Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 08:53

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

491 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv  (Lida 5429 vezes)

Offline PS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« em: 20 de Fevereiro de 2017, 16:59 »
Caros Amigos do fórum:
O meu Saab 9-3 2.2 tid 115cv de 1999 tem o ralenti de um tractor agrícola.
Já troquei 2 dos 3 apoios, os mais caros. Não mexi no apoio da caixa, o do arame, mas o mecânico recentemente substituiu a embraiagem e diz-me que esse está em boas condições. A válvula EGR está limpa, o SMA é novo, da Bosch, e o carro anda muitíssimo bem.
Quando parado num semáforo, aplicar um pouco de ponta-tacão que acelere o motor apenas 50 ou 100 RPMs faz maravilhas. Fica a parecer um diesel normal, se não mesmo um diesel moderno.
Acresce que o carro idêntico de um familiar --- o mesmo motor, a mesma versão, de 1998, o mesmo regime alimentar low-cost, que nunca trocou os apoios do motor --- roda ligeiramente mais acelerado ao ralenti, e as vibrações são muitíssimo menos incomodativas e os ruídos parasitas quase inexistentes.
Lembro que a trepidação do motor, mais do que maçadora, ao propagar-se pelo carro fora vai causando danos, especialmente nos apoios do motor. Lembro também que a substituição dos 3 apoios importa em cerca de €1.000,00 (material, portes e mão-de-obra), o que não é despiciendo para um carro com 17 anos.
A questão é esta:
Ouvi dizer que com o serviço de um «Tech2» é possível comandar a centralina electrónica e alterar a velocidade do ralenti.
No entanto, da Auto Garantia (R. Costa Cabral, Porto) dizem-me que isso é absolutamente impossível. Absolutamente impossível.
Estranhei. Não convencido, aqui estou a pedir a V/ opinião.
É possível aumentar ligeiramente o ralenti com um Tech2?
Muito obrigado pela atenção!
Cumprimentos,
PS

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2468
  • Actividade:
    0.06%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro de 2017, 21:24 »
Caro Paulo,

Infelizmente não o poderei ajudar muito pois não tenho grande experiência em motores diesel.
Essa trepidação apenas surge ao relanti? Em andamento nota alguma hesitação no desenvolvimento do motor?
Essa vibração que refere ocorre com o motor a quente, frio ou ambos?

Poderá uma vela queimada causar essa vibração, criando mau contacto e por o motor descompensado?
Como está a bomba injetora?

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline PS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2017, 21:52 »
Caro Meteorologist,
A trepidação apenas é sentida ao ralenti, quer a quente, quer a frio. Compreensivelmente, a frio é ligeiramente pior.
Em andamento, atenta a idade e a potência do motor, o carro porta-se francamente bem. Faz as recuperações e as subidas como em novo, sem a mínima hesitação.
Não poderá ser uma desregulação da centralina?
É que se fosse um carro a carburador já eu mesmo tinha tratado disso.
Em todo o caso, parece-me estranho, nos dias que correm, que seja «impossível» uma oficina especializada e prestigiada regular a rotação do motor ao ralenti…
Um abraço!

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2468
  • Actividade:
    0.06%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2017, 22:19 »
Como referi não sou conhecedor dos TiD mas não creio que a centralina se tenha desregulado.
Um agente autorizado da marca, como a Autogarantia, não deverão fazer qualquer mexida aos parametros de fabrica do carro. É como ir a uma oficina da marca e pedir para remover um filtro de particulas, acho que simplesmente não o farão.

O que sei é que a bomba injetora destes 2.2 TiD é caprichosa e que quando substituida tem que ser por uma bomba de um Saab e ser programada via Tech2. Como está a sua bomba injetora? Quantos kms tem o seu 9-3?

Tem a luz do check engine acesa?

