1 - Cassete D.I.Nome técnico: Direct Ignition Cassette - K7 D.I.
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:As cassetes DI apareceram nos motores b202 em 1989. O propósito das mesmas é eliminar a comum bobine de ignição e cabos ate à data usados.
A cassete DI é composta por 4 bobines em vez de 1 no anterior sistema de Ignição o que permite melhor performance do motor. O motor b202 com cassete DI tem um incremento de 10cv face ao sistema de bobine única.
A cassete tem também como função detectar possíveis detonação dentro do motor (quando a mistura é pobre), precavendo assim a danificação do motor.
Existem actualmente dois modelos de cassetes usadas nos motores SAAB:
- Vermelhas - utilizadas nos SAAB 9000 e 900 de 1989 até 1998. Estas cassetes são unidireccionais e são compatíveis unicamente com os modelos de saabs indicados, que equipam o motor B202, B232, B204 e b234.
- Pretas - Utilizadas nos saabs 9-3 e 9-5 desde 1998 à actualidade com motores b205, b235 e b207. As cassetes pretas podem ser utilizadas também nos motores anteriores havendo casos em que a detecção de detonação das mesmas é menos sensível do que as indicadas.
As cassetes vermelhas têm um período de vida de aproximadamente 100.000 a 150.000.
Devem de ser unicamente utilizadas velas recomendadas com "R" (resistência) para o bom funcionamento da detecção de detonação.
Nas cassetes pretas o período de vida é significativamente superior chegando a passar dos 200.000 kms.
A cassete DI está directamente montada com uma bobine em cada vela, sem cabos e ligada por uma ficha lateral ao sistema electrónico de injecção do carro.
É fixa por 4 parafusos torx.
_______________________________________________________2 - Tampa de VálvulasNome técnico: Cam Cover
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:A tampa de válvulas situa-se na parte superior do motor.
Dentro da tampa de válvulas temos acesso às árvores de cams, distribuição do motor e touches hidráulicas.
A câmara criada dentro da tampa de válvulas tem como finalidade lubrificar os elementos acima referidos, assim como permitir o respiro de vapores de óleo provenientes do cárter.
_______________________________________________________3 - Juntas da tampa de válvulasNome técnico: Cam Cover Gaskets
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:A tampa de válvulas assenta na colaça do motor, entre os dois componentes existe uma junta de borracha que tem como objectivo vedar, não permitindo que o óleo saia para fora do motor ou que outros elementos entrem contaminando o mesmo.
São duas juntas que compõem este kid, junta exterior e interior que normalmente não vêm no kit de juntas da colaça.
_______________________________________________________4 - Colaça / Cabeça do motorNome técnico: Head
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:A colaça / cabeça do motor divide a câmara de combustão. Fica em cima do bloco do motor logo em cima dos pistões. Tem como objectivo ser suporte de funcionamento das árvores de cams, válvulas, touches, ser passagem da mistura de ar/combustível através da admissão e saída de gases de escape.
A colaça assenta em cima do bloco tendo a famosa junta de colaça entre ambos.
As colaças são feitas em alumínio devido às altas temperaturas de escape dissiparem, permutando o mínimo de calor para a admissão.
_______________________________________________________5 - Árvores de camsNomes técnicos: Camshafts
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:A função das árvores de cams é regular o tempo de abertura de válvulas, cada grupo de válvulas tem um tempo de abertura diferente, através de uma pequena saliência no veio da árvore de cam a válvula é aberta fazendo assim a admissão de mistura ou a exaustão de gases de escape.
As árvores de cams rodam através da corrente / correia (saabs usam normalmente corrente) de distribuição. A corrente de distribuição está ligada à cambota do motor, estando assim em sintonia a abertura de válvulas com a descida dos pistões.
A esse tempo certo de sincronização de motor chama-se Ponto de Motor. Caso o ponto de motor não esteja certo, ao abrir uma válvula é possível que o pistão suba e acerte na mesma.
Existem upgrades de árvores de cams, estas têm saliências diferentes que aumentam ou diminuem o tempo de abertura de válvulas alterando a compressão do motor ou o fluxo de ar admitido.
_______________________________________________________6 - Sistema de abertura de válvulasNomes técnicos: Válvula (valve), mola (spring), touche (lifter), Cam (cam)
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:A função do sistema de válvulas é simplesmente fazer a admissão de mistura e exaustão de gases.
Através da distribuição, as árvores de cams rodam. ao rodarem, pequenas saliências batem nas touches que passam a força às válvulas, empurrando as mesmas fazendo-as abrir. Assim que a árvore de cams faz passar a saliência na touche uma mola força a válvula a recuar novamente contra a parede da câmara de combustão tornado a mesma estanque.
Os motores SAAB são normalmente constituídos por 8 ou 16 válvulas, normalmente 2 de escape e 2 de admissão por cilindro. Sendo motores de 4 tempos, são abertas as válvulas de admissão para entrar ar e combustível, fecham as mesmas, há a compressão e explosão e de seguida são abertas as válvulas de escape para fazer a exaustão dos gases após explosão.
As válvulas e molas são presas por um freio, o freio é constituído por duas pequenas meias luas que impedem da válvula sair do sitio e que a mola faça força fechando a válvulas.
_______________________________________________________7 - PistõesNomes técnicos: Piston
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:Os pistões e sua estanquecidade são pontos fulcrais no bom funcionamento do motor. Estão dentro do bloco e o seu diâmetro e curso têm como resultado prático a cilindrada do motor.
O pistão é a peça responsável por absorver o impacto da explosão e fazer rodar a cambota, que transmitirá rotação à transmissão, fazendo assim o carro andar.
Os pistões estão directamente ligados às bielas e em contacto com o bloco pelos segmentos.
_______________________________________________________8 - BielasNomes técnicos: Connecting Rods
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:As bielas ligam directamente do pistão (através de uma cavilha) até à cambota.
Entre a ligação da biela e da cambota são usados bronzes que permitem que exista rotação.
O cumprimento das bielas irá aumentar ou diminuir o curso do pistão, fazendo consequentemente aumentar ou diminuir o montante de cilindrada do motor.
As bielas são responsáveis por absorver o impacto da explusão recebida pelo pistão e transmitir a mesma à cambota.
_______________________________________________________9 - SegmentosNomes técnicos: Piston Rings
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:Os segmentos encontram-se entre os pistões e o bloco.
É função dos mesmos evitar que o bloco e pistão se toquem danificando-se.
Garantem também a estanquecidade entre o cárter e a câmara de combustão, não perdendo assim compressão do motor.
É comum os motores perderem compressão pelos segmentos, passando óleo do cárter / cambota para a câmara de combustão.
_______________________________________________________10 - BronzesNomes técnicos: Bearings
Foto ilustrativa:Descrição e funcionamento:Os bronzes encontram-se na cambota do motor em todos os pontos de contacto. Sendo a cambota responsável pela transmissão de rotação à caixa, esta encontra-se em constante rotação. Os bronzes ajudam nessa mesma rotação para evitar que os metais gripem. Os bronzes são perfurados para permitir a passagem de óleo para lubrificação.
Num motor SAAB, exemplo b2x4x ou b2x5x de 4 cilindros a cambota é fixa ao bloco em 5 ponto e ligam 4 bielas à cambota. Por esse motivo a cabota gasta 10 bronzes de cambota (main bearings) e 8 bronzes de vielas (Con Rod bearings).
Dois bronzes unidos fazem um circulo fechado representando cada apoio da cambota.