Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 23:02

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

319 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Conselhos para uma possível compra de SAAB 9-5 2.0T SW ou 2.3T aero SW a GPL  (Lida 21743 vezes)

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Caríssimos,

Estou a equacionar adquirir uma carrinha a GPL e gostaria de ter o vosso precioso contributo.

A viatura em vista é um SAAB 9-5 2.0T SW (2000-2005), ou 2.3T Aero (embora seja mais gastadora  >:D), para posteriormente colocar a GPL. Estou a fazer em média cerca de 30000 km por ano, 60% auto-estrada, 30% estradas nacionais e 10% em cidade.

Actualmente circulo com uma Volvo V50 1.6 Drive (2010), da qual sou o segundo proprietário e sem grandes razões de queixa, pois tem cumprido com o seu propósito. Mas ainda assim, por mais cuidadoso que seja, estou sempre com o receio de ter os problemas crónicos (€€€€€€ ++P) deste tipo de motorização e respetivos componentes. Embora tenha pesquisado muito, quando a comprei não tinha grande noção do que implicava este tipo de motorização, apenas sabia que era poupado e estava bem estimado, foi este os motivos, a par de adorar o seu design, que me levaram a optar por este modelo e motor.

Pontos positivos:
- médias sempre na casa dos 5 lt/100km, o que é excelente!;
- conforto dos bancos;
- excelente design, tudo no seu lugar;

Pontos menos positivos:
- carrinha com uma mala com espaço pouco amplo;
- motor com pouca força;
- sonoridade própria de motor diesel de baixa cilindrada;
- insonorização do habitáculo;
- vibrações do motor;
- alguns materiais de fraca qualidade;
- alguns ruídos parasitas que teimam em não sair... entre outras pequenas coisas que vão aparecendo.

Na altura em que a comprei a V50 ainda procurei uma com motorização a gasolina 1.8 ou 1.6, mas a missão revelou-se impossível, só importando... a V70 era a segunda hipótese, mas não encontrei nenhuma em bom estado e na altura parecia-me exagerada...

Neste momento, ponho na equação a vender/troca da V50 (que conta com 181.000 km e ainda tem algum valor de mercado) pela 9-5 SW (pouco valorizadas). Depois de feitas as contas, como convém sempre, após instalar o sistema de GPL, o custo por km é muito similar. Para além das revisões do GPL, a manutenção periódica será por conta de mecânico de confiança.

Dúvidas:
- faz sentido a troca V50 1.6d (2010) > 9-5 2.0T SW (2001-2005)?
- caixa automática neste modelo, sim ou não? (eu tenho um 9-3 2.0T cabrio com caixa automática e funciona perfeitamente, super suave e sem qualquer reparo a fazer).
- compensa colocar na equação a motorização 2.3T Aero (250 cv)  :D
- partindo do pressuposto que o motor da carrinha a adquirir está bem estimado e que será muito bem estimado, é resistente o suficiente para fazer muitos kms (±500.000) sem grandes problemas?
- quais os problemas mais comuns neste modelos?
- que valor € consideram justo para uma 9-5 2.0T Sw de 2002 com cerca de 200.000km?
- a marca dos 200.000 km no motor ainda justifica a transformação do GPL? sendo que o kit seria amortizado em cerca de 1 ano e meio?
- faz sentido reprogramar a potência de 150 cv para 180 cv?

Assim sendo, gostaria de saber a vossa opinião, conselhos, feedback... o que considerarem relevante e que me possa ajudar nesta indecisão. Como já referi, a ideia é fazer muitos kms (percursos mistos de auto-estrada e estradas nacionais) e ficar com a carrinha por muuuiiiiiiiiittooo tempo.

Obrigado pela atenção!


  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Hmm, vires a um forum da Saab perguntar se comprar um Saab faz sentido   :)))... claro que faz  O:-)

O 9-5 é um carro com mais anos que a tua V50 mas não há comparação possível, é outro segmento outro conforto que só poderás ter como comparação o S80/V70 P2.

No entanto comprar um carro tem sempre riscos. Tu sabes como está a tua V50 e como a tens mantido, valerá o risco de trocares por um carro que podes não saber a história?

