Forum > Performance
pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia
Guest:
Falas de filtros conicos para o Saab, correcto? Cuidado que sao ilegais...
Abraco
TesZero:
a mais pequena alteração e mais eficiente que conheço é a reprogramação da ecu :P
fácil, barato e eficaz.
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Abraço
TesZero:
Respondi isto muito à pressa e no tlm.
Então o tópico refere-se a um pedido de opinião sobre alterações que se possam fazer?
o 1º post está um pouco confuso.
Não sou apologista de fazeres nada a nível mecânico sem alteração electrónica, muito menos em saabs...
O carro sabe que tens lá um fpr de 2.8bars...
ou seja, se os injectores forem de 345cl com 2.8 bars...
se colocares 4 bars vais aumentar o caudal injectado...
alem dos consumos ficarem mal calculados, sendo calculados tendo em conta os cl gastos por km, a injeção também vai ficar alterada...
ao injectares a injecção, a sonda lambda vai detectar excesso de gasolina, mistura mais rica do que é normal, logo a ecu vai aumentar o tempo de injecção para que voltes a ter a mesma gasolina, mesmo com os 4 bars...
ou seja.... dinheiro e trabalho para no final ficar igual...
Abraço
Marco Gonçalves:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInRespondi isto muito à pressa e no tlm.
Então o tópico refere-se a um pedido de opinião sobre alterações que se possam fazer?
o 1º post está um pouco confuso.
Não sou apologista de fazeres nada a nível mecânico sem alteração electrónica, muito menos em saabs...
O carro sabe que tens lá um fpr de 2.8bars...
ou seja, se os injectores forem de 345cl com 2.8 bars...
se colocares 4 bars vais aumentar o caudal injectado...
alem dos consumos ficarem mal calculados, sendo calculados tendo em conta os cl gastos por km, a injeção também vai ficar alterada...
ao injectares a injecção, a sonda lambda vai detectar excesso de gasolina, mistura mais rica do que é normal, logo a ecu vai aumentar o tempo de injecção para que voltes a ter a mesma gasolina, mesmo com os 4 bars...
ou seja.... dinheiro e trabalho para no final ficar igual...
Abraço
--- Fim de Citação ---
Ok. Mas não é bem assim.
Os consumos aumentariam se o sistema de injecção funcionasse apenas em open-loop, mas como tem a sonda lambda, quando é detectada mistura rica o tempo de abertura dos injectores tem de diminuir para corrigir a mistura. Só vai gastar um pouco mais quando o sistema recorrer aos mapas guardados na memória (apropriados para a situação de open loop) quando por exemplo o motor estiver a acelerar, e não em regime de cruzeiro.
O filtro vai ser um cilíndrico de papel, e não um de alto rendimento tipo k&n. Se não der, ao menos vou abrir a caixa do filtro de ar.
Marco Gonçalves:
Outra pequena modificação seria colocar uma sonda lambda de marca mas universal. Pelo que li dos catálogos da bosch, estas sondas são de zircónia como as mais antigas mas o elemento é planar em vez de cilindrico. E a bosch diz que são um pouco mais eficientes que as antigas.
Há umas sondas com elementos planares, mas que são wideband, e não são compatíveis com as sondas mais antigas. As apropriadas para carros com injecção indirecta ou no colector têm 4 fios no máximo.
Comprei uma bosch para o fiesta mk4, mas como agora ficou de reserva, vou ver se dá para o mondeo. Comprei a sonda no olx por 40€, mas não traz a ficha de ligação. Tive a ver a referencia da sonda e não aparecia nos catálogos da bosch. Quem me vendeu disse que dava para o carro em questão e que já tinha montado várias em carros iguais e sem problemas.
Já agora, sabiam que as sondas lambda narrow band têm intervalo de mudança?
Há umas da bosch que duram 150 000 km, e outras mais caras que duram 250 000 km.
E a denso e ngk também fazem sondas lambda.
Se o vosso carro tem mais de 250 000 km é provável que tenha que levar uma sonda lambda, pois apesar de não dar erro, o seu tempo de resposta torna-se mais longo.
Foi o que já li em f´runs mais técnicos e até faz algum sentido.
Mas para ver a resposta da sonda é preciso ter um interface apropriado e um programa para aceder aos diversos parâmetros da centralina.
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior