Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 19:36

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

307 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Saab 9-5 aero - quebra de potência  (Lida 12744 vezes)

Offline Clubsport

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Saab 9-5 aero - quebra de potência
« em: 23 de Julho de 2021, 15:17 »
Boa tarde a todos

Sou novo na comunidade Saab e adquiri o meu primeiro Saab apenas há alguns dias, tenho pesquisado alguma informação mas ainda predominam algumas dúvidas.

Encontro-me neste momento a sofrer um problema na performance do automóvel apenas em WOT, o carro sobe a pressão do turbo momentaneamente e imediatamente volta a descer provocando uma notória perda de potência, o motor não parece falhar, mas parece basicamente que a ECU está a provocar a quebra.

O carro comporta-se bastante bem com o acelerador leve  a cerca de 20-30%, mas com o acelerador a fundo, simplesmente  corta e não desenvolve metade do que é suposto.

Julgam que poderá estar relacionado com o sistema de ignição? Sugerem que faça algum tipo de teste?

Refiro também que quando o acelerador é calcado a fundo, o carro cospe uma bola de fumo preto e imediatamente fica limpo.

Refiro ainda que pesquisei pelo fórum informação relativa a problemas semelhantes, mas apenas encontrei informação relativamente a viaturas diesel.

Muito grato pela vossa ajuda
  • Golf 4 TDI vp110
  • Bmw 330ci
  • Saab 9-5 aero 230

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2021, 15:27 »
Boa tarde a todos

Sou novo na comunidade Saab e adquiri o meu primeiro Saab apenas há alguns dias, tenho pesquisado alguma informação mas ainda predominam algumas dúvidas.

Encontro-me neste momento a sofrer um problema na performance do automóvel apenas em WOT, o carro sobe a pressão do turbo momentaneamente e imediatamente volta a descer provocando uma notória perda de potência, o motor não parece falhar, mas parece basicamente que a ECU está a provocar a quebra.

O carro comporta-se bastante bem com o acelerador leve  a cerca de 20-30%, mas com o acelerador a fundo, simplesmente  corta e não desenvolve metade do que é suposto.

Julgam que poderá estar relacionado com o sistema de ignição? Sugerem que faça algum tipo de teste?

Refiro também que quando o acelerador é calcado a fundo, o carro cospe uma bola de fumo preto e imediatamente fica limpo.

Refiro ainda que pesquisei pelo fórum informação relativa a problemas semelhantes, mas apenas encontrei informação relativamente a viaturas diesel.

Muito grato pela vossa ajuda

Viva!
Bem, pelos visto a máquina trazia gato! :)| Mas tudo se resolve  O0
Não sou a melhor pessoa para te esclarecer e desvendar o problema descrito, há certamente pessoal aqui bem mais pro na matéria.  À partida desconfiava também do Turbo.
Para um diagnóstico profissional, se fores da zona de Lisboa, aconselho uma visita à Gaspar Auto. É a oficina oficial da SAAB. Sabem o que fazem e conhecem estes carros de fio a pavio! Estou certo que ligam o carro à máquina e descobrem o bicho  ;)
Vai dando novidades!
 
« Última modificação: 23 de Julho de 2021, 15:29 por LA7 »
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline Clubsport

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2021, 16:24 »
Muito obrigado pela sugestão

Sou da zona de Almada, portanto Lisboa fica perto e é conveniente, já tinha inclusivé pensado nessa tal oficina que me foi previamente sugerida por um apreciador de Saab's portanto começo a acreditar que seja a melhor opção.

Se for o turbo também cálculo que não seja uma reparação muito dispendiosa, de qualquer forma, pretendo depois também fazer uma revisão mais profunda, a máquina já conta com 250.000kms.

O restante do carro parece estar conforme e não detetei mais problemas, esperemos que assim se mantenha :)

Assim que tiver novas informações, irei informar.
  • Golf 4 TDI vp110
  • Bmw 330ci
  • Saab 9-5 aero 230

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2021, 17:40 »
De Almada ao Braço de Prata é um pulo e um belo passeio! Eu ia lá sem hesitar.
Por acaso essa máquina não esteve recentemente à venda no OLX?
Se for, ainda estive tentado a avançavar para mais um SAAB  >:D
Ter um 9-5 Aero por aquele preço era muito apetecível! 8)
Fizeste uma boa compra, mas sendo um carro já com algumas alterações e 250.000km, carece de um revisão profissional para teres uma excelente máquina para outros tantos kms! Esperemos que não tenha nada de crítico. Vê e troca todos os líquidos, vê as pastilhas dos travões, discos, pneus, velas, a potência de refrigeração do A/C, etc...
E, bem conservado ficas com um excelente pré-clássico para o dia-a-dia, capaz de 'envergonhar' muitas máquinas mais recentes  O0
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline Clubsport

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2021, 21:27 »
Sim foi mesmo essa máquina, lá está neste momento são carros a mais lol.

O restante do carro parece em bastante bom estado, o plano é .ramo fazer uma revisão como deve ser igual deixar tudo impecável.

Nunca tive um Saab mas sempre gostei bastante destes carros desde cedo.

De referir que o carro conta com um stage 1 da BSR, após algumas pesquisas verifiquei que isto não é caso único, já houveram mais proprietários com os mesmos sintomas.

Parece que alguns se resolveu com um update da própria BSR, outros referiram a Diverter Valve, veremos...