Os motores Saab são resistentes mas claro têm alguns  problemas que é preciso estar atento na altura de pesquisar. O mais comum é o sistema PCV que convém verificar e certificar que o carro fez as revisões recomendadas (a cada 10 mil kms) com oleo 100% sintético (5w30 ou 5w40) de boa qualidade.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Os modelos após 2004 já têm o problema do oil sludge resolvido de fábrica.

Eu tenho um 9-5 a GPL com o motor 2.0T de 150 cv. Comprei-o com 159 mil kms e mandei fazer a instalação a GPL. Hoje conta com 330 mil km sem grandes problemas e durante muito tempo fiz 40 mil kms ao ano. No meu caso, com muita autoestrada a 110/120 km/h conseguia com um deposito de GPL fazer 560 km (~50l o que dá +/- 26€).

A minha sugestão é procurares um modelo sem o GPL instalado. Isto porque o GPL adiciona alguma complexidade e se algo não estiver bem pode ser dificil de encontrar o problema, se é do carro ou do GPL, além de que é preciso verificar se o sistema GPL tem recebido a devida atenção e manutenção.

Entre o 2.0T ou o 2.3T do Aero, venha o Aero, é outro animal  C:-)

 
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Hmm, vires a um forum da Saab perguntar se comprar um Saab faz sentido   :)))... claro que faz  O:-)

O 9-5 é um carro com mais anos que a tua V50 mas não há comparação possível, é outro segmento outro conforto que só poderás ter como comparação o S80/V70 P2.

No entanto comprar um carro tem sempre riscos. Tu sabes como está a tua V50 e como a tens mantido, valerá o risco de trocares por um carro que podes não saber a história?

Os motores Saab são resistentes mas claro têm alguns  problemas que é preciso estar atento na altura de pesquisar. O mais comum é o sistema PCV que convém verificar e certificar que o carro fez as revisões recomendadas (a cada 10 mil kms) com oleo 100% sintético (5w30 ou 5w40) de boa qualidade.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Os modelos após 2004 já têm o problema do oil sludge resolvido de fábrica.

Eu tenho um 9-5 a GPL com o motor 2.0T de 150 cv. Comprei-o com 159 mil kms e mandei fazer a instalação a GPL. Hoje conta com 330 mil km sem grandes problemas e durante muito tempo fiz 40 mil kms ao ano. No meu caso, com muita autoestrada a 110/120 km/h conseguia com um deposito de GPL fazer 560 km (~50l o que dá +/- 26€).

A minha sugestão é procurares um modelo sem o GPL instalado. Isto porque o GPL adiciona alguma complexidade e se algo não estiver bem pode ser dificil de encontrar o problema, se é do carro ou do GPL, além de que é preciso verificar se o sistema GPL tem recebido a devida atenção e manutenção.

Entre o 2.0T ou o 2.3T do Aero, venha o Aero, é outro animal  C:-)

 

Meteorologist, agradeço a partilha da tua experiência com a máquina.
Ando com imensas dúvidas sobre esta possível troca e as opiniões/relatos da experiências pessoais sobre o 9-5  é o melhor feedback para tomar uma decisão.
Sei que são viaturas de escalões e épocas diferentes, mas o que procuro é um carro resistente, confortável, intemporal, fiável, com consumo q.b. e que resista ao passar dos anos... quem sabe um futuro clássico... Não procuro o carro da moda  :D

Bem sei que todos os carros têm os seus pontos fracos, e eu já vou conhecendo os da V50... por muito que goste da carrinha, o motor é um tanto sensível...
Vou ter em consideração todas as dicas. A questão do oil sludge já tive oportunidade de ler e a reler todos os tópicos, não fazia ideia da dimensão do problema, mas se o kit PVC e um bom óleo (MOBIL 1) resolvem, perfeito. Também não sabia era que a mudança do óleo do 9-5 era de 10 em 10 mil kms. Na V50 é indicado fazer de 20 em 20 mil kms, mas por prevenção também faço de 10 em 10 mil kms, assim como, mudo sempre o respetivo filtro.
Relativamente ao registo das revisões numa viatura usada, provavelmente com mais de 2 proprietários, é preciso ter sorte ...

