Esquece o que escrevi em cima sobre a FM55... grrr
pelo que estive a ler destes links (já tinha visto do genuinesaab também) precisaria de:
- caixa FM40
- protecção da caixa...
quando li protecção da caixa... pensei que ele se referiam à chapa que fica entre a caixa e o motor... grrr
afinal é toda a protecção da caixa... ou seja, isto:
Depois fiquei com uma dúvida... grrr
vou ter que abrir a fm50 para colocar dentro da nova protecção...
e o diferencial e restantes componentes? de que caixa uso?por acaso tenho uma caixa estragada, mas estragou no diferencial..grrr... se usar o diferencial e restantes mecanismos... fico na mesma...
mais informação nowikipedia
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn "It has been certified for up to 295 ft-lb ( 400 Nm) of engine torque."
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quanto as caixas dos 9-3 / 9-5 de 99 a 01 não percebi bem, mas penso que também sejam precisas modificações...
"If you have a 9-3 or 9-5 in the following range
and any of the following issues: Blocked 2nd gear, Blocked reverse gear, Difficult to engage 3rd-4th gears, Difficult to engage 5th gear, or Difficult to disengage 3rd-5th. Saab even says to update if for any reason you are inside.
o MY99 - MY01 9-3 up to and including VIN 12029080
o MY99 - MY01 9-3 Convertible up to and including VIN 17007508
o MY99 - MY01 9-5 up to and including 13025469
The update kit changes a bunch of parts inside and also gives you some of the one-time items that have to be replaced when you open the gearbox."
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depois há outra coisa importante...
para quê estar a alterar se a 6º de uma f40 for igual à 5ª de uma fm55?
isto é... olha a caixa da quaife... muito boa por aguentar 1000nm... e depois? depois o racio da 6ª é igual (ou quase igual, penso que dá mais 2 ou 5 km/h) à 5ª do aero... fiz as contas de velocidade máxima por mudança no antigo fórum...
o que procuro é uma caixa longa para economia... claro que resistência também é importante...
mas estar a dar quase
9.000 EUROS por uma quaife
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn Bolas... dá para reforçar uma cá em Braga ou em Lousada por 15% do valor...
off-topic... já viste o aumento dos preços? os diferenciais já estiveram a 500 ou 600 euros... estão actualmente nos 1000€... e as caixas já estiveram a metade do preço... estes gajos são doidos...
outra coisa... no genuinesaab diz-se:
"There is nothing Saab specific here. The kit was developed to fit the Cobalt SS and similar F35 cars. it just happens to fit in the F25 cases also. For the NG900/9-3 and 9-5 it is a straight swap. For the 9000 94-98 since the trans mount is part of the end case that is changed you have to fabricate a new mount assembly. This is just the gearset and you need to have some extra parts from Saab to make it all work. The final drive can be selected from the few that we have from 4.05 std in 9-3/9-5, 4.45 and 3.82 so you can move the gearing around. You will need to have the ring and pinion as a set. Not the easiest to swap but still an option.
The biggest reason to run the new gearset is the higher first and closer rest of the gears 6th is acutally about the same as the higher geared 9-3s."
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Vou ver se arranjo mais informação "lá fora"