Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 21:54

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

291 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: 04 Saab 93 2.2 TiD Junta da Cabeça?  (Lida 4295 vezes)

Offline paulo934

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
04 Saab 93 2.2 TiD Junta da Cabeça?
« em: 15 de Março de 2020, 21:00 »
Boa noite!
A uns dias fui a uma oficina de linhas de escape porque tinha um barulho por baixo ao andar em estrada de paralelos ou a passar por lombas.
O problema já está resolvido mas reparei logo noutro.
Quando o carro estava no elevador reparei que o motor estava embebido de óleo por baixo :(
Não pinga mas está todo sujo de óleo...
Mandei lavar o motor para amanhã levar ao mecânico para ele dar uma vista de olhos.
Hoje reparei que o nível do anticongelante também tinha descido, apesar de não me parecer ter uma fuga..
Atestei o depósito do anticongelante á cerca de 1mes, fiz cerca de 1000km, grande parte deles em cidade a hora de ponta, não sei se a perda será normal ou não.
A ponteira da temperatura chega ao meio em cerca de 15min, também não sei se será normal ou se está a aquecer depressa.
O óleo não apresenta nenhum vestígio de anticongelante, nem cor estranha, o anticongelante também parece estar decente...
O carro está a um pouco de fumo cinza/preto pelo escape.
O meu medo é que a junta da cabeça tenha ido á vida, será possível?
É algo normal neste motor??
A junta da tampa das válvulas parece estar a deitar óleo, tenho esperança que o problema seja daí e o anticongelante tenha uma pequena fuga algures mas não sei...
Está com 240mil km.
Agradeço qualquer ajuda.
  • Saab 93 2.2 TiD 2004

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: 04 Saab 93 2.2 TiD Junta da Cabeça?
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2020, 01:07 »
Um motor com 240000 km é mais que provavel que tenha babas de óleo na tampa de válvulas, carter ou junto a sensores, desde que não seja em demasia.

Quanto à perda de água, é uma questão de estar atento, porque não é normal que o nível baixe em 1000km. O aquecimento do motor em 15 minutos é perfeitamente normal, caso contrário poderia ter o termostato aberto.

Se o motor tivesse a junta a cabeça queimada, teria que ter pressão no circuito da água ou óleo na água.

Para testar, basta retirar a tampa do depósito da agua, com o motor quente, para ver se a água sai fora - atenção, utilizar um pano forte para desapertar a tampa devagar para libertar a pressão. Se for o caso, é porque  o sistema de refrigeração está em pressão continua pelo que deve ter uma fuga na junta da cabeça.

« Última modificação: 28 de Abril de 2020, 01:16 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D