SAABsPORTUGAL
SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: TesZero em 28 de Agosto de 2013, 18:14
-
O Problema:
Penso que todos os proprietários de um qualquer modelo de SAAB 9000, seja ele da primeira geração de 1986 ou da ultima geração em 1998 já reparou que a suspensão traseira é sempre mais baixa que a suspensão fontal.
Isto nossa-se bem com o carro parado em plano mas agrava-se bastante mais quando temos o depósito de combustível cheio ou simplesmente alguém se senta nos bancos traseiros.
Mais chato se torna quando vamos de viagem ou às compras e andamos quase com a traseira no chão e a frente no ar.
Exemplo de duas fotos com 2 modelos de SAAB 9000 em que podem ver a altura do pneu à cava da roda:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
__________________________________________________________________________
A Solução que encontramos até a data mas que falha:
A solução conhecida e usada pela maioria das pessoas, tal como eu e como o smap é esta:
http://www.sasab.com/saab-9000/copy-of-rear-spring-spacer (http://www.sasab.com/saab-9000/copy-of-rear-spring-spacer)
Que consiste em montar um espaçador em Poliuretano que irá levantar a suspensão traseira.
Aqui deixo fotos do que tenho montado no meu carro:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui como fica encaixado na mola:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Montado no sitio:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Andei cerca de 4 anos com estes espaçadores, o problema é que neste momento a minha traseira está novamente mais baixa que a frente :P
A borracha começou a ceder e desfez-se... Em novos eram muito bonitos como vêm nas fotos, quando os passei para o lpt já não tinham nada bom aspecto...
A justificação para o mal funcionamento deles, alem do material de construção ser de elevado desgaste, é o local onde é aplicado...
Este espaçador é aplicado na parte de baixo da mola onde o encaixe não é horizontal, ou seja, conforme a compressão da mola ele tem que ceder, desgastando conforme o ângulo do movimento da suspensão:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Ou seja...
é uma questão de tempo até estes espaçadores se desgastarem e voltarem ao que tinham antigamente...
35€ mais ao menos que paguei por eles com os portes... pró lixo :P
Abraço
-
Nos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais
-
A solução que encontrei é a que é usada para alterar a suspensão nos todo-terreno.
Realmente com bastante mais resistência, segurança e durabilidade...
Em vez de fazer o espaçador em um material mole, fiz em teflon, bastante mais duro e resistente, usando as borrachas de absorção de vibrações originais.
Aliás... passo a usar todo o sistema original, alteando apenas o suporte onde a mola encaixa.
Os dois suportes (um para cada mola) vistos de cima:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Os dois suportes (um para cada mola) vistos de baixo:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Uma explicação para saberem como funciona o sistema acima representado pelo desenho para perceberem a diferença de desgaste da peça estando em cima ou em baixo da mola.
Isto é uma mola traseira de um saab 9000:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
esta é a parte de cima da mola que, como podem ver, é "plana". O topo praticamente que fecha fazendo um circulo, pois o encaixe no chassis é circular:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Esta é a parte de baixo da mola, como é bastante mais larga e elíptica, fica uniforme. motivo pelo qual a mola não se segura direita se pousada no chão:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Estas são as borrachas anti-vibração e de apoio das molas originalmente montadas. A do lado esquerdo encaixa na parte de baixo, como podem ver não é plana. A do lado direito encaixa na parte superior da mola, é a direito:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Assim é como as borrachas ficam montadas na mola:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Assim é como a mola assenta no braço oscilante:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui é onde vai encaixar a parte superior da mola no chassis:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Como podem ver a parte de cima do apoio que fiz em teflon imita o apoio do chassis, fazendo com que encaixe perfeitamente na mola:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
E a parte de baixo encaixa certo no encaixe do chassis, servindo de espaçador entre o encaixe superior da mola e o chassis:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui o exemplo do espaçador montado na mola:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
E aqui uma foto do sistema montado no sítio. mola, espaçador em teflon, borracha original:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Abraço
-
Nos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais
Ela com a pressão da mola ganha a forma, o braço oscilante é praticamente plano na base.
Não sei se as tuas tendo sido cortadas, depois com a pressão, não estejam piores que as minhas mesmo com menos quilómetros.
Eu fiz cerca de 120.000 kms com as minhas.
Abraço
-
Pior com gpl... Mandei vir molas de rebaixamento para nada
-
Sim... Ainda pior a Gpl...
Eu coloquei os espaçadores mais por esse motivo no Fosco...
Não mandaste vir as molas de rebaixamento para nada, aliás, fizeste bem...
Ficares com molas desportivas à frente e normais a trás é mau compromisso (já usei antes de ter os espaçadores)
O que tu precisas é dos espaçadores que publiquei em cima no ultimo post e de espaçadores nos amortecedores.
Abraço
-
Boas
Sabem aonde se pode encomendar os ditos??''
-
Já existem algumas encomendas, amanha crio o tópico com a informação e custos.
Abraço
-
O link directo para quem precisar:
Espaçadores para molas traseiras SAAB 9000 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=982.0)
Abraço
-
se vi bem o
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn tambem vende isto isto???
E Sim Ze....com a mala personalizada a traseira desceu um pouco....
-
Os meus espaçadores foi o Teszero que arranjou... Mas ele anda Offline :(
Abraço
-
Eu tenho os espassadores que o Teszero arranjou
-
e se bem entendi isso leva 2 por mola (em cima e em baixo certo?
-
Não... Leva apenas 1 por baixo.
Abraço
-
Mudei a conversa para aqui pois não tem sentido continuarem no topico do Jose se é deste espaçador que se trata
-
Eu tenho os espassadores que o Teszero arranjou
E já os tens montados ou ainda tens por montar?
-
Os meus estão montados...
Abraço
-
Eu tenho uns por montar, só não sei onde ... levai-os para casa dos meus pais e evaporaram-se :(
Se alguem ainda tivesse uns por montar queria fazer uma copia num torneiro.
-
Num torneiro? Em metal???
Abraço
-
Num torneiro? Em metal???
Os teus foram feitos num torneiro, os torneiros não trabalham só com metal ...
-
Ah... Ok... Sempre a aprender ;)
Abraço
-
os meus já estão montados, e no verão passado, puxou uma roulote de campismo efica porreirinho O0 O0
-
pensava que a inspeccao implicava com isso....
-
Implicam é com o rebaixamento...
Abraço
-
Implicam é quando não aparenta a originalidade.
Isto bem feitinho ( como o tez fez ), nem se nota... logo nem ligam...
lol