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Autor Tópico: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000  (Lida 12144 vezes)

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caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« em: 01 de Dezembro de 2012, 12:17 »
Tópico original do nicodemus que deu origem à discussão do tema:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Olá a todos! Ando a procura de uma caixa de velocidades manual pós 1994 (inclusive) motores a gasolina com padrão de furação G.M. O que inclui o 9000, 900, 9-3 e 9-5. (como não sei quantos modelos há de 9-3 e 9-5 faço uma busca geral   )

Perfeito seria uma f40   mas já é outro tombo.

Obrigado
Abraço

_________________________________________________________________________________


Tens a minha FM40 disponível... assim que arranje uma fM57 para mim... já fico contente se tiver um diferencial de 3,61 independentemente...

Para o que queres... esta caixa é... UM MIMO!!!!!

pena haver um compromisso entre rapidez/durabilidade e consumos :(

Abraço
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, 08:30 por TesZero »
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #1 em: 01 de Dezembro de 2012, 12:19 »
Como é isso dos 9-3 e 9-5???

será compatível? sei que o apoio é diferente... mas sei também que ele sai fora tirando a ultima tampa...

tens conhecimento de algum b204/b234 com caixa de 9-3 ou 9-5?

Se sim... link sff...

isso iria permitir aumentar as minhas buscas...

Abraço
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #2 em: 01 de Dezembro de 2012, 13:44 »
"F40 6 speeds is the generic name for all these 9-3SS gearboxes.
What will bolt on to the B2x4/2x5 engine is the 6speeds gearbox off an 2.2 Tid 9-3SS MY2004."

Os b2x4 têm a furação para aperto de caixa de padrão G.M (exepto os t5.2 porque têem a antiga das caixas gm. xxx), por isso as caixas 9-5 e 9-3 primeiras geração dão nos b2x4(5). aparentemente.

lê esse link do uksaabs onde falam do swap da caixa f40 num 9000:
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video youtube de um swap igual:
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agora, troca de caixa e vende-me a tua  :P vou precisar dela pro delta.

Abraço
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 16:18 por SMAP »
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2012, 13:49 »
E a tua caixa tem reputação de ser a mais "dura" dos 9000, sendo que as de racio mais curto aguentam melhor o binário, em contrapartida, as fm57 101 (as que equipam os aero entre outros) são mais frágeis, principalmente a 3a e a 5a, porque em 3a é onde o carro puxa melhor, e a 5a porque é a mudança com a qual se fazem mais recuperações, logo, grandes aplicações de binário durante muito tempo.

Para resolveres o teu caso, mete umas jantes 21 polegadas com um perfil de pneu de 80 e já vais poupar mais. loooool
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2012, 14:08 »
vou ler os links que deixaste...


Mas.... se é só os da primeira geração como dizes...

Citação de: Nicodemus
por isso as caixas 9-5 e 9-3 primeiras geração dão nos b2x4(5). aparentemente.

como é que no texto que copiaste eles falam nos tid´s de 2004?
sendo que a primeira geração vai até 2002 tanto no 9-3 como no 9-5 :|

"F40 6 speeds is the generic name for all these 9-3SS gearboxes.
What will bolt on to the B2x4/2x5 engine is the 6speeds gearbox off an 2.2 Tid 9-3SS MY2004."


vou procurar informação também :D

Eu sei que a minha caixa aguenta bem mais binário... mas a FM57 podia reforçar os carretos um dia mais tarde...

Abraço
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 16:17 por SMAP »
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #5 em: 01 de Dezembro de 2012, 14:14 »
resposta do nicodemus lá do sitio:

"And here I thought you meant a Ferrari F40 gearbox.........................."

LOLOLOLOLOLOLOLOL
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #6 em: 01 de Dezembro de 2012, 14:29 »
Ok... preciso de uma FM55 507...

não é F40...



e precisa de um "bell housing marked GM 12787 363 0822880"

será que a do 9000 dá???

as protecções devem de ser todas iguais...

Abraço
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #7 em: 01 de Dezembro de 2012, 17:12 »
Vou ver se consigo confirmar a patente de furação GM, para ter a certeza de quais caixas podem ser postas.

A "f40" é uma designação de tipo, tens a f25 que é do  NG900 94-02, lê o link e vais perceber melhor o contexto:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

é interessante, ele indica como fazer para as caixas aguentarem o binário extra realizado num stage.

abraço
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #8 em: 02 de Dezembro de 2012, 08:52 »
Esquece o que escrevi em cima sobre a FM55... grrr

pelo que estive a ler destes links (já tinha visto do genuinesaab também) precisaria de:

- caixa FM40
- protecção da caixa...

quando li protecção da caixa... pensei que ele se referiam à chapa que fica entre a caixa e o motor... grrr

afinal é toda a protecção da caixa... ou seja, isto:



Depois fiquei com uma dúvida... grrr

vou ter que abrir a fm50 para colocar dentro da nova protecção...

e o diferencial e restantes componentes? de que caixa uso?

por acaso tenho uma caixa estragada, mas estragou no diferencial..grrr... se usar o diferencial e restantes mecanismos... fico na mesma...

mais informação nowikipedia   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

"It has been certified for up to 295 ft-lb ( 400 Nm) of engine torque."
___________________________________________________________-

quanto as caixas dos 9-3 / 9-5 de 99 a 01 não percebi bem, mas penso que também sejam precisas modificações...

