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15 de Maio de 2024, 18:59

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Autor Tópico: Motores B2x4x Vs B205x - Motores Hibridos - Conversão de B205 para B235  (Lida 23935 vezes)

Offline SMAP

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Cilindrada = (PI/4) x (diametro do piston)^2 x (curso da cambota) x (numero de cilindros)

Cilindrada = 0,7854 x (diametro do piston)^2 x (curso da cambota) x (numero de cilindros)


Motor B204/B205

Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,78) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
Cilindrada = 1,98486288

Cilindrada = 0,7854 x (0,905)^2 x (0,78) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 0,5 mm = 90,5 mm]
Cilindrada = 2,0069781732

Cilindrada = 0,7854 x (0,91)^2 x (0,78) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 1 mm = 91 mm]
Cilindrada = 2,0292159888


Motor B234/B235

Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,90) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
Cilindrada = 2,2902264

Cilindrada = 0,7854 x (0,905)^2 x (0,90) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 0,5 mm = 90,5 mm]
Cilindrada = 2,315744046

Cilindrada = 0,7854 x (0,91)^2 x (0,90) x (4) [Pistons forjados "oversized" em 1 mm = 91 mm]
Cilindrada = 2,341403064


Embora a cilindrada seja igual entre um B204 e um B205 ou entre um B234 e um B235, existem diferenças que tornam os motores B2x4x mais resistentes que os B2x5x.

Quanto mais curta for a biela mais resistencia tem, partindo do principio que a forma de construção é igual e os materiais usados tambem. A biela é a peça mais fraca entre cambota, piston e biela. Como podem ver pela imagem no inicio o motor que tem as bielas mais longas é o B205 dai serem os que mais partem bielas. As bielas mais resistentes são as dos motores B234 pois são as mais curtas.

Pelo contrario os pistons quanto maiores forem mais dissipam o calor e mais aguentam. Se compararem as medida das bielas entre um um B235 e um B234 chegam a conclusao que as bielas do B234 são mais curtas em cerca de 6 mm. Esta diferença de 6 mm quer dizer que o piston do motor B234 tem que ser 6 mm mais longo que o piston do B235.

O mesmo se aplica entre um B204 e um B205, ou seja os pistons de B204 tem mais 6 mm de altura que os de um B205.


Os motores dos B2x5x para alem de term pistons mais curtos e bielas mais longas em relação aos motores B2x4x, que só isso chega para serem menos resistentes, usam tambem materiais menos resistentes nos pistons e bielas que os motores B2x4x.


Existem varias formas de tornar os motores B2x5x mais resistentes que passam por colocar:
- componentes forjados
- componentes de B2x4x

Vou deixar aqui algumas formas possiveis

Motor B235 - pistao forjado / biela forjada / junta de cabeça de B2x5x
Motor B235 - pistao forjado / biela de B204 / junta de cabeça de B2x5x
Motor B235 - pistao de B234 / biela de B234 / junta de cabeça de B2x4x

Motor B205 - pistao forjado / biela forjada / junta de cabeça de B2x5x
Motor B205 - pistao de B204 / biela de B204 / junta de cabeça de B2x4x


Existe tambem a possibilidade de converter um B205 para B235

Com um B205 de origem mudam os seguintes componentes (niveis de resistencia de 1 a 3, quanto mais alto melhor)

Motor B205 - pistao forjado / biela forjada / junta de cabeça de B2x5x / cambota de B234 (nivel de resistencia 3)
Motor B205 - pistao de B235 / biela de B204 / junta de cabeça de B2x4x / cambota de B234 (nivel de resistencia 1)
Motor B205 - pistao forjado / biela de B204 / junta de cabeça de B2x5x / cambota de B234 (nivel de resistencia 2)
Motor B205 - pistao de B234 / biela de B234 / junta de cabeça de B2x4x / cambota de B234 (nivel de resistencia 2)
« Última modificação: 22 de Maio de 2013, 10:51 por SMAP »
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Offline Reaper

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belíssimo guia  O0

vai ser um projecto de futuro se mantiver a carrinha para o ano :)

os forjados já sabemos que são caros...

mas e isto?

Motor B205 - pistao de B234 / biela de B234 / junta de cabeça de B2x4x / cambota de B234 (nivel de resistencia 2)

precisava de um motor de um 9000 aero a desmontar ou há alternativas?
« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 22:24 por Reaper »
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Offline SMAP

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Motor B205 - pistao de B234 / biela de B234 / junta de cabeça de B2x4x / cambota de B234 (nivel de resistencia 2)

precisava de um motor de um 9000 aero a desmontar ou há alternativas?

qualquer motor B234 tem os mesmo componentes, por isso eu não disse que era um B234R. O melhor é arranjar um motor de um B234E (lpt de 170) pois tera sido que teve menos esforço
« Última modificação: 21 de Maio de 2013, 22:54 por SMAP »
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Que grande post :D

Uma dúvida, o melhor é mesmo um b234 ou um "hibrido" com componentes dos 2 motores b234 e b235?

