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pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia

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Guest:
Falas de filtros conicos para o Saab, correcto? Cuidado que sao ilegais...

Abraco

TesZero:
a mais pequena alteração e mais eficiente que conheço é a reprogramação da ecu :P

fácil, barato e eficaz.

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Abraço



TesZero:
Respondi isto muito à pressa e no tlm.

Então o tópico refere-se a um pedido de opinião sobre alterações que se possam fazer?

o 1º post está um pouco confuso.

Não sou apologista de fazeres nada a nível mecânico sem alteração electrónica, muito menos em saabs...

O carro sabe que tens lá um fpr de 2.8bars...

ou seja, se os injectores forem de 345cl com 2.8 bars...
se colocares 4 bars vais aumentar o caudal injectado...

alem dos consumos ficarem mal calculados, sendo calculados tendo em conta os cl gastos por km, a injeção também vai ficar alterada...

ao injectares a injecção, a sonda lambda vai detectar excesso de gasolina, mistura mais rica do que é normal, logo a ecu vai aumentar o tempo de injecção para que voltes a ter a mesma gasolina, mesmo com os 4 bars...

ou seja.... dinheiro e trabalho para no final ficar igual...

Abraço

Marco Gonçalves:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInRespondi isto muito à pressa e no tlm.

Então o tópico refere-se a um pedido de opinião sobre alterações que se possam fazer?

o 1º post está um pouco confuso.

Não sou apologista de fazeres nada a nível mecânico sem alteração electrónica, muito menos em saabs...

O carro sabe que tens lá um fpr de 2.8bars...

ou seja, se os injectores forem de 345cl com 2.8 bars...
se colocares 4 bars vais aumentar o caudal injectado...

alem dos consumos ficarem mal calculados, sendo calculados tendo em conta os cl gastos por km, a injeção também vai ficar alterada...

ao injectares a injecção, a sonda lambda vai detectar excesso de gasolina, mistura mais rica do que é normal, logo a ecu vai aumentar o tempo de injecção para que voltes a ter a mesma gasolina, mesmo com os 4 bars...

ou seja.... dinheiro e trabalho para no final ficar igual...

Abraço

--- Fim de Citação ---

Ok. Mas não é bem assim.

Os consumos aumentariam se o sistema de injecção funcionasse apenas em open-loop, mas como tem a sonda lambda, quando é detectada mistura rica o tempo de abertura dos injectores tem de diminuir para corrigir a mistura. Só vai gastar um pouco mais quando o sistema recorrer aos mapas guardados na memória (apropriados para a situação de open loop) quando por exemplo o motor estiver a acelerar, e não em regime de cruzeiro.

O filtro vai ser um cilíndrico de papel, e não um de alto rendimento tipo k&n. Se não der, ao menos vou abrir a caixa do filtro de ar.

Marco Gonçalves:
Outra pequena modificação seria colocar uma sonda lambda de marca mas universal. Pelo que li dos catálogos da bosch, estas sondas são de zircónia como as mais antigas mas o elemento é planar em vez de cilindrico. E a bosch diz que são um pouco mais eficientes que as antigas.

Há umas sondas com elementos planares, mas que são wideband, e não são compatíveis com as sondas mais antigas. As apropriadas para carros com injecção indirecta ou no colector têm 4 fios no máximo.

Comprei uma bosch para o fiesta mk4, mas como agora ficou de reserva, vou ver se dá para o mondeo. Comprei a sonda no olx por 40€, mas não traz a ficha de ligação. Tive a ver a referencia da sonda e não aparecia nos catálogos da bosch. Quem me vendeu disse que dava para o carro em questão e que já tinha montado várias em carros iguais e sem problemas.

Já agora, sabiam que as sondas lambda narrow band têm intervalo de mudança?

Há umas da bosch que duram 150 000 km, e outras mais caras que duram 250 000 km.

E a denso e ngk também fazem sondas lambda.

Se o vosso carro tem mais de 250 000 km é provável que tenha que levar uma sonda lambda, pois apesar de não dar erro, o seu tempo de resposta torna-se mais longo.
Foi o que já li em f´runs mais técnicos e até faz algum sentido.

Mas para ver a resposta da sonda é preciso ter um interface apropriado e um programa para aceder aos diversos parâmetros da centralina.

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