Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 21:07

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

293 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!  (Lida 43495 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #30 em: 18 de Março de 2014, 08:44 »
Estou a ficar velho e com falta de sensibilidade (paciência) para ser delicado :P

Eu acho que me esta a acontecer o contrario com a idade vou tendo mais paciência ... isso ou a minha filha deu-me uma capacidade extra para ter paciencia :D

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #31 em: 18 de Março de 2014, 10:32 »
Perdoem-me este desabafo mas sinceramente, não vos entendo...
"Falam mal" dos 9000 antes de 94/93... Eh pá! Só vejo pós 94 a dar o estouro...!!


Catroia, onde é que "Falam mal" antes de 94/93?
Cita-me sff alguns textos…

Podem ser muito bons a nível de "kitar" electronicamente e mais fiáveis, como dizem, a nível de mecânica mas uma vez mais o que vejo é isto!:
Os contra balanços ou que lá chamam, tiram-nos (colocam igual ao 202)


Se há pessoas que gostem de “kitar” porque não o haveriam de fazer?
Cada um sabe de si.
Qual o problema de retirarmos os veios e colocarmos igual a um b202?
Não viste ninguém a instalar uma MAF num pós 1994, pois não?

Abrem muito mais vezes o motor em relação ao 202


Esta história de “abrir motores” começou comigo e com o catavares e eu ABRO SEMPRE um motor após o comprar… Se bem te lembras fiz-lo no T16 mal o comprei…
Se há mais pessoas com motores pós 1994 que gostem de ter tudo com vedantes e juntas novas… é natural que o rácio aponte para isso…
Depois há outra coisa, há quem abra o motor e o diga, e há quem abra o motor e fique caladinho.

O Tes já assumiu que o 202 dele nunca deu tantos problemas como os outros blocos que têm aparecido...

Onde escrevi eu isso?
O meu T16 nunca deu problemas, o meu Trionic também não…
Mas a nível de problemas OBVIAMENTE tenho mais receio do T16…
Eu dou-te o part number da minha MAF e tu dás-me preços para a mesma…
Apresento-te o desafio de me encontrares uma que custe menos que todo o carro.
Com garantias de funcionamento obviamente....

P.S. Potência?!?!
Ó Tes, quantos cvs tem o teu 202?!... e é um LH2.2...
Problemas...?!


300cv – 400nm  (mais 3, menos 3)
Problemas – Zero

Mas não estamos a falar de um SAAB pré 1994… estamos a falar de um SAAB Pré 1989…
Ou seja… Não conheço NENHUM SAAB com jetronic lh 2.4 ou LH 2.4.2 alterado com esta potência com sucesso e a rolar diariamente…

Tenho-vos deixado falar mas uma vez mais vejo que se deixam"encandear" pela "kitagem"!
Tudo bem que o Trinic é a evolução e tal, não digo nada contra.
O que tenho a dizer é que a injeccção LH não é assim tão "difícil" de mexer. O Tes tem umas das provas disso!


Não é assim tão verdade como isso…
Gestão electrónica LH 2.2… É DIFÍCIL DE MEXER…
Precisas de um data logger porque não consegues saber qual o rácio de AFR que tens…
Fiz no meu e não faço em mais nenhum…
Foram semanas e vários depósitos de combustível para ter o resultado que tive.

LH 2.4 ou LH 2.4.2
Não sei alterar e não conheço ninguém que altere os mapas de Injecção, pressão de turbo e ignição.

Ainda no outro dia o Décio (Dhc) mostrou que este bloco (B202) é o melhor bloco que a SAAB produziu (basta ser o último anterior ao GM), sim, porque a gestão Trionic, quer queiram ou não, é GM...!


Motores B202 são BONS!!!! CONCORDO!!!!
A gestão electrónica NÃO!!!
Trionic GM?

A gestão electrónica é 100% SAAB, foi desenvolvida antes dos anos 90 e aplicada em 1993, ano em que a GM nem sonhava comprar a SAAB.
A gestão Trionic usa tecnologia Motorola / SAAB.
Alguma informação:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
“Trionic is an engine management systems developed by Saab Automobile”
Com permissão da SAAB, a Opel usou a tecnologia Trionic 8 nos modelos Vectra e Signium assim como nos Chrysler.
Não deixa de ser, contudo, tecnologia desenvolvida 100% pela SAAB!


Vejam as estatísticas... Se acham que estou enganado veja m ohistorial SAAB e vejam quem "meteu a mão" nos motores e gestão electrónica nos Saabs a partir de 93. Vejam bem, mas mesmo bem, as diferenças na construcção dos motores. Não tem nada, mas nada mesmo a haver com os verdadeiros motores SAAB... Desculpa, é a minha opinião...


