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Oficina => Travagem / Ligação ao solo => Tópico iniciado por: tuekSAABs95 em 04 de Abril de 2013, 12:01
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Boas,
Hoje a minha luz do "BRAKE" e a do "ABS" acenderam (Como mostra a foto).
Verifiquei o nível do liquido dos travões e está OK, o que poderá ser?
É normal acenderem as duas luzes mesmo se o problema estiver só no ABS?
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=4259)
Obrigado,
Abraço
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para alem do nivel de oleo, tens a certeza que as pastilhas estao todas boas? nao tens nenhuma mais gasta do que é suposto?
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Eunão disse nada pois não sei se o 9-5 já vem com avisador de pastilhas gastas... Mas se forem, parecem-me ser as detrás como já referimos aqui...
Abraço
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Hum é possivel ser por causa das pastilhas de trás!
Pela que vi no manual do carro apenas as pastilhas da frente têm avisadores acústicos de que estão a chegar ao fim.
E sim as de trás andam já gastas! Mais do que o suposto? Muito provavelmente :-\
Abraço
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estou mais dentro dos 9000 como todos sabem...
nos 9000 os cabos do abs são cabos coaxial tipo antena que costumam se estragar..
basta soldar de volta e a luz do abs apaga.
Quando estiver perto de um 9-5 vou ter em atenção e vejo como funciona.
Se não for mais tarde... no sábado vemos isso :)
Se descobrires antes... coloca aqui a solução para ficar o registo.
Abraço
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Sim vou postar quando resolver para ficar mais informação ;)
Mas acredito-me que seja as pastilhas :o
Abraço
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Ao andares tens velocímetro?
A avaria comum neste caso é o modulo Abs ter ido à vida...
quase de certezinha...
Abraço
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Ao andares tens velocímetro?
A avaria comum neste caso é o modulo Abs ter ido à vida...
quase de certezinha...
pode tambem ter sido um cabo do sensor de ABS, ou mesmo um fusivel. Eu nao sou especialista em probelmas de 9-5 mas nao acredito que o modulo de abs dê o berro assim de um momento para outro
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caso seja mesmo o modulo de ABS esta aqui um DIY de como trocar - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=210.msg1843#msg1843 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=210.msg1843#msg1843)
@Reaper - o problema que tinhas no teu modulo de ABS tinha o mesmo tipo de erro (ou seja acendia as mesmas luzes)
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Antes de começar pelos mais dificeis e complicados que tal verificar o interruptor do travão de mão.
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O Tuek vem agora aqui... Vou ver do interruptor Castelar O0 dos fusíveis também. E claro, ver os calços da frente como estão, que os de trás já sei que estão quase no "ferro"...
Abraço
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O Tuek vem agora aqui... Vou ver do interruptor Castelar O0 dos fusíveis também. E claro, ver os calços da frente como estão, que os de trás já sei que estão quase no "ferro"...
Abraço
Os calços da frente só têm aviso sonoro, é uma chapa que começa a roçar do disco. (Carro com tantos quês e porquês) e não tem aviso em condições para os calços da frente. :||
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Sim tenho velocímetro e não chinquei nenhum semáforo de velocidade, deve estar a trabalhar correctamente :>S
As luzes apagaram algumas vezes e o ABS funcionava bem que o carro não derrapava enquanto elas estavam apagadas, mas quando elas estão acesas o ABS já não funciona!
Para já vou substituir as pastilhas e depois logo vejo se continuo com o erro.
Como as pastilhas atrás estão quase no ferro o problema poderá ser daí e por segurança ele desligar o ABS pois não detecta os travões atrás! (Isto sou eu a divagar) :|@
Abraço
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Atrás não tem avisador de calços gastos, á frente tem. Pode ser por ter os calços á frente mais gastos da parte de dentro do disco. Mas pelo que vi, pode ser o modulo ABS com "tiques", mau contacto ou a querer dar o berro... :-\
Abraço
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Como o Castelar explicou em cima, o avisador sonoro é simplesmente uma chapinha que bate no disco.
Não existe nenhum sensor que trabalhe de forma eléctrica... logo... a parte electrónica do carro nunca sabe se os calços ou disco s estão gastos para acender luzes de avisos...
Aposto mais na teoria do módulo do abs..
Um dia com tempo saca-o fora e limpa os contactos.
Sei que são reparáveis, mas não sei como.
Abraço
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Realmente nao tem avisadores electronicos/electricos, mas se tiveres todas as pastilhas gastas o nivel de oleo baixa e tens um aviso.
