CarÃssimos,
Estou a equacionar adquirir uma carrinha a
GPL e gostaria de ter o vosso precioso contributo.
A viatura em vista é um
SAAB 9-5 2.0T SW (2000-2005), ou
2.3T Aero (embora seja mais gastadora
), para posteriormente colocar a GPL. Estou a fazer em média cerca de 30000 km por ano, 60% auto-estrada, 30% estradas nacionais e 10% em cidade.
Actualmente circulo com uma
Volvo V50 1.6 Drive (2010), da qual sou o segundo proprietário e sem grandes razões de queixa, pois tem cumprido com o seu propósito. Mas ainda assim, por mais cuidadoso que seja, estou sempre com o receio de ter os problemas crónicos (€€€€€€
) deste tipo de motorização e respetivos componentes. Embora tenha pesquisado muito, quando a comprei não tinha grande noção do que implicava este tipo de motorização, apenas sabia que era poupado e estava bem estimado, foi este os motivos, a par de adorar o seu design, que me levaram a optar por este modelo e motor.
Pontos positivos: - médias sempre na casa dos 5 lt/100km, o que é excelente!;
- conforto dos bancos;
- excelente design, tudo no seu lugar;
Pontos menos positivos: - carrinha com uma mala com espaço pouco amplo;
- motor com pouca força;
- sonoridade própria de motor diesel de baixa cilindrada;
- insonorização do habitáculo;
- vibrações do motor;
- alguns materiais de fraca qualidade;
- alguns ruÃdos parasitas que teimam em não sair... entre outras pequenas coisas que vão aparecendo.
Na altura em que a comprei a V50 ainda procurei uma com motorização a gasolina 1.8 ou 1.6, mas a missão revelou-se impossÃvel, só importando... a V70 era a segunda hipótese, mas não encontrei nenhuma em bom estado e na altura parecia-me exagerada...
Neste momento, ponho na equação a vender/troca da V50 (que conta com 181.000 km e ainda tem algum valor de mercado) pela 9-5 SW (pouco valorizadas). Depois de feitas as contas, como convém sempre, após instalar o sistema de GPL, o custo por km é muito similar. Para além das revisões do GPL, a manutenção periódica será por conta de mecânico de confiança.
Dúvidas:
- faz sentido a troca V50 1.6d (2010) > 9-5 2.0T SW (2001-2005)?
- caixa automática neste modelo, sim ou não? (eu tenho um 9-3 2.0T cabrio com caixa automática e funciona perfeitamente, super suave e sem qualquer reparo a fazer).
- compensa colocar na equação a motorização 2.3T Aero (250 cv)
- partindo do pressuposto que o motor da carrinha a adquirir está bem estimado e que será muito bem estimado, é resistente o suficiente para fazer muitos kms (±500.000) sem grandes problemas?
- quais os problemas mais comuns neste modelos?
- que valor € consideram justo para uma 9-5 2.0T Sw de 2002 com cerca de 200.000km?
- a marca dos 200.000 km no motor ainda justifica a transformação do GPL? sendo que o kit seria amortizado em cerca de 1 ano e meio?
- faz sentido reprogramar a potência de 150 cv para 180 cv?
Assim sendo, gostaria de saber a vossa opinião, conselhos, feedback... o que considerarem relevante e que me possa ajudar nesta indecisão. Como já referi, a ideia é fazer muitos kms (percursos mistos de auto-estrada e estradas nacionais) e ficar com a carrinha por muuuiiiiiiiiittooo tempo.
Obrigado pela atenção!