Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Abril de 2024, 02:29

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

538 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Troca de velas  (Lida 23626 vezes)

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #30 em: 15 de Fevereiro de 2015, 14:50 »
Eu tenho as velas de iridium arrumadas e ando com as bcr8es. No entanto as de iridium têm resistência também. Tenho é medo  :-X

Abraço

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #31 em: 20 de Fevereiro de 2015, 17:10 »
Keep it simple!
Depois de lêr o tópico todo a resposta mais correcta é esta.

Há casos em que a mecânica de outras marcas e outras experiências não ajuda... e neste caso das K7 isso aplica-se. Apliquem esses conhecimentos no que o vosso carro tem em comum... e mesmo assim desconfiem sempre.

Velas indicadas com resistência para as K7 e ponto final.
Folga dos polos das velas SEMPRE O CORRECTO!!
Só em carros com GPL é que é possivel baixar a temperatura das velas um numero. Mais nada!

Mas cada um pode querer estragar o carro a seu gosto! Aí já nem comento....  LOL

Lê a referencia das velas indicadas pra este carro e depois diz se têm ou nao resistência, tanto a de iridium ou a normal.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #32 em: 20 de Fevereiro de 2015, 17:29 »
Porque é que vocês não treinam em motores assim como este para ganharem prática.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Castelar, se calhar era um bom hobbie pra ti.  O0

Já desarmei e montei alguns motores, mas digo-te uma coisa que a experiencia ensinou, e que me levou a ler livros tecnicos sobre o assunto: podes montar e desmontar o mesmo motor durante séculos, olhar para os componentes indefinidamente e nunca vais perceber o funcionamento em pormenor deles, a razão de terem a forma que têm, a razão de terem uma certa resistência e vida à fadiga, qual a magnitude dos esforços a que estão sujeitos, de serem feitos em certos materiais e nao noutros, e quais sao os mais prováveis de falharem, mesmo em condições normais.

Se quiseres aprender sobre a preparação/reparação de motores então lês livros sobre preparação/reparação de motores e vais ver que há coisas que nunca terias aprendido se nao tivesses lido esses mesmos livros.  8)) Dizer que isto é mentira é uma atitude arrogante no mínimo...


Mas acho que o que é pior, é alguém saber que nao tem bases cientificas ou teoricas ou teorico-práticas, e que por teimosia ou por outra razão, não quer assimilar esses mesmos conhecimentos.

Fala com um mecanico reputado e pergunta se ele não teve de ter formação técnica, nomeadamente ler os livros correctos.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: Troca de velas
« Responder #33 em: 20 de Fevereiro de 2015, 18:01 »
Marco, filho, olha que na vida a prática também ajuda, nem tudo vem nos livros, eu esperei 63 anos para saber realmente o que é ter 63 anos.

Abraço
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #34 em: 20 de Fevereiro de 2015, 19:10 »
Nunca disse o contrário.

E só insisto com vocês pois o fórum acho que é para a entre-ajuda.

Vejo que estão um pouco desviados do certo e se lerem mais um bocado vão ver que não perdem nada.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: Troca de velas
« Responder #35 em: 20 de Fevereiro de 2015, 21:53 »
Nunca disse o contrário.

E só insisto com vocês pois o fórum acho que é para a entre-ajuda.

Vejo que estão um pouco desviados do certo e se lerem mais um bocado vão ver que não perdem nada.

MARCO, miúdo, eu já li tudo que tinha a ler na minha vida, mas posso-te aconselhar alguns livros sobre humildade/sabedoria/entre-ajuda.

Mas eu passo a explicar para te evitar teres que ir ler num livro dos teus:

Entre-ajuda é ajudar-mo-nos uns aos outros aprendendo com os nossos erros e ajudar os nossos semelhantes a não cair no mesmo erro, e assim sendo tirar lições para a vida.

Humildade - é termos a lucidez suficiente para sabermos que podemos estar errados e aceitar a opinião dos outros.

Sabedoria - é pararmos para pensar se estão tantos a esbarrar na minha atitude certamente eu é que estou errado.

Se ainda assim quiseres saber que livros deves ler fala comigo.

