Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 05:10

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

496 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: aquecimento de velas de incadescencia  (Lida 11230 vezes)

Offline leaocarmo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 11
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Seixal
aquecimento de velas de incadescencia
« em: 02 de Setembro de 2016, 00:01 »
Boa noite,o meu saab 9-3 2.2 tid de 2003 de repente deixou de acender o piloto da resistencia das velas e de manha custa muito a pegar,ja meti velas novas,ja procurei um automatico e meti um usado para ver se era dali como me diseram que poderia ser e a resistencia continua a nao acender ,gostaria de saber se alguem terá alguma ideia do que poderá ser,
obrigado
  • Saab 2.2 TiD Sedan 2003
  • Mitsubishi L200 1999
  • citroen C2 2007

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #1 em: 02 de Setembro de 2016, 00:12 »
Quando dizes automático, estás a referir-te ao relé?
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline leaocarmo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 11
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Seixal
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #2 em: 02 de Setembro de 2016, 00:53 »
É o automático. Pelo menos foi o que lhe chamaram
  • Saab 2.2 TiD Sedan 2003
  • Mitsubishi L200 1999
  • citroen C2 2007

Offline leaocarmo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 11
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Seixal
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #3 em: 02 de Setembro de 2016, 01:03 »
Relé pré aquecimento das velas de incandescencia
  • Saab 2.2 TiD Sedan 2003
  • Mitsubishi L200 1999
  • citroen C2 2007

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #4 em: 02 de Setembro de 2016, 01:09 »
Existe uma ferramenta da SAAB, chamada WIS que ajuda a fazer a analise de problemas.

Eu não tenho o WIS instalado para a versão do teu carro (9-3 SS), mas se alguém tiver também pode dar uma vista de olhos por ti.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #5 em: 02 de Setembro de 2016, 21:40 »
Com as temperaturas que têm estado, é normal haver pré-aquecimento. O facto de custar a pegar pode ter outra origem, como por exemplo ar no circuito de combustível. Desde quando notas que a tal luz não acende? O carro costuma estar na rua ou em garagem?

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #6 em: 02 de Setembro de 2016, 22:31 »
As velas incandescentes destes motores só atuam em temperaturas inferiores a 5 e servem apenas para reduzir a emissão de fumo. Os problemas de arranque estão normalmente associados a ar no sistema de combustível, que deriva da degradação das juntas teóricas e/ou dos tubos de retorno dos injetores. Estes sintomas são agravados quando o carro fica inclinado com traseira mais baixa. A falta de potência da bateria também pode provocar dificuldade no arranque. Se a reparação das causas anteriormente mencionadas não resultarem, pode-se tentar instalar uma válvula anti retorno, entre a bomba e o filtro de combustível, para ver se resolve o problema. Caso contrário, só resta a reparação ou substituição da bomba injetora. Já foram reportados alguns casos que o problema residia na prisao do motor de arranque, mas é pouco provável.
A substituição dos tubos de retorno requere a utilização de tubos de borracha de qualidade para evitar uma degradação prematura.

« Última modificação: 02 de Setembro de 2016, 23:49 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #7 em: 04 de Setembro de 2016, 01:20 »
Post muito completo e de muita ajuda, com um senão: há pré-aquecimento acima de 5º. Não sei exatamente o que faz ligar ou não a pré-incandescência.
A título de exemplo, posso dizer que ao final da tarde lavei o meu carro e deixei-o na rua até agora (1.20); acabei de o guardar, estavam 24º e a luz de pré-incandescência acendeu. Mas lembro-me que por vezes quando estou em Leiria, o carro dorme na rua e de manhã, com 17 ou 18º a luz não acende...

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline leaocarmo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 11
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Seixal
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #8 em: 06 de Setembro de 2016, 22:15 »
Boa noite e desde ja o meu obrigado a todos que tem tentado dar uma ajuda ,desculpem nao ter respondido mais cedo mas tenho andado atarefado e sem mto tempo,o problema mantem-se na mesma,o carro até a data sempre me pegou bem com qualquer tipo de tempo frio ou quente mas sempre acendia a luz da resistencia,o carro sempre dormiu na rua,com ajuda de um amigo ja lhe instalei a valvula anti retorno e sem duvida que melhorou e mto o pegar de manha mas tambem deixei de ouvir um zumbido que aconteçia sempre que ligava a ignição que segundo me tenho informado seria a bomba a fazer o puxe de combustivel do deposito,so o que me intriga é o motivo da luz ter deixado de acender e onde estará o problema,ja tenho agendado com um electricista para a proxima semana tentar ver se consegue chegar ao problema pois estou com receio que possa mesmo ser da bomba injectora mas tb nao vejo relação entre o nao acender a luz e a bomba injectora,esta a ser um desafio mesmo.
  • Saab 2.2 TiD Sedan 2003
  • Mitsubishi L200 1999
  • citroen C2 2007

