SAABsPORTUGAL
Oficina => Travagem / Ligação ao solo => Tópico iniciado por: TesZero em 17 de Março de 2013, 11:18
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Venho escrever este tópico sobre liquido de travões devido ao facto de estar "fartinho" de ver Saabs com o mesmo completamente preto!!!
Esta manutenção é muito descurada, normalmente por dar trabalho fazer-lo, especialmente se estivermos sozinhos e sem imaginação...
Contudo é uma manutenção tão ou MAIS importante do que substituir discos e pastilhas...
De que nos adianta ter discos e pastilhas novos se o pistão de cada bomba não actuar? de nada...
Então... para começar...
Antes de mais não existe Óleo de travões...
O liquido de travões é uma mistura química de várias substâncias sintéticas sendo só utilizados alguns componentes derivados do petróleo.
O liquido dos travões tem um desgaste acentuado, mesmo tendo o carro parado em garagem e a consequências de circularmos com ele nesse estado é bastante grave.
O liquido dos travões é um liquido hidráulico higroscópico que absorve facilmente a humidade do meio ambiente, mesmo vedado no sistema.
O bom funcionamento do liquido dos travões mede-se pela resistência à ebulição do mesmo, ou seja... quanto mais temperatura aguentar sem ferver, melhor será o seu desempenho.
Quando usamos um liquido desgastado ou com muito tempo, isso normalmente significa que esse liquido absorveu já uma percentagem exagerada de humidade.
O que é basicamente humidade?
Agua... Agua = H 2 O = 2 moléculas de oxigénio... Ar...
E quais as consequências da absorção dessa humidade?
Facilmente o sistema de travagem atinge 130º...150º... e a temperatura de ebulição da agua, como sabemos, é de 100º.
Quanto maior for a percentagem de humidade no liquido de travões, mais baixa será a temperatura de ebulição do liquido, logo... menos eficaz como expliquei em cima.
A temperatura de ebulição deverá rondar os 180º ou acima disso. Temos que ter o carro preparado para fazer auto-estrada ou para uma visita esporádica à serra da estrela...
Outro problema grave é o ar no sistema que como todos sabemos tem que ser sangrado... mais humidade, mais esponjoso se sente, em casos extremos poderá criar mesmo bolhas.
O facto de usarmos liquido degradado pode mesmo causar a perda de travões, não justifica poupar aproximadamente 20€/25€ nos custo da manutenção quando podemos poupar arranjos graves de chapa ou a própria vida.
Agora, quais os tipos de liquidos existentes e diferenças / compatibilidades entre eles:
Dot3 -
Este tipo de liquido de travões foi a primeira especificação do mesmo, não é compatível com sistemas onde seja recomendado outros líquidos, este liquido equipa somente veículos antigos sem Abs.
Dot4 -
Esta é a especificação mais usada. É um liquido compatível com sistemas de travagem mais antigos DOT3 pois usa como base também o polietileno. Esta especificação é compatível com sistemas Abs ao contrário da especificação anterior.
Dot5.1 / Dot4 class6 -
Tal como as duas especificações anteriores, este liquido também é fabricado à base de polietileno, logo compatível com ambos os sistemas anteriores. Trata-se apenas de uma formula higroscópica mais evoluída da especificação DOT4, tendo como melhoria a maior resistência à absorção de humidade. Boa opção caso a diferença de preço seja baixa, caso contrário podemos simplesmente trocar o DOT4 básico mais vezes.
DOT 5 -
Esta especificação é completamente incompatível com as especificações anteriores. É um liquido de base silicone comummente usado em veículos pesados ou militares. Esta especificação não é compatível com sistemas Abs, bombas e vedantes das anteriores especificações.
A troca de liquido de travões é normalmente aconselhada a fazer a cada 4 anos (tempo e não quilómetros devido à absorção de humidade), em todos os meus veículos eu troco a cada 2 anos juntamente com todos os fluidos.
Ao trocarmos de especificações compatíveis, devemos retirar todo o liquido antigo colocando o novo, podendo assim tirar o melhor partido da nova especificação compatível.