Bom sábado

Abraço

  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline cesar pinto

  • Edição
  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 234
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    maia
Re: Troca de velas
« Responder #36 em: 20 de Fevereiro de 2015, 22:01 »
Boas a todos
no meu caso, ja tive velas 6, 7 e 8, boscg e ngk, com e sem resistencia
e nunca tive problemas nem com velas nem com k7
Abraco O0 :>S O0
  • saab 9000 cse 185cv 1995
  • saab 9000 aero 1997
  • 2 mitsubishi grandis  140cv 2011
  • vectra A c20let 4x4
  • merc vito 115cdi
  • merc w210 290td 139cv  1998
  • merc w204 220cdi 143cv   2003
  • merc w211 270cdi  177cv   2003

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #37 em: 24 de Fevereiro de 2015, 18:26 »
O que se passou neste topico é exemplo das conclusões precipitadas que algumas pessoas tiram.

O carro, que eu saiba, usa distribuidor efeito de hall, e usar velas de iridium neste tipo de ignição só ajuda.

Se eu disser que quando o primário da bobine é desligado, se dão duas faíscas, é correcto ou não?

O meu pai já reparou uma ecu de um fiesta mk6, que andou sempre com velas normais, e que acbou por queimar um transistor de potencia, devido às mesmas velas.

Isto foi o que ele me contou por acaso quando tavamos a falar sobre velas.

Vocês vao ao forum do fiesta e há pessoal que teima que as velas normais é que sao boas e dizem que nem de platina dá pra usar no fiesta mk4 ou mk6, o que nao é verdade, pois a minha mae teve um mk4 e era aqui o teorico que nada sabe da pratica que as mudava, e tambem o oleo do motor, da caixa, e mais umas cenas.

O carro fez 40000 km sempre com velas de platina e nunca queimou nem a bobine nem a ecu, e mudei também os cabos por uns normais (que normalmente são esquecidos até um dia em que aparece um falhanço) pois achei os magnecor demasiado caros. O mk6 que a minha mae tem já tem uns 5000 km com velas de iridium, e a resposta nas subidas, especialmente com o carro carregado, melhorou. Quando foi comprado tinha as velas normais, e andou assim uns meses, e quando as mudei nem tavam com muito desgaste mas mudei à mesma, e a minha mae notou a diferença, e eu que ia ao lado também....

E vi-as este verão, um ano após a montagem, e a folga continua igual  e o eletrodo central continua lá.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #38 em: 24 de Fevereiro de 2015, 23:20 »
O que se passou neste topico é exemplo das conclusões precipitadas que algumas pessoas tiram.

----

Vocês vao ao forum do fiesta e há pessoal que teima que as velas normais é que sao boas e dizem que nem de platina dá pra usar no fiesta mk4 ou mk6, o que nao é verdade, pois a minha mae teve um mk4 e era aqui o teorico que nada sabe da pratica que as mudava, e tambem o oleo do motor, da caixa, e mais umas cenas.

O carro fez 40000 km sempre com velas de platina e nunca queimou nem a bobine nem a ecu, e mudei também os cabos por uns normais (que normalmente são esquecidos até um dia em que aparece um falhanço) pois achei os magnecor demasiado caros. O mk6 que a minha mae tem já tem uns 5000 km com velas de iridium, e a resposta nas subidas, especialmente com o carro carregado, melhorou. Quando foi comprado tinha as velas normais, e andou assim uns meses, e quando as mudei nem tavam com muito desgaste mas mudei à mesma, e a minha mae notou a diferença, e eu que ia ao lado também....

E vi-as este verão, um ano após a montagem, e a folga continua igual  e o eletrodo central continua lá.

duas coisas (e a primeira deves saber)

as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)

e... se leste o que disse antes eu sou apologista de iridum (e usei na mota e num peugeot com bons resultados)... mas no caso dos saab 9000 li muitas coisas más a acontecer e optei por não colocar no meu.

mas tambêm te digo que fico encantado se um numero significativo usar iridium sem problema (se foi azar/anedoctico aí saberemos), mas não estou para arriscar no meu.... e tb não deixo é de dar um aviso claro e quem queira arriscar fica a saber os riscos.

