Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.
É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.
O que li nos outros foruns, acho que saabs.com e uksaabs, é que há pessoal que usa velas de platina ou de iridium em k7 di's, vermelhas ou pretas, sem problemas, e foi num destes fóruns que ouvi falar na recomendação de platina para o viggen, e quando a li nem queria acreditar. O manual da ngk que deixei recomenda esta vela, mas como apenas diz que o modelo é o 9-3 2.3, nunca associei ao viggen.
O que podem fazer é comparar a referencia da k7 do viggen e ver se é a mesma pra outros modelos que usam k7 preta. Se forem iguais têm a resposta.
Teco, aqui podes ver as velas ngk de dupla platina do meu mondeo, e repara no eletrodo central. É mais fino que uma normal mas não tanto como uma de iridium. As motorcraft têm o mesmo desenho do eletrodo central, mas sem uma pastilha de platina no eletrodo lateral. E estas velas da motorcraft foram lançadas no inicio dos anos 90, com a introduçao do motor zetec, e eram instaladas de origem. Entretanto já não as compras na ford pois a motorcraft nao as fabrica, acho que desde o fim da década de 2000.
E podes ver como as velas tão pretas, devido ao problema da maf, entretanto já resolvido com uma usada que custou 16€ no olx. Posso dizer-te que se tivesse velas normais ia ter falhas de ignição, especialmente a rotações mais elevadas. Já ouviste falar em anti-fouling? O unico problema perceptivel causado pela maf era o relantin instável a frio, e o ir abaixo depois de quente, ao relantin. alem do outro que so te apercebes tirando as velas, que é estarem pretas indicando mistura extremamente rica. Isto sem ler os codigos de erro.
Se olhares bem pra o eletrodo central vês que a ponta tem metal à vista, e o restante do metal tá coberto de fuligem.
Os carros de carburador, se tiverem mistura muito rica, "isolam" as velas normais e depois o motor nem pega, e antes disso falham bastante e perdem potencia.
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Se vocês fossem mais calmos e não usassem ataques pessoais como argumentos pra discussões, que a meu ver, deviam ser amigáveis, eu já teria aberto um topico acerca de velas, no geral e outros sobre outras cenas que talvez nao saibam.
P.S: as fotos foram tiradas depois de resolver o problema da maf, pois tive de tirar as velas novamente pra ver a folga, que deve ser de 1,3 mm, pois não tinha apalpa folgas pra as medir e tive de esperar pra que o que comprei no ebay chegasse.
Quando as tirei pela primeira vez até os eletrodos laterais tavam cobertos de fuligem, até nas pontas, em todas as velas.