A média do teu 9-5 2.0t é excelente, é o único ponto que me leva a por de lado o 2.3T Aero, por muito que deseje ter a meu comando os seus 250 cv! >:D

A ideia e mesmo essa, procurar uma SW em bom estado para transformar a GPL. Como vivo na área de Lisboa, e do feedback que tenho, a instalação do kit na Front Fuels parece ser um boa opção, mas se considerarem que existe outra empresa com boa cotação e que devo consultar, agradeço as sugestões.

Vou começar a procurar. Se por acaso souberem de alguma 9-5 que aparente ser um bom negócio, por favor avisem.

Obrigado! 
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Nós estamos aqui para ajudar  O0

Boa sorte na procura, as carrinhas 9-5 a gasolina não abundam e as 9-3 (>2003)... é como encontrar as V50 com o 1.6 e 1.8 a gasolina...  :-[

Verifica se tem o kit PCV6 instalado. Temos um tópico onde se explica como identificas o PCV6. Relembro que os modelos após 2004 já têm o problema resolvido de fabrica.

Senão tiver o kit PCV6 recomenda-se que se instale e que se limpe o carter e todo o lixo que possa ter. Foi o que eu fiz com meu mas felizmente como tinha as revisões todas na Saab o carter estava limpinho porque levou sempre bom óleo e revisões a tempo e horas.

  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Nós estamos aqui para ajudar  O0

Boa sorte na procura, as carrinhas 9-5 a gasolina não abundam e as 9-3 (>2003)... é como encontrar as V50 com o 1.6 e 1.8 a gasolina...  :-[

Verifica se tem o kit PCV6 instalado. Temos um tópico onde se explica como identificas o PCV6. Relembro que os modelos após 2004 já têm o problema resolvido de fabrica.

Senão tiver o kit PCV6 recomenda-se que se instale e que se limpe o carter e todo o lixo que possa ter. Foi o que eu fiz com meu mas felizmente como tinha as revisões todas na Saab o carter estava limpinho porque levou sempre bom óleo e revisões a tempo e horas.



Meteorologist, obrigado pelas dicas  O0
Pois é... as SAAB 9-3 (>2003) a gasolina não abundam e eu há cerca de 1 ano perdi a oportunidade de adquirir uma toda quitada, V6 Hirsch...  :(|| enfim... mas a nível do interior, design e do conforto, creio que gosto mais da 9-5 (1999>2005)... tudo depende da oportunidade!
Relativamente ao kit PVC6, vou tentar ler esse tópico de que falas para identificar se tem ou não.
Por sinal, hoje fui fazer um test drive: 9-5 2.0t SW (Arc) de Setembro de 2003, com caixa automática/manual com comandos no volante, no entanto, não sei se já tem o PVC6, aqui fica o link para as vossas opiniões:

    Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Gostei muito do feeling da carrinha, mas não tem a força (nem o peso) do meu 9-3... ainda assim o comportamento de modo geral é suave e quando é preciso mexe-se muito bem... C:-)...
Podia era estar mais bem estimada... a atual proprietária é o segundo dono e o anterior é uma pessoa amiga (ou seja, conhece o historial da viatura), que nunca olhou a custos na sua manutenção... mas neste momento está a precisar de muito carinho.

Exterior
De chapa e de pintura estava muito razoável, apenas uns riscos de coleção nos pára-choques e creio que com uma boa polidela fica logo com outro encanto ;) 

Motor
O compartimento do motor estava sujo q.b., o que permitiu verificar estava tudo no seu lugar sem nenhuma batida escondida... também tinha alguns pontos a verter óleo... pelo que deve necessitar de trocar todos os retentores e afins... mas creio que não deve ser nada de crítico.
A sua sonoridade pareceu-me bem e regular.

Interior
No interior estava tudo minimamente bem estimado:
- estofos sem qualquer mazela;
- tapetes originais Saab e tapeçarias a precisarem de uma boa lavagem;
- cortina da caixa automática partida, precisa de ser substituída (problema que parece ser crónico da idade nestas caixas, o meu também vinha com ela partida);
- o ar condicionado não fazia frio, tinha força mas de frio nada (espero que tenha apenas de ser carregado);
- no geral precisa de uma boa limpeza, principalmente a bagageira;
- os écrans estão bons, sem qualquer anomalia (o que costuma ser raro);
- só tem uma chave, a outra não sei a história do seu desaparecimento....


