SAABsPORTUGAL

Oficina => Embraiagem / Transmissão => Tópico iniciado por: TRINITA em 09 de Junho de 2016, 23:27

Título: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: TRINITA em 09 de Junho de 2016, 23:27
Antes de mais, um abraço a todos.
O meu Saab é o 9-5 Aero de 2000 Cx Manual. Depois de um problema na bomba Slave da embraiagem e com algumas fugas de liquido pelo Retentor, decidi mudar o fluido da transmissão. Como já não sei o que tenho na caixa, pensei em mudar e fazer o chamado Flush da praxe.

Como os representantes cada vez estão mais longe, pensei em usar outra marca, aí começam os problemas, não consigo encontrar marca nenhuma que recomende óleo para o Saab.

Entretanto li em alguns fóruns que á quem use óleo de motor 10w40, por outro lado a Saab diz algures que não posso usar óleo de motor sintético. O que abre a porta de algum modo que se possa usar outro. Vi aliás um artigo com suposta credibilidade, que o óleo de transmissão da GM basicamente tem as características de um óleo Diesel 10W40 exceto nos aditivos.

Bom como a confusão estava a instalar-se resolvi jogar pelo seguro e toca de contatar a Tecnomotor. Sim senhor daí a três dias tinham o óleo, mas não me quiseram dar o PN do produto, porque não sabiam? Passados os 3 dias e assim que o funcionário poisou as embalagens no balcão, olhei para o rótulo e vi (óleo para transmissão automática e caixas de direção), disse mas esse óleo não dá para o meu carro.
Dá sim senhor é o que tenho aqui nas especificações, mas eu disse a minha cx é manual e responde mas onde é que o senhor está a ver isso? E aí comecei a ficar desconfiado. Curiosamente das três latas duas referiam o que disse anteriormente, mas a outra só dizia óleo de transmissão. (sempre em inglês)
Bom tivemos que recorrer ao Técnico que aceitou a minha reclamação, e sugeriu ao funcionário analisar o problema e depois telefonava-me a dar o ponto da situação.
Nesse mesmo dia recebo um telefonema do Sr. que disse o óleo era aquele, que estava tudo certo. Fiquei outra vez perplexo e disse mas esse óleo é para Cxs Automáticas tenho que pensar. E ele retorqui mas porque é que está a dizer isso?
Bom o óleo até pode ser aquele, mas não pode dizer que é para caixas automáticas. Curiosamente vi o PN sei que começa por 931.... e tem um 4 lá para o fim, o outro que ele diz que é para cxs Automáticas é 931....... e lá para o fim termina em creio 72.
Se pesquisarem no Google  transaxle oil.pdf, encontram o artigo que referi que fala na diferença entre GL-4 e GL-5 entre outras coisas.

Espero não os ter maçado muito

Um abraço
Título: Re: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: Dhc em 10 de Junho de 2016, 01:58
O ano passado foi metido num dos meus 9000 um óleo da gm ( V:) precisamente um ATF que a dita gm usa nos seus carros, curiosamente (ou nem tanto assim) recomendado por um antigo agente da marca, andou cerca de 1000 km no meu carro, e desde o 1º momento que me queixei ao mecânico (que também trabalhou na marca...) do barulho estranho que o meu ''menino'' estava a fazer, este disse-me que era normal após a mudança... bem, normal é que não é seguramente, após os tais 1000 km's +- retirei aquela porcaria da caixa e o bujão veio completamente carregado de limalhas, coisa que antes não tinha e o dito óleo tinha tanta viscosidade como água! Meti novamente um 10w40 e o barulho foi atenuando mas não desapareceu por completo. Moral da história: ATF da marca (gm) é mesmo uma grande m€rd@. Nos meus nunca mais.
Que este meu testemunho sirva para os demais.
Título: Re: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: joseglv em 10 de Junho de 2016, 10:50
TRINITA eu vejo-te isso...
Preciso da Matricula da tua Viatura... Se te sentires mais confortável, manda-me por PM sff...
;)
Com calma vê-se tudo...
E já agora pra ser "minhoquinhas"  :) seria importante saber o Nº da Caixa de velocidades
Deixo um Ex:  FM55 B01 A12345

