(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Cilindrada = (PI/4) x (diametro do piston)^2 x (curso da cambota) x (numero de cilindros)
Cilindrada = 0,7854 x (diametro do piston)^2 x (curso da cambota) x (numero de cilindros)
Motor B204/B205
Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,78) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
Cilindrada = 1,98486288
Cilindrada = 0,7854 x (0,905)^2 x (0,78) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 0,5 mm = 90,5 mm]
Cilindrada = 2,0069781732
Cilindrada = 0,7854 x (0,91)^2 x (0,78) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 1 mm = 91 mm]
Cilindrada = 2,0292159888
Motor B234/B235
Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,90) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
Cilindrada = 2,2902264
Cilindrada = 0,7854 x (0,905)^2 x (0,90) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 0,5 mm = 90,5 mm]
Cilindrada = 2,315744046
Cilindrada = 0,7854 x (0,91)^2 x (0,90) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 1 mm = 91 mm]
Cilindrada = 2,341403064
Embora a cilindrada seja igual entre um B204 e um B205 ou entre um B234 e um B235, existem diferenças que tornam os motores B2x4x mais resistentes que os B2x5x.
Quanto mais curta for a biela mais resistencia tem, partindo do principio que a forma de construção é igual e os materiais usados tambem. A biela é a peça mais fraca entre cambota, piston e biela. Como podem ver pela imagem no inicio o motor que tem as bielas mais longas é o B205 dai serem os que mais partem bielas. As bielas mais resistentes são as dos motores B234 pois são as mais curtas.
Pelo contrario os pistons quanto maiores forem mais dissipam o calor e mais aguentam. Se compararem as medida das bielas entre um um B235 e um B234 chegam a conclusao que as bielas do B234 são mais curtas em cerca de 6 mm. Esta diferença de 6 mm quer dizer que o piston do motor B234 tem que ser 6 mm mais longo que o piston do B235.
O mesmo se aplica entre um B204 e um B205, ou seja os pistons de B204 tem mais 6 mm de altura que os de um B205.
Os motores dos B2x5x para alem de term pistons mais curtos e bielas mais longas em relação aos motores B2x4x, que só isso chega para serem menos resistentes, usam tambem materiais menos resistentes nos pistons e bielas que os motores B2x4x.
Existem varias formas de tornar os motores B2x5x mais resistentes que passam por colocar:
- componentes forjados
- componentes de B2x4x
Vou deixar aqui algumas formas possiveis
Motor B235 - pistao forjado / biela forjada / junta de cabeça de B2x5x
Motor B235 - pistao forjado / biela de B204 / junta de cabeça de B2x5x
Motor B235 - pistao de B234 / biela de B234 / junta de cabeça de B2x4x
Motor B205 - pistao forjado / biela forjada / junta de cabeça de B2x5x
Motor B205 - pistao de B204 / biela de B204 / junta de cabeça de B2x4x
Existe tambem a possibilidade de converter um B205 para B235
Com um B205 de origem mudam os seguintes componentes (niveis de resistencia de 1 a 3, quanto mais alto melhor)
Motor B205 - pistao forjado / biela forjada / junta de cabeça de B2x5x / cambota de B234 (nivel de resistencia 3)
Motor B205 - pistao de B235 / biela de B204 / junta de cabeça de B2x4x / cambota de B234 (nivel de resistencia 1)
Motor B205 - pistao forjado / biela de B204 / junta de cabeça de B2x5x / cambota de B234 (nivel de resistencia 2)
Motor B205 - pistao de B234 / biela de B234 / junta de cabeça de B2x4x / cambota de B234 (nivel de resistencia 2)