Boas...
Acho que já resolvi o problema e fiz uma revisão à fiarada, acho que ficou bom...
Ainda tenho de testar melhor...
Também descobri o porque de as luzes do conta kilometros não acenderem, foi na mesma altura do fogo, as lâmpadas queimaram todas, como foi o fio dos máximos que ardeu e que vai ao conta kilometros, deve ter encostado e queimou tudo...
Já tem lâmpadas novas...
Os terminais estavam todos oxidados e alguns bastante soltos/abertos, mas muita coisa está assim ao fim de 40 anos e até mais cedo...
Lixei com lixa muito fina os machos e fiz uma lamina que com lixa deu para lixar as fêmeas por dentro e apertei as fêmeas um pouco com um alicate.
Neste processo lembrei-me que o carro na minha mão, cerca de 20 anos, tinha um reóstato que não estava a funcionar por estar partido e bastante oxidado e que é de origem.
Tentei procurar por todo o lado em especial no ebay e nunca apareceu, resolvi meter mãos à obra...
Desmontei-o todo, parti os cravos e substitui-os todos por parafusos de 3mm, lixei as partes metálicas, recuperei a mola que estava muito empenada e voltei a cola la como estava...
Bem...
Agora posso aumentar e diminuir a intensidade e até desligar TODAS as luzes do tablier/painel de instrumentos...
Amanha ou depois vou desmontar o interior do Saab e limpa-lo a sério, já não cheira a fumo, deixei-o de portas abertas na garagem e quando fazia sol vinha cá fora, mas o tecto e as palas do sol ficaram fumadas...
Não sei se quinta feira vou poder dar mais uma volta pela Maia à procura do Sr. do Saab 96 Azul...
Cumps...