Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 06:03

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

506 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência  (Lida 17135 vezes)

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« em: 25 de Junho de 2013, 08:26 »
para quem tem dúvidas e ainda pense que no GPL tem perdas significativas de potência, um bom comparativo feito por um amigo meu:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 08:33 por Reaper »
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #1 em: 25 de Junho de 2013, 10:32 »
Tenho que procurar em casa. (E perguntar ao Teszero!)

Eu tenho os testes de potencia do meu SAAB, ainda original, feitos a gasolina e a GPL.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #2 em: 25 de Junho de 2013, 11:34 »
Tenho que procurar em casa. (E perguntar ao Teszero!)

Eu tenho os testes de potencia do meu SAAB, ainda original, feitos a gasolina e a GPL.

boa, posta aí que é sempre bom haver info.
quando o serra der o "tudo ok" ao meu carro (vou la 5ªf) e assim que puder, vou fazer o teste no meu :)
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2013, 11:38 »
eu ja testei com o meu a uns anos atras e obtive mais com GPL do que com gasolina, e estamos a falar de valores na ordem dos 380 CV

Offline rater

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 136
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Schwäbisch Hall
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2013, 11:49 »
A coisa de 2 anos vi no forum Audipt um user o Aga que têm um A4 1.8T de 150 cv a GPL em que foi ao banco de potência com o carro dele e acho que debitou a GPL  155 cv e senão me engano a gasolina 95 foi cerca de 148 cv. Belo tópico  O0
  • VW Polo 2009 1.2

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2013, 12:42 »
Tenho que procurar em casa. (E perguntar ao Teszero!)

Eu tenho os testes de potencia do meu SAAB, ainda original, feitos a gasolina e a GPL.

boa, posta aí que é sempre bom haver info.
quando o serra der o "tudo ok" ao meu carro (vou la 5ªf) e assim que puder, vou fazer o teste no meu :)

Entre os testes, faz reset à centralina.
Porque caso contrário vais com os valores de adaptação de um combustivel para o outro e o resultado não vai ser o melhor.

Idealmente vai a GPL para lá e faz o teste a GPL primeiro.
Depois reset e teste a gasolina.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2013, 12:52 »
Reaper eu acho que nao devias de fazer teste nenhum ate teres a centralina programada para o TD04 especificamente. Mudaste o turbo mas nao mudaste a centralina, existem diferenças entre um mapa base de um B205E/L para um mapa base de um B205R em termos de ignição, spoolup de turbo, etc. No teu caso entao que nao tens mapas base, mas mapas "tuning" existem mais diferenças pelo que seria preferivel fazer o teste depois da centralina reprogramada para obteres melhores resultados.

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2013, 13:10 »
Reaper eu acho que nao devias de fazer teste nenhum ate teres a centralina programada para o TD04 especificamente. Mudaste o turbo mas nao mudaste a centralina, existem diferenças entre um mapa base de um B205E/L para um mapa base de um B205R em termos de ignição, spoolup de turbo, etc. No teu caso entao que nao tens mapas base, mas mapas "tuning" existem mais diferenças pelo que seria preferivel fazer o teste depois da centralina reprogramada para obteres melhores resultados.

Eu já tenho a centralina para o TD04, o Filipe já me a mandou há 3 semanas e ela já está no carro, tudo instalado quando o turbo foi trocado :) .

De qualquer forma eu não vou fazer o teste já enm vou puxar pelo carro até fazer uns 1000 km ou assim com o turbo novo, estou tipo Paulo Bento, com muita tranquilidade ;)
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #8 em: 25 de Junho de 2013, 13:16 »
Eu já tenho a centralina para o TD04, o Filipe já me a mandou há 3 semanas e ela já está no carro, tudo instalado quando o turbo foi trocado :) .

De qualquer forma eu não vou fazer o teste já enm vou puxar pelo carro até fazer uns 1000 km ou assim com o turbo novo, estou tipo Paulo Bento, com muita tranquilidade ;)

Não sabia.

Em relação ao turbo novo não preocupes muito com uma rodagem ao mesmo, está mais que rodado pois para ser equilibrado roda a cerca de 100.000 rotações por minuto. Se a questão é ver como esta o motor em si depois do problema que tiveste com o GT17, então sim faz tudo com tranquilidade :D

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2013, 13:22 »
Eu já tenho a centralina para o TD04, o Filipe já me a mandou há 3 semanas e ela já está no carro, tudo instalado quando o turbo foi trocado :) .

De qualquer forma eu não vou fazer o teste já enm vou puxar pelo carro até fazer uns 1000 km ou assim com o turbo novo, estou tipo Paulo Bento, com muita tranquilidade ;)

Não sabia.