A tua dúvida é pertinente... e muito bem colocada.
Isto acontece pq houve uma quebra na procura de produtos químicos ( incluíndo os óleos ) em 2002 ( se não me engano ) e aproveitando a deixa, alguns produtos foram descontinuados e outros foram completamente substituídos pelas versões GM ( já que a dona era mesmo a GM, não fazia sentido continuar a pagar para fazer óleos quando os tinha em carteira! )
Acontece que ( a meu ver e repito a meu ver ) as alterações que foram feitas, foram executadas de acordo com os parâmetros GM e não de acordo com as "specs" do fabricante.
Claro que estamos em 2016 e as últimas alterações de serviço já têm umas décadas - para ser simpático...
Pedi essas informações porque na vida de um carro, muitas coisas são feitas fora de oficinas oficiais... muitas adaptações e tal... e muitos erros feitos tb ( em oficinas supostamente credíveis tb acontecem... )
Se formos reunir informação a respeito, encontramos muita coisa a apontar que o que te queriam vender estava certo mas não estaria "correcto".

Se me deres a informação pedida poderei dar alguma luz a respeito... só para clarificar...
 ;)
Título: Re: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: TRINITA em 10 de Junho de 2016, 20:27
Agradeço a atenção.
Penso que o VIN e Nº caixa sirva, senão envio a matricula também.
VIN: YS3EH45G513011919
Caixa:  S264 01 U03738
             FM55B05
Abraço.


Título: Re: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: joseglv em 11 de Junho de 2016, 00:59
OK...
Vou meter aqui montes de informação. E como estamos a falar de um 9-5, vou cortar as partes dos outros modelos.
Para quem não entende, pode ficar mais confuso... mas vou tentar deixar tudo explicadinho de modo a explicar o porquê de tanta "contra-informação"  :)

O Manual do Haynes ( 1998 a 2004 ) é muito simples:
Caixas Manuais:       Óleo Saab MTF 0063
Caixas Automáticas: Saab ATF 3309 ( mineral ) ou Dextron III ATF
ATF = Automatic Transmission Fluid  ;)

A Neobrothers tb simplifica:
Genuine GM Manual Transmission Fluid 1 Litre (93165290), which will fit:
Saab 9-5 - 1998-2009 - All Models

Genuine GM Automatic transmission fluid 1litre, (93165414) suitable for:
Saab 9-5 years 1998-2001 - All Automatic transmission models

Genuine GM Automatic transmission fluid 1litre, (93160393) suitable for:
Saab 9-5 years 2002-2010- All 5 speed Automatic models


Então é assim:
O Óleo indicado era o 400108247 ( 100% sintético ) para caixas manuais.
Essa referência foi descontinuada e MUITO MAL alterada para 93165414 ( Dextron VI ).

Acontece que quando a GM decidiu fazer alterações ( conforme o meu anterior post ) a 93165414 passou a ser a substituição do óleo Dextron II ( 90350342 ) e Dextron III ( tanto para a ref. 400128187 e 93160372 ) ambas de Caixas Automáticas... daí qualquer concessionário o indicar.

O problema é este e deixo em bold:
A GM ao longo dos anos foi fazendo upgrades ao óleo Dextron e suas especificações; os novos óleos são mais generalizados e nem sempre as suas "specs" e características são compatíveis com as versões anteriores. Como há aplicações onde o Dextron VI não é o indicado, existe um mercado "em aberto" para solucionar esses casos.
MAS a alteração foi mal feita...
Nunca na vida um óleo de caixa automática serve numa caixa manual!!
Basta pensar que as caixas automáticas funcionam sob pressão de óleo... as manuais o óleo é para lubrificação!
A GM alterou as ref. porque não quiz gastar dinheiro em manter os contratos existentes com os fornecedores de óleo. Como ela (GM) tinha a sua propria linha de fornecimento de óleo, trata-se de cancelar os contractos e substituir as referências. :(|| :(|| :(||

Como os Boletins de Serviço e as informações do WIS e do EPC estão desactualizadas, é preferível confirmar toda a informação para não cair num erro simples: falta de actualização.
O Óleo Dextron VI foi introduzido em 2005 e em 2006 a GM cancelou todas as licenças de produção das anteriores versões. Cancelou os óleos anteriores e apresentou a opção que comercializava. A Opção é Generalista para todo o Grupo GM e é pegar ou largar. Ainda bem que há opções no mercado e pessoas que se vão actualizando!

