Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 09:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

466 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: modificar discos de travão  (Lida 37875 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: modificar discos de travão
« Responder #45 em: 13 de Junho de 2014, 08:42 »
Desculpem a pergunda...

mas o que são bombites flutuantes?

Bombas de travão como as originais, que só tem pistons de 1 dos lados

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: modificar discos de travão
« Responder #46 em: 13 de Junho de 2014, 20:54 »
Não não levo a mal, só deixei como indicação pois não vou pôr discos maiores no meu.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: modificar discos de travão
« Responder #47 em: 13 de Junho de 2014, 21:23 »
E quase de certeza também tem de ser mudada quando colocam essas bombites maiores.

Talvez a bomba de travão das versões automáticas ajude, pois acho que o diâmetro é maior. E é ver se quem vende o kit completo dos discos maiores e bombites fixas aconselha mudar a bomba principal ou cilindro principal, se vendem uma.


O lógico seria pensar que pondo bombas com pistons maiores a bomba central também teria que ser mudada para uma com um pistão com maior diametro, mais é exactamente o contrário. Lê este topico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - para perceberes


Smap, tás um pouco enganado. E vi os cálculos que fizeste no outro tópico, mas os cálculos fazem com base no volume de fluido deslocado. Quando leres o tal livro também o autor realiza cálculos mas no final tens que chegar ao volume deslocado, e não ao curso. Para uma determinada bomba central, o que determina o volume de fluido que esta desloca, é o curso. Pois o volume de um cilindro é a área da base (igual à do círculo) vezes a altura, que neste caso é o curso ou deslocamento axial do cilindro.

Ao meteres uma bomba central de menor diâmetro, o que acontece é que para deslocares o mesmo volume de fluido, tens de fazer o cilindro percorrer maior distância (pois o diâmetro tem um valor fixo), e aumentas o curso do pedal de travão também.

Mais informação aqui:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn (aconselho a ler, pois dá indicações sobre como construir os suportes)
« Última modificação: 13 de Junho de 2014, 21:25 por SMAP »
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: modificar discos de travão
« Responder #48 em: 13 de Junho de 2014, 21:31 »
Smap, tás um pouco enganado. E vi os cálculos que fizeste no outro tópico, mas os cálculos fazem com base no volume de fluido deslocado. Quando leres o tal livro também o autor realiza cálculos mas no final tens que chegar ao volume deslocado, e não ao curso. Para uma determinada bomba central, o que determina o volume de fluido que esta desloca, é o curso. Pois o volume de um cilindro é a área da base (igual à do círculo) vezes a altura, que neste caso é o curso ou deslocamento axial do cilindro.

Ao meteres uma bomba central de menor diâmetro, o que acontece é que para deslocares o mesmo volume de fluido, tens de fazer o cilindro percorrer maior distância (pois o diâmetro tem um valor fixo), e aumentas o curso do pedal de travão também.

Até posso ter cometido algum erro de calculo, mas o que tu dizes eu também o disse. Provavelmente não leste foi tudo.


Resumindo:

Quando se poem bombas com 4/6 pistons em que a area conjunta dos pistons é maior que a area do piston da bomba original, tem as seguintes consequencias.

- Pela mesma força de "input" no pedal de travagem tem maior força de "output" nos pistons
- Sendo que o curso do pedal de travagem não muda, perdem sensibilidade de travagem visto que por cada milimetro de curso tem mais força

Ou seja se mudam as bombas de travões por umas de 4/6 pistons (com maiores dimensões) devem mudar tambem a bomba central de travagem por uma que contenha um piston de menores dimensões.

Ou seja quando digo para porem uma bomba com um piston de menor diâmetro, é unicamente para ficarem com o curso que tinham anteriormente. Ou seja para terem a mesma sensibilidade do pedal, pois se não o fizerem ficaram com um pedal mais duro ao toque e que trava com um curso menor.
« Última modificação: 13 de Junho de 2014, 21:41 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: modificar discos de travão
« Responder #49 em: 13 de Junho de 2014, 21:47 »
Estive a ler este link -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - que puseste e la dizem isto

The one thing about brake pedals is that they can never really be too stiff. Anything that can be done to reduce brake pedal travel is going to improve sensitivity and confidence under heavy braking.