Tanto a gestão electrónica com os motores, FELIZMENTE, são 100% saab.
Existiu o incremento dos veios de equilíbrio nos motores b204 / b234, contudo continuam a ser blocos H 100% SAAB… Desde as bielas aos sensores…
Felizmente… embora a gm tenha imposto a base dos chassis nos 9-3 e 9-5… há coisas que não conseguiu impor…

É o que os adoradores de GMs costumam dizer... Facto é que aqueles 9000 que consideram "inferiores" ainda são os que mais duram e mais kms fazem...


Qualquer fã GM sabe perfeitamente que está a comprar um SAAB bonito…
Sabem perfeitamente que têm um carro durável se não mexerem nele… ou se só mexerem até certo ponto…
Não os considero menos SAAB´s por isso…
MAS… mesmo que a gm não tivesse metido as mãos… o caminho era o mesmo devido às imposições nas reduções de CO2 da união europeia… era inevitável termos motores com pistões mais leves e fracos baixando o consumo… Seja com a GM, seja com a bmw ou com a PURA SAAB….
Não considero os GM´s inferiores a nível de carro em si…
Obviamente prefiro um motor b204 ou b202 a um b205 ou b207.. OBVIAMENTE!!!

Motronic da LH é "lixo" comum entre Volvo, BMW, Porsche e 9000 não Trionic


Motornic só é usado em SAABs atmosféricos e V6, todos os restantes usam Jetronic.
De resto é usado nas restantes marcas referidas por ti… Em toda a minha vida só toquei em um motor Motronic SAAB, um V6…

Principal e única razão pela compra de Trionic?!
"Kitagem"


Estás totalmente ERRADO!!!
Mas no final deste texto vou deixar bem claro o porquê de eu sugerir 9000´s pós 94 a pré 93, lê o final sff.

Quereis andar a competir? Arranjai um punto GT!


Isto vindo de ti Catroia :P
Nem sei o que diga…
:P
Lol

Podes ter-te deixado de “kitar”… mas sabes perfeitamente que eras dos primeiros a estagnar o tubo da apc mesmo antes de mudares o óleo ao carro ou trocar a água e usar anti-congelante …
Não me lembro de nenhum carro teu (excepto este ultimo) que não tenhas pensado em alterações ou tenhas andado a carregar-lhe a fundo…
E… se acho mal? Não!!! Cada um sabe de si. És livre de tratar o teu carro como pretenderes, assim como eu abro os meus motores e coloco tudo limpo para ficar logo sujo… pois sou livre de o fazer.

Quem realmente gosta tanto de Saabs como vós dizeis que gostam, não lhes mexem!
Para isso íam para a SAAB ensinar os engenheiros!!

Mais uma vez :P lol, vindo de ti, lol, nem sei que pensar :P
Essa dos engenheiros da SAAB, já a ouvi de várias pessoas e nunca sei o que pensar…

Se tivéssemos todos os mesmos gostos e se eu fosse engenheiro da SAAB.. Vocês andavam todos de carros foscos… e ninguém podia pintar o carro ou ter o mínimo de originalidade devido a eu ser engenheiro da SAAB…
Por muito respeito que tenha pelos engenheiros da SAAB, o carro é meu e faço dele o que bem entender. Assim como também tu o fizeste, fazes…
Os engenheiros da SAAB recomendam pneus em boas condições… os teus têm piso? Quantos anos têm? Queres um carro seguro e andas com pneus na hora da morte?
Cada um anda com o carro como quer e… mais importante, como pode… não podemos viver só para os carros e todos temos as nossas prioridades…

Quem realmente gosta de SAABs… mexe-lhes SIM!!!
Muda-lhes o óleo mal o compra, vê estado das juntas e troca-as, (como dizes e bem o teu carro tem 22 anos), nunca usa água mas sim anti-congelante, mesmo que esteja a verter, tem o motor limpo e sem babadelas, entre muitas coisas que muitos de nós não pode fazer e outros nem se interessam.
Pior... normalmente os que não se interessam andam a puxar por eles...

Ao fim e ao cabo, vocês encontraram um carro que vos oferece velocidade, força, segurança e possibilidade de "kitar" por pouco dinheiro, e essa marca acabou por ser a SAAB.
Não passam de "corredores e kitadores" coo os das outras marcas. É verdade pois um verdadeiro amante da marca nunca na vida menosprezaria um modelo que fosse!!!
Porra!! Nunca vi tantos supostos amantes desta marca a dizer tão mal dos modelos!! Vocês já mostraram o amor que têm pela SAAB, desculpem não é pela SAAB. É pelos 9000 Trionics! Aqueles que podem colocar 500cv!!

Não vou comentar sobre os kitanços e sobre os rótulos que aplicas aos membros da comunidade… Porque simplesmente nunca vi um carro teu estimado como deveria… e tens que admitir que tudo o que estas neste ponto a criticar, fazias ainda o ano passado…
Eu tenho um carro com 300 cv e outro com 240cv (ainda) e não me vês a fazer corridas… aliás, tal como sabes brincam comigo por conduzir SEMPRE A 100 km/h…

Nunca viste tantos supostos amantes a dizer mal?

