UPDATE:
Ora, após uma ida a Aveiro neste passado fim de semana e até de me ter encontrado com o primeiro meteorologista que já conheci
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn , que é um porreiraço
, decidi, porque até já ter estado à porta da Autoforum na quinta feira, de ontem levar o Saab lá para tirar as dúvidas todas.
Devo desde já dizer que fiquei muito contente com o serviço prestado, pessoas cinco estrelas. Chegados já ao fim da tarde à oficina, primeiro foi logo ligar o carro à TECH II, coisa que aquele Saab provavelmente não vê já à muito tempo. Acusou um erro num fecho de uma porta (OK?!
) e mais nada. Filtro de partÃculas encontrava-se acima dos 1,03 quando deve andar à volta dos 0,3-0,4. Lá foi o Saab fazer mais outra regeneração forçada e sendo assim, se calhar ter ido à Autoforum foi o que nos salvou de não termos ficado sem carro a meio da viagem para o Algarve. Entretanto o mecânico detetou umas falhas no motor, mas que o TECH II não acusava. Fomos almoçar e à tarde voltámos para ver se se descobria o que era. Disseram-nos então que as borboletas da admissão foram eliminadas e eu fiquei 'What?'
. Sim, o antigo dono pôs uma régua na admissão e muito provavelmente é isso que faz o meu 9-3 se engasgar quando eu o piso a fundo a baixas rotações. A quantidade de oxigénio é tanta que ele não sabe a gerir e provoca o engasgamento. Bom, ao menos agora já percebo o que vai para ali. O antigo dono era mesmo um inventor, mete-me xénon aftermarket, sem estar legal, depois tira-me as borboletas da admissão, sem tirar o filtro de partÃculas e EGR. Os senhores da Autoforum até estranharam quando viram que tinham umas e outras não.
E pronto, lá vim eu para o Algarve mais descansado, com um filtro de partÃculas regenerado e sabendo de uma vez por todas o que era o problema, sem andar aqui em diagnósticos inconclusivos (esta é para ti Tiago).
Cumprimentos,
Rui Henriques