SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: helderhcl em 27 de Janeiro de 2014, 08:08

Título: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: helderhcl em 27 de Janeiro de 2014, 08:08
Bom Dia!
Tenho SAAB 93 2.2 TID de 12/2002 que pega mal de manhã, já troquei as velas de aquecimento mas o problema continua, alguem teve o mesmo problema???
Cump.
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: Kriticross em 27 de Janeiro de 2014, 09:45
Tive um problema semelhante com a Astra (1.7CDTi), era um rolamento (nao sei se é assim que se chama) na correia de equipamentos, penso que o do Alternador.

O alternador nao dava muita carga a bateria e andava fraca

Mas descreve melhor o que te acontece... assim é muito vago
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: mferraz em 27 de Janeiro de 2014, 12:07
boas trocas-te as velas, e testas-te se incandescem?
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: helderhcl em 27 de Janeiro de 2014, 20:46
andava com uma vela estragada,foi verificado no mecanico, coloquei nova mas não resolveu problema...
quando fica parado toda noite de manhã tem de dar varias ''voltas'' até pegar...
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2014, 21:05
Nesse modelo por norma são os vedantes dos injectores...

Quando paras o carro durante longos períodos as tubagens de gasóleo ganham ar pelos vedantes...
Ganhando ar tens que dar à chave até o sistema ferrar...

Isso não te acontece quando deixas o caro parado pouco tempo, pois não?

E quando deixas o carro com inclinação, estando a traseira mais baixa, também deve de pegar melhor, pois o ar fica perto dos injectores e não em toda a tubagem, facilitando o sangramento do sistema ao pegar.

Abraço
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: helderhcl em 29 de Janeiro de 2014, 08:23
Boas
Os sintomas são realmente os que descreve...
Tenho de dar uma revisão a esses vendantes...
Obg Amigo
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: TesZero em 30 de Janeiro de 2014, 20:42
Pode também ser a válvula de anti-retorno do gasóleo....

é a válvula que impede o gasóleo de voltar para o depósito, mantendo-se nas tubagens para ligares o motor e estar disponível nos injectores.

Abraço
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: fbb em 10 de Abril de 2014, 01:42
Caros amigos,

Já não passo aqui no Fórum à algum tempo, mas tenho um modelo igual e que tem esse problema faz algum tempo. Hoje após 1 semana parado, não pegou. ´Dei encosto e depois o resto do dia pegou sem problemas - vamos ver amanhã.
Mas fui verificar a bateria, que ainda está na garantia e o diagnóstico deu que o problema é do alternador que não está a carregar.
Vou pedir para testar, mas acho estranho porque se ele depois de andar pega sem problemas... Avisaram que pode estar a haver algum consumo quando o carro está parado e que descarrega a bateria. Mas ainda vou ver as recomendações que deram neste tópico.
Forte abraço,
FBB
Assim que souber mais, posto aqui.
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: TesZero em 10 de Abril de 2014, 11:52
Boas FBB :)

Antes de mais... devias de ser corrido a chumbo por andares fugido...
Depois disso :D
Sê muito bem vindo novamente e espero que voltes a aparecer com mais assiduidade :) :) :)
(depois de levares com o chumbo, lol)

Se o problema foi a nível de alimentação é simples testares...

Ou a bateria está danificada e pode estar a descarregar facilmente (existem agora uns aparelhos recuperadores de baterias fenomenais... tinha uma bateria completamente MORTA e ficou NOVA, comprei-o na norauto...)

Ou pode ser o alternador... este nos 9-3ss são enganadores...

Pegas num multimetro e medes a carga do altenador com o carro a trabalhar...
tens que medir em 2 sítios...

na bateria deverá de dar acima dos 13v...
mas se não der, não quer dizer que esteja estragado...

terás que medir diretamente no alternador.

Nos 9-3ss é comum os cabos derreterem junto ao motor de arranque ou por baixo da bateria, criando resistência...
Essa resistência impede da bateria carregar mesmo estando o alternador bom.

Verifica isso com um voltimetro.

Assim como se verifica se é mesmo a nível de alimentação electrica o problema e não de combustivel como descrevi em cima.

Grande Abraço
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: Kriticross em 10 de Abril de 2014, 12:02
Se é 1.9TiD deve ser mesmo da GMisse dele... A minha Astra há 2 anos levou uma bateria nova (estava exactamente como descreves), há pouco mais de 1 ano levou um alternador novo. Agora na segunda-feira de manha, voltou a nao ter carga. Liguei-lhe os cabos, trouxe-a a Aveiro "passear", e está outra vez impecavel.