Porque nunca tiveste numa comunidade honesta…

Existe a paixão e os fanatismos…

Paixão, exemplo: “Eu sou do Benfica quer ganhe quer perca”
Fanatismo: “o meu benfica é o melhor do mundo e ganha sempre, os outros são todos uma porcaria”

Eu sou apaixonado pela SAAB…
Mas não vou dizer que acho uma coisa melhor ou pior só por ser SAAB…

Queres exemplo?

Prefiro de LONGE a gestão electrónica trionic a jetronic (vou especificar no final deste texto).
Prefiro de longe o chassis do t16 aos sucessores CSs
DETESTO a suspensão traseira dos 9000 quando já existiam na altura suspensões independentes
Adoro a suspensão do OPEL 9-3ss
ADORO a caixa de 6 velocidades do 9-3ss

Estes “ADOROS” são em detrimento de todos os outros modelos SAAB.

SAAB é bom, mas obviamente é preciso perceber que mesmo dentro da SAAB todos temos direito a opinar sobre o que gostamos mais…
Se trionic é melhor que jetronic… dizer-lo não é dizer mal da marca ou dos modelos que não o usam…
E cada um tem a sua opinião… Quem não tiver simplesmente não está a ser sincero...

Ainda não perceberam que o 9000 é a evolução dos modelos anteriores... Que os motores vêm de modelos anteriores que tanto prestígio deram à marca e são aqueles que fazem os milhões de quilómetros que vemos! Na sucata?!?! Vejo mais Trionics que LHs... Deve ser coincidência...


Já viste que a maioria dos T16 encostam por problemas com a MAF?
Sabes que a MAF faz parte integrante da gestão Jetronic LH?


Trionic é gestão electrónica desnvolvida por engenheiros da SAAB e unicamente SAAB. Não existe, nem existira nunca em nenhum motor de outra marca GM como por exemplo a OPEL, etc.


Errado… Gestão Electrónica Motorolo SAAB Trionic 8 foi cedida à gm, tanto que tens modelos Não-SAAB a usarem Trionic 8:
Opel Vectra, Opel Signium, Chrysler…

Kamuma, para tua admiração, amanhã vou tirar uma foto à casa das máquinas e verás que o carro está de origem!


Coloca Catroia.
Coloca uma foto do teu motor e mostra-nos como está esse cofre de motor .
Sem alterações…
Mas também…
Sem água no vaso de expansão, sem óleo com 20 anos, sem junta original provavelmente podres, sem babadelas de óleo, sem problemas aparentes, sem lixos do depósito de reserva da gasolina a entrarem para o motor.

Depois eu coloco uma foto do meu trionic 5 kitado, o kamuma mostra o trionic 5 dele também kitado e até o smap mostra uma foto do motor dele trionic 5 kitado.

Depois, entre os 4 (ou mais se quiseres sugerir) vamos avaliar “a paixão” que aqui colocas em causa sobre os kitanços e vamos tentar perceber qual de todos nós mais estraga o nosso SAAB. Seja pela qualidade de tratamento que lhe damos, seja pelos “kitanços” e “correrias” a que os sujeitamos.

Não leias isto como um ataque pois não é isso... de longe… Mas eu pelo menos considero que seja bem pior andar com um carro sem manutenção do que com um carro alterado…

Mais uma coisa…
Quase me esquecia….
Falas de motores estragados / aberto / com problemas….
Chegamos à conclusão de que há mais trionics do que jetronics, certo?

Então vou te deixar alguns exemplos de jetronics com problemas para repensares as afirmações:
- O Teu JR
- O teu AirFlow
- O cd do Darioglv que partiu o motor
- o Cs LH 2.4.2 do Joseglv que partiu também o motor
- o T16 do gdinis que esteve ANOS parado por causa da Maf
- Cd do acalhanas com caixa partida
(posso pensar em mais exemplos) 

EU ADORO SAAB!! Seja que modelo for!!
NUNCA na vida vou despristigiar que modelo ou versão seja!!
Este é o espírito Saabsita e que eu saiba é por isto que o clube existe!
Quanto às vossas opções, façam-nas vossas, não as incutam a outros... Deixem o livre arbítrio funcionar.
Apenas comecei por contrapôr o vosso repúdio pelos pré 94 e vê-se o resultado... Neste caso tenho tanto direito a repudiar a vossa opinião como vós tendes em repudiar o 9000 de 93 para baixo... Vós apresentasteis as vossas razões, eu apresentei as minhas.