Veremos o que
  • Golf 4 TDI vp110
  • Bmw 330ci
  • Saab 9-5 aero 230

Offline LA7

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 119
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #5 em: 23 de Julho de 2021, 22:49 »
Clubsport,
Como diz o ditado, 'primeiro estranha-se, depois entranha-se'  :))) :>S
PARABÉNS, tens ai um belíssimo achado, por um valor de aquisição que parece ter sido quase 'dado'.  O0
Se a revisão/reparação foi pacífica vais valorizar o carro 'pelo menos' no dobro do valor que deste por ele. Mas eu não vendia  ;)
Não estou a par da alterações Stage 1 BSR, mas talvez seja essa a origem do problema que reportaste. Mas nada como ir à Gaspar Auto. É muito provável que até tenham lá algum histórico de manutenção do carro.
Bons kms com o novo brinquedo  >:D
  • FIAT Punto 6 Speed 1.1 | 1994 (a coleccionar pó)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 TD Sport | 1997 (SOLD)
  • OPEL Astra Caravan 1.7 Dti Sport | 2001 (SOLD)
  • HONDA Accord Tourer 2.2 i-Ctdi | 2004 (SOLD)
  • HONDA Civic 1.5 i-Vtec | 1997 (SOLD)
  • TOYOTA Corolla SW 1.4 VVTi | 2003
  • SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. | 2002 _   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • VOLVO V50 1.6 Drive | 2010 (SOLD)
  • SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. | 2007
:9-3Cabrio: SAAB 9-3 Cabrio 2.0 TS SE Turbo A. 205CV | 2002 Steel Grey Metallic Paint 279

 :9-5SW: SAAB 9-5 SportWagon 2.3 T AERO A. 260CV | 2007 Black Metallic Paint 298

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #6 em: 09 de Agosto de 2021, 20:38 »
Boas...
com 250mil km aconselho a gastares umas coroas extra e fazer a revisão grande ao carro. Aquela que doi mas que te garante muitos km sem problemas.
É feita entre os 200 e os 250 mil e penso que deve ser por causa disso que o carro estava à venda... ninguém faria essa revisão para vender o carro...
A nível pessoal, eu preferia fazer mesmo isso. Assim pode-se corrigir muitos futuros problemas que normalmente desmotivam o uso do carro, e fica com o carro mecânicamente como novo.
Exija a remoção da cabeça e coloque toda a distribuição nova bem como capas de biela e de cambota e segmentos.
É chato... compreendo... principalmente se não tem outro modo de se deslocar...
Mas se puder reforçar esta necessidade de fazer enquanto não dá problemas, apresento o que fiz em todos os meus 9-5 e assim os resultados são visíveis.

Faz 1 ou 2 encomendas à Skandix, Maptun, Speedparts, etc e só depois resolve os outros possíveis problemas. Uma das possibilidades dos seus sintomas é a falta de manutenção... pelo que assim faria tudo de uma vez.
Isso é o que eu fazia se tivesse comprado o carro... e fiz aos meus. Não "corte cantos" poupando algumas dezenas de euros. 

Boa sorte com ele... os  carros desta marca dão a vida pelo seu dono.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #7 em: 10 de Agosto de 2021, 18:09 »
Boa tarde.

A descrição é genérica.
Sem ligar o carro às "maquinas" vai ser difícil identificar sem ir por tentativa erro.

Assim de repente parece que o carro sobe de pressão, a ECU detecta knock (detonação) e corta a pressão por segurança.
Bola de fumo preto é excesso de gasolina.

1º Verifique, sob pressão, as tubagens de ar.
2º Verifique as tubagens de vácuo.
3º A cassete DI costuma ser um ponto de falha comum. Que, entre outras funções, faz deteção de knock. Retire-a do carro, faça uma inspeção visual de cima a baixo para verificar se tem rachas. Se tiver, é indicio de problemas.
4º Quando retirar a cassete, aproveite para remover as velas, confirme que são as apropriadas da NGK e que a folga da vela está certa em todas elas.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Clubsport

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Saab 9-5 aero - quebra de potência
« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2021, 00:37 »
Olá malta

Peço desculpa pela ausência, não tenho tido práticamente tempo para tratar do 95.

Pelo pouco que fiz, coloquei gasolina 98 de qualidade e a situação sinceramente, parece que passou,  andei pouco com ele mas parece que não sofreu mais quebras e o andamento foi completamente diferente.

Verifiquei as velas e aproveitei e troquei a junta da tampa das válvulas que tinha algumas fugas, troquei tambem a válvula anti-retorno do pcv pois a mesma já não estava boa (talvez tenha sido a principal causa do problema na junta da tampa das válvulas).

Entretanto vou este fim de semana fazer finalmente uma pequena revisão, trocar filtros, óleos e anti-congelante.

Tenho bastante historial do carro, praticamente desde novo, teve apenas 2 donos, sendo eu o terceiro.

Gostava de deixar aqui umas fotos mas não sei como o fazer através do telemóvel.

Gostei bastante da sugestão do José e a minha ideia era mesmo fazer uma revisão grande e deixar o carro fiável e como deve ser.
Dei uma olhadela pelos diários de bordo e realmente as máquinas ficaram espetaculares.

Obrigado pelas sugestões a todos


  • Golf 4 TDI vp110
  • Bmw 330ci
  • Saab 9-5 aero 230