Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Abril de 2024, 22:16

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

549 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!  (Lida 9422 vezes)

Offline Galante

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 16
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Póvoa de Varzim
Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« em: 29 de Janeiro de 2016, 14:27 »
Boa tarde!

Preciso de ajuda do pessoal especializado aqui do fórum.
Como disse há uns 3 meses atrás, comprei um Saab 9-3 1.8T Aero 2003 que o adaptei a GPL. Já anda a GPL e estou super satisfeito com a máquina. :)

Contudo hoje num folhear do livro do carro para passar tempo enquanto aguardava uma marcação, deparei-me com o significado do nº chassis. Fui ver o número do carro e pimba, grande intriga criada?! ???
O nº é: YS3FH46YX31037636, segundo o qual e de acordo com as regras, o carro é um 9-3, versão Aero e com o motor 2.0 turbo??? :o Será possível isto? :o
Pode ter sido feito o registo do carro numa versão inferior?

Como posso tirar as dúvidas??? Tentei ver o nº motor, mas não é fácil, pois parte do nº não consigo ver. Terei de fazer teste potência?
O facto do carro estar a GPL tira potência, mas mesmo assim e tendo como comparação um BMW 320TD 150cv que tive, a coisa não é muito diferente. A gasolina, sempre 95, tem mais força, mas 210cv??? Não sei, acho muito....

Agradeço ajuda.
Obrigado
  • Saab 9-3 2.0T Aero 2003

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2468
  • Actividade:
    0.06%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2016, 14:35 »
Olá,

Eu recordo-me da sua apresentação.
Na altura a questão de ter referido ser um 1.8T levantou estranheza por a saab não ter nesse modelo motores 1.8l, muito menos 1 aero.
A ser um aero teria que ser 1 2.0T.

Poderá confirmar a informação no VIN do saabsportugal:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço,
Tiago
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 15:12 por meteorologist »
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline Galante

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 16
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Póvoa de Varzim
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2016, 14:40 »
Meteorologist,
Já confirmei e confirma-se o que disse: Versão Aero, 207cv de 2003

Será que ao contrário do ditado, comprei lebre por gato?!!!
  • Saab 9-3 2.0T Aero 2003

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #3 em: 29 de Janeiro de 2016, 14:45 »
Sim... Foi isso. Os Aero são 2.0 :)

Abraço

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2468
  • Actividade:
    0.06%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #4 em: 29 de Janeiro de 2016, 14:50 »
Acho estranho é quem lhe vendeu o carro não saber o que estava a vender...
Porra, um aero?? O motor não terá sido mudado? Será que o código do motor bate certo com o que está no VIN?

Não acredito muito em comprar lebre por gato. O carro não terá sido batido ou o motor danificado e trocado por 1 outro menos potente?

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #5 em: 29 de Janeiro de 2016, 14:54 »
No meu caso foi o contrario....o vendedor estava a vender um 2.0T de 150cv e o carro era um 2.3t de 170cv's ..  ;) ;) ;)
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #6 em: 29 de Janeiro de 2016, 17:23 »
O motor é um 2.0T (8 digito é um Y)

Para alem do nosso VIN decoder podes confirmar no manual do 9-3 de 2003 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - na pagina 247.

Vais la encontrar isto
8 Engine variant __
S = 2.0t
Y = 2.0 Turbo

Na pagina 240 encontras isto

2.0t Ecopower
Rating, EEC at 5500 rpm ____________ 175 hp (129 kW)
Maximum torque, EEC at 2500 rpm____ 195 ft.lb. (265 Nm)
Compression ratio__________________ 9.5:1
2.0 Turbo Ecopower
Rating, EEC at 5500 rpm ____________ 210 hp (147 kW)
Maximum torque, EEC at 2500 rpm____ 221 ft.lb. (300 Nm)
Compression ratio__________________ 9.5:1

O nivel de equipamento é Aero (5 digito é H), na pagina 247 encontras isto

5 Model series ___
B = 9-3 Linear
D = 9-3 Arc
F = 9-3 Vector

Embora não esteja lá o H eu sei que é Aero, e tens a certeza que não é nenhum dos outros niveis de equipamento

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2016, 17:26 »
Se sentes falta de cavalos podes ter o turbo "avariado" a não fazer pressão suficiente

Offline rodinhas

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 260
  • Actividade:
    0%
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2016, 18:42 »
Num 9-3 não sei mas num 9000 de 150cv para 210cv vai uma grande diferença.......

mas se não achas grande diferença de um bmw 150cv diesel é porque não tem 210cv.......
  • Saab 9000 CDE 1995 LPT  stage I
  • Ford Puma 1.7 vct 1998
  • Citroen AX 1.5d
  • Honda CB 600 Hornet
  • FIAT BRAVO JTD 100    1XX cv

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2016, 20:11 »
Existiram estas versões:
 - 1.8i (130cv motor 1800 atmosferico)
 - 1.8t (150cv motor 2000 turbo)
 - 2.0t (175cv motor 2000 turbo)
 - 2.0T (210cv motor 2000 turbo)

O teu VIN diz que o teu carro veio de fabrica com um 2.0T de 210cv (B207R).

Esses cavalos fazem-se bem sentir, pelo que o mais certo é uma de duas coisas:
 - Ou o anterior proprietário trocou de motor
 - Ou tens problemas no motor


Finalmente esta afirmação é completamente errada nos carros turbinados:
"...O facto do carro estar a GPL tira potência..."

Fiz testes de potencia ao meu, ainda original, a GPL e Gasolina, e ele teve melhor comportamento a GPL.

Boa sorte.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Galante

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 16
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Póvoa de Varzim
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #10 em: 29 de Janeiro de 2016, 22:20 »
Boa noite!

Desde já obrigado pelas respostas!

O carro não tem aspeto de ter batido, muito menos de ter trocado o motor. Tem livro de revisões completo e lógico em termos de progressão dos kilometros.
O carro foi registado desde novo como um 1.8t? Porquê? Não poderão terem-se enganado propositadamente?

Relativamente á potência, é um facto que ando sempre em baixas pois estava habituado a carro diesel o que me poderá dar ideia de menos potência.  Também é certo que já andei num Mercedes Clk 170cv e sem sombra de dúvidas puxava bem pior fo que este...
Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)
  • Saab 9-3 2.0T Aero 2003

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2016, 22:23 »
Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)

Nada disso ...

Para esclarecer basta veres o Part Number da centralina e do turbo

Offline Galante

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 16
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Póvoa de Varzim
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #12 em: 29 de Janeiro de 2016, 22:31 »
Não sei... para esclarecer só banco de potência. :-)

Nada disso ...

Para esclarecer basta veres o Part Number da centralina e do turbo
Boa... Onde posso ver isso?
  • Saab 9-3 2.0T Aero 2003

Offline Galante

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 16
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Póvoa de Varzim
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #13 em: 30 de Janeiro de 2016, 10:35 »
Num 9-3 não sei mas num 9000 de 150cv para 210cv vai uma grande diferença.......

mas se não achas grande diferença de um bmw 150cv diesel é porque não tem 210cv.......

Tive a ver os dados técnicos do motor 1.8T(150CV) e do 2.0T(210cv) e cada vez mais acho que provavelmente o meu motor é mesmo o de 210cv.  :D O motor 1.8T faz 10,2seg dos 0-100km/h coisa que o meu Ibiza TDI também fazia e só com 110cv. Sem dúvida que o meu carro é mais rápido do que o meu saudoso Ibiza.
Depois o meu antigo BMW 320TD compact 150cv fazia  0-100km/h em 8,7seg, muito bom mesmo. Muito malta que andou naquele carro ficava surpreendido com o andar dele. Até o meu mecânico que é um tipo hiper-preparado dizia que o bicho tinha mais de 150cv. Comparativamente, o 2.0T 210cv faz 7,9seg dos 0-100km/h, nada de muito diferente do BMW...
Sim, e talvez este seja algo mais rápido. ;)
Estou ansioso por tirar esta dúvida de uma vez...
  • Saab 9-3 2.0T Aero 2003

Offline rodinhas

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 260
  • Actividade:
    0%
Re: Tenho um motor de 210cv em vez de 150cv como pensava???!
« Responder #14 em: 30 de Janeiro de 2016, 15:12 »
Dos 0-100km/h talvez não seja o melhor exemplo..... dos 100- 200km/h do bmw 320d para um 2.0t 210cv vais notar muitos segundos de diferença  ;)

O-100 é relativo as diferenças são bem mais curtas, conta muito a relação peso potencia.

  • Saab 9000 CDE 1995 LPT  stage I
  • Ford Puma 1.7 vct 1998
  • Citroen AX 1.5d
  • Honda CB 600 Hornet
  • FIAT BRAVO JTD 100    1XX cv