Em suma… vou te contrariar então em tudo…
Sim, eu também adoro SAABs, mas terei a sinceridade de dizer que gosto mais de um que outro e quais os motivos…
Não repudio de forma alguma os T16, senão nem tinha um, mas vou continuar a sugerir um de 94 para a frente… Não vou deixar a opinião para mim quando ma pedem ou simplesmente se estão numa comunidade por isso mesmo, para haver troca de opiniões. Sim, é para isso que a comunidade existe... Não é para "dizermos bem", é para todos aprendermos.
O que é deixar o livre arbítrio funcionar?
É eu recomendar um LH 2.4 a alguém e depois essa pessoa me vir perguntar porque é que a caixa partiu e onde arranja uma? Ou porque é que a maf coloca o carro a dar rateres e não consegue arranjar uma por menos de 1000€?
Se considero que os modelos 94-98 são mais estáveis, porque razão não os vou sugerir?
Nunca em parte alguma disse que os restantes eram maus…

________________________________________________________________________

Agora… porque razão sugiro a compra de um modelo 94-98 a um modelo pré 94????

1º a gestão electrónica trionic 5 é MUITO mais eficiente que uma versão jetronic.
2º é muito mais costumizavel, quem quer usa isso a seu favor, quem quiser não usa.
3º os sensores de cambota são MUITO MAIS BARATOS, fáceis de trocar e fáceis de encontrar
4º os veios das caixas são de longe mais resistentes, falamos NO DOBRO
5º Sistema trionic NÃO USA MAF, não existem MAF´s à venda, as que existem pedem sempre acima de 500€, nem todas são compatíveis
5º é muito mais fácil diagnosticar um problema em Trionic do que em Jetronic… Seja por CarPc, seja por tech II, seja por odbII, nas versões jetronic mais antigas nem TECH II se consegue ligar
(se me lembrar de mais alguma acrescento)

Em suma… só pela MAF já é uma razão mais que bastante para eu preferir e sugerir trionics…
Pode nunca avariar… (a minha nunca avariou), como podem nunca funcionar… todos conhecemos saabs encostados por este motivo…

AGORA!!!!
NUNCA me vou desfazer do meu T16, contudo está nos meus planos actualizar-lo para TRIONIC 5….
Sem dúvida os motores b202 são dos mais resistentes e nervosos alguma vez criados… mas a gestão electrónica fica a desejar…

Não repudio nenhum SAAB… mas sugiro para quem vá comprar um de 94-98…

Bem… é tudo a minha opinião…

E que fique bem claro…
Isto não é uma comunidade de “kitadores” e  “corredores” como rotulada erradamente.

Peço desculpas mas perdi 2 horas do horário do trabalho a escrever isto, não reli antes de postar :P
Peço desculpas por palavras trocas, erros, etc…
Estava a escrever e a trabalhar ao mesmo tempo…

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #32 em: 18 de Março de 2014, 12:50 »
O meu está em manutenção >:D
Mas...
Aqui tens umas fotos do motor montado no carro:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Tens aqui uma foto de quando agarrou a biela á combota no fim de Janeiro deste ano:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Não me parece um cofre em mau estado :P

Abraço

Offline jmcatroia

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 414
  • Actividade:
    0%
  • Is it a plane? Yes! It's a SAAB!!
  • Localização:
    Matosinhos
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #33 em: 19 de Março de 2014, 13:41 »
Quero aqui deixar claro que não fiz ataques pessoais, creio que ficou bem claro que nunca foi minha essa intenção.
Bom, agora deixo eu algumas coisas em reposta ao Tes:   ;)

1º - Os relatos históricos estão mal, uma vez que a GM adquiriu 51% da Saab Automobile em 1990, pelo menos é o que vi na net, mas já vi muita coisa incorrecta...
Também que o CS foi idealizado pela GM para o mercado americano e então depois feitas as alterações necessárias para a Europa, daí os modelos CS americanos terem sido lançados no início de 91 e na Europa e restantes nos finais de 91, início de 92. (Por acaso já se perguntaram, ou notaram, que os faróis de piscas dianteiros saem da linha da carroçaria, devido ao facto que na américa, quando se engrena a marcha-atrás acende uma luz para iluminar a lateral esquerda e direita frontal...?) ... etc...

2º - No próximo sábado vou tirar a dita foto sim, e salvo o "babanço" por falta de reaperto da culaça, que foi trocada por velhice sim senhor, e não foi na minha mão, lá estará. Quanto ao resto, agurado condições (€€) para o fazer mas poderás ver que já tenho em mão tudo o que é necessário. O carro tem estado parado.

3º - O mais importante: O JR sempre trabalhou bem até ir parar às mãos de quam sabes e a única coisa que realmente foi feita por mim foi a alteração das resistências da centralina APC, indicadas por ti e pelo Bruno, também o fiz para vós.
O que aconteceu, o que foi mexido, o que foi estragado enquanto o carro esteve para ser reparado de CHAPA!! eu não sei pois nunca me disseram, apesar da insistência!! Veio mal de motor, selector de velocidades e consumos! Nunca mais foi o mesmo e daí ter tomado a decisão de o vender, se te recordas disso. Ah!! Mudar o óleo e colocar anti-congelante, mudar óleo travões e óleo da caixa fiz mal aderi ao clube, até por aconselhamento teu e até me ajudaste a sangrar os travões...
Em relação ao tubo de vácuo, se te recordas, foi o Bruno que deu a idéia e foi o Lionbest que o fez! Por coincidência, no mesmo carro que hoje possuo.

