Venho escrever este tópico sobre liquido de travões devido ao facto de estar "fartinho" de ver Saabs com o mesmo completamente preto!!!
Esta manutenção é muito descurada, normalmente por dar trabalho fazer-lo, especialmente se estivermos sozinhos e sem imaginação...
Contudo é uma manutenção tão ou MAIS importante do que substituir discos e pastilhas...
De que nos adianta ter discos e pastilhas novos se o pistão de cada bomba não actuar? de nada...
Então... para começar...
Antes de mais não existe Óleo de travões...
O
liquido de travões é uma mistura quÃmica de várias substâncias sintéticas sendo só utilizados alguns componentes derivados do petróleo.
O liquido dos travões tem um desgaste acentuado, mesmo tendo o carro parado em garagem e a consequências de circularmos com ele nesse estado é bastante grave.
O liquido dos travões é um liquido hidráulico higroscópico que absorve facilmente a humidade do meio ambiente, mesmo vedado no sistema.
O bom funcionamento do liquido dos travões mede-se pela resistência à ebulição do mesmo, ou seja... quanto mais temperatura aguentar sem ferver, melhor será o seu desempenho.
Quando usamos um liquido desgastado ou com muito tempo, isso normalmente significa que esse liquido absorveu já uma percentagem exagerada de humidade.
O que é basicamente humidade?
Agua... Agua = H 2 O = 2 moléculas de oxigénio... Ar...
E quais as consequências da absorção dessa humidade?
Facilmente o sistema de travagem atinge 130º...150º... e a temperatura de ebulição da agua, como sabemos, é de 100º.
Quanto maior for a percentagem de humidade no liquido de travões, mais baixa será a temperatura de ebulição do liquido, logo... menos eficaz como expliquei em cima.
A temperatura de ebulição deverá rondar os 180º ou acima disso. Temos que ter o carro preparado para fazer auto-estrada ou para uma visita esporádica à serra da estrela...
Outro problema grave é o ar no sistema que como todos sabemos tem que ser sangrado... mais humidade, mais esponjoso se sente, em casos extremos poderá criar mesmo bolhas.
O facto de usarmos liquido degradado pode mesmo causar a perda de travões, não justifica poupar aproximadamente 20€/25€ nos custo da manutenção quando podemos poupar arranjos graves de chapa ou a própria vida.
Agora, quais os tipos de liquidos existentes e diferenças / compatibilidades entre eles:
Dot3 - Este tipo de liquido de travões foi a primeira especificação do mesmo, não é compatÃvel com sistemas onde seja recomendado outros lÃquidos, este liquido equipa somente veÃculos antigos sem Abs.
Dot4 - Esta é a especificação mais usada. É um liquido compatÃvel com sistemas de travagem mais antigos DOT3 pois usa como base também o polietileno. Esta especificação é compatÃvel com sistemas Abs ao contrário da especificação anterior.
Dot5.1 / Dot4 class6 - Tal como as duas especificações anteriores, este liquido também é fabricado à base de polietileno, logo compatÃvel com ambos os sistemas anteriores. Trata-se apenas de uma formula higroscópica mais evoluÃda da especificação DOT4, tendo como melhoria a maior resistência à absorção de humidade. Boa opção caso a diferença de preço seja baixa, caso contrário podemos simplesmente trocar o DOT4 básico mais vezes.
DOT 5 - Esta especificação é
completamente incompatÃvel com as especificações anteriores. É um liquido de base silicone comummente usado em veÃculos pesados ou militares. Esta especificação não é compatÃvel com sistemas Abs, bombas e vedantes das anteriores especificações.
A troca de liquido de travões é normalmente aconselhada a fazer a cada 4 anos (tempo e não quilómetros devido à absorção de humidade), em todos os meus veÃculos eu troco a cada 2 anos juntamente com todos os fluidos.
Ao trocarmos de especificações compatÃveis, devemos retirar todo o liquido antigo colocando o novo, podendo assim tirar o melhor partido da nova especificação compatÃvel.
Sempre que possÃvel, é aconselhável desmontar as maxilas, retirando pistão e vedantes da bomba. Especialmente em carros com muitos anos e com manutenção descurada é normal o acumular de lixo dentro dos finos canais hidraulicos das mesmas.
A titulo de exemplo, as maxilas traseiras do meu SAAB 9000 turbo de 1988 simplesmente não actuavam devido ao elevado nÃvel de sujidade. É sempre bom se quisermos poupar calços...
Aqui a diferença entre liquido novo (do lado esquerdo) e liquido usado (do lado direito).
Por vezes este liquido fica mesmo escuro e queimado.
(
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