Abraço


Offline SMAP

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Que grande post :D

Uma dúvida, o melhor é mesmo um b234 ou um "hibrido" com componentes dos 2 motores b234 e b235?

Abraço

Os Hibridos são bons para 9-3/9-5 porque existem sensores diferentes no bloco/cabeça pelo que nao dá para por um B2x4x num carro com electronica Trionic7

Os melhores motores são sem sombra de duvida os B2x4x, mas o B2x5 hibridos ja ficam muito bons

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 :D :D :D :D :D Saab 9000 Forever  >:D >:D >:D >:D

Abraço

Offline Lfteixeira

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Os melhores motores são sem sombra de duvida os B2x4x, mas o B2x5 hibridos ja ficam muito bons

Sim, mas com gestão Trionic 7...
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  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline SMAP

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Editado topico inicial para conter as cilidradas caso montem pistons forjados "oversized" como podem ver aqui neste link-   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

No caso de um motor 2.3 ao usarem pistons "oversized" de 91 mm obtem mais 51 cc. É claro que para usarem pistons "oversized" teram que rectificar o bloco, e convem ser feito por alguem que perceba mesmo do assunto senão vão deitar dinheiro ao lixo pois o motor nunca mais trabalhara bem

Offline TesZero

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Obrigado pela informação smap :)

:P

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Abraço
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 :))) :))) :))) :))) :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))
E eu também... >:D

Abraço

Offline SMAP

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Re: Motores B2x4x Vs B205x - Motores Hibridos - Conversão de B205 para B235
« Responder #10 em: 22 de Maio de 2013, 18:47 »
Mas que "treta" de agradecimentos é esta? se quizesse "likes" ia para o facebook  :)))

Offline Guest

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Re: Motores B2x4x Vs B205x - Motores Hibridos - Conversão de B205 para B235
« Responder #11 em: 22 de Maio de 2013, 18:50 »
Óóhhhhh Smap!!!!! Faz-me um bi...like :P
 OT... lixo com o post... :P

Abraço

Offline teco

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Re: Motores B2x4x Vs B205x - Motores Hibridos - Conversão de B205 para B235
« Responder #12 em: 26 de Maio de 2013, 22:45 »
excelente tópico como sempre do SMAP....

MAS

nas minhas deambulações vi referencias que os pistões forjados são do melhor ... para riscar os cilindros além de qualquer recuperação.

i.e. para lixar um motor de vez são dos maiores riscos

aceito comentários e correcções
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Offline SMAP

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Re: Motores B2x4x Vs B205x - Motores Hibridos - Conversão de B205 para B235
« Responder #13 em: 26 de Maio de 2013, 23:01 »
nas minhas deambulações vi referencias que os pistões forjados são do melhor ... para riscar os cilindros além de qualquer recuperação.

i.e. para lixar um motor de vez são dos maiores riscos

Eu tambem tenho essa noção, mas como não é uma verdade absoluta deixo ao critério de cada pessoa.

O que eu li é que os pistons forjados embora bons são basicamente para motores de competição, como tal são muito resistentes e acabam por ser mais que os restantes componentes do motor.

Acabam por dar cabo do bloco de motor ao gasta-lo visto serem de um material de uma resistencia superior ao do bloco. Por norma os segmentos é que se deviam gastar, mas os segmentos dos pistons forjados gastão é os blocos que nao forão feitos para trabalham com eles.

Mas como disse isto não é um opinião unanime, portanto cada um investigue e escolha o que fazer ao seu motor.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 08:58 por SMAP »
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Offline teco

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Re: Motores B2x4x Vs B205x - Motores Hibridos - Conversão de B205 para B235
« Responder #14 em: 27 de Maio de 2013, 23:44 »


O que eu li é que os pistons forjados embora bons são basicamente para motores d ecompetição, como tal são muito resistentes e acabam por ser mais que os restantes componentes do motor.

Acabam por dar cabo do bloco de motor ao gasta-lo visto serem de um material de uma resistencia superior ao do bloco. Por norma os segmentos é que se deviam gastar, mas os segmentos dos pistons forjados gastão é os blocos que nao forão feitos para trabalham com eles.

Mas como disse isto não é um opinião unanime, portanto cada um investigue e escolha o que fazer ao seu motor.

ok confirmaste exactamente o que me parecia lembrar de ter lido, assim ficou escrito e ninguêm pode depois dizer que "li o que o SMAP disse e aconteceu... XPTO... ai a surpresa e a culpa não é minha quando não estudo bem o que decido EU fazer qq coisa"

assim já sabem que o nível 3 tem um risco associado mesmo não tendo trabalho de pesquisar ;)

tens de te lembrar que há malta que tem mais dificuldade em pesquisar em inglés e te toma, e muitíssimo bem, como belíssima autoridade (beleza intelectual entenda-se) sobre mecánica e melhoria nos SAABs.

e o esquilo faz de advogado do diabo para te fazer escrever tudo ;)

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