Já lá vão mais de 20 000km, e até a data de hoje nada a apontar. No meu tirou pouco, e levou mais de meia hora a fazer... de vagarinho... de vagarinho... e eu cheio de pressa. lol.
prós: não sei ao certo, porque retirei tambem os veios ao mesmo tempo, por isso não sei exactamente o que se ganha só com o volante. Sei que os dois trabalhos feitos ficou bem fixe, nota-se a partir das 3000, mas nota-se mesmo.. algo tipo v-tec. lol
Contra: Adeus reduções, o travão motor quase desapareceu. mas o pior será o momentum nos pontos de embreagem.
há coisas estranhas, o b234r do teszero tem (ou tinha) um volante de 11kg original, o meu já só tinha 9 se não estou em erro, do do tavares (t5.2) ainda é mais leve.
Mas sim, pelo que sei, quando se tira muito peso ao volante, deppois convem equilibrar a cambota com o volante metido.
há por aà um site francês onde falam disso nos nossos motores, com contas matemáticas que fazem medo, resumindo, eles chegaram a conclusão que não deve baixar dos 7.5kg, e até tinham um gráfico que mostrava a alteração das curvas de potência e binário, e realmente criam-se diferenças.
Abraço