Em relação ao Airflow já o comprei com os problemas todos, e comprei porque estava a um bom preço em relação à versão que era. Gastei quase tanto dinheiro nele como o quanto me custou.
Ainda comprei um T16 para peças,o dourado, e que até o coloquei à disposição do clube/comunidade, sem querer um tusto por nada.
Só soube que alguém tirou bem mais do que precisava na altura da venda ao Tiroloco. Mesmo o Tiroloco foi informado do que já tinha sido feito e do que mais poderia/havia a fazer.
Sei que não mencionaste mas menciono eu, o primeiro CS que comprei, também LH, também já vinha mexido. O óleo tinha sido mudado há pouco, via-se bem.
O carro tinha anti-congelante e não dava mostras de estar muito usado. Foi mexido por quem sabemos. A únicas coisas que fiz foi trocar os tubos de vácuo e colocar o manómetro de boost no painel de instrumentos, visto que era um LPT.
Como ele tinha que trocar os vedantes das válvulas e eu não tinha hipótese financeira para isso decidi vendê-lo. Ainda hoje rola. Se quiserem vão ao SCPC que ele está lá. (Só tenho tido chatices porque o carro continua em meu nome,mas já lá fui reclamar, para além de já o ter mandado apreender).

Em relação a tudo isto, e respondendo às tuas dúvidas, aproveito para vos esclarecer a todos.
ADORO Saabs, daí ter comprado o 4º. Demorei 1 ANO a comprá-lo. Não porque tenha sido caro.
Se eu tivesse a vossa disponibilidade monetária, poeds ter  a certeza que teria o carro a 110% no mais breve espaço de tempo possível, mas o que acontece é que o que a maior parte de vós consegue disponibilizar num mês ou dois para o carro, eu demoro um ano, hipoteticamente falando claro, mas não anda longe da verdade.
No que tenho actualmente farei as coisas com todo o tempo do mundo, pois assim a carteira manda. Não pode andar, temos pena, espera que possa...
Quanto aos pneus, está calçado sim senhor! Não gastei 500 ou 600€ em pneus XPTO mas tenho uns que foram bem mais baratos e que se têm mostrado à altura. Também não descurei esse facto, apesar de que os que lá vinham ainda serem do tempo do Lionbest.
Ao fim e ao cabo é isto, se tens dinheiro para abrir, fechar, mudar, alterar, colocar do bom e do melhor, também tens para uma MAF e creio que não é necessário trocar uma de 5 em 5 anos...

Pode faltar uma coisa ou outra mas com tempo colocarei.

Abraços!
  • SAAB 9000 CS 2.0 T16 1992 (Já foi...)
  • SAAB 9000 CS 2.0 LPT 1992 (Já foi...)
  • Volvo 850 GLT 2.5 20V 1993 (Já foi...)
  • BMW 524td Aut. 1989 (Já foi...)
  • Renault Safrane 3.0 V6 RXE 1993 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 Airflow 1991 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 1986 (Já foi...)
  • Renault Laguna II 1.6 16V Privilege 2002 (Já foi...)
  • Renault Laguna 1.8 RT Confort 1997 (Já foi...)
Zé Mário Catroia
Matosinhos

Offline jmcatroia

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 414
  • Actividade:
    0%
  • Is it a plane? Yes! It's a SAAB!!
  • Localização:
    Matosinhos
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #34 em: 19 de Março de 2014, 13:43 »
Ahhh!! Tens razão Tes!! Quer dizer, não vou andar a procurar todos os posts, mas já vi algo sim.
Mas pronto, dizer mal ninguém diz, dizem menos bem...
 :D :D O0 O0
  • SAAB 9000 CS 2.0 T16 1992 (Já foi...)
  • SAAB 9000 CS 2.0 LPT 1992 (Já foi...)
  • Volvo 850 GLT 2.5 20V 1993 (Já foi...)
  • BMW 524td Aut. 1989 (Já foi...)
  • Renault Safrane 3.0 V6 RXE 1993 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 Airflow 1991 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 1986 (Já foi...)
  • Renault Laguna II 1.6 16V Privilege 2002 (Já foi...)
  • Renault Laguna 1.8 RT Confort 1997 (Já foi...)
Zé Mário Catroia
Matosinhos

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #35 em: 19 de Março de 2014, 20:13 »
Blá, blá, blá... whiskas saquetas...
É só tretas...

Abraço

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #36 em: 20 de Março de 2014, 09:48 »
Quero aqui deixar claro que não fiz ataques pessoais, creio que ficou bem claro que nunca foi minha essa intenção.
Bom, agora deixo eu algumas coisas em reposta ao Tes:   ;)

Todos nós sabemos isso.
Mas eu conheço-te bem ao ponto de perceber isso e tu conheces-me bem ao ponto de saberes que não te estou de forma alguma a atacar-te.
Mas quem não nos conhece pessoalmente lê e interpreta de forma diferente., daí a minha resposta.

