiras "viram". Quando troquei os braços (os mais pequenos) da suspensão no 1º 93 o meu mecânico na altura disse me isto: " cambada de incultos.. e dizem que isto é um vectra disfarçado... quem me dera a mim que o meu tivesse esta suspensão"

É a mesma coisa que dizer que o teu 9000 tem o mesmo chassis do fiat cromo ou lancia thema...

é necessário vir o professor ensinar te umas coisas... boa Smap!!
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #8 em: 29 de Novembro de 2013, 23:27 »
ando muito desatento e muito esquecido....

é esse o efeito do teco!!!

se eu soubesse que se apegava...grrrrr

Abraço
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #9 em: 29 de Novembro de 2013, 23:29 »
Já te disse.. não percebo muito...mas em relação a este modelo sei umas coisitas!!
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #10 em: 10 de Dezembro de 2013, 01:36 »
ando muito desatento e muito esquecido....

é esse o efeito do teco!!!

se eu soubesse que se apegava...grrrrr

Abraço

nem andava cá para te queixares... deve é ser do ar na careca com o cabrio...;p
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #11 em: 10 de Dezembro de 2013, 20:40 »
Pronto....

uma pessoa não pode denegrir outra....

que é logo insultado...

 :P  :P  :P  :P  :P  >:D  >:D  ;)  ;)  ;)  O:-)  O:-)  O:-)  O:-)

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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #12 em: 12 de Dezembro de 2013, 20:54 »
Sei que os Astra's G de 1998 a 2004 também têm o eixo traseiro auto direccional  :).

A suspensão independente é melhor mas um eixo rígido bem desenvolvido também tem as suas virtudes pois aguenta melhor com as transferências de carga e é muito mais resistente. Aliás, há variantes do eixo rígido e acho que os nossos SAAB's 9000 utilizam uma que é a barra Panhard.

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Abraços e portem-se bem.  :)|
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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #13 em: 12 de Dezembro de 2013, 21:31 »
Estas a oferecer porrada a quem pah??  :)

Sim, essa barra Panhard ou la que é, >:D equipa os 9000. Eu pessoalmente prefiro o eixo rigido. Ao menos nao levanta as rodas de tras em curvas agressivas ^-^

Abraco

Offline TesZero

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Re: Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss
« Responder #14 em: 13 de Dezembro de 2013, 09:49 »
não levanta as rodas de trás... porque foge antes disso acontecer....

as suspensões independentes podem levantar a roda....
mas isso acontece depois da traseira dos 9000 fugir...

E acreditem... a traseira dos 9000 foge muito, especialmente em piso molhado e com suspensão dura...

Quando tinha os koni traseiros regulados para 75% de duresa atrás e à frente era impossivel conduzir o fosco com piso molhado... mesmo com pneu de chuva 235 de largura...

Reduzi para 50% de dureza a trás e passou a comportar-se muito melhor...
Mas continua a fugir de traseira quando comparado com suspensões independentes de outros carros que conduzi...

Quanto a frente... não tenho nada a apontar... foi das melhores suspensões que me passaram pelas mãos...

Toda a gente que conduziu o meu fosco diz que curva melhor que porsches e austin martins... eu continuo  a não gostar da suspensão traseira... grrrr

Talvez seja só sisma minha... grrr...

Abraço
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