Em relação ao turbo novo não preocupes muito com uma rodagem ao mesmo, está mais que rodado pois para ser equilibrado roda a cerca de 100.000 rotações por minuto. Se a questão é ver como esta o motor em si depois do problema que tiveste com o GT17, então sim faz tudo com tranquilidade :D

yup, é mesmo por causa do motor, ver se está tudo ok. Na 5ªf vou lá ao serra para ele fazer uma vistoria para ver se não há fugas nem nada adicional de problemas. Como vou para o algarve no fds está-se a tentar evitar que ele volte de reboque novamente . A "morte" do 1752 não foi pacífica e ficamos com algum receio que os gajos do reboque tivessem agravado alguma coisa. Em princípio está tudo ok mas o seguro morreu de velho :)
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #10 em: 25 de Junho de 2013, 17:59 »
1. o tipo não diz que injectores tem nem que pressão no difusor...
reparem que em termos de binário falamos de menos de 2% de diferença!!!, basicamente as ultimas 500 rotações o gpl não acompanha mas não salta (e ainda antes sofre)

2. no consumo apesar de ele referir 23% (coerente com o que conheço do meu), tb sei que a gás se dá mais gás porque é mais barato. Eu diria cerca de 15 a 17% por ser gpl (por comparação entre medias do computador para o que seria o consumo de gpl vs consumo efectivo a encher deposito com gpl)e mais 5 a 7% de pezinho mais pesado

3. em reforço do que disse em 1 aquele binário em baixas pode ser de estar pobre (não demais para lhe lixar o motor) mas o suficiente para ficar versão pré "ai meu deus que as misturas pobres poluem mais, que se lixe a potencia"

SMAP? queres comentar?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #11 em: 25 de Junho de 2013, 22:28 »
1. o tipo não diz que injectores tem nem que pressão no difusor...
reparem que em termos de binário falamos de menos de 2% de diferença!!!, basicamente as ultimas 500 rotações o gpl não acompanha mas não salta (e ainda antes sofre)

2. no consumo apesar de ele referir 23% (coerente com o que conheço do meu), tb sei que a gás se dá mais gás porque é mais barato. Eu diria cerca de 15 a 17% por ser gpl (por comparação entre medias do computador para o que seria o consumo de gpl vs consumo efectivo a encher deposito com gpl)e mais 5 a 7% de pezinho mais pesado

3. em reforço do que disse em 1 aquele binário em baixas pode ser de estar pobre (não demais para lhe lixar o motor) mas o suficiente para ficar versão pré "ai meu deus que as misturas pobres poluem mais, que se lixe a potencia"

SMAP? queres comentar?

Ele tem sistema Prins de última geração, qual ao certo não sei. Não concordo inteiramente com o teu ponto 2, eu pessoalmente em auto-estrada vou sempre com cruise control ligado a 149 :) , quer vá a gasolina quer vá a Gpl :)

De qq forma para mim o importante é não haver muita diferença como se costuma afirmar..ainda há poucos dias ouvi a célebre "GPL? epá assim o carro não anda nada..."
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #12 em: 25 de Junho de 2013, 23:58 »
cruse control gasta mais que pezinho sensível e fazeres os 149 como média mas sem obrigar a manter sempre os 149.

e não precisa de ser prins de última, desde há dez anos que tens sistemas que asseguram bem a poténcia (desde que dimensionados adequadamente... pergunta a cor dos injectores e pressão do difusor)

quem te diga que gpl não anda que venha apanhar o meu 2.3 com um reles t25... e os mais endinheirados que se batam com um smap... para nós vai a gás e para eles a vaselina
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #13 em: 26 de Junho de 2013, 11:06 »
ainda há poucos dias ouvi a célebre "GPL? epá assim o carro não anda nada..."

A mim aconteceu o contrário...
Veio um gajo atrás de mim (não, não era a BT  O:-) ) até às bombas de GPL, a perguntar se eu estava a andar a GPL até à bomba, citando o homem: "Ao sair da rotunda do mercado, eu ia de pé ao fundo e estava a afastar-se de mim como se eu estivesse parado."  :)))
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Gasolina Vs GPL : Teste de Potência
« Responder #14 em: 26 de Junho de 2013, 11:10 »
ainda há poucos dias ouvi a célebre "GPL? epá assim o carro não anda nada..."

A mim aconteceu o contrário...
Veio um gajo atrás de mim (não, não era a BT  O:-) ) até às bombas de GPL, a perguntar se eu estava a andar a GPL até à bomba, citando o homem: "Ao sair da rotunda do mercado, eu ia de pé ao fundo e estava a afastar-se de mim como se eu estivesse parado."  :)))

lol, mto bom, devias ter-lhe dito que é andamento exclusivo da Saab ;)
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004