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SAABs - Modelos => Saab 9-3ss / sw => Tópico iniciado por: paulo934 em 15 de Março de 2020, 21:00

Título: 04 Saab 93 2.2 TiD Junta da Cabeça?
Enviado por: paulo934 em 15 de Março de 2020, 21:00
Boa noite!
A uns dias fui a uma oficina de linhas de escape porque tinha um barulho por baixo ao andar em estrada de paralelos ou a passar por lombas.
O problema já está resolvido mas reparei logo noutro.
Quando o carro estava no elevador reparei que o motor estava embebido de óleo por baixo :(
Não pinga mas está todo sujo de óleo...
Mandei lavar o motor para amanhã levar ao mecânico para ele dar uma vista de olhos.
Hoje reparei que o nível do anticongelante também tinha descido, apesar de não me parecer ter uma fuga..
Atestei o depósito do anticongelante á cerca de 1mes, fiz cerca de 1000km, grande parte deles em cidade a hora de ponta, não sei se a perda será normal ou não.
A ponteira da temperatura chega ao meio em cerca de 15min, também não sei se será normal ou se está a aquecer depressa.
O óleo não apresenta nenhum vestígio de anticongelante, nem cor estranha, o anticongelante também parece estar decente...
O carro está a um pouco de fumo cinza/preto pelo escape.
O meu medo é que a junta da cabeça tenha ido á vida, será possível?
É algo normal neste motor??
A junta da tampa das válvulas parece estar a deitar óleo, tenho esperança que o problema seja daí e o anticongelante tenha uma pequena fuga algures mas não sei...
Está com 240mil km.
Agradeço qualquer ajuda.
Título: Re: 04 Saab 93 2.2 TiD Junta da Cabeça?
Enviado por: jcpbatista em 28 de Abril de 2020, 01:07
Um motor com 240000 km é mais que provavel que tenha babas de óleo na tampa de válvulas, carter ou junto a sensores, desde que não seja em demasia.

Quanto à perda de água, é uma questão de estar atento, porque não é normal que o nível baixe em 1000km. O aquecimento do motor em 15 minutos é perfeitamente normal, caso contrário poderia ter o termostato aberto.

Se o motor tivesse a junta a cabeça queimada, teria que ter pressão no circuito da água ou óleo na água.

Para testar, basta retirar a tampa do depósito da agua, com o motor quente, para ver se a água sai fora - atenção, utilizar um pano forte para desapertar a tampa devagar para libertar a pressão. Se for o caso, é porque  o sistema de refrigeração está em pressão continua pelo que deve ter uma fuga na junta da cabeça.