Em suma, para um exemplar de 09/2003 o valor não parece muito fora, comparado com o que se vê por aí... mas bem negociado poderia pensar... mas nunca sem antes fazer um checkup numa oficina credível, onde fosse possível testar a compressão dos cilindros. Relativamente à caixa automática pareceu estar tudo operacional, mas como não tive tempo para ver o livro de revisões e toda a documentação... só mesmo na oficina.  Quando a liguei, as únicas notas do CB era a indicar pouca água no depósito do limpa párabrisas e pilha do comando fraca.
Achei apenas estranho o facto de ser a versão ARC e não ter Cruise Control... mas também não faço muita questão... importo-me mais com o bom estado geral da viatura.

É claro que, seja qual for a viatura que adquirir vai ter de ir para o mecânico para a revisão da praxe... e vou dar especial atenção à limpeza do cárter.

Abraços!


 

  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Viva, era conveniente ver a questão do PCV6.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Se não tiver convém tirar o carter fora e limpar tudo muito bem, principalmente se não houver um histórico de manutenção confiável. Óleo 100% sintético de qualidade a cada 10 mil kms.

Mudança de óleo da caixa auto é tb altamente recomendável.

Para ver se o AC está a funcionar correctamente tens um modo de diagnóstico onde poderás encontrar, caso hajam, códigos de error.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Que pontos tinhas a verter óleo?

Abraço
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
Boa noite,

adoro essas carrinhas, um dia ainda vou ter uma !
S e avançar com a compra da carrinha, está uma no Bentos, em samora correia para peças, esta impecável, pode ser que tenha algumas peças que venha a precisar ! Caso lhe dê jeito costumo lá ir, como também vivo em Lisboa podemos combinar e irmos lá.

Boa compra !
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Viva, era conveniente ver a questão do PCV6.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Se não tiver convém tirar o carter fora e limpar tudo muito bem, principalmente se não houver um histórico de manutenção confiável. Óleo 100% sintético de qualidade a cada 10 mil kms.

Mudança de óleo da caixa auto é tb altamente recomendável.

Para ver se o AC está a funcionar correctamente tens um modo de diagnóstico onde poderás encontrar, caso hajam, códigos de error.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Que pontos tinhas a verter óleo?

Abraço

Meteorologist, uma vez mais obrigado pelas recomendações e links.
Se não tiver kit PCV6 será a primeira prioridade!  O0
Quanto ao óleo da caixa também não será esquecido.

Tinha vários pontos a babar óleo, nomeadamente da junta da cabeça e de algumas polies, mas não consegui identificar precisamente a sua origem, pois tive pouco tempo para ver com calma. Sem dúvida que carece de uma inspeção mais profunda antes de avançar para este ou qualquer outro negócio.
Em princípio, para a próxima semana conto com ir ver uma Aero  ::) eheheh
Tudo se resume a uma boa oportunidade e muita ponderação!

Boa noite,

adoro essas carrinhas, um dia ainda vou ter uma !
S e avançar com a compra da carrinha, está uma no Bentos, em samora correia para peças, esta impecável, pode ser que tenha algumas peças que venha a precisar ! Caso lhe dê jeito costumo lá ir, como também vivo em Lisboa podemos combinar e irmos lá.

Boa compra !

Valerios agradeço a atenção e disponibilidade
De facto a 9-5 SW começa a ser mesmo um objeto de desejo, para não falar da excelente máquina que é.
Assim que arranjar uma darei novidades aqui no fórum.
Se por acaso souberem de algum negócio avisem!

Obrigado!

Abraços
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
SAAB 9-5 SW (1998-2005), palavras para quê??? ;)

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
" alt="" class="bbc_img" />

Agora que aprendi a colocar fotos no fórum (uma a uma), espero que apreciem!!!  O0
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Belas fotos... também não me importava de trocar o meu 9-5 sedan por uma 9-5 sw, ou melhor, trocar o segundo carro cá de casa e ficar com 2 9-5   ;D
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline Squirrel

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 96
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Sintra
Caríssimos,

Estou a equacionar adquirir uma carrinha a GPL e gostaria de ter o vosso precioso contributo.