1º - Os relatos históricos estão mal, uma vez que a GM adquiriu 51% da SAAB Automobile em 1990, pelo menos é o que vi na net, mas já vi muita coisa incorrecta...
Também que o CS foi idealizado pela GM para o mercado americano e então depois feitas as alterações necessárias para a Europa, daí os modelos CS americanos terem sido lançados no início de 91 e na Europa e restantes nos finais de 91, início de 92. (Por acaso já se perguntaram, ou notaram, que os faróis de piscas dianteiros saem da linha da carroçaria, devido ao facto que na américa, quando se engrena a marcha-atrás acende uma luz para iluminar a lateral esquerda e direita frontal...?) ... etc...
Tens razão, também fui ler e realmente a GM adquiriu parte da SAAB em 90/91.
Mas penso que as versões em que sairam os piscas fora e que implementaram emprimeiro lugar as luzes de marcha a trás ainda não eram "Cs´s" mas sim as segundas versões dos T16, com os farois inclinados, como a frente do tiroloco.
Mas até te digo... Embora tenha certezas que a tecnologia trionic seja 100% SAAB... mas, na eventualidade se tivesse sido GM não vejo problema algum... É melhor 10 vezes, é mais eficiente e fiável. Portanto, continuaria a sugerir fosse ela SAAB ou GM...

2º - No próximo sábado vou tirar a dita foto sim, e salvo o "babanço" por falta de reaperto da culaça, que foi trocada por velhice sim senhor, e não foi na minha mão, lá estará. Quanto ao resto, agurado condições (€€) para o fazer mas poderás ver que já tenho em mão tudo o que é necessário. O carro tem estado parado.
Dificuldades económicas todos temos e todos gostaríamos de fazer mais e melhor. Nem é aí que quis chegar...
É muito pessoal "ter um SAAB" e andar contente a assapar sem sequer mudar primeiro o óleo e rolar com água em vez de anti-congelante.

3º - O mais importante: O JR sempre trabalhou bem até ir parar às mãos de quam sabes e a única coisa que realmente foi feita por mim foi a alteração das resistências da centralina APC, indicadas por ti e pelo Bruno, também o fiz para vós.
O que aconteceu, o que foi mexido, o que foi estragado enquanto o carro esteve para ser reparado de CHAPA!! eu não sei pois nunca me disseram, apesar da insistência!! Veio mal de motor, selector de velocidades e consumos! Nunca mais foi o mesmo e daí ter tomado a decisão de o vender, se te recordas disso. Ah!! Mudar o óleo e colocar anti-congelante, mudar óleo travões e óleo da caixa fiz mal aderi ao clube, até por aconselhamento teu e até me ajudaste a sangrar os travões...
Em relação ao tubo de vácuo, se te recordas, foi o Bruno que deu a idéia e foi o Lionbest que o fez! Por coincidência, no mesmo carro que hoje possuo.
Dei o exemplo do JR por ser um T16, não por seu teu....
Dei o exemplo pelo facto de dizeres que os trionics davam mais problemas, o que não considero verdade....
Acho que chegamos a uma conclusão... Os SAABs não se estragam... sejam jetronic ou trionic... quem os estraga é quem os conduz.

Em relação ao Airflow já o comprei com os problemas todos, e comprei porque estava a um bom preço em relação à versão que era. Gastei quase tanto dinheiro nele como o quanto me custou.
Ainda comprei um T16 para peças,o dourado, e que até o coloquei à disposição do clube/comunidade, sem querer um tusto por nada.
Só soube que alguém tirou bem mais do que precisava na altura da venda ao Tiroloco. Mesmo o Tiroloco foi informado do que já tinha sido feito e do que mais poderia/havia a fazer.
Sei que não mencionaste mas menciono eu, o primeiro CS que comprei, também LH, também já vinha mexido. O óleo tinha sido mudado há pouco, via-se bem.
O carro tinha anti-congelante e não dava mostras de estar muito usado. Foi mexido por quem sabemos. A únicas coisas que fiz foi trocar os tubos de vácuo e colocar o manómetro de boost no painel de instrumentos, visto que era um LPT.
Como ele tinha que trocar os vedantes das válvulas e eu não tinha hipótese financeira para isso decidi vendê-lo. Ainda hoje rola. Se quiserem vão ao SCPC que ele está lá. (Só tenho tido chatices porque o carro continua em meu nome,mas já lá fui reclamar, para além de já o ter mandado apreender).
Esse Cs não foi um que colocaste o intercooler?
não estou recordado dele :|
Mais uma vez mencionei o teu Airflow por ser um LH com problemas, não por ser teu.
Ha tantos Lh´s como trionics com problemas... um não é melhor que o outro... depende de quem os conduz...
Voltando ao tema inicial, não desprezo de forma alguma os LH´s mas pelas razões acima citadas recomendarei SEMPRE um trionic.

