E quando dizem que com jante de 17'' o carro trava menos porque as jantes são mais pesadas, em grande parte está errado.
O que se passa tem a ver com o princÃpio da alavanca....
Pra nem dizer que as jantes de 17'' até podem ser mais leves que umas de origem de 15'' ou 16'', se forem forjadas. Não esquecer que a maioria das jantes de liga leve de origem são de alumÃnio fundido.
Garanto-te isto, todo e qualquer SAAB que tenha jante 15" e passes para uma jante 17" vai por mais esforço sobre os travões, levando-os a aquecer mais facilmente e mesmo até a perca de capacidade de travagem.
Dou-te o meu exemplo que é valido para todos, o meu 9000 tinha pneus 205/60 R15 com jante 15"x6,5" e mudei para pneu 225/45 R17 com jantes 17"x7,5". Concordas comigo que ninguém investe em jantes para por pneus com a mesma largura, ou achas que alguém iria por um pneu 205/45 R17 numa jante 17"x7,5"? No caso do 9000 do meu pai até passou de pneu 195/65 R15 (os LPT tinham pneus mais estreitos de origem).
A diferença em termos de raio de 205/60 R15 (313,5mm) para 225/45 R17 (317mm) é relativamente pequena, ou seja tendo em conta o principio de alavanca mencionado por ti a diferença que interessa é de 3,5mm. Só na diferença de raio, já tens mais esforço para os travões, mas vou assumir que o raio é exactamente igual. Agora vamos assumir que o conjunto pneu/jante tem o mesmo peso nos 2 casos.
A jante 15" tem 6,5" de largura que dá 16,51cm para um pneu 205 que equivale a 20,5 cm, ou seja tens 2cm a mais de pneu que a largura da jante. Tendo em conta que tens uma altura de pneu de 60% de 20,5cm isto equivale a 12,3cm. O que vai acontecer é que com um pneu que é 4cm mais largo que a jante e 12,3 cm é formar um balão, não ponde a totalidade do piso no asfalto.
A jante 17" tem 7,5" de largura que dá 19,5cm para um pneu 225 que equivale a 22,5cm, ou seja 1,5cm a mais de pneu que a largura da jante. Tendo em conta que tens uma altura de pneu de 45% de 22,5cm isto equivale a 10,12cm. Agora lembra-te da construção de pneus de baixo perfil, e sabes que tem um rebordo para assentar na jante (coisa que um pneu de perfil 60 não tem). 1,5cm que o pneu tem a mais de cada lado da jante vai ser "dissolvido" com o rebordo do pneu que assenta na jante, e assente a totalidade do piso no asfalto.
No pneu 205/60 R15 tens a volta de 19cm no asfalto com sorte. Não vale a pena tentar com a pressão do ar por mais piso do pneu no asfalto, pois pneu muito cheio assenta ao centro, pneu muito vazio so assenta as pontas.
No pneu 225/45 R17 tens garantidamente 22,5 cm no asfalto com a pressão de ar correcta.
No final disto tudo tens que adicionar uma variável que tu te esqueceste até agora, o atrito ... e calcular quanto vale 14cm (4 pneus com 3,5cm a mais de piso no asfalto) de atrito, para perceber quanto mais esforço vão ter que fazer os travões para parar o veiculo.
No final disto tudo, podia simplesmente dizer-te isto. Se quando mudo de jante 15" com pneu 205/60 para uma jante 17" com pneu 225/45 sinto mais resistência/inercia no arranque/andamento do carro, que em ultima instância é comprovada pelo aumento do consumo, então a resistência/inercia na por ordem contraria (na travagem) também existe. Mas pronto como tu gostas é de ler e ter teorias, tens a explicação acima para contradizeres/desmentires, duvido é que consigas com uma explicação valida
O livro que deixei sobre os travões fala do que acontece quando se muda para jantes maiores....
O livro que tu deixaste não esta esquecido, mas o problema é pô-lo em algum site de alojamento de borla e que não nos chateiem em termos legais.