E agora o TRINITA diz: "Isso é tudo muito bonito e tal.... mas que óleo é que compro agora?? Não se pode meer óleo de caixa automática em caixas manuais!!"

É vdd... mas se analisarmos a referência vendida pela Neobrothers e cruzarmos com o EPC vemos que a ref. 93165290 é utilizada nos 9-5 de 2006 a 2010 com caixas manuais!
Como não se sabe que tipo de óleo temos na caixa de velocidades, o mais indicado e por descarga de consciência é fazer um "Flush" ou uma lavagem à caixa. Para quem não sabe deixo aqui o procedimento:

1 - Tirar óleo velho
2 - Meter 1.5 Lts de óleo novo
3 - Levantar as 2 rodas
4 - Pôr o carro a trabalhar, engatar em 1ª e deixar trabalhar engatado por 30 seg. Parar o carro e colocar o carro no chão
5 - Tirar o óleo
6 - Meter 1.5 Lts de óleo novo
7 - Levantar as 2 rodas
8 - Pôr o carro a trabalhar, engatar em 1ª e deixar trabalhar engatado por 30 seg. Parar o carro e colocar o carro no chão
9 - Tirar o óleo
10 - Meter o óleo a nível ( 1.5 a 1.8 Lts ) Verificar pelo bujão de Nível
11 - Limpar todo o escorrimento/sujidade

Este post deu um trabalhão do caraças....  8)
Espero ter ajudado....
 ;)
 O0
 
Título: Re: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: TRINITA em 13 de Junho de 2016, 17:46
Ajudou e muito.
De facto a solução que eles apresentam pode estar certa, mas levanta muitas dúvidas. Que eu saiba o fluido de caixas manuais, não servia para automáticas e vice-versa. Não sei se é por uma questão de gestão de stocks ou pura e simplesmente um erro. Não estou com nenhuma vontade se seguir o conselho deles.
Portanto resta-me importar a referência 93165290, ou em alternativa arranjar um fluido equivalente como seja o Castrol Syntrans Multivehicle 75w90 GL-4, que segundo algumas fontes era quem fabricava o mesmo para a GM. E fazendo o respetivo Flush.
Cumprimentos

Título: Re: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: joseglv em 13 de Junho de 2016, 22:00
As coisas evoluem... e não me surpreenia que uma resposta oficial fosse nesse sentido dizendo que é melhor...
Mas basta fazerem uma pesquisa no Wikipédia por "Dextron" e verão mais uma fonte do que disse: "os novos óleos são mais generalizados e nem sempre as suas "specs" e características são compatíveis com as versões anteriores"

Eu se tiver que mudar, faço o mesmo que expliquei aqui...
Título: Re: Duvida sobre oleo para a caixa
Enviado por: schmith em 16 de Abril de 2018, 19:13
Sei que o topico já tem algum tempo e andei a ler e fiquei a apanha bonés.....

Só aprendi que o ATF é para caixas automaticas ....

não percebi o MTF e o que é melhor o GL4 ou o GL5
fui ao site e aconcelham este https://products.liqui-moly.com/olyslager/endpoint?category=1&countryCode=PRT&type=3012ea54c04f06a845e8cd108706e3ef

isto cumpre as especificações??
o site da para por em inglês. eu já uso esta marca de óleo na moto no motor e na  transmissão

ESpecificação do oleo/valvolina
https://pim.liqui-moly.de/pidoc/P000233/4433-Hochleistungs-GetriebeoelGL4SAE75W-90-17.0-pt.pdf