Em relação a tudo isto, e respondendo às tuas dúvidas, aproveito para vos esclarecer a todos.
ADORO Saabs, daí ter comprado o 4º. Demorei 1 ANO a comprá-lo. Não porque tenha sido caro.
Se eu tivesse a vossa disponibilidade monetária, poeds ter  a certeza que teria o carro a 110% no mais breve espaço de tempo possível, mas o que acontece é que o que a maior parte de vós consegue disponibilizar num mês ou dois para o carro, eu demoro um ano, hipoteticamente falando claro, mas não anda longe da verdade.
No que tenho actualmente farei as coisas com todo o tempo do mundo, pois assim a carteira manda. Não pode andar, temos pena, espera que possa...
Quanto aos pneus, está calçado sim senhor! Não gastei 500 ou 600€ em pneus XPTO mas tenho uns que foram bem mais baratos e que se têm mostrado à altura. Também não descurei esse facto, apesar de que os que lá vinham ainda serem do tempo do Lionbest.

Nunca esteve em causa o teu gosto por SAABs, mas sim a prova de que quem sugere Trionics também gosta de todos os SAABs.
Não é chamada a disponibilidade económica, pois todos nós temos a nossa vida, eu não invisto nos meus carros ha 3 anos, só manutenção mesmo. E... por essa mesma razão... Não é que me chateie andar com o carro todo riscado... estou-me nas tintas para o que os outros pensão... Mas é obvio que o gostava de ter direito... E mais me preocupa o Turbo que tenho "todo desfeito"

Ao fim e ao cabo é isto, se tens dinheiro para abrir, fechar, mudar, alterar, colocar do bom e do melhor, também tens para uma MAF e creio que não é necessário trocar uma de 5 em 5 anos...

não tenho disponibilidade assim tanto como dás a entender...
Fiz-lo em ambos os meus carros e embora tenha feito tudo eu no segundo, custou-me muito e tive que sacrificar outras coisas por isso...
Poderia ter mais SAABs mas não tenho, mesmo porque não tenho disponibilidade para lhes fazer o mesmo... e ter um SAAB com juntas com 20 anos... é escusado... já este está com o turbo a assobiar e isto anda-me a chatear a sério...
Se sei que posso ter um SAAB que não usa MAF´s... Que mesmo que tenha dinheiro de lado para gastar na mesma, muito provavelmente não vou conseguir arranjar quem ma venda... porque razão vou preferir um LH? (quem fala na maf fala no sensor da cambota por exemplo... arranja-me onde e por quanto comprar um se encontrares... ha tempos tentei ajudar um amigo e não encontrei...)
Mais uma vez... são bons... MUITO BONS... mas se pelo mesmo preço posso ter um trionic... prefiro.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #37 em: 20 de Março de 2014, 09:53 »
Ahhh!! Tens razão Tes!! Quer dizer, não vou andar a procurar todos os posts, mas já vi algo sim.
Mas pronto, dizer mal ninguém diz, dizem menos bem...
 :D :D O0 O0

Não vejo mal NENHUM em dizer-se menos bem de um modelo em desterimento de outro...

Até te digo mais.... O desneho das cavas das rodas, na minha opinião... nos SAAB´s é HORRIVEL...
quando os bmws e mercedes têm imenso cuidado nisso...
É uma coisa que quase ninguém repara e a mim tira-me do sério....

E agora? só por ser apaixonado SAAB não posso dizer mal (dizer mal mesmo, não é menos bem) das cavas de roda dos saab?
Se acho isso e dissesse o contrário não estaria a ser sincero com a comunidade e comigo próprio...

É a única coisa que não gosto no 9-3ss a nível de desenho... e as minhas do fosco foram alteradas para terem a mesma distancia da chapa - pneu em todo o contorno da cava...

Ha mais coisas que gosto mais em outras marcas do que na SAAB, mas no total é a SAAB que me satisfaz... e não é por ser um carro barato, seguro e rápido que me dê oportunidade de kitar. :P
Nunca faria os sacrifícios que fiz/faço pelos meus carros e por pessoas que mal conheço em que a unica coisa que tenho em comum é um carro :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline ciber007

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 274
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #38 em: 20 de Março de 2014, 14:17 »
Depois de ler todos os post do amigo catroia, era para responder mas não tive vontade depois de ver tanta ignorância.

De qualquer forma e já que estamos numa de extremismos, há uma coisa no mundo dos clássicos que se chama "modificações à época" e aconselho-te a ler os PDF's do ACP sobre a homologação como clássico, só para citar um exemplo.

Tenho o meu carro com a manutenção em dia e tenho a gestão TRIONIC alterada. Nunca fiz alterações com torneiras e bloqueamento de tubos da APC. Se fiz alterações, fiz-las dentro do mundo SAAB e com material adequado.