A viatura em vista é um SAAB 9-5 2.0T SW (2000-2005), ou 2.3T Aero (embora seja mais gastadora  >:D), para posteriormente colocar a GPL. Estou a fazer em média cerca de 30000 km por ano, 60% auto-estrada, 30% estradas nacionais e 10% em cidade.
...
Obrigado pela atenção!

Viva,
Antes de mais, lamento ter encurtado o seu post, mas como está disponível em cima, pode ser lido por quem assim o entender.
Tenho um 9.3 2.0T de 10/2000 modelo de 2001, que adquiri ao 2.º proprietário com cerca de 204kkms e que dado ser carro para trabalho e muitas e longas deslocações, assim que me foi possível recebeu GPL.
É absolutamente necessário mudar o PCV, aconselho a levantar a tampa do motor e olhar bem lá para dentro, o meu trazia tubos do PCV rotos e um de vácuo desligado e mesmo assim andava bem, excepto pelos vapores de óleo e algum óleo que teimavam em não ficar dentro do motor.
Para a instalação do GPL não existem apenas os instaladores muito conhecidos, há outros que por o serem menos, têm mais disponibilidade para os clientes, também são excelentes técnicos e e trabalham há muitos anos no ramo.
De referir que são amplamente referidos como os mais indicados para os Saab e Volvo, por exemplo, os sistemas da Landi-Renzo, que é o que tenho instalado no meu, não podendo opinar sobre outros.
Tirando a afinação inicial e uma outra que entendi fazer aquando da alteração do meu motor de 150hp (B205E) para 185hp (B205L), não tenho tido qualquer problema e conta agora com cerca de 45kkms feitos a GPL, tendo passado as deslocações a serem muito menores e de curta duração.
Quando começa a falhar, é sinal que o pólo da velas está grande e afino se ainda tiver alguma margem, senão, leva novas.
Também eu procurei / procurarei um dia uma 9.5 e eventualmente a Aero, mas temos por aqui um amigo que tendo utilizado ambos os motores com várias modificações de potência, afirma não justificar racionalmente a utilização do 2.3 de 250hp, por comparação com um 2.0 com upgrade digamos 210hp, dados os consumos habitualmente mais elevados.
Não quer dizer que um 2.0 com upgrade não gaste mais, mas se se conseguir ser suave com o pé direito consegue-se atingir consumos com médias atraentes.
Em estrada nacional consigo fazer fácilmente 8,5 a GPL, enquanto que chegava a conseguir fazer 7,5 a gasolina antes da instalação.
Mas também gasta 12 / 14 em estrada ou auto-estrada, se não houver cuidado com o pé direito...
Uma outra opção mais arriscada, mas seguramente mais abrangente em termos de diversidade de modelos e preços, seria aguardar pelo próximo ano, pelo menos, e ver como ficará o mercado dos importados, dada a alteração já publicada e que elimina os impostos adicionais que existiam nessa importação, o que também tenho andado a analisar.
Pode encontrar esta por exemplo e muitos mais neste site, inclusivé nos Países Baixos  algumas já com GPL instalado:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

No Reino Unido ainda conseguem ser bem mais baratas, mas a mania de terem o volante no lado errado do carro, não ajuda...

Lamento o meu testamento, Boa sorte e Felicidades na procura!
Abraço!
AB



 
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Squirrel, só posso agradecer o testamento, que para mim foi precioso. O0

Quanto mais informações reunir sobre a máquina melhor será a minha decisão.
Pondero seriamente em adquirir uma 9-5 SW para fazer muitos e bons kms com conforto, segurança, espaço de bagageira e exclusividade. Os consumos que indicou para mim são mais que aceitáveis e era o que tinha em mente, pois tenho uma condução cuidada sem excessos, mas uma vez por outra gosto de fazer uso ao pé direito...

Quanto ao instalador do GPL, desde que tenha boas referências, seja de confiança e dê boa assistência, não tenho preferência por nenhum em especial. Até prefiro ter a assistência de um técnico que tenha disponibilidade para resolver algum imprevisto.

