Grande parte de voçês sabe que sou fanatico por SAABs 9000 e raramente me passa pela cabeça ter qualquer outro automovel. No entanto as vezes penso em que tipo de motor gostaria de ter e quais as vantagens desvantagens.
Motor atmosferico versus Motor turbo comprimidoClaramente a minha escolha vai para motor turbo comprimido, visto que por comparação com um normal motor atmosferico o motor turbo consegue sempre obter melhores performance sendo mais economico.
exemplo pratico
motor 2.0 atmosferico vs motor 2.0 turbo.
motor turbo vai ter sempre mais binario em qualquer rotação quando comparado com o motor atmosferico. Ao ter mais binario torna-se bastante mais economico pois permite que se ande em mudanças mais altas sem necessidade de recurso a reduções de caixa.
E agora um video onde podem confirmar o que eu digo
S4 versus RS4 - Onde se demostra que fazendo uma repro num S4 com V6 3.0 Turbo se consegue performances da RS4 com motor V8 4.2 Atmosferico
ou seja um 3.0 consegue ter performance equivalentes a um 4.2
e já agora mais outro deixado pelo
Reaper -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - com o proposito da comparação de gasolina versus gpl, mas que tambem serve para ver que um motor 3.2 tem performances semelhantes a um motor SAAB .20 Turbo com um mero stage 2
Tipo de compressão - Turbo versus Compressor volumetricoTurbo - accionado por gases de escape que teriam sempre que sair, mas neste caso são usados para gerar mais potencia. O turbo não tira qualquer rendimento ao motor para a obtenção de mais potencia.
Compressor volumetrico - accionado por correia que retira rendimento ao motor (como um vulgar compressor de ACC) para a obtenção de potencia.
Ambos são validos, mas no meu caso prefiro um turbo.
Disposição (em linha, em V e boxer) e numero de cilindros (3, 4, 5, 6, 8 e 12) Em linha versus em V versus boxer
Em linha - manutenção mais facil, só se troca uma junta de cabeça, kit de distribuição com menos partes moveis. Motores mais compridos comparativamente com motores em V ou boxer, 6 cilindros em linha é mais comprido do que um V6 (tem o comprimento de um 3,5 cilindros). A industria automovel actualmente usa motores em linha de 3 a 6 cilindros, exemplos: motores 3 cilindros da opel; motores 4 cilindros de praticamente todos os fabricantes; motores 5 cilindors audi e volvo; motores 6 cilindros bmw.
Em V - normalmente so usado em motores com mais de 4 cilindros na indrustria automovel. Tem a vantagem de ser motores mais quadrados e nao rectangulares em termos de formato quando comparados com um motor em linha, sendo por isso mais faceis de acomodar no compartimento do motor. Tem uma manutenção muito mais cara, 2 juntas de cabeça, kit de distribuição com mais partes moveis (1 conjunto de carretos/correntes para cada cabeça). Trocar a distribuição por norma implica tirar o motor fora com custo de mao-de-obra acrescidos. A industria automovel actualmente usa motores em V de 5 a 12 cilindros, exemplos: motores 5 cilindros do grupo VW (VR5); motores 6 cilindros do grupo VW ou mesmo a SAAB; motores 8 cilindros bmw, audi, ferrari, etc; motores 10 cilindros bmw (antigo M5, M6); motores 12 cilindros da aston martin.
boxer - Tem como principal vantagem um centro de gravidade mais baixo (peso distribuido horizontalmente e nao verticalmente), fazendo com que a dinamica do veiculo seja menos afectada pela distribuição de pesos. Tem , tal como os motores em V, a vantagem de ser motores mais quadrados e nao rectangulares em termos de formato quando comparados com um motor em linha, sendo por isso mais faceis de acomodar no compartimento do motor. Tem uma manutenção muito mais cara, 2 juntas de cabeça, kit de distribuição com mais partes moveis (1 conjunto de carretos/correntes para cada cabeça). Trocar a distribuição por norma implica tirar o motor fora com custo de mao-de-obra acrescidos. A industria automovel actualmente usa motores boxer de 4 e 6 cilindros, exemplos: motores 4 cilindros da subaru; motores 6 cilindros da porsche (911).
4 versus 5 versus 6 versus 8 (ou mais cilindros)
A ordem de explosão de um motor a 4 tempos por norma implica 2 voltas completas da cambota, perfazendo entao 720º (2 x 360º). E cada explosão de cilindro não pode durar mais do que 180º.
