Este DIY serve de base para todos os carros embora seja feito em um 9000.
Os SAAB´s 9000 têm bujão de radiador, outros modelos podem não ter, como o caso do 9-3.
Os que tiverem bujão será este o método mais correcto, caso não tenham retiram o tubo do local mais baixo que encontrarem do carro, por norma o tubo de entrada de liquido para o radiador.
O carro deve de estar quente e com a saufagem ligada no quente. Desta forma vão conseguir retirar mesmo todo o liquido do motor. O motor estando quente tem o termostato aberto e a saufagem estando aberta no quente será também possÃvel vazar o liquido dentro do seu radiador.
Para garantir uma boa lubrificação da bomba de água e manter as propriedade do liquido, é aconselhado trocar o mesmo a cada 4 anos. Eu troco a cada 2 anos todos os fluidos dos meus carros / motas.
Como é óbvio... usar anti-congelante e não água da torneira...
Caso o veiculo esteja parado à muito tempo ou tenha usado agua a minha opinião passa por fazer a troca de anti-congelante 3 vezes a cada 200 kms.. ou seja...
muda,
anda 200 kms,
muda andar mais 200 kms e...
muda de novo.
Desta forma forma diminuÃmos o risco de haverem resÃduos de ferrugem dentro dos radiadores.
Neste caso, na ultima muda retirar os tubos de refrigeração e lavar.
Aqui fica a explicação passo a passo para a troca do lÃquido:
1º - Ter o carro quente e saufagem no máximo:
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2º - Carro levantado e seguro no ar, retirar a blindagem debaixo dos radiadores na frente do carro.
Neste caso prático, usar chave sextavada nr 10 nos parafusos assinalados a vermelho e chave Torx T30 nos assinalados a verde:
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3º - Abrir o vaso de expansão de água para que a mesma saia sem criar resistência nas tubagens (vácuo). Têm que ter cuidado e abrir devagar... Caso abram rápido com a pressão criada vai sair fora.
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4º - Localizar e abrir o bujão do radiador do liquido refrigerante. Obviamente têm que ter cuidado porque o lÃquido está quente e ter algo grande em baixo para aparar o liquido.
O bujão encontra-se no canto esquerdo do radiador (quem olha de frente para o carro). Na foto podem ver:
1- Radiador de ar condicionado
2- Intercooler
3- Radiador de liquido refrigerante
Seta vermelha - locar do bujão
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Desapertar com um alicate, com os dedos nunca irão conseguir:
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Deixar escorrer até ao fim. Se forem bem comportados... não vai ser água que vai escorrer de lá... mas sim anti-congelante:
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Depois atestar novamente com um bom anti-congelante que nos proteja o motor da corrosão e lubrifique a bomba de água. Eu costumo sempre filtrar o anti-congelante antes de colocar para o vaso de expansão... por muito caro que seja existe sempre acumulação de resÃduos e óleo de lubrificação no fundo (deposito).
Após atestar:Ligar o carro, novamente com o aquecimento do carro no quente, para que o liquido circule no circuito da saufagem.
Quando a temperatura rondar os 80...90 graus o termostato irá abrir permitindo o lÃquido entrar no motor, logo o nÃvel irá baixar.
Deixar a ventoinha actuar 2 ou 3 vezes.
Desligar o carro, verificar fugas e atestar ao nÃvel.
Ter atenção ao nÃvel nos próximos quilómetros.
(Obrigado ao
Ciber007 por me ter lembrado de referir este ponto)
Qualquer dúvida ou passo menos explicito, perguntem.
Se souber... respondo
Abraço