Boas, como com qualquer carro usado, deve-se sempre fazer uma revisão após a compra, mesmo que o antigo dono lhe diga que a fez à pouco tempo e que está tudo ok. Passe por um mecênico conhecido ou amigo, ou mesmo na Gaspar Auto e marque uma revisão ao Saab, pode ser preciso mudar alguns filtros.
Quanto aos sintomas que descreve são muito parecidos aos que o meu tem. Até às 1900-2000 RPM não consigo aquele binário que tenho depois das 2000 RPM. Se quiser ultrapassar e estiver a baixas rotações geralmente não arrisco e reduzo para fazer uma ultrapassagem mais segura. Eu ainda não descobri bem o que será no meu caso, mas para além disso o meu de vez em quando soluça entre as 1500-2000 RPM. Disseram-me que deve-se ao facto de ter anulado as borboletas da admissão, não sei se no seu caso ainda as tem? Estas borboletas são peças que se costumam partir e por vezes podem causar estragos no motor.
Espero que tenha ajudado, cumprimentos,
Rui Henriques