Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 15:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

308 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Caixas de velocidade 9000 - Ratios  (Lida 11295 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« em: 14 de Abril de 2013, 23:49 »
Os 9000 de 1994 a 1998 usaram 3 tipos de caixas de Velocidades:
- FM51 - pelo que sei só foram usadas nos modelos com motor B204S que so existiram em 1994
- FM54 - Standard nos 2.0
- FM57 - Standard nos 2.3

Nesta tabela tem as relações de caixa em cada mudança

Caixa 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª
FM51 15 7,8 5,2 4 3,1
FM54 13,7 7,1 4,5 3,6 2,8
FM57 12,2 6,3 4 3,2 2,5


Aqui tem a explicação matematica para explicar a velocidade do SAAB em função da rotação e relação de caixa usada


Voltas de roda por minuto = Voltas de motor por minuto / relação de caixa

Voltas de roda por minuto = 3000 / 2.5 (caixa FM57 em 5ª)

Voltas de roda por minuto = 1200

Voltas de roda por segundo = Voltas de roda por minuto / 60 (numero de segundos por minutos)

Voltas de roda por segundo = 1200 / 60

Voltas de roda por segundo = 20

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * raio da roda

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * 316 mm (205/55 R16 - 9000 Aero)

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1985,4865570687493267083906182326 (mm)

Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1,985 (metros)

Distancia percorrida por segundo = Distancia percorrida por uma volta completa de um roda * Voltas de roda por segundo

Distancia percorrida por segundo = 1,985 * 20

Distancia percorrida por segundo = 39,7 (metros)

Distancia percorrida por hora (metros) = Distancia percorrida por segundo * 3600 (numero de segundos por hora)

Distancia percorrida por hora (metros) = 39,7 (metros) * 3600 (numero de segundos por hora)

Distancia percorrida por hora (metros) = 142920 (metros)

Distancia percorrida por hora (KM) = Distancia percorrida por hora (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

Distancia percorrida por hora (KM) = 142920 (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

Distancia percorrida por hora (KM) = 142,920 Km/h


Aqui fica as velocidade em KM/h tendo por base a velocidade de caixa e a rotação de motor

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


PS: No Excell que usei para criar a imagem as rodas defenidas são as que tenho actualmente no meu 9000 (215/45 R17), que tem um raio de 312,6 mm e não 316 mm (como na explicação matematica).
« Última modificação: 02 de Maio de 2013, 09:54 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #1 em: 15 de Abril de 2013, 11:37 »
O meu "grande dilema" é... ter a caixa que gaste menos aos 100 km/h...

1º - porque é a velocidade a que normalmente circulo e, antes que gozem, não me chateia nada...
2º - porque faço cerca de 3.000 kms - mês.

Então, segundo a tua tabela...

A 100 km/h com as referidas caixas irei a:

FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2369 rpms
FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms

Caraças... tens certezas desses valores???

atendendo que a transmissão é composta por rodas dentadas que não alteram de tamanho...

por exemplo... se às 1000 rotações vais a 100... ao dobro da rotação tens que ir obrigatoriamente ao dobro da velocidade... ou seja, 2000 - 200 km/h (exemplo claro)...

Olha o caso dos valores da FM51 que colocas-te..

As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

Ou tens os dados mal os dados da FM54 ou na FM51...

e... tinha ideia que aos 100 km/h na FM57 iria a menos rotação... ou seja, que entre a FM54 e a FM57 a diferença de rpms a 100 km/h seria superior...

Confirma que também vou confirmar o mesmo...

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #2 em: 15 de Abril de 2013, 11:46 »
Como disse irei mais tarde expor a forma de calculo para ter este valores. Estes valores são com as rodas com as dimensoes originais.

Eu depois publico o excell para poderem alterar a vontade.

Mas olha que o que publiquei esta bem, basta veres que as 6000 rpm em 5ª a velocidade é sempre o dobro da velocidade as 3000 rpm em 5ª, provavelmente as tuas contas para veres a rotação a 100 Km/h é que estão mal

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2013, 11:52 »
Então...

como é que em 5ª às 1500 e 2000 rpms a velocidade é igual na FM51 e na FM54 e depois difere?

conforme te disse em cima, na FM51 As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

Aos 100 km/h as rpms nunca serão iguais na FM54 e FM51, portanto essa relação não pode estar correcta...

Pelo menos para os cálculos das rotações que me interessa...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2013, 12:15 »
Ainda bem que estavas atento, nao tinha actualizado no excell as 2 primeiras colunas da caixa de velocidades FM51 e como era uma copia da FM54 estava igual.

Corrigido no topico inicial

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2013, 14:37 »
Ok... assim já faz sentido...
uma diferença de 500 rpms a 100 km/h já é bom para os consumos.

Ou seja, recalculando, a 100 km/h vou às seguintes rotações:

FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2623 rpms
FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #6 em: 02 de Maio de 2013, 09:46 »
Editado topico inicial com a explicação matematica que estava em falta

Offline Gdinis

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 460
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Valejas-Barcarena
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #7 em: 05 de Maio de 2013, 15:37 »
peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::) já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2013, 15:50 »
É fácil... Tiras uma e metes a outra :) Literalmente...
Sentes um puxão? Que género de puxão? Faz barulho?

Abraço

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #9 em: 05 de Maio de 2013, 16:03 »
peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::)

Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.

já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)

Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios

Offline Gdinis

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 460
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Valejas-Barcarena
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #10 em: 05 de Maio de 2013, 16:11 »
peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::)

Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.

já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)

Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios

ahhh já percebi amigo! obrigado, fui ver os apoios e de facto estão com um pouco de mau aspecto :|| :||
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #11 em: 05 de Maio de 2013, 23:49 »
São relativamente baratos e estando uns estragados... estragas os outros por esforço...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #12 em: 06 de Maio de 2013, 22:05 »
por falar em apoios de motor e casquilhos... que empresa referiste?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline rodinhas

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 260
  • Actividade:
    0%
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #13 em: 03 de Janeiro de 2014, 17:15 »
A minha caixa é a FM51, mas os valores não batem muito bem, ou seja, a 158km/h no ponteiro sensivelmente vai as 4000 rpm ai tudo bem o erro normal, mas depois as 4500 rpm o erro quase que desaparece.

Uma vez estabilizei o carro um bocado depois dos 210 km/h no máximo a 215 km/h e no GPS ia  a marcar 212 km/h fiquei na altura com a sensação que o erro diminuiu com o aumentar da velocidade  ???
  • Saab 9000 CDE 1995 LPT  stage I
  • Ford Puma 1.7 vct 1998
  • Citroen AX 1.5d
  • Honda CB 600 Hornet
  • FIAT BRAVO JTD 100    1XX cv

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Caixas de velocidade 9000 - Ratios
« Responder #14 em: 03 de Janeiro de 2014, 17:37 »
Também pode depender dos pneus e jantes que uses (medida).

Abraço