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #4 em: 21 de Fevereiro de 2017, 10:31 »
Relativamente aos apoios, quando estão realmente maus sentes em condução alguma trepidação no chassis com a variação da rotação. Eu senti isso no meu no ano passado  (por exemplo ali pelas 2500 rpm havia uma ressonância diferente no chassis; também ao passar por lombas "ouvia" essa ressonância estranha). Ou seja, mesmo em cruzeiro nota-se uma vibração anormal no carro.
No teu caso é apenas ao ralenti, o que me leva a suspeitar da bomba. Não uma questão eletrónica que se possa reprogramar. Nisso a oficina está certa, não se alteram parâmetros de fábrica. A única forma de intervir nesse sentido seria "hackear" a centralina da bomba e colocar lá novos valores.
Mas para mim o problema não deverá estar aí; será antes um problema de desgaste de elementos internos (ou entupimentos...) que deverá causar um menor débito da bomba ao ralenti. E para isso não será fácil a solução. Tanto quanto sei a Bosch não tem kits de reparação para estas bombas. A única hipótese oficial é a sua substituição por uma nova ou recondicionada pela Bosh. Mas podes sempre procurar em casas de reparação de bombas injetoras se alguém pode abri-la e repará-la...
Entretanto vai dando aqui feedback dos próximos passos, que é informação que pode interessar a alguns de nós ;)  Nomeadamente a mim, com uma bomba a contar quase 250.000 km...

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline PS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #5 em: 21 de Fevereiro de 2017, 11:41 »
Meus caros Meteorologist e Rui:
Muito obrigado pela vossa atenção.
Pois, certamente será da bomba injectora. Que eu saiba, nunca foi substituída, e já leva 300.000.
Em todo o caso (não querendo ser teimoso…), retiro do comentário do Tiago Meteorologist que uma nova bomba injectora que se instale no carro tem que ser programada via Tech2.
O que me leva de volta à questão inicial: se é possível, e até necessário, programar uma nova, então também será possível reprogramar a velha  :)
Soa-me que há por aí artistas com a Tech2... Mas se calhar é lenda…
Um abraço!  O0

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #6 em: 21 de Fevereiro de 2017, 11:45 »
São intervenções diferentes: o que tu pretendes é alterar valores inscritos na EEPROM da bomba, ou seja, nas tabelas internas com que o software trabalha.
O que tem de se fazer quando instalas uma nova bomba é casá-la com o carro. Isto tem a ver com motivos de segurança, para não serem colocados elementos no carro que não sejam originais. Existem alguns que têm de ser postos a comunicar com o carro através da techII, ou então não funcionam. Alarme, rádio e bomba são alguns exemplos...

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline PS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #7 em: 21 de Fevereiro de 2017, 12:01 »
Rui Ribeiro,
OK, assim já compreendo. Muito obrigado pela excelente explicação.
Se calhar vou entretanto resolver o mais fácil e barato, e substituir o 3.º apoio. Mal tenha novidades verto-as aqui no Fórum.
Até à próxima!

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #8 em: 21 de Fevereiro de 2017, 12:09 »
Eu substituí os 3 apoios por cerca de 600 euros. Na neobrothers. Dá lá uma espreitadela.

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #9 em: 21 de Fevereiro de 2017, 13:56 »
Entretanto fui correr à hora de almoço e aproveitei para pensar um bocado sobre o teu problema e um outro que a minha mulher me colocou ontem sobre segurança de dados informáticos. :)
Uma coisa que podes tentar é ver o valor das rpm ao ralenti com um tech2. Se estiver normal, em princípio não será da bomba (pode ser até uma correia de distribuição mal montada, apoios, veios de equilíbrio folgados, etc). Se o valor das rpm ao ralenti for abaixo da especificação de fábrica, aí não haverá grandes dúvidas.
Boa sorte com isso.

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline PS

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 6
  • Actividade:
    0%
Re: Ralenti - Saab 9-3 2.2 tid 115cv
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro de 2017, 14:44 »
Rui Ribeiro,
Bem visto, é isso mesmo, nada como confirmar.
Aliás, para medir o ralenti com rigor se calhar nem é preciso o serviço duma Tech2 propriamente dita, talvez baste o PC do mecânico.
Novamente grato.
Abraço!