Mudanças de óleo ATF
SAAB 9-5 com motor
2.3 de 4-cilindros e
caixa de velocidades automática
Ferramenta necessária:• Funil
• Chave inglesa de 24mm aberta ou chave inglesa ajustável
• Rampas ou preguiças (auto) para levantar a frente do carro (macaco de elevação)
• Recipiente para retirar o óleo ATF usado
Peças / Acessórios necessários:• 12 Litros de óleo ATF
• Anilha de Bujão 18mm (AlumÃnio ou Cobre)
É um processo fácil e seguro para se fazer sozinho.
Grau de dificuldade (escala de 1 a 5): 1 - Fácil
Estimativa de tempo:1-2 hora para todas as três mudanças
Atenção:Alguns SAAB 9-5 mais recentes não têm uma vareta de cerificação do nÃvel ATF. Isso torna mais difÃcil de verificar o nÃvel correto. Por favor, consulte as instruções no SAAB WIS ou EPC ou em SAABs PORTUGAL.
Tipo de óleo ATF e intervalos de mudança:SAAB 95 4-speed AT MY 1998 » 2001
Dextron III - Texaco Texamatic 7045 – Óleo ATF de base Mineral
Intervalo de mudança:
110,000 Km (Europa, e outros)
96,000 Km (América do Norte)
SAAB 95 5-speed AT MY 2002 » 2009
Óleo ATF de base Mineral - SAAB 3309
Intervalo de mudança:
96.000 Km (MY 2006+)
144.000 km (MY 2005)
160.000 Km (MY 2003)
Nota: A SAAB prolongou o intervalo de substituição do óleo da caixa de velocidades ao longo dos anos. Era aconselhado pela SAAB efetuar esta revisão a cada 160.000 Km nos modelos a partir de 2003, mas em todos os modelos a partir de 2002 é mais seguro antever esta manutenção para intervalos de 96.000 Km.
Instruções DIY:1º - Caso o motor esteja frio, aqueça o motor e a transmissão ao fazer uma curta viagem de carro.
2º - Levantar o carro pelo eixo da frente usando as rampas ou as preguiças (auto).
!Devido ao elevado perigo de acidente nunca efetue esta operação usando apenas o macaco de elevação hidráulico!3º - Na parte inferior do carro encontra o bujão que está localizado na caixa de velocidades, à direita do tubo de escape quando olhamos de frente para o carro. É o único parafuso de 24mm que existe na área, portanto não dá para confundir. Como o espaço é reduzido terá de ser usada a chave inglesa aberta ou ajustável.
4º - Colocar o recipiente sob a transmissão e desapertar o parafuso. O óleo ATF vai começar a sair lentamente quando, o parafuso estiver quase no seu fim da rosca.
!!Ter em atenção que ao retirar o bujão todo o liquido vai sair em grande debito, portanto tenham cuidado para não sofrer queimaduras!! 5º - Coloque o parafuso bujão novamente e use a anilha velha. A anilha nova só será usada apenas na mudança final (3ª Mudança).
6º - Por cada 4 litros de óleo velho, teremos de repor 4 Litros de óleo novo através da entrada do indicador da vareta de nÃvel.
7º - Agora e depois de adicionar o óleo ATF, ligue o motor e troque o seletor de velocidades entre Drive (D) e Neutro (N), de modo a que o óleo ATF possa ser distribuÃdo através da transmissão. Verificar novamente o nÃvel e adicionar, caso seja necessário.
Faça uma curta / média viagem se possÃvel, para que o novo óleo se possa misturar com o óleo velho. As viagens que faço entre operações rondam, os 30 Km!
8º - Repetir este processo pelo menos três vezes.
Informações:De acordo com o SAAB EPC a capacidade total de óleo ATF é de 7 Litros, mas existem sempre cerca de 3 litros de óleo ATF no refrigerador de óleo do conversor de binário, que nunca é expelido.
Após a primeira mudança, existirão 4 Litros de óleo novo e 3 Litros de óleo velho, equivale a cerca de 57% novo. A segunda alteração elimina outro de 1,5 Litros de óleo velho ficando com 79% de óleo ATF novo. Na terceira mudança eliminaremos 0,75 Litros e ficamos com 89% de óleo novo e apenas 11% de óleo velho. Poderá repetir estas operações indeterminadas vezes, mas penso que não seja possÃvel eliminar 100% do óleo velho, portanto penso que 89% seja bastante aceitável
Mudanças de Óleo
1ª Mudança = 57%
2ª Mudança = 79%
3ª Mudança = 89%
Estas são as amostram que provam a diferença entre um óleo Usado e um óleo Novo. Veiculo SAAB 9-5 Aero MY 2005 120.000 Km.
Créditos:
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Tradução: Marco Fernandes