E sim, o SAAB 9000 pós 94 é um produto mais maduro com índices de conforto maiores além de ter gestão electrónica actualizada e que por acaso é fantástica, não para alterar mas no desempenho das suas funções. Chama-se a isso evolução.

Cumprimentos.
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #39 em: 20 de Março de 2014, 14:40 »
Ciber, o jmcatroia não escreveu com a intenção que interpretaste.

Era este o meu receio, quem não se conhece cria complicações escusadas.

posso te garantir que o Catroia é tudo menos ignorante.

Contudo... lá deu de manhã com o dedo mindinho na porta e saiu aqueles posts iniciais.

As opiniões divergem, tem é que haver margens de aceitação de opiniões...
Cada um tem a sua.
A minha também vai de acordo com a gestão por trionic... Mas temos que respeitar quem a tenha diferente..

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #40 em: 20 de Março de 2014, 15:09 »
O "radiador da chauffage" devia estar mesmo com uma fuga grande... para isto tudo ter vindo de lá... :P

Desculpa por isto tudo Rogério :-[
Se quiseres, os últimos posts são divididos da intenção inicial do tópico...

Abraço

Offline jmcatroia

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 414
  • Actividade:
    0%
  • Is it a plane? Yes! It's a SAAB!!
  • Localização:
    Matosinhos
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #41 em: 20 de Março de 2014, 16:21 »
Quem dera que fossemos todos ricos! Espero bem que o sejas, que todos sejamos! Mesmo! Pelo menos somos de espírito e de experiência em automóveis a sério!! >:D >:D >:D >:D

Vamos lá esquecer isto.
Está visto que quer sejamos dos vermelhos, verdes ou azuis, gostamos todos do mesmo!
Por isso vamos beber um copo e comer uma francesinha! Nós todos!

(já agora se quiseres/puderes mudar isto de sítio/apagar... é mesmo um grande off-topic)  O:-) O:-) :)| :)| :>S :>S
  • SAAB 9000 CS 2.0 T16 1992 (Já foi...)
  • SAAB 9000 CS 2.0 LPT 1992 (Já foi...)
  • Volvo 850 GLT 2.5 20V 1993 (Já foi...)
  • BMW 524td Aut. 1989 (Já foi...)
  • Renault Safrane 3.0 V6 RXE 1993 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 Airflow 1991 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 1986 (Já foi...)
  • Renault Laguna II 1.6 16V Privilege 2002 (Já foi...)
  • Renault Laguna 1.8 RT Confort 1997 (Já foi...)
Zé Mário Catroia
Matosinhos

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #42 em: 20 de Março de 2014, 16:30 »
Aqui nao se apaga nada... pode è mudar-se de sitio. Isso é com o Rogerio ;)

Abraço

Offline jmcatroia

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 414
  • Actividade:
    0%
  • Is it a plane? Yes! It's a SAAB!!
  • Localização:
    Matosinhos
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #43 em: 20 de Março de 2014, 16:34 »
Muito bem sr. Deputado! Muito bem!!
 :))) :))) :))) :))) :))) :))) O0 O0
  • SAAB 9000 CS 2.0 T16 1992 (Já foi...)
  • SAAB 9000 CS 2.0 LPT 1992 (Já foi...)
  • Volvo 850 GLT 2.5 20V 1993 (Já foi...)
  • BMW 524td Aut. 1989 (Já foi...)
  • Renault Safrane 3.0 V6 RXE 1993 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 Airflow 1991 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 1986 (Já foi...)
  • Renault Laguna II 1.6 16V Privilege 2002 (Já foi...)
  • Renault Laguna 1.8 RT Confort 1997 (Já foi...)
Zé Mário Catroia
Matosinhos

Offline Dhc

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 763
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic Vs Jetronic LH
« Responder #44 em: 20 de Março de 2014, 17:05 »
Meus caros, eu como os conheço a todos, quero reforçar a ideia para quem não conhece um ou o outro que nada disto são ataques à inteligência ou capacidades de cada um, apenas pontos de vista diferentes. Eu como possuidor actual de cada um dos modelos em causa, apenas tenho a dizer que:
Os 9000 Cs podem ser iguais na carroçaria, no interior não, os que tem bancos eléctricos são no meu entender mais confortáveis, os Lh são (comparando carros completamente de origem) mais espevitados, os trionic mais amorfos no arranque.
Pessoalmente tenho a experiência de ter comprado ambas as versões uns em pleno funcionamento, outros com problemas de motor (daí o preço quase simbólico a que os compro), apenas fico espantado com o estado quase criminoso a que alguns ''artistas'' deixam chegar o carro...
Moral da história: quem quer alterar mais facilmente compre trionic, quem os quer de origem compre Lh's (subsistindo o problema das Maf's), são bastante melhor acabados de interior, e aqui ninguém me pode contrariar, eu tenho ambas as versões  >:D >:D, e só para tirar dúvidas basta ver o revestimento de alcatifa por baixo do banco traseiro!!
Espero ter ajudado a dissipar algumas dúvidas.