Neste carros é preciso ter cuidado com o nivel de oleo de travoes, ou seja so por a nivel quando tens pastilhas todas novas. Se encherem de oleo com as pastilhas gastas quando as trocarem vao ficar com oleo a mais
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Nunca tinha pensado nisso :-[
Amanhã trocam-se os calços e vê-se o nível. O tuek vai trocar todos, frente e trás. Se não apagar os avisos, tem de se desmontar o módulo ABS e limpar, a ver se vai ao sítio. Não faço ideia quanto custa outro módulo ABS, já procurei na PFS e nada, no Ebay só encontrei nos EUA... ++P ++P
Abraço
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isso acontece em todos os sistemas hidráulicos de travagem :P
se colocas pastilhas novas... o óleo sobe porque os pistões ficam mais dentro das bombas...
seja carro ou mota...
abraço
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Pois... Tem lógica... Mas nunca tinha pensado nisso assim. Normalmente troco e vejo o nivel, se tiver a mais, tiro, se tiver a menos, ponho. Nunca tinha pensado é porque é que isso acontecia :-[
Abraço
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O que tem o ABS a haver com calços? O módulo ABS até sem calços funciona.
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O que tem o ABS a haver com calços? O módulo ABS até sem calços funciona.
realmente o modulo de ABS ate sem calços funciona, mas tendo me conta que tambem tem a luz de travoes acessa temos que começar por testar/verificar o sistema de travagem todo (nao so o modulo de ABS)
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Realmente levou calços novos mas as luzes continuam todas acesas!
Em relação ao interruptor do travão de mão não deve ter influência, pois são luzes diferentes, uma é Brake a outra e Park e esta sim é para o travão de mão.
Tenho então de limpar o modulo de ABS para ver se uma limpeza chega!
Abraço
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Nunca tinha pensado nisso :-[
Amanhã trocam-se os calços e vê-se o nível. O tuek vai trocar todos, frente e trás. Se não apagar os avisos, tem de se desmontar o módulo ABS e limpar, a ver se vai ao sítio. Não faço ideia quanto custa outro módulo ABS, já procurei na PFS e nada, no Ebay só encontrei nos EUA... ++P ++P
Abraço
O meu quando falhou tinha essas luzes acesas + o velocimetro sem funcionar...experimentem limpar antes de encomendar outro. O meu módulo tb veio dos USA pela EBAY e ficou nuns 70€ com custos (se mandarem vir encomendem como gift ou com valo baix no factura).
Outra alternativa é a http://www.bba-reman.com/catalogue/Products.aspx?category=189 (http://www.bba-reman.com/catalogue/Products.aspx?category=189) , eles fazem reparação ou podem comprar um já reacondicionado. O carro pode circular sem o módulo, só convém proteger aquela zona onde ele encaixa enqanto estiver a ser reparado.
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Hoje começou a acontecer algo diferente com as minhas luzes do ABS e BRAKE! :o
Ainda não mexi no modulo mas deitei spray de contacto nos 4 sensores nas rodas e realmente a luz apagou! O0 (nunca mais tinha apagado durante as ultimas semanas)
Quando o carro está parado 10/15min e volto a ligar, as luzes voltam a ficar ligadas, mas se de imediato desligar e voltar a ligar o carro, as luzes já não voltam a ligar.
É tipo à segunda funciona! Mas na primeira o carro tem de pegar mesmo, não basta fazer o diagnostico voltar ao off e só depois dar o arranque, assim as luzes não apagam! :||
Com isto quero ver como fica depois de dar uma limpeza ás ligações do modulo.
Abraço
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falta só referir que quando apaga a luz o ABS trabalha correctamente O0
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Não vi este tópico mais cedo! :||
O mais certo é ser o modulo do ABS, é uma avaria "comum" nos 9-5.
De seguida só mesmo os sensores/cabos do ABS.
Como já foi dito, o calços só tem avisadores sonoros (a bela chapinha!).
A diferença de uso dos calços não afeta o funcionamento.
As 2 luzes acessas é uma questão de alerta para o utilizador.
Já ligaste o carro às maquinas? Para saber os erros?
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Sim já percebi que as luzes todas acesas é só por aviso e segurança, pois a avaria é no ABS, ABS pertence ao sistema de travagem BRAKE e avarias no sistema de travagem é perigoso ascende também o triângulo de perigo :-\
Não, ainda não foi ligado ás maquinas! Falta isso para tirar alguma duvida.
Abraço
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Os sensores não são conectores electricos, funcionam por magnetismo...
Podem estar sujos.
Tira-os fora desapertando o parafuso de suporte e limpa-os.
Os sensores do 9000 do kamuma estavam cheios de "poeiras metalicas", acho que tirei fotos...
Abraço