Eu que tenho experiência de ter trocado os travões do meu 9000 por 2 kits (o kit que esta no 9000 do meu Pai anteriormente esteve no meu) garanto-te que, pessoalmente, prefiro um curso mais longo pois da-me maior sensibilidade.

A força de travagem eu ja ganhei quando mudei os discos e as bombas, mas perdi curso de pedal. E como estava habituado ao curso anterior não gosto tanto do curso actual do pedal, a unica forma de conseguir o curso que tinha anteriormente é meter uma bomba com um piston com menor diâmetro.

No caso do link que publicaste, o que fazem é por um uma bomba com um piston de maior diametro para ganhar mais poder de travagem. Mas não mudam as bombas nas rodas. Se fizeres o mesmo num 9000 garanto-te pôs os discos em brasa e perdes poder de travagem. Os discos originais são subdimensionados para o peso do 9000 e facilmente perdem eficácia . E no meu caso com umas jante 17" mais pesadas que as 15" e com mais atrito dos pneus mais largos ainda se sente mais que os discos originais estão subdimensionados, por isso melhorei o sistema de travagem.

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: modificar discos de travão
« Responder #50 em: 13 de Junho de 2014, 22:28 »
Esse link que leste foi o do bmw E-30.

Tens de ler os outros na totalidade.

O problema de um curso maior, é quando as coisas correm mal. Se por acaso o líquido aquecer demasiado, ou por alguma razão houver ar no sistema, é preciso lembrar que nestas condições o pedal ainda vai afundar mais e pode atingir o curso máximo, sem que se consiga obter um poder de travagem que dê para parar a tempo.

Não esquecer que é preciso sempre ter margem de segurança.

E temos que fazer o que os fabricantes fazem. Uns travões minimamente decentes nunca ficam perto do curso máximo em condições normais, para que exista uma margem de segurança para quando os travões sobreaquecem ou mesmo um tubo rebenta, há ar ou o óleo começou a criar bolhas de vapor.

Eu só disse isto pois um sistema de travagem tem de ser pensado pra poder funcionar com uma eficácia mínima quando há avarias nos componentes, é feito a pensar na pior situação que venha a ocorrer.

Exemplo disto é o sistema de travagem em diagonal e em duplo circuito, que todos os carros a partir dos anos 70 (penso), foram obrigados por lei a o ter montado de série.

Antes desta exigência legal, se um tubo rebentasse ou houvesse uma grande fuga, esta afectava todo o sistema de travagem e este simplesmente deixava de funcionar. Hoje em dia se isto acontecer, perde-se eficácia de travagem, mas o circuito não afectado continua a fazer o seu trabalho, mesmo que isso implique uma grande força no pedal.

E o circuito em diagonal foi implementado para melhorar a estabilidade em travagens de emergência, entre outras coisas. Mas geralmente um circuito em diagonal tem dois circuitos separados.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: modificar discos de travão
« Responder #51 em: 13 de Junho de 2014, 23:00 »
Esse link que leste foi o do bmw E-30.

Tens de ler os outros na totalidade.

O problema de um curso maior, é quando as coisas correm mal. Se por acaso o líquido aquecer demasiado, ou por alguma razão houver ar no sistema, é preciso lembrar que nestas condições o pedal ainda vai afundar mais e pode atingir o curso máximo, sem que se consiga obter um poder de travagem que dê para parar a tempo.

Não esquecer que é preciso sempre ter margem de segurança.

E temos que fazer o que os fabricantes fazem. Uns travões minimamente decentes nunca ficam perto do curso máximo em condições normais, para que exista uma margem de segurança para quando os travões sobreaquecem ou mesmo um tubo rebenta, há ar ou o óleo começou a criar bolhas de vapor.


Tu ainda não entendeste, porque digo para por uma bomba com um piston de menor diâmetro.

Com o sistema de travagem de origem o curso de pedal era de 3 cm (valor exemplificativo), quando instalei o kit de travões da speedparts o curso do pedal passou para 2 cm. No entanto nesses 2 cm tem mais poder de travagem que nos 3 cm originais.