Relativamente à alteração da lei dos carros importados, por acaso já me tinham falado do tema, mas apenas no que toca ao pagamento IUC. Vou estudar melhor o assunto, pois também já vi (aparentemente) grandes oportunidades nos Países Baixos e fico sempre na dúvida se depois não pago o valor equivalente ao legalizar em PORTUGAL. Coincidência ou não, também já tinha visto o anúncio desta Aero azul, muito bonita e a um excelente preço! Pois é, no Reino Unido é que as oportunidades de negócio abundam, mas enganaram-se no lado...  No entanto, por esse motivo, também pode ser que se encontre por lá um bom negócio com o volante à esquerda, tal como por cá se vai encontrando carros que vieram de lá... quem sabe! A única desvantagem é o clima mais propenso à ferrugem!

Também pondero adquirir uma 2.0 t (mais comum no mercado português) e fazer um aumento de potência, e do que li, creio que não vá aumentar significativamente o consumo. Não tenho a certeza, mas creio que o consumo da 9-5 2.3T Aero (230hp) de 2001 é ligeiramente mais baixo que da 2.0t (150hp), estou certo?

Vou continuar a procura, mas sem grande pressão.
Uma vez mais obrigado por toda a informação.

Abraço,
LA
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline Squirrel

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 96
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Sintra
Squirrel, só posso agradecer o testamento, que para mim foi precioso. O0

Quanto mais informações reunir sobre a máquina melhor será a minha decisão.
Pondero seriamente em adquirir uma 9-5 SW para fazer muitos e bons kms com conforto, segurança, espaço de bagageira e exclusividade. Os consumos que indicou para mim são mais que aceitáveis e era o que tinha em mente, pois tenho uma condução cuidada sem excessos, mas uma vez por outra gosto de fazer uso ao pé direito...

Quanto ao instalador do GPL, desde que tenha boas referências, seja de confiança e dê boa assistência, não tenho preferência por nenhum em especial. Até prefiro ter a assistência de um técnico que tenha disponibilidade para resolver algum imprevisto.

Relativamente à alteração da lei dos carros importados, por acaso já me tinham falado do tema, mas apenas no que toca ao pagamento IUC. Vou estudar melhor o assunto, pois também já vi (aparentemente) grandes oportunidades nos Países Baixos e fico sempre na dúvida se depois não pago o valor equivalente ao legalizar em PORTUGAL. Coincidência ou não, também já tinha visto o anúncio desta Aero azul, muito bonita e a um excelente preço! Pois é, no Reino Unido é que as oportunidades de negócio abundam, mas enganaram-se no lado...  No entanto, por esse motivo, também pode ser que se encontre por lá um bom negócio com o volante à esquerda, tal como por cá se vai encontrando carros que vieram de lá... quem sabe! A única desvantagem é o clima mais propenso à ferrugem!

Também pondero adquirir uma 2.0 t (mais comum no mercado português) e fazer um aumento de potência, e do que li, creio que não vá aumentar significativamente o consumo. Não tenho a certeza, mas creio que o consumo da 9-5 2.3T Aero (230hp) de 2001 é ligeiramente mais baixo que da 2.0t (150hp), estou certo?

Vou continuar a procura, mas sem grande pressão.
Uma vez mais obrigado por toda a informação.

Abraço,
LA

Viva Caríssimo LA,
Na minha opinião e tendo conduzido apenas uma única vez uma 9.5 Aero, que estava com problemas na caixa automática, o "truque" dos consumos do 2.0 vs o 2.3 é o turbo de baixa pressão.
Ao fazer um upgrade de por exemplo 150hp para 185hp, o que eu fiz e segundo o técnico que a fez no meu, vai notar um ligeiro aumento de consumos, para mim negligenciável.
Em condições práticas e atenção que ressalvo não ter esse conhecimento, mas haverá quem tenha, acredito qualquer dos 2.3 gastará mais que o 2.0.
Relativamente aos impostos sobre os importados, não é só a questão do IUC, são também os montantes de impostos que são / eram cobrados à cabeça por uma viatura mais antiga e supostamente mais poluente, conforme preconizavam os impostos auto a partir de Julho de 2007, inclusivé.
Ou seja, na prática já não lhe aplicam o exagero de quase €10.000, que eu me recorde era o que resultava da importação de uma 2.3 Aero até Junho de 2007, mais o IUC actualizado.
Deixo aqui um link rápido que tinha guardado nos meus favoritos, mas que sinceramente ainda não li na totalidade:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Eu como também estou no seu "clube", o de pensar um dia adquirir uma 9.5, vou aprendendo com este que agora tenho e que já não faz tantas deslocações como fazia, o que vai dando para ir mudando o que há a mudar com calma e apreendendo alguns tiques e nuances que os Saab têm e realmente aqui o Fórum é um espaço de excelência, quer ao nível dos administradores, quer ao nível dos utilizadores no esclarecimento de dúvidas.