3 cilindros
720° ÷ 3 = 240°
tendo em conta que cada explosão nao pode durar mais que 180º existe um periodo de "silencio" de 60º em que não existe explosão num motor 3 clindros
4 cilindros
720° ÷ 4 = 180°
ou seja a cada 180º existe uma explosão num motor 4 clindros
5 cilindros
720° ÷ 5 = 144°
ou seja a cada 144º existe uma explosão num motor 5 clindros
6 cilindros
720° ÷ 6 = 120°
ou seja a cada 120º existe uma explosão num motor 6 clindros
8 cilindros
720° ÷ 8 = 90°
ou seja a cada 90º existe uma explosão num motor 8 clindros
Ou seja quanto maior o numero de cilindros, mais "equilibrado" e mais binário. Não é todos os dias que vemos motores 8 ou 12 cilindros a trabalhar, mas de certeza que ja teram visto motores de 6 cilindros a trabalhar.
Quase de certeza que terão notado na suavidade do trabalhar do motor de 6 cilindros versus o normal trabalhar dos 4 cilindros do motor dos SAABs. Como tem explosões menos espaçadas o motor torna-se mais suave e a rotação do motor ao relanti ate é mais baixa.
3 cilindros - manutenção mais facil/barata pois tem menos peças moveis, são motores muito "desiquilibrados" usando muitas vezes veios de equilibrio para se tornarem mais suaves de usar.
4 cilindros - manutenção mais facil/barata pois tem menos peças moveis, são motores mais "desiquilibrados" usando muitas vezes veios de equilibrio para se tornarem mais suaves de usar.
5 cilindros - compromisso entre 4 e 6 cilindros, são motores equilibrados não necessitando de veios de equilibrio. Mais peças moveis que os motores 4 cilindros, mas menos que o de 6 cilindros.
6 cilindros - manutenção mais dificil/cara pois tem mais peças moveis, são motores equilibrados não necessitando de veios de equilibrio.
8, 10 e 12 cilindros - as mesmas qualidades/defeitos do 6 cilindros, mas elevadas a um expoente maior (mais peças moveis, motor equilibrado e mais suave).
Depois destas explicações todas deixo aqui algumas reflexões/opinioes sobre alguns motores tendo em conta todos os parametros expostos anteriormente.
3.0 6 cilindros em linha bmw que equipa por exemplo o 1M - A bmw optou por instalar 2 turbos (1 por cada 3 cilindros), acho que 6 turbo para 6 cilindros não é tecnicamente muito viavel devido ao colector de escape ter que ser enorme e sujeito a empenos. Não sei a te que pouco sera uma boa opção ter 2 turbos a funcionar em pleno e da mesma forma (um pode sempre gerar mais pressao que o outro)
3.0 V6 audi que equipa so audi S4 - a audi optou por um compressor volumetrico para alimentar a admissao dos 6 cilindros, tecnicamente para um motor de 6 cilindros acho que talvez seja a melhor opção
2.8 V6 SAAB que equipava os 9-3 SS aero apartir de 2006 e os 9-5 Aero apartir de 2010 - a SAAB optou por ter um turbo alimentado por apenas 3 cilidros que depois alimenta a admissao de 6 cilidros. Acho tecnicamente esta solução simplesmente uma "porcaria"
Para mim a melhor solução um motor 6 cilindros passaria por um 6 em linha com um cmpressor volumetrico.
5 cilindros volvo ou audi - com turbo de preferencia em detrimento de um compressor volumetrico sera um motor equilibrado como um 6 cilindros e com bastante potencial para explorar, no entanto para por a GPL pela minha experiencia sei que são problematicos. Não existem reguas de injectores de 5 cilindors pelo que tera sempre que ser usadas 2 reguas de injectores (uma 3 injectores e outra com 2 injectores), para alem do custo agravado em termos de material é muito mais dificil ter uma afinação correcta de GPL. Se nao tiverem o intuito de usar GPL então é um excelente motor.
4 cilindros turbo SAAB - no agregado de todas as vantagens e desvantagens é sem duvida o melhor motor, mesmo sendo ligeiramente "desiquilibrado" quando comparado com um 5 ou 6 cilindros.
Conclusão final: esta "treta" toda só para dizer que o motor dos SAAB é o melhor Espero que exprimam as vossas opiniões nesta discussão sobre motores e se preparem para as teorias do
teco