Falta de fiabilidade do Turbo GT17 porque nem sempre duram para além dos 250-300.000 km, penso que há muitos a precisar de serem substituidos/re-acondicionados.
E o teu durou muito... O usual é estourarem na ronda dos 150000Km.
Ainda ontem eu e o meu irmao estivemos a falar sobre isto......muitas das vezes e nao estou aqui a dizer que foi o caso de alguem, mas muitas das vezes eles estoiram devido as pessoas nao respeitarem aquele momento quando chegamos a casa e deixar o carro ao relantim por mais ou menos 1m. Outra coisa que aponto como causa e que o turbo como todas as outras pecas do carro de x em x tempo tera de ser revisto completamente. Na garret (iberoturbo) foram uma das coisas que me disseram que de 200-250.000 km deve-se levar o turbo afim de mudarem os casquilhos do veio e substituir os retentores.....mas claro que devido a localizacao do mesmo e isto custar cerca de 300 euros a fazer , quase ninguem faz.
Outra coisa que falamos os dois (manos) e que a abbott e a maptun para o stage um do 95 (B235E) nao pede para alterar mais nada e so fazer a repro , e o carro passa para os 235cv, segundo eles o turbo aguenta bem.......agora na minha prespectiva o turbo tem de estar 5* , como novo! Claro que se lhe fazemos a repro e o turbo ja vai com 200 e tal mil , claro que as coisas vao berrar cedo.
A minha ideia para ja , quando comecar a abrir o motor e levar-lhe o turbo e perguntar-lhes:
1: O turbo esta em boas condicoes e os caracois estao bons? (se nao vem o td04)
2: O turbo aguenta os 235 cv?
3: Sera melhor fazer um stage um ao turbo e melhorarmos a core de admissao?
Se por acaso todas as respostas forem afirmativas sera mais vantajoso reparar o turbo e po-lo como deve de ser do que comprar outro (td04) + - 200 Euros , + 300 euros da reparacao do turbo. Atencao que esta minha ideia baseia-se SO para o stage1 , ja que nao penso em passar dai no 95.
Dario, falaste um ponto muito importante. O deixar o motor/turbo acalmar após andar a puxar pelo carro.
Em andamento "normal/calmo" não justifica, mas depois de andar a puxar por ele, sim deve-se sempre deixar o carro "arrefecer" e o turbo abrandar.
Como já disse acima, um GT17 chegar a essas quilometragens (250000) sem nunca ter sido reparado é um milagre.
Agora deixo
a minha opinião do que considero valores seguros para uma programação, em que o carro está completamente de origem:
B205E Garret GT17 150cv / 240Nm 230cv / 340Nm
B205R Mitsubishi TD04 205cv / 280Nm 250cv / 370Nm
B235E Garret GT17 185cv / 280Nm 230cv / 360Nm
B235R Mitsubishi TD04 230cv / 350Nm 275cv / 400Nm
Obviamente, estando a puxar mais pelo material do carro qualquer falha que esteja perto de acontecer ou latente no carro, irá certamente aparecer.
São imensos os casos de pessoas que só depois de programarem o carro é que se aperceberam que o seu 9-5 AERO nem 200cv estava a entregar, só depois de substituÃrem a cassete de ignicação, tubos de vácuo ou as válvulas anti retorno é que ficaram a saber o que é um AERO a andar... Em muitos dos casos devido à s informações disponibilizadas pelo OpenSID.