Abraço!
AB
 
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa

Viva Caríssimo LA,
Na minha opinião e tendo conduzido apenas uma única vez uma 9.5 Aero, que estava com problemas na caixa automática, o "truque" dos consumos do 2.0 vs o 2.3 é o turbo de baixa pressão.
Ao fazer um upgrade de por exemplo 150hp para 185hp, o que eu fiz e segundo o técnico que a fez no meu, vai notar um ligeiro aumento de consumos, para mim negligenciável.
Em condições práticas e atenção que ressalvo não ter esse conhecimento, mas haverá quem tenha, acredito qualquer dos 2.3 gastará mais que o 2.0.
Relativamente aos impostos sobre os importados, não é só a questão do IUC, são também os montantes de impostos que são / eram cobrados à cabeça por uma viatura mais antiga e supostamente mais poluente, conforme preconizavam os impostos auto a partir de Julho de 2007, inclusivé.
Ou seja, na prática já não lhe aplicam o exagero de quase €10.000, que eu me recorde era o que resultava da importação de uma 2.3 Aero até Junho de 2007, mais o IUC actualizado.
Deixo aqui um link rápido que tinha guardado nos meus favoritos, mas que sinceramente ainda não li na totalidade:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Eu como também estou no seu "clube", o de pensar um dia adquirir uma 9.5, vou aprendendo com este que agora tenho e que já não faz tantas deslocações como fazia, o que vai dando para ir mudando o que há a mudar com calma e apreendendo alguns tiques e nuances que os Saab têm e realmente aqui o Fórum é um espaço de excelência, quer ao nível dos administradores, quer ao nível dos utilizadores no esclarecimento de dúvidas.

Abraço!
AB
 

Ora Viva, Squirrel,
Nem sei como agradecer todo o feedback!
Eu também presumo que o 2.3T gaste mais do que o 2.0t, mesmo que este último tenha um aumento de potência de 150hp para 185hp (ou 210hp), aliás, essa é também a minha intenção caso encontre uma boa oportunidade de uma 9-5 sw 2.0t.

Fui ver uma 9-5 2.0t de 2003 (não consigo partilhar o link do OLX porque já não se encontra ativo), com caixa automática, e não notei nada de muito anómalo no seu comportamento, respondendo bastante bem ao pé direito. Estava preservada q.b. por dentro e por fora, apenas o motor é que estava babado com óleo em alguns pontos, mas não me pareceu crítico. Eu tenho um 9-3 2.0T SE 2002 Cabrio com caixa automática, pelo que já estou familiarizado com a mesma e até à data zero problemas, muito rápida e precisa. No entanto, ao contrário do 9-3, como a SW é para fazer muitos kms e temo que a caixa automática precise de outros cuidados em intervalos mais curtos, o que vai certamente deixar de ser uma opção mais económica, para não falar que a automática gasta sempre um pouco mais.

Tenho visto vários SAAB (a gasolina) à venda com mais de 400.000kms, sinal de que são resistentes. Nesta lógica, ainda ponderei comprar uma 9-5 muito barata para projeto de fim-de-semana, por forma a ir conhecendo melhor o potencial da máquina, mas a minha pouca experiência em matéria de engenharia mecânica e a necessidade de ter uma unidade em bom estado para fazer muitos kms, obrigou-me a por de lado essa ideia.

Quanto ao sistema GPL, têm aconselham sempre arranjar uma unidade com poucos kms para depois transformar, mas não é fácil encontrar uma unidade de fim-de-semana (é um achado). Por isso, pergunto se uma viatura com mais 200.000 kms, após os devidos testes e verificações ao motor, garante uma boa resposta por mais 200.000kms.

