Sim, eu tentei ou dei a perceber que há dois colectores de escape.
E os cilindros que alimentam pelo lado de escape o turbo têm mais restrição no lado de escape, enquanto que os cilindros qu descarregam o escape para o catalizador têm menos restrição no lado do escape.
Mas não esquecer que como só há um filtro de ar, isto significa qua a pressão no colector de admissão será a mesma para todos os cilindros, e que há só um colector de admissão partilhado por todos os cilindros.
Não é preciso muito para ver que se a pressão de alimentação de ar é a mesma para todos, e se a back-pressure não é a mesma para todos os cilindros, os gases de admissão vão escapar mais facilmente para o colector de escape dos cilindros que não alimentam a turbina, se houver cruzamento de válvulas.
E quando falo de turbina do turbo, tou a falar da parte do turbo que é alimentada pelos gases de escape, logo quando digo turbina implica gases de escape.
O compressor é a parte do turbo que alimenta o colector de admissão, e que comprime o ar de admissão.
Pensei que tivesses percebido a minha linguagem, que usei para não haver tanta baralhada de nomenclatura.