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2016, 00:03 »
O sistema de alimentação destes motores, de origem Opel, são muito sensíveis à entrada de ar, provocando problemas no arranque quando estão muito tempo parados. Esta situação agrava-se se o carro ficar estacionado numa zona inclinada em que o motor fique mais alto do que o depósito. A origem da entrada de ar pode estar nos tubos de retorno de combustível dos injectores, devido à degradação dos mesmos, ou nas juntas tóricas existentes entre o injector e a barra de alimentação, vd video:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
No video a intervenção parece ser simples, porém convém ser efectuada por um profissional porque exige desmontagem da árvore de cames.
A válvula anti retorno evita o retorno de combustível para o depósito, mas pode não ser suficiente se existir uma fuga junto injectores.
Na maioria dos casos, estas duas intervenções resolvem o problema. No caso de não ficar solucionado, aí sim, é provável que seja necessário recorrer à reparação/substituição da bomba injetora, mas só em último recurso.
A bomba injetora que equipa estes motores (VP44 PSG16) é conhecida por ser muito problemática. Porém, existem vários motores da BMW, VW, Audi, entre outras marcas, equipados com esta bomba e julgo que não têm problemas de arranque. Normalmente, o que acontece, é que a componente electrónica (centralina) queima e os motores falham ou param. Para preservar a componente mecânica, convem evitar o funcionamento da bomba a seco, porque a lubrificação é assegurada pelo gasóleo, logo, é de evitar entradas de ar e na substituição do filtro de combustível deve ser utilizado uma bomba para sangrar o sistema - tipo pêra. Na ausência de bomba para purgar, convém, pelo menos, deixar o copo do filtro atestado de combustível.
Julgo que os problemas no arranque dos motores da Opel devem-se, essencialmente, à configuração utilizada na instalação dos injectores que é muito propicia à entrada de ar.
Existem relatos de que o recurso a uma bateria mais potente (80ah) pode ajudar a colmatar o problema :|@.
Estes problema são muito comum nas motorizações diesel 2,0 e 2,2 da Opel, por isso qualquer técnico da Opel deve estar habilitado para identificar e resolver o problema.
Quanto à luz de pré-aquecimento, julgo que é normal não acender. Eu tenho o meu Saab à cerca de ano e meio e nunca vi a luz a acender, porque nunca esteve exposto a temperaturas inferiores a 5º.


« Última modificação: 07 de Setembro de 2016, 00:24 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2016, 09:31 »
Quanto à luz de pré-aquecimento, julgo que é normal não acender. Eu tenho o meu Saab à cerca de ano e meio e nunca vi a luz a acender, porque nunca esteve exposto a temperaturas inferiores a 5º.

Em mais de um ano e meio nunca viste a luz acender??? Isso é que é muito estranho. Fazes ideia se a a lâmpada está em boas condições? Não conheço mais nenhum TiD assim...

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #11 em: 08 de Setembro de 2016, 18:12 »
Confesso que no início fiquei intrigado, mas depois de ler o manual verifiquei que o luz só acendia em temperaturas inferiores a 5º. Recordo que a 2ª geração do 9-3 vem equipado com uma centralina diferente, por isso a bomba injectora (VP44 PSG16 de duas fichas) não é compativel entre os dois modelos e o sistema de preaquecimento poder ter uma gestão diferente.

leaocarco

"tambem deixei de ouvir um zumbido que aconteçia sempre que ligava a ignição que segundo me tenho informado seria a bomba a fazer o puxe de combustivel do deposito"

Estes motores não vêm equipados com bomba de gasóleo auxiliar, porque, em teoria, o sistema não devia desferrar. Porem, com os anos tende a ter problemas de estanquecidade e, enquanto tiver ar no sistema, o motor não arranca.

« Última modificação: 08 de Setembro de 2016, 21:01 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #12 em: 09 de Setembro de 2016, 11:52 »
O meu 93 de 2001 tem essa mesma bomba. Não é por aí...

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline leaocarmo

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 11
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Seixal
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #13 em: 09 de Setembro de 2016, 15:21 »
boa tarde,acho que o problema esta mesmo na bomba pois deixei o carro hoje num electricista que ja teve lá mais dois casos identicos e o carro ficou para ligar á maquina e avaliar ao certo se é a centralina da bomba ou outra coisa,tem uma valvula que ele desligou e o piloto acendeu e o carro pegou bem,agora estou á espera do veredicto final lol.
ja agora alguem conheçe na margem sul ou em Lisboa quem me faça ou a anulação da valvula egr ou uma limpeza na admissao,intercooler e egr?
  • Saab 2.2 TiD Sedan 2003
  • Mitsubishi L200 1999
  • citroen C2 2007

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2016, 12:10 »
Lisboa
Auto Gaspar
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP: