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Autor Tópico: Tubos de Vacuo  (Lida 17424 vezes)

Offline TesZero

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Tubos de Vacuo
« em: 05 de Maio de 2013, 12:58 »
Muitas das normais anomalias são criadas pelos tubos de vácuo existentes nos nossos SAAB´s.

Falhas simples de resolver, por vezes difíceis de diagnosticar.

Com o passar dos anos e com o calor dentro do cofre do motor os tubos de vácuo originalmente de borracha têm tendência a degradarem-se.

Existem vários sensores / mecanismos a fazerem leituras / actuações por vácuo / pressão usando estes mesmos tubos, por exemplo:
- Sensor de pressão
- Distribuidor
- Dump Valve
- Manómetro de pressão de turbo
- Válvula Egr
- Controlador de pressão de combustível
- Sistema de respiro do cárter
- entre outros.

Se têm o vosso carro com mais de 10 anos... aconselho a trocar todos os tubos de vácuo por tubos de silicone.
São muito mais resistentes ao calor e fiáveis.

para testarem os vossos podem escolher um e:
- torce-lo
- dobrar-lo
- esticar-lo

Caso nada se altere e as pontas não estejam rasgadas... o tubo está bom.
Mas com mais de 10 anos dificilmente irão conseguir com que o tubo mantenha o mesmo aspecto.

Avaliando um tubo de vácuo vão perceber nas próximas imagens o que tento transmitir:

Aqui o tubo que liga à dump valve, aparentemente em bom estado.
o carro é um saab 9000 de 1996 com menos de 200.000 kms
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Mas... é isto que aparece se o torcermos:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Se o esfregarmos, começa a desfazer-se nos nosso dedos:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Se o dobrarmos:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

E se o esticarmos:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Como podem ver este tubo não se encontra em bom estado e enviará dados de vácuo / pressão errados a todos os componentes com que comunique.
Podem ou não aparecer erros de sensores / mecanismos dependendo da gestão electrónica que o carro use.

Por este motivo aconselho vivamente a trocarem TODOS os tubos de vácuo existentes no motor por tubos de vácuo em silicone de 4 mm:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Quanto à cor... já é de acordo com o gosto de cada um... :)

Qualquer dúvida disponham.

Abraço
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Offline xchicox

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2013, 19:35 »
Vou ver esses tubos , são de 4 mm exterior ? e o interior ? Eu utilizo tubos desses lá na empresa para passar acetona , os que utilizo são transparentes e totalmente em silicone . Depois diz qualquer coisa sobre sábado .
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Offline TesZero

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #2 em: 08 de Outubro de 2013, 19:39 »
Em todos os saab´s que conheço são de 4mm de diâmetro interno...
o externo pouco importa..

Mas nunca tive um motor igual ao teu para "desmontar" :P
Desliga um e confirma-me sff.

Abraço
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Offline Secenta_9

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #3 em: 10 de Outubro de 2013, 15:46 »
Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?
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Offline SMAP

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2013, 20:17 »
Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?

Os mesmos mencionados nas fotos do teszero
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 12:01 por SMAP »
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Offline TesZero

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #5 em: 11 de Outubro de 2013, 10:25 »
Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?

o teu carro tem tubos de borracha.
Aconselho é a trocares por tubos em silicone.
Se quiseres posso te ajudar com isso.
Precisas de comprar tubos em silicone com 4mm de diâmetro interno.

já devias ter visto isso :P
Sei que é divertido desfrutar do carro após compra :)
Mas é importante uma boa revisão para não corrermos o risco dessa diversão acabar cedo :P

Abraço
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Offline gmcarvalhais

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #6 em: 11 de Outubro de 2013, 10:39 »
Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?

É pedir mto, saber quais e quantos é q usa um 93 2.2diesel, de 1998???
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Offline TesZero

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2013, 00:04 »
Não sei se o motor 2.2 comunica por vacuo... nunca reparei...

Mas estando junto de um desses motores vou verificar e deixo aqui a resposta.

Se poderes, basta ires ao motor e se tiveres, desligares um e vês o diâmetro.

Abraço
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Offline Kriticross

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #8 em: 13 de Outubro de 2013, 20:40 »
O mecânico onde está o carro para mudar os tubos de vácuo disse ao meu pai que mandou vir uns de 4mm externos e que eram grandes! Será possível!?
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Offline TesZero

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #9 em: 15 de Outubro de 2013, 12:46 »
os tubos têm 4 mm de diâmetro INTERNO :P

se fossem externo seriam era MUITO pequenos :P

Abraço
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Offline Kriticross

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #10 em: 16 de Outubro de 2013, 13:38 »
Pois isso já eu tinha percebido, daí ter ficado ainda mais confuso!
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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #11 em: 16 de Outubro de 2013, 21:06 »
independentemente do que te disseram.. os tubos de vácuo do teu carro têm 3.8mm (como não vais arranjar de 3.8mm e a diferença é mínima... compras de 4mm)

É tão fácil como chegares ao teu carro, desligas um e olhas para o diâmetro :D

Abraço
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Offline rodinhas

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #12 em: 15 de Janeiro de 2014, 07:49 »
Onde posso comprar os tubos? de perferencia em viseu, e quantos metros são necessarios ?

Abraço
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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #13 em: 15 de Janeiro de 2014, 09:36 »
E Viseu ainda nao encontrei em lado nenhum. Manda vir do ebay. 4m chegam e sobram. Ficas com algum de reserva ainda.

Abraço

Offline rodinhas

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Re: Tubos de Vacuo
« Responder #14 em: 15 de Janeiro de 2014, 09:55 »
E Viseu ainda nao encontrei em lado nenhum. Manda vir do ebay. 4m chegam e sobram. Ficas com algum de reserva ainda.

Abraço

Obrigado  O0 é que hoje em principio vou a Viseu....

Abraço
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