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SAABs - Modelos => Saab NG 900 / Saab 9-3 => Tópico iniciado por: Sérgio em 08 de Outubro de 2014, 01:51

Título: Duvidas
Enviado por: Sérgio em 08 de Outubro de 2014, 01:51
Ando  a ver um 900 2.0 turbo 136kw de 1994 e tenho algumas duvidas.
Quais os principais aspectos a ter em atençao?
A embraiagem deste modelo é de cabo ,certo?logo mais pesada...
Título: Re: Duvidas
Enviado por: SMAP em 08 de Outubro de 2014, 06:35
A embraiagem deste modelo é de cabo ,certo?logo mais pesada...

Sim, é de cabo e dá alguns problemas de afinação que é supostamente automática.
Título: Re: Duvidas
Enviado por: TesZero em 08 de Outubro de 2014, 08:31
Olá Sérgio.

Sim, é de cabo, por vezes (nem sempre) o sistema de afinação automática falha, tendo que o fazer manualmente.
Nada de muito problemático e simples após saberes como fazer.

O melhor desse carro é sem dúvida o motor :)

Bom, resistente e fiável :)

Qualquer dúvida dispõem :)

Abraço
Título: Re: Duvidas
Enviado por: Sérgio em 08 de Outubro de 2014, 14:36
Obrigado pelo esclarecimento...
Mais aspectos a ter em conta neste modelo?
Título: Re: Duvidas
Enviado por: TesZero em 08 de Outubro de 2014, 17:03
Tudo o normal que se deve de avaliar, existe um tópico sobre o assunto, dá uma vista de olhos:

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=546.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=546.0)

Abraço
Título: Re: Duvidas
Enviado por: Sérgio em 10 de Outubro de 2014, 16:12
Ola TesZero,

Quando te referes, " por vezes (nem sempre) o sistema de afinação automática falha, tendo que o fazer manualmente.
Nada de muito problemático e simples após saberes como fazer."

Sabes como fazer a afinação da embraiagem?
A marcha atrás custa um pouco a entrar...

Obrigado,

Abraço

Título: Re: Duvidas
Enviado por: castelar em 10 de Outubro de 2014, 16:21
Foi assim que eu afinei a minha (não tirei fotos na altura o que foi pena)
Menos um problema O0 O0
Desde que o comprei tinha um problema, ou seja ao meter qualquer velocidade tinha que carregar no pedal da embraiagem bem até ao fundo para não arranhar e mal soltava pegava logo no motor, com isso tinha um problema terrível principalmente na marcha-atrás que não perdoava qualquer erro de aceleração e 90% das vezes ia abaixo. Cheguei a ir pelo menos a 3 mecânicos com esse problema e o que me foi dito é que ou era da embraiagem ou do prato.
Depois de ter uma conversa com o amigo Quimavr segui o conselho que ele me deu e o carro ficou porreiro.
Portanto embora sem fotografias deixo aqui a dica:
Debaixo da caixa dos fusíveis sai o cabo da embraiagem é só tirar a dita caixa e no cabo dar um BOM puxão até ouvir um estalo, e está o problema resolvido. 8)) 8))
A auto-afinação do cabo não funcionou e por isso estava a dar esse problema.
Mais uma vez obrigado Quimavr pela dica e fica aqui o registo para alguem que tenha o mesmo problema no 900 Cabrio, não sei se no 9-3 é igual mas pode ser que sim.
Abraço
Título: Re: Duvidas
Enviado por: TesZero em 13 de Outubro de 2014, 15:22
Está respondido :P

"Debaixo da caixa dos fusíveis sai o cabo da embraiagem é só tirar a dita caixa e no cabo dar um BOM puxão até ouvir um estalo, e está o problema resolvido. "

Abraço
Título: Re: Duvidas
Enviado por: Sérgio em 15 de Outubro de 2014, 13:15
Ouço um barulho onde trabalha a correia e bomba d` água...
O antigo proprietario disse que trocou  a bomba d`água mas nunca é de fiar...
Será que é a corrente de distribuiçao?quanto custa?corre riscos em andar assim?(a corrente de distribuiçao ao  que sei anda mergulhada em oleo logo é muito dificil de partir e de causar danos ao motor),certo?

Obrigado,
Abraço
Título: Re: Duvidas
Enviado por: SMAP em 15 de Outubro de 2014, 13:38
Ouço um barulho onde trabalha a correia e bomba d` água...
O antigo proprietario disse que trocou  a bomba d`água mas nunca é de fiar...
Será que é a corrente de distribuiçao?quanto custa?corre riscos em andar assim?(a corrente de distribuiçao ao  que sei anda mergulhada em oleo logo é muito dificil de partir e de causar danos ao motor),certo?

Já compraste? então faz uma apresentação do mesmo de preferência com fotos como fizeste para o teu SAAB 9000 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1246.msg18313#msg18313)

Em relação a distribuição, quantos KM tem o 900?

Já leste este tópico - O que fazer após compra de um SAAB usado (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=562.0)
Título: Re: Duvidas
Enviado por: Sérgio em 15 de Outubro de 2014, 13:46
Já Smap...
O carro tem 230.000...
Sim,já li esse tópico.
Título: Re: Duvidas
Enviado por: SMAP em 15 de Outubro de 2014, 13:58
Com 230.000 km e de 1994 se ainda não trocou a distribuição, vais ter mesmo que a trocar. E provavelmente também a junta de cabeça visto que se ainda tem a original a mesma terá 20 anos e provavelmente já não está nas melhores condições.

A troca da junta de cabeça é para evitares problemas futuros como queimares a junta de cabeça (e todos os probelmas que se podem gerar por causa disto) se começares a puxar pelo 900, não te esqueças são 20 anos com a mesma junta que vai apodrecendo ao longo dos anos.
Título: Re: Duvidas
Enviado por: TesZero em 16 de Outubro de 2014, 08:51
Para culminar... esses carros levavam ÁGUA no sistema de refrigeração... o que faz com que oxide tudo (enferruje, apodreça).

O barulho deverá ser somente um rolamento, contudo vê o estado da correia dos elementos também.

Abraço