Nem todos os carros de competição andam com tuches mecânicas....
Se me permite a opinião...
Há caracterÃsticas entre a construção de cada motor....
Uma delas é a rotação. Por oposição podemos ver um motor japonês que facilmente fazem 11000rpm e um Saab que está entre as 6 e 7000rpm.
Mas isso é como querer que um Sprinter faça a maratona... ou um Maratonista faça o record do mundo dos 200m: as suas caracterÃsticas não são adequadas.
Assim é um motor.
Os japoneses fazem cavalos à custa das rpm... e 11000rpm tem os seus custos e caracterÃsticas como por ex camisas flutuantes por causa do aquecimento provocado pelas altas rpm.
A Saab vai buscar a cavalagem ao Turbo e as caracterÃsticas do motor são pensadas para baixas rpm (comparativamente falando)! Se fizer uma busca rápida verá que é raro ter motores de alta compressão com Turbo. Só em competição.... E tem isso num Saab para o dia-a-dia.
Claro que se pode alterar o que um motor faz... Mas não nos podemos esquecer qual a Base de onde ele vem pois é a caracterÃstica principal do motor.
Penso que fui compreendido.
Quer fazer mais rpm para ter mais cv? Mais velocidade de ponta?
SE quer aproveitar a base do motor que tem, há muitas maneiras de conseguir o que pretende.
As tuches mecânicas por ex são muito mais propensas à flutuação válvulas....
E se as touches estão a descarregar, se estivessem a 100% diria que está a chegar ao limite de rotação do motor... mas o mais provável será que as tuches precisem de uma limpeza e consequente afinação.
Mas se o objectivo é mesmo aumentar as rpm, porque não usar tuches sólidas?
As tuches hidráulicas têm o seu limite... e mesmo que use as de competição ( 9000 ou mais rpm ) há o limite fÃsico... e uma das funções desse limite é mesmo o evitar que o motor parta.
SE quer continuar por esse caminho, a minha opinião é tuches sim mas sólidas. Veja as specs das tuches no ponto "zero" e a partir daà é só cortar a medida que pretende. Só peço atenção à rpm que pretende andar... o motor deixou de ter limite mecânico... e os Saabs não são motores para altas rpm...
Quer fazer 11000??? Escolha outra marca de motor...