Sempre que possível, é aconselhável desmontar as maxilas, retirando pistão e vedantes da bomba. Especialmente em carros com muitos anos e com manutenção descurada é normal o acumular de lixo dentro dos finos canais hidraulicos das mesmas.
A titulo de exemplo, as maxilas traseiras do meu SAAB 9000 turbo de 1988 simplesmente não actuavam devido ao elevado nível de sujidade. É sempre bom se quisermos poupar calços...
Aqui a diferença entre liquido novo (do lado esquerdo) e liquido usado (do lado direito).
Por vezes este liquido fica mesmo escuro e queimado.
(
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Qualquer dúvida ou correcção é favor de postar.
Abraço
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Muito bom artigo e questão frequentemente esquecida...
queres juntar info sobre que saab's preferem qual deles?
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Obrigado.
Como descrito em cima...
Os sistemas construídos para usarem Dot3 podem usar Dot4
Dot4 é o mais comummente usado.
por opção podem colocar Dot 5.1
Dot5 - nenhum Saab usa, só os Scanias com mais de 3 toneladas :D
Em suma... todos os Saabs podem usar todos Dot4.
Foi isso que escrevi em cima num testamento de 100 linhas :P
Isto para carros com travões de disco, pelo menos à frente, obvio :D
os de cintas não usam liquido de travões :D
Abraço
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Obrigado.
Isto para carros com travões de disco, pelo menos à frente, obvio :D
os de cintas não usam liquido de travões :D
:o :o :o :o
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Para o teco tem que ser bem esclarecido... senão daqui a pouco pergunta como coloco DOT4 num saab 92 ou 93. :P
Abraço
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portanto, vou ter que comprar liquido de travão DOT4 :P e os vedantes assim como o tubo em malha de aço e fazer uma reforma ao sistema...
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Se vais retirar todo o liquido do sistema e colocar novo...
coloca DOT 5.1.
é muito mais evoluído e 100% compatível com o teu sistema.
Abraço
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Se vais retirar todo o liquido do sistema e colocar novo...
coloca DOT 5.1.
é muito mais evoluído e 100% compatível com o teu sistema.
Abraço
Alguma ideia do valor do Dot 5.1 e Marca? 500Ml chegam?
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Se retirares todo o óleo e colocares novo... não... compra 1 lt...
Tens varias marcas...
Ferodo, comma... compra um com boa relação qualidade / preço
Por norma custa tanto como os DOT 4...
Abraço
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Se retirares todo o óleo e colocares novo... não... compra 1 lt...
Tens varias marcas...
Ferodo, comma... compra um com boa relação qualidade / preço
Por norma custa tanto como os DOT 4...
Abraço
ok então terei que comprar um Litro, pois eu tinha visto da comma no fornecedor do meu irmão e nao era caro resta saber se tem dot5.1
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Eu uso "motul rbf 660 brake fluid" no meu 9000, que é superior a DOT 5.1, excepto na viscosidade a -40º
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/169/original/RBF_660_Factory_Line_(GB).pdf?1340124817 (https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/169/original/RBF_660_Factory_Line_(GB).pdf?1340124817)
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O 9-3ss aceita DOT 5.1?
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Só descura quem não segue o plano de manutenção. Está lá especificada a periodicidade da troca de óleo. Por acaso é um dos pontos que peço sempre para verificarem e não tenho pena do dinheiro gasto com ele.
RR
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O 9-3ss aceita DOT 5.1?
Sinceramente não sei, terás que ler a tampa do reservatório (por norma está la especificado)
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Quantos litros são precisos para uma mudança no 2.2 TiD?
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Quantos litros são precisos para uma mudança no 2.2 TiD?
Ninguém? Aconselhariam Motul RBF660 em vez do original GM? Optariam por outra marca? Ferodo?
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Quantos litros são precisos para uma mudança no 2.2 TiD?
Ninguém? Aconselhariam Motul RBF660 em vez do original GM? Optariam por outra marca? Ferodo?
Eu uso Motul por causa dos travoes que uso e da carga que levam. É um oleo de travões bom, mas só o uso no 9000 por causa dos travões que tem. No caso do 9-3 da minha mulher uso oleo normal.
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Eu uso Ferodo. Não sei quantos litros leva. Desculpa...
Abraço