Entretanto, vou analisar as alterações à lei e esperar até janeiro! As oportunidades fora de PORTUGAL são muito promissoras! Obrigado pelo link  O0

No que toca ao Fórum, é sem sombra de dúvida um espaço de excelência a todos os níveis.
Só com partilha de experiências reais de utilização e conhecimento dos 'defeitos e virtudes' das máquinas, é possível deter um conjunto de informações de qualidade sobre o assunto. Neste aspeto o SAABsPORTUGAL é uma referência incontornável e tem sido a minha base de dados ;)

Voto de muitos e bons kms com 9-5!
 
Abraço,
LA

  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline Squirrel

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 96
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Sintra


Ora Viva, Squirrel,
Nem sei como agradecer todo o feedback!
Eu também presumo que o 2.3T gaste mais do que o 2.0t, mesmo que este último tenha um aumento de potência de 150hp para 185hp (ou 210hp), aliás, essa é também a minha intenção caso encontre uma boa oportunidade de uma 9-5 sw 2.0t.

Fui ver uma 9-5 2.0t de 2003 (não consigo partilhar o link do OLX porque já não se encontra ativo), com caixa automática, e não notei nada de muito anómalo no seu comportamento, respondendo bastante bem ao pé direito. Estava preservada q.b. por dentro e por fora, apenas o motor é que estava babado com óleo em alguns pontos, mas não me pareceu crítico. Eu tenho um 9-3 2.0T SE 2002 Cabrio com caixa automática, pelo que já estou familiarizado com a mesma e até à data zero problemas, muito rápida e precisa. No entanto, ao contrário do 9-3, como a SW é para fazer muitos kms e temo que a caixa automática precise de outros cuidados em intervalos mais curtos, o que vai certamente deixar de ser uma opção mais económica, para não falar que a automática gasta sempre um pouco mais.

Tenho visto vários SAAB (a gasolina) à venda com mais de 400.000kms, sinal de que são resistentes. Nesta lógica, ainda ponderei comprar uma 9-5 muito barata para projeto de fim-de-semana, por forma a ir conhecendo melhor o potencial da máquina, mas a minha pouca experiência em matéria de engenharia mecânica e a necessidade de ter uma unidade em bom estado para fazer muitos kms, obrigou-me a por de lado essa ideia.

Quanto ao sistema GPL, têm aconselham sempre arranjar uma unidade com poucos kms para depois transformar, mas não é fácil encontrar uma unidade de fim-de-semana (é um achado). Por isso, pergunto se uma viatura com mais 200.000 kms, após os devidos testes e verificações ao motor, garante uma boa resposta por mais 200.000kms.

Entretanto, vou analisar as alterações à lei e esperar até janeiro! As oportunidades fora de PORTUGAL são muito promissoras! Obrigado pelo link  O0

No que toca ao Fórum, é sem sombra de dúvida um espaço de excelência a todos os níveis.
Só com partilha de experiências reais de utilização e conhecimento dos 'defeitos e virtudes' das máquinas, é possível deter um conjunto de informações de qualidade sobre o assunto. Neste aspeto o SAABsPORTUGAL é uma referência incontornável e tem sido a minha base de dados ;)

Voto de muitos e bons kms com 9-5!
 
Abraço,
LA
[/quote]

Viva novamente,
Concordo e eu também procurei carros com poucos klms, para a instalação posterior do GPL, mas simplesmente não há desses à venda.
Os que já estão a GPL, por alguma razão receberam o sistema, normalmente é para fazer klms...
Adquiri o que estava (relativamente) com melhor aspecto e de mecânica para a minha carteira.
Já se sabe que há sempre algo a fazer, daí que fui mudando algumas coisitas, fui andando a gasolina mesmo em trabalho e depois instalei o sistema que tem agora.
Fazia por vezes deslocações de cerca de 800 / 900 klms num dia, por vezes mais do que uma por semana, pelo que estou à vontade para afirmar que os motores são resistentes qb, mesmo com mais de 200.000 o que o meu já tinha.
A alteração para 210hp já implica ter atenção ao kit a instalar, uma vez que são sistemas mais caros.

Abraço!
AB
 
  • Saab 9.3 2.0T - 10/2000