SAABsPORTUGAL

Oficina => Electricidade / Electrónica => Tópico iniciado por: Pedro Neves em 06 de Fevereiro de 2014, 19:11

Título: Falha de ESP
Enviado por: Pedro Neves em 06 de Fevereiro de 2014, 19:11
Boas saabistas!

Preciso da ajuda de quem possa perceber mais sobre o assunto que passo a explicar. Já há algum tempo, desde uma altura que vieram umas chuvas fortes com consequentes cheias (mas não destas que estamos a passar agora :) ) o aviso de que o ESP dava erro e se desligava começou a acender aparentemente sem motivo aparente porque não associava a nada. Entretanto foi-se intensificando até que quando ligava a ignição a verificação do computador de bordo dava tudo ok e mal mexia o volante aparecia logo o mesmo erro. Dias depois mesmo mal dava a ignição ligava logo e desde então nunca mais desligou. Levei o carro a um eletricista e ele disse que tinha duas opções: ou substituir o módulo de direção que controla o ESP, ABS, etc por um novo (+/- 380€ + IVA + MO) ou tentar reparar o existente. Apesar de não ter ESP sempre tive ABS...

Caso alguém saiba do que se trata agradecia imenso ajuda.

Muito obrigado
Título: Re: Falha de ESP
Enviado por: SMAP em 06 de Fevereiro de 2014, 20:37
Aconselho-te a desligares as fichas todas e a limpa-las com spray de contactos, não seria a primeira vez que algo do genero se verificava.

Se depois de fazeres isso não ficar resolvido, aconselho-te a passares no Veloso (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=58.0)
Título: Re: Falha de ESP
Enviado por: TesZero em 06 de Fevereiro de 2014, 22:18
exacto... iria sugerir a mesma coisa...

Depois de limpares as fichas convém veres se tens erros e quais são esses erros.

A unidade esp está ligada à mesma fonte de alimentação que a ecu... por isso pode te dar chatisses mais graves...

Abraço
Título: Re: Falha de ESP
Enviado por: Pedro Neves em 07 de Fevereiro de 2014, 14:39
Amigos elucidem-me por favor quais são essas fichas. Muito obrigado!
Título: Re: Falha de ESP
Enviado por: leafar em 26 de Março de 2014, 22:01
Boas Camaradas
Já tive esse problema no meu tbm. Tive de trocar o CIM, que é a peça que está entre o volante e o quadrante, onde estão a manete dos piscas e do limpa vidros. Na altura adquiri um em segunda mão, mas cometi um erro grave por "falta de experiencia" nestas andanças. Ao encomendar a referida peça, eu não sabia , e eles retiraram na sem qualquer cuidado nem ligação a nenhum computador. Ao retira-la ficou com o código do carro antigo e ao instala la no meu não dava devido á codificação. Foi um molho de brocas conseguir pô-la a funcionar, mas consegui. Fiquei foi sem "mija-mija" e o limpa vidros na primeira velocidade, mas brevemente irei tentar resolver isso, pois tem de ir á inspeção entretanto.
Título: Re: Falha de ESP
Enviado por: LSilva em 27 de Novembro de 2019, 17:30
Resposta SUPER atrasada mas aqui vai:

É simplesmente o fusível do ESP que dá mau contacto! os contactos do fusível ficam ligeiramente oxidados com o tempo e então basta o carro tremer ou simplesmente uma curva mais apertada ou até mesmo travar e pimbas: erro ESP e desliga. o fusível é o que está do lado do condutor e é o último de baixo á direita salvo erro, senão é só ver no manual. eu demorei MESES a encontrar o erro mas um dia, já não sei por que motivo, verifiquei todos os fusíveis e ao sacar esse com a chave ligada deu logo o erro do ESP!, então passei um pouco de lixa nos contactos, encaixei de novo e NUNCA MAIS tive o erro ESP! simples!  O0