Boa noite,
uma vez a ausência de noticias não é bom sinal !
Há novidades, o saab encontra-se de motor aberto ! Foi uma necessidade, o consumo de óleo mantinha-se e a decisão de trocar apenas segmentos e capas de biela sem tirar motor estava tomada, após várias opiniões, é normal fazer-se tal reparação. A necessidade advém de o saabzão numa das vindas do alentejo, começa a falhar por volta das 2000 rpm, estava a trabalhar a 3 cilindros, os mesmos sintomas de uma cassete DI estragada! Como bom homem prevenido tenho uma boa na caixa do carro, não ocupa muito espaço, e com uma chave na arrumação da porta do condutor, 10 min e esta trocada, assim fiz, continuo na mesma ! Chegada a Lisboa, no dia seguinte, o mesmo, fui comprar as velas e troquei, logo na primeira que tiro, cilindro 4, estava completamente encharcada em óleo ! O problema esta identificado, troca de velas, e problema mantém-se, experimenta-se outra cassete, e o problema continua, boa ! Assim faz-se já a reparação, várias opções de quem fazer o trabalho, numa das situações não faziam o trabalho sem tirar o motor! Entrego o carro a um Amigo mecânico, nunca me deixando mal, e já tendo experiência com o outro 900 que tenho, e ainda por cima posso ajudar e arranjar eu as peças necessárias, óptimo !
O consumo de óleo podia ver de várias coisas, mas na pior das hipóteses o cilindro podia estar danificado ou o piston, felizmente não !
O ponto de situação após tirar o cartér e a cabeça, é bom e mau !
A combota, capas de bielas, pistons, cilindros ainda sem estarem polidos, apenas os segmentos do óleo já não estão a 100%, boas noticias, o bloco está impecável ! As outra noticias, uma válvula de escape queimada, a do cilindro 4, e aparente passagem de óleo nos vedantes de válvulas.
As fotos do ponto de situação :
E agora é aguardar a conclusão dos trabalhos !
Espero ter novidades em breve.
Cumprimentos