Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 23:09

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

521 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Re: saab 9 3  (Lida 3787 vezes)

Offline pedrinho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Re: saab 9 3
« em: 17 de Outubro de 2016, 05:32 »
Boas pessoal ... o meu 9.3 tid 2007 150cv anda-se a portar mal... o carro em baixa rotaçao simplesmente nao tem força , demora uma eternidade a desenvolver e so quando chega as 2000rpm é que ele realmente anda porque entra o turbo...até ao momento ja meti manifold nova ,valvula egr nova, limpei a maf... nada resultou. Alguem ja teve este problema?? Só outra questao quando o meu mecanico ligou o tech2 ao carro teve a checkar varios parametros mas quando tentou checkar o filtro de particulas ele acelerou mas nao apresentou nenhuma mediçao nao é estranho ??

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: saab 9 3
« Responder #1 em: 17 de Outubro de 2016, 11:43 »
Exatamente o que me queixo no meu 9-3. Acho o muito lento  a baixas rotações, obriga a usar a caixa de velocidades muitas vezes. Contudo acho que isto é mesmo do próprio motor. À cerca de 2 meses levei o meu a uma oficina Saab e pedi-lhes para fazerem um check-up ao filtro de partículas. Estava entupido e não regenerava. Entretanto lá lhe fizeram regeneração e tenho andado este tempo todo sem saber como é que a FAP está. No meu caso sente-se que o carro soluça quando entra nas 1500 rpm até às 1900 rpm. Lá disseram-me que isso devia ao antigo dono ter retirado as borboletas da admissão e não por causa da FAP. Antes disso foi feita uma limpeza, que não sei bem onde foi, com um produto próprio e desde aí o carro tem andado mais 'linear', ainda não está como quero, mas está melhor. Temo que a saga da FAP ainda vá continuar. O   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn também deve te poder ajudar, visto que ele também teve problemas com a FAP.

Cumprimentos,
Rui Henriques
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: saab 9 3
« Responder #2 em: 17 de Outubro de 2016, 12:08 »
Podia dizer muita coisa sobre o assunto... até porque o problema poderá (ou não) passar pela EGR ou fap.
De qualquer forma, dá uma vista de olhos no tópico abaixo, tenho a certeza que se resolve 80% dos problemas com falhas, soluçar e perdas de potência abaixo das 2000/2500rpm.
Tal como referido, estes motores têm uma ligeira quebra, especialmente na passagem de 1ª para 2ª e 2ª para 3ª, mas não ao ponto de comprometer da forma como referes, até porque, uma coisa é ser algo linear a desenvolver, outra coisa é a completa ausência de força, passei por isso e sei bem a diferença.

Boa sorte na resolução.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989

Offline pedrinho

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Re: saab 9 3
« Responder #3 em: 17 de Outubro de 2016, 12:34 »
Muito obrigado aos dois pelas respostas... eu também fui com o meu carro a uma oficina oficial saab , ligaram o tech2 e o que me foi dito foi que o unico erro que k carro apresentava era de um tal sensor de angulo mas que isso nao prejudica o andamento do carro..o que me deixou com a pulga atras da orelha foi o facto de o mecanico testar e medir a egr o throtle body e tudo mais e todos eles apresentavm valores quando ele acelerava mas quando testou o filtro de particulas nao apresentou valor nenhum como se o meu carro nao tivesse fap... nao é estranho?? Mas que estivesse bloqueado nao deveria apresentar algum valor na mediçao??

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: saab 9 3
« Responder #4 em: 17 de Outubro de 2016, 14:26 »
Desconheço por completo que tipo de valores é ou não suposto aparecer!

Com o problema que tive, de uma coisa te garanto, acho que me tinham mudado intercooler, tubagens e afins e afinal o problema estava camuflado. No meu caso, o mau funcionamento da EGR, fez com que o fap fosse à vida prematuramente.

O problema de quando não se tem certezas (não me refiro só a ti, mas também à própria oficina) é esse... nós gastamos na esperança de resolver, e se não for à primeira, vai à 2ª, 3ª e entretanto, sempre a entrar.

Vou-te dizer, no meu caso, a minha suspeita aliada à suspeita do Amigo que interviu no meu carro, fez com que não andasse com experimentações... (e tinha na calha uma egr emprestada, MAF, verificar o intercooler e tubagens).

Da pesquisa que na altura fiz antes de tomar a minha decisão, todos gastaram e o problema por norma, andava sempre em torno do mesmo: EGR e FAP.

(no caso da minha egr, testei a solenoide e aparentemente estava ok, mas a verdade é que, por estranho que pareça, não estava)
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989