Tenho um colega que teve um Corsa 1.0 (3 cilindros) teve um corsa 1.3CDti (da empresa) e a mae tem um Corsa Cdti também e o que ele diz é..... OPEL NUNCA MAIS!! diz que sempre se fartou de ter problemas com alternadores, polis e tensores da correia de equipamentos nestes 3 carros

Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: TesZero em 10 de Abril de 2014, 12:09
na assinatuara: 9_3 SS 2.2Tid
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: Kriticross em 10 de Abril de 2014, 12:11
na assinatuara: 9_3 SS 2.2Tid

Preguiça

Pode ser GMisse na mesma (ainda por cima essa motor)
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: fbb em 14 de Abril de 2014, 22:51
Bom meus amigos,

Infelizmente não tenho os conhecimentos de mecânica do Tez... O0, mas tenho aqui um mecânico que durante anos foi o único oficial da SAAB aqui pelo sul do sul a quem transmiti as opiniões aqui do fórum.
Uma vez que nota que o meu tem falta de rotação para pegar - está relacionado com a energia para arranque, pelo que a parte das juntas e entrada de ar não parece recolher muito apoio...
MAS, na próxima semana vai dar uma voltita à oficina e fazer uns testes para ver se é do alternador ou se existe algum consumo quando está parado que descarregue a bateria (entretanto fiz um teste à bateria e está em perfeitas condições!)
Assim que tiver novidades, transmito à comunidade!
Forte abraço!
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: castelar em 14 de Abril de 2014, 23:16
Só quero dar conhecimento do que se passou comigo e com o meu 900 cabrio, bastava uma semana parado na garagem para ter que ajudar a bateria do dito meu 900 com cabos ligados a do meu 9-5, então fiz um teste simples que me ensinaram, desligar o cabo positivo da bateria e ligar um voltímetro fazendo passagem entre o cabo desligado e o borne da bateria e ver o consumo, depois ir por tentativas desligando os fusíveis e ver se o consumo diminuía, e dei com o grande "gastador" de bateria mesmo com o carro desligado o rádio, agora criei o costume de o desligar antes de desligar a chave e a bateria aguenta muito mais tempo, mas ainda tenho um ligeiro consumo que não sei a sua proveniência ao certo mas acho que é o alternador.
Espero ter-me explicado de maneira a perceberem.
Abraço
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: fbb em 24 de Abril de 2014, 00:13
Caríssimos,

Ainda nao tenho informações para a comunidade, porque estou à espera do tubo do turbo que entretanto rompeu novamente - mas desta vez mandei vir um em silicone, que podem ver em:
http://www.ebay.co.uk/itm/281310712633?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2648 (http://www.ebay.co.uk/itm/281310712633?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2648)

Entretanto estou a utilizar o truque que aprendi aqui  O0- fita tipo 'duck tape' e toca a rolar!
Abraços,
FBB
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: Guest em 24 de Abril de 2014, 00:28
Os tubos haviam de ser todos em silicone em vez de borracha... Boa escolha  O0

Abraco
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: TesZero em 26 de Abril de 2014, 16:49
Boa Sorte com a repação.

Mantém-nos informados sobre o resultado :)

Abraço
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: ferro em 15 de Junho de 2014, 14:54
Kit de vedantes dos injectores tubos de retorno e variadores e fica novo. Ja que tiras o colector das uma lavadela e fica a optimo
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: zpcosta em 22 de Dezembro de 2018, 11:20
estou com o mesmo problema...
Ja troquei velas, tubos de retorno de gasoleo, filtro de gasóleo, meti válvula anti retorno de gasóleo e dei uma carga na bateria...continua igual
esses vedantes que falam sao os do tubo que aperta no injector?
Título: Re: AJUDA SAAB 93 2.2 TID
Enviado por: derekoliveira em 27 de Dezembro de 2018, 20:01
No caso de haver muita resistência e o alternador não carregar ou custar a carregar, o que pode fazer "desgaste precose" do alternador... reenforçar os cabos de massa da bateria à carroçaria e carroçaria ao motor, do lado positivo os cabos que vão ao alternador e motor de arranque!
O circuito fica com menos resistência por causa da grossura dos cabos e acrescento de um cabo de massa do motor carroçaria que penso que este tenha de origem!? Pelo menos na minha Zafira 1.9 dt não vinha de origem e o motor é o mesmo...Fiat