Depois de umas dores de cabeça com este assunto, quero partilhar uma experiência menos feliz que tive, mas quem sabe, possa servir (ou não) de guia..
Tudo começou com a luz de motor acesa e carro em limp home, com o erro "P2279 Intake Air System Leak" (só).
Passado 3 semanas, a dita volta a aparecer, passando o espaço de tempo a ficar mais curto, até que 1/2 vezes por semana aparecia e por norma, sem o pé no acelerador.
(nesta altura procurei perceber algo mais e existem tantos problemas que podem estar associados a esta avaria que, até mete medo ao susto, vi muitos problemas idênticos e muitos andaram meses a fio sem solução à vista, alguns com problema idênticos, outros nem tanto)
Num belo dia fui de viagem (500km) e depois dos primeiros 150kms percorridos, passou a acender num curto espaço de tempo.
Chegado ao destino, a luz e o carro em limp era quase uma constante, o turbo só entrava às 2500rpm com uma energia que até assustava, nessa altura, fiz a limpeza da EGR, MAP, MAF, fiz uma inspeção à tubagem e aparentemente tudo ok. A avaria foi sempre a mesma... até que, na auto estrada o carro parou.
Conclusão... FAP obstruÃdo de tal maneira que não deixava o carro trabalhar, consequência ou não de um problema na EGR.
Até parar NUNCA deu um único erro alusivo ao FAP ou EGR, contudo, o problema estava nos dois lados.
O problema com estes dois, ficou resolvido definitivamente na PKE.