"If you have a 9-3 or 9-5 in the following range and any of the following issues: Blocked 2nd gear, Blocked reverse gear, Difficult to engage 3rd-4th gears, Difficult to engage 5th gear, or Difficult to disengage 3rd-5th. Saab even says to update if for any reason you are inside.
o MY99 - MY01 9-3 up to and including VIN 12029080
o MY99 - MY01 9-3 Convertible up to and including VIN 17007508
o MY99 - MY01 9-5 up to and including 13025469
The update kit changes a bunch of parts inside and also gives you some of the one-time items that have to be replaced when you open the gearbox."

___________________________________________________________

depois há outra coisa importante...

para quê estar a alterar se a 6º de uma f40 for igual à 5ª de uma fm55?

isto é... olha a caixa da quaife... muito boa por aguentar 1000nm... e depois? depois o racio da 6ª é igual (ou  quase igual, penso que dá mais 2 ou 5 km/h) à 5ª do aero... fiz as contas de velocidade máxima por mudança no antigo fórum...

o que procuro é uma caixa longa para economia... claro que resistência também é importante...
mas estar a dar quase 9.000 EUROS por uma quaife   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn Bolas... dá para reforçar uma cá em Braga ou em Lousada por 15% do valor...

off-topic... já viste o aumento dos preços? os diferenciais já estiveram a 500 ou 600 euros... estão actualmente nos 1000€... e as caixas já estiveram a metade do preço... estes gajos são doidos...

outra coisa... no genuinesaab diz-se:

"There is nothing Saab specific here. The kit was developed to fit the Cobalt SS and similar F35 cars. it just happens to fit in the F25 cases also. For the NG900/9-3 and 9-5 it is a straight swap. For the 9000 94-98 since the trans mount is part of the end case that is changed you have to fabricate a new mount assembly. This is just the gearset and you need to have some extra parts from Saab to make it all work. The final drive can be selected from the few that we have from 4.05 std in 9-3/9-5, 4.45 and 3.82 so you can move the gearing around. You will need to have the ring and pinion as a set. Not the easiest to swap but still an option.
The biggest reason to run the new gearset is the higher first and closer rest of the gears 6th is acutally about the same as the higher geared 9-3s."

________________________________________________________

Vou ver se arranjo mais informação "lá fora" :D
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #9 em: 02 de Dezembro de 2012, 09:01 »

video youtube de um swap igual:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


isto não deve de ser bem a mesma coisa....

lê os comentarios... ele fala em muito dinheiro investido e muito trabalho...

pelo que percebi, eu acho que ele cortou a protecção da caixa para a adaptar à furação do 9000...

ou seja... fez esta borrada:



ou isto:



sim... imagino que dê trabalho...

Abraço
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #10 em: 02 de Dezembro de 2012, 12:04 »
Não tenho youtube no trabalho, estava a ver no tlm...

mas se forem ao youtube e procurarem por "avdumitrascu" podem ver ele a usar uma F40 no seu 9-5...

ele não anda a puxar... mas podem ver a relação de caixa...

em sexta, pelo que consegui perceber do video,
ele às 1500 rpms vai a 70 km/h
as 2100 rpms vai a 100 km/h...

ou seja... se as 1500 vai a 70 e as 2100 vai a 100... as 6000 só vai a 280...

não é pela velocidade... é pelo comprimento da caixa...
a FM57101 ou FM57001 equipadas no aero às 6000 rpms vai a 285...

portanto... porquê inventar? só para ter mais uma mudança para meter?
para quê inventar se a caixa é igual ou mais curta??

para isso mais vale colocar logo a caixa original do aero e não andar com invenções pois os consumos vão ser os mesmos e é escusado matar a cabeça e gastar dinheiro...

é isto que ando a ver/estudar... só compensará se a relação for superior mesmo...

é mais resistente? será... não sei... mas para estar a gastar dinheiro... gasta-se a reforçar os carretos da caixa do aero...

não sei... se alguem encontrar mais dados é favor postar... ainda ando atrás do Part Number da caixa e das relações para poder efectuar os calculos e comparar ambas....

Abraço
or

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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #11 em: 02 de Dezembro de 2012, 12:50 »
Olha que a imagem de baixo, o prato de adaptação é viável. já vi em vários sítios, nomeadamente quando usam um bloco saab num bmw com caixa getrag, ou quem mete a caixa borg warner.

sim, é boa ideia!
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #12 em: 02 de Dezembro de 2012, 13:18 »
Se seguir-mos o que diz o taliafero, o problema das caixas do 9000 é o proprio "bell housing". aparentemente é estruturalmente frágil e flexível, e isso faz-se ressentir nas engrenagens por dentro.

Era saber quem tem uma caixa 6 e perguntar a 100 a quantas rpm vai. mesmo que seja igual a fm57 101, é melhor, porque tem uma melhor aceleração.
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #13 em: 02 de Dezembro de 2012, 14:33 »
onde viste isso do bell housing do 9000?

link?
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Re: caixa de 9-3 / 9-3ss / 9-5 em 9000
« Responder #14 em: 03 de Dezembro de 2012, 00:25 »
Mas fazes ideia do que tenho que procurar para te dar essa informação? felizmente tenho tudo guardado no listhings  :P

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(caixa t5 cosworth)

Este aqui é de um Miata com um b234 e uma caixa getrag se não estou em erro.
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Mas enfim, é para por uma caixa de tração traseira, e parece que nisso as caixas Getrag (bmw) são puro e simplesmente indestrutíveis.

Mais não te posso ajudar, porque de swap para caixa FWD não é fácil, não conheço carros de tração que não tenham problemas de caixas.
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