Ao mudares a bomba central para uma com um piston de menor diâmetro passas a ter novamente os 3 cm de curso do pedal original, mas visto que tens umas bombas de 6 pistons e discos de maior diâmetro tens muito mais poder de travagem nesses mesmos 3 cm.

Se não mudares a bomba central de travões ficas com 2 cm de curso de pedal que te é muito mais difícil de dosear pois perdeste 1 cm de sensibilidade.


Em relação ao oleo de travões o meu sistema tem Motul RBF660 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: modificar discos de travão
« Responder #52 em: 13 de Junho de 2014, 23:50 »
A informação que aqui deixei foi para informar e ajudar quem quer ou já modificou o sistema de travagem.

Smap, quando ao que dizes não digo que não tens razão no que dizes em relação ao cilindro principal original.

Só mais uma cena, ao colocar um cilindro de maior diâmetro, não te esqueças que a pressão aplicada por este no fluido diminui, logo ao mínimo toque no pedal não se deve notar os travões a "responderem logo". P = F/A
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: modificar discos de travão
« Responder #53 em: 16 de Junho de 2014, 07:34 »
Eu habituei-me ao novo curso de pedal, não cheguei a trocar a bomba central de travões. Uma coisa que também faz imensa diferença é o servo-freio que no caso do 9000 podia ser melhor, mas ainda não encontrei nenhum que seja plug and play e com melhores características ...

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: modificar discos de travão
« Responder #54 em: 16 de Junho de 2014, 08:40 »
Não sei que porra de discos / calços tenho no 9-3ss aero...
Mas estou mortinho que acabem para colocar uns bons...

Quando fui à figueira ver as coisas para o encontro atrasei-me... maldito leitão...
tive que vir "lançado" para o porto...

fiquei a saber duas coisas...

O carro afinal até anda... deu 250 várias vezes... (em pista fechada, claro, lol)
e... o carro não trava...

Em plena A1, com 3 faichas de rodagem, um imbecil lembrou-se de se meter à minha frente...
Coloquei o pé ao travão...
carreguei, carreguei, carreguei e... chegou ao fim do curso e o carro sempre a andar em frente...

o azelha saiu-me da frente e ultrapassei-o com o pedal do travão encostado no fundo...

lolol

tem piada porque não lhe toquei na trazeira.. .senão deixava de ter...

travões por vacuo.... grrrrr... para quê???

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: modificar discos de travão
« Responder #55 em: 17 de Junho de 2014, 21:29 »
O pedal foi ao fundo? Ou tás na brincadeira?

  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: modificar discos de travão
« Responder #56 em: 17 de Junho de 2014, 21:37 »
foi ao fundo....

Depois em teste... com o carro parado... verifiquei que vai sempre ao fundo...

obviamente tenho que fazer força... mas toco no fundo do curso do pedal.... mesmo parado..

na condução do dia a dia trava bem, imobilizo bem o carro, mas nunca tive que carregar com tanta "vontade"...

Tenho que comparar com outro igual a ver se é feitio ou defeito....

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: modificar discos de travão
« Responder #57 em: 17 de Junho de 2014, 21:59 »
Penso que quase de certeza não é normal.

Podem ser borrachas da bomba principal, ou ar, ou alguma fuga de òleo no sistema.

Tens de ver o nível de òleo de travão, mas se tiver baixo penso que acende uma luz, e o tubo de travão de cada uma das rodas.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: modificar discos de travão
« Responder #58 em: 17 de Junho de 2014, 22:14 »
foi a primeira coisa que fui ver...
tudo ao nível e tudo normal...
como te referi, no dia a dia não notas qualquer anomalia...

não sei se os tids usam o mesmo sistema de travagem... porque a gasolina não conheço mais nenhum com quem me relacione...  :( ...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: modificar discos de travão
« Responder #59 em: 17 de Junho de 2014, 22:35 »
Então podem ser as borrachas da bomba principal ou mesmo um ponto de corrosão no cilindro principal.

Por acaso o óleo de travão tá preto ou com partículas pequenas em suspensão?
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992