SAABsPORTUGAL
Oficina => Electricidade / Electrónica => Tópico iniciado por: SMAP em 06 de Novembro de 2012, 15:15
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Existem varias razões para efectuar esta modificação
1. Valvula de APC T7 é mais fiavel e raramente avaria
2. Valvula de APC T5 mesmo novas tem comportamentos diferenetes entre elas
3. O preço da valvula de APC T7 é cerca de 1/4 do preço da valvula de APC T5
Peças necessárias
SAAB
Article : Solenoid valve
PartNo : 55557331
Usage : 2009
Order Quantity : 1
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Article : Connector housing
PartNo : 4113205
Usage : JOINT PIECE ABS UNIT SPEED SENSOR, VACUM PUMP ABS, HORN, KNOCK SENSOR, TEMP SENSOR TEMP SENSOR COOLANT THEFT ALARM PRESSURE MONITOR AC, NLS-USE 12788933
Supplementary Description : 2-pin, female
Order Quantity : 1
Peça branca no lado direito da imagem
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Article : Cable terminal
PartNo : 4061586
Usage : AREA, 1, 0-2, 5 MM2
Order Quantity : 2
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BOSCH
Junior Power Timer (JPT) Bosch / Amp male body, 3 pole
Part Number1928402452-000
Peça preta no lado direito da imagem
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JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 0,5-1,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.
JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 1,5-2,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.
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Depois de termos todas as peças tem que as montar da seguinte maneira
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Este é o resultado final e como podem tem um cabo para ligar no conector do vosso SAAB Trionic 5 (sem ser preciso cortar cabos)
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Mudanças no Hardware e Software da ECU
Trionic 5.5
1. desliguem o pino 5 do componente 74HC123 e façam um "bridge" nas conexões disponiveis.
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2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
Frek_250!=32 ; stock value is 70
Frek_230!=50 ; stock value is 90
Trionic 5.2
1. desliguem o pino 5 do componente 74HC123. Em Trionic 5.2 não existem conexões disponiveis para efectuar a "bridge" pelo que temos ligar um cabo entre o pino 11 e o pino 5 (garantam que o pino 5 não esta em contacto com o componente 74HC123)
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2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
Frek_250!=1900 ; stock value is 935
Frek_230!=630 ; stock value is 728
Aqui podem ver a valvula montada num 9000
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então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal
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então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal
Os 280 CV que tu querers no teu 9000 obriga a por APC T7 pois com APC T5 tens quase de certeza problemas
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Teco, se não vais fazer a repro, faz tudo de uma vez. Eu fiz... Poupei uma repro... E montei tudo duma vez.
Abraço
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esquilo reflectindo....
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Boas pessoal,
Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))
Obrigado.
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Boas pessoal,
Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))
Boas Contribuinte
Este topico é só sobre a conversão de uma simples valvula, nao de toda a electronica. Não sei se o TesZero tem em mente fazer um tópico com esse assunto, mas provavelmente terá visto que ele quer fazer essa conversão no "fosco"
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Boas SMAP
Eu não percebo mesmo nada disto, mas com o tempo vou lá... O0
não me tinha apercebido que era só o upgrade da valvula, mas agora que estou mais esclarecido, ainda estou mais interessado, pois no meu 9000 já tive de trocar a valvula APC, e a que lá meti, tambem não está a funcionar a 100%, mas tambem não quero andar sempre a investir na mesma coisa.
É possivel fazer a alteração da valvula(como está neste topico) no meu carro?
Obrigado.
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É possivel mas tens de alterar a centralina para funcionar com a apc7.
Abraco
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Tenho uma de reserva, posso sempre tentar dar cabo daquilo, mas e o resto das fichas?existem novas ,ou o melhor é tentar num sucateiro?
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ambas as fichas são amplamente usadas noutros componentes dos 9000/900 e 9-3/9-5
agora não me recordo bem, mas o Tes diz-te que componentes partilham essas fichas
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É feito um cabo para ligar o que tens da apc5 para a apc7.
Abraco
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Ok, mas o meu 9000 é dos antigos , aquilo acho que é jetronic lh 4.???
mas para aprender a mecher na centralina, o melhor é falar com o TesZero, certo?
Abraço
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Desculpa... nao tinha reparado nisso... :-[
Sim, o Tes0 é a pessoa indicada para falar sobre o jetronic.
Abraco
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Contribuinte, enquanto não tiveres um carro com trionic este tópico é inútil para ti.
A tua apc não é igual e nem funciona do mesmo jeito, é gerida por uma unidade independente que só gere apc e di.
Nunca vi uma válvula apc de um jetronic avariada... não vou afirmar que a tua não esteja... mas acho muito dificil.
Podes usar as secções próprias para colocar as tuas questões, para que não fique misturada a informação abre tópicos novos se necessário.
sobre a pergunta de como identificas o trionic instalado num 9000:
Trionic 5.2 só existiu no saab 9000 turbo 2.3 de 1993...
Trionic 5.5 1994 - 1998 / 9000, 900 e primeiros 9-3
(se quiseres desenvolver abre novo tópico sff)
Abraço