  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Troca de velas
« Responder #39 em: 25 de Fevereiro de 2015, 09:49 »

as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)


Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela saab...usa velas de platina!  ;)
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Troca de velas
« Responder #40 em: 25 de Fevereiro de 2015, 09:54 »
Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela SAAB...usa velas de platina!  ;)

Sim, o meu 9000i de 1988 tambem usava velas de platina ... mas nenhum dos 2 usava k7 DI, ambos usavam distribuidor.

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #41 em: 25 de Fevereiro de 2015, 12:12 »

as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)


Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela SAAB...usa velas de platina!  ;)

certo, mas tambêm te digo que deve ter sido caso de dizerem "não afecta suficientemente a performance para obrigar a malta a ver as velas de forma tão frequente"

e repara que quando entra preocupação com ignição eles abandonam a platina
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Troca de velas
« Responder #42 em: 27 de Fevereiro de 2015, 18:54 »
Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.

É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.

O que li nos outros foruns, acho que saabs.com e uksaabs, é que há pessoal que usa velas de platina ou de iridium em k7 di's, vermelhas ou pretas, sem problemas, e foi num destes fóruns que ouvi falar na recomendação de platina para o viggen, e quando a li nem queria acreditar. O manual da ngk que deixei recomenda esta vela, mas como apenas diz que o modelo é o 9-3 2.3, nunca associei ao viggen.

O que podem fazer é comparar a referencia da k7 do viggen e ver se é a mesma pra outros modelos que usam k7 preta. Se forem iguais têm a resposta.

Teco, aqui podes ver as velas ngk de dupla platina do meu mondeo, e repara no eletrodo central. É mais fino que uma normal mas não tanto como uma de iridium. As motorcraft têm o mesmo desenho do eletrodo central, mas sem uma pastilha de platina no eletrodo lateral. E estas velas da motorcraft foram lançadas no inicio dos anos 90, com a introduçao do motor zetec, e eram instaladas de origem. Entretanto já não as compras na ford pois a motorcraft nao as fabrica, acho que desde o fim da década de 2000.

E podes ver como as velas tão pretas, devido ao problema da maf, entretanto já resolvido com uma usada que custou 16€ no olx. Posso dizer-te que se tivesse velas normais ia ter falhas de ignição, especialmente a rotações mais elevadas. Já ouviste falar em anti-fouling?  O unico problema perceptivel causado pela maf era o relantin instável a frio, e o ir abaixo depois de quente, ao relantin. alem do outro que so te apercebes tirando as velas, que é estarem pretas indicando mistura extremamente rica. Isto sem ler os codigos de erro.

Se olhares bem pra o eletrodo central vês que a ponta tem metal à vista, e o restante do metal tá coberto de fuligem.

Os carros de carburador, se tiverem mistura muito rica, "isolam" as velas normais e depois o motor nem pega, e antes disso falham bastante e perdem potencia.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Se vocês fossem mais calmos e não usassem ataques pessoais como argumentos pra discussões, que a meu ver, deviam ser amigáveis, eu já teria aberto um topico acerca de velas, no geral e outros sobre outras cenas que talvez nao saibam.

P.S: as fotos foram tiradas depois de resolver o problema da maf, pois tive de tirar as velas novamente pra ver a folga, que deve ser de 1,3 mm, pois não tinha apalpa folgas pra as medir e tive de esperar pra que o que comprei no ebay chegasse.

Quando as tirei pela primeira vez até os eletrodos laterais tavam cobertos de fuligem, até nas pontas, em todas as velas.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 19:02 por Marco Gonçalves »
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Troca de velas
« Responder #43 em: 27 de Fevereiro de 2015, 21:00 »
Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.

É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.

É diferente Marco, nós dizemos para não usarem velas de platinas nos modelos com electronica Trionic 5 que usam k7 DI vermelha, nos que tem Trionic 7 k7 DI preta podes usar velas com platina. Eu tenho velas com platina no 9-3 de 2002 da minha mulher.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Troca de velas
« Responder #44 em: 27 de Fevereiro de 2015, 21:07 »
Como podes ver as só são recomendados para motores B2x5x

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn (erro nesta pagina pois falam no B204R que usa trionic 5 com K7 DI vermelha)
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Para os 9000 com K7 DI vermelha e motores pouco modificados

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Para os 9000 com